O tabernáculo de Deus com os homens – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS NA EUROPA EM ROMA

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na manhã de 03/11/2019. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 Mensagem 04 –  O tabernáculo de Deus com os homens
Leitura Bíblica: Jo 1:14; Ap 21:1-3

Louvado seja o Senhor por tudo que Ele tem falado em nosso meio. Não merecemos tanta luz e pouco conhecíamos sobre o plano completo da salvação de Deus. Mas aprouve a Deus nos revelar nos últimos tempos. Isso me dá a sensação de que estamos prontos para receber essas revelações, ainda que não nos sintamos merecedores delas. Creio que as igrejas estão no ponto certo para recebe-las porque Deus quer encerrar essa era. Creio que estamos na era final. As coisas no mundo confirmam que estamos nos últimos tempos e a igreja não pode permanecer dando voltas no deserto.

Deus restaurou um ambiente maravilhoso na igreja porque quer caminhar rápido a partir de agora. Vamos buscar o Senhor para que essas revelações se tornem nossa realidade. Receber revelação é uma coisa, mas praticar essa palavra é outra coisa. Tornar essas palavras nossa realidade diária é a nossa oração.

Antes de continuar aprofundando em João 14, quero mostrar que tudo isso já estava previsto no Antigo Testamento. Em Sua sabedoria Deus traçou o Seu plano. Todos sabemos que no Antigo Testamento Deus tinha um profeta ou o profeta, que foi Moisés. Ele foi levantado por Deus para tirar o povo de Israel do Egito para que fosse Seu povo particular para fazer a Sua vontade conforme Ele havia planejado.

Deus revelou a Moisés a visão do tabernáculo. Essa visão é Deus convidando o homem para entrar Nele. Toda a visão do tabernáculo já trata do pecado do homem para que Deus possa recebê-lo dentro dele. No Altar do holocausto, no átrio do tabernáculo os animais eram sacrificados pelos pecados do povo. Também se fazia as ofertas do holocausto. No Santo Lugar estavam os sacerdotes servindo ao Senhor. Ali estava a mesa com os pães da presença, candelabro e em frente ao véu do Santo dos Santos, estava o altar do incenso, que se refere às nossas orações. após tratar com os nossos pecados, o Senhor nos convida a entrar no Santo Lugar para comer e beber do Senhor, para mudar a nossa dieta. para Deus nos receber dentro de Si é preciso mudar a nossa dieta. O candelabro simboliza a luz que recebemos na palavra e o altar de incenso a nossas orações.

Uma vez aberto o véu do Santo dos Santos o Senhor nos convida à Sua presença. No Santo dos Santos Moisés falava com o Senhor face a face.

Êx 25:17-20 Dentro do Santo dos Santos estava a arca do testemunho, que continha as duas tabuas da lei, chamadas Tábuas do Testemunho. A lei representa Deus. Sobre a arca havia uma tampa, que se chamava propiciatório. Em Hebreus essa tampa se chama o trono da graça. Deus quer nos receber no Santo dos Santos. Como nós pecadores podemos entrar no Santo dos Santos? O Seu sangue sobre o propiciatório satisfaz a justiça de Deus e traz paz entre nós e Ele. Fomos reconciliados com Deus. Sobre a tampa do propiciatório havia dois querubins. Um saia de uma extremidade e outro saía de outra extremidade, unindo-se as asas deles umas com as outras. Esses querubins representam a glória de Deus. Deus quer nos receber em Sua glória, mas ela mira para o propiciatório. Se há o sangue da propiciação, Ele nos aceita. Se não há o sangue, somos eliminados. Temos cristo como nossa propiciação! Aleluia!

Êx 25:21-22 Deus havia determinado que falaria com Moisés no Santo dos Santos e depois aquilo que ele recebesse de deus, falaria ao povo.

Miriã e Arão não entenderam a importância de Moisés como o profeta de Deus. Eles passaram a ter problema em seu coração, embora aparentemente fosse por causa da mulher cusita que Moisés havia tomado por esposa. Na verdade, eles estavam insatisfeitos por não compreenderem porque Moisés flava. Ele era pesado de boca após o período que viveu no deserto. Deus fez Arão a boca de Moisés. Arão era mais eloquente que Moisés. Na igreja, não é pela eloquência, mas por aquele que Deus indicou e enviou. No Antigo Testamento Deus havia determinado a liderança de Moisés.

Nm 12:6-9 Dentro do Tabernáculo, de cima do propiciatório, Deus falava com Moisés. Essa mesma palavra Moisés levava ao povo de Israel. Moisés era o porta-voz de Deus. Em todas as eras a obra de Deus é feita pela Palavra de Deus. Mas ela é dada por meio de Seu profeta, que não pode falar Suas próprias palavras. O profeta do Senhor deve falar as palavras do Senhor. No Novo Testamento, Deus também tem um profeta: Jesus.

Jesus já estava indicado no Antigo Testamento e indicado na lei.

Dt 18:15, 18-22 A palavra é confirmada como palavra de Deus quando ela se cumpre.

Jo 5:19-24, 30  Jesus veio para os judeus, mas estes não O receberam , porque não creram que Ele era o profeta enviado por Deus. Em muitos capítulos no evangelho de João há essas discussões. O grande problema foi os judeus não crerem que Ele era o enviado de Deus. Por isso, não escutaram a palavra e muito menos creram. Como se poderia provar que Jesus era o profeta enviado da parte de Deus? Ele não tem uma carteirinha como credencial ou um diploma que comprova ser profeta da parte de Deus. Só há uma maneira: realizar a obra que Deus entregou para realizar.

Jo 5:36 As obras que Deus nos manda fazer somente o próprio Pai pode fazer. por isso, realizá-las comprova que ele é o enviado de Deus. Isso está acontecendo em nosso meio. Os milagres e o poder do Espírito que estão nos acompanhando ao praticar a palavra profética, seja na colportagem dinâmica, seja na prática dos irmãos das igrejas saindo para orar pelas pessoas, com Expolivro, Avança, Jovem!, Expocristã e o ambiente das igrejas cheio de alegria, com o acréscimo das pessoas que estão sendo salvos, mais as ofertas que temos experimentado mesmo sendo tão poucos, tudo isso comprova que estamos ouvindo as palavras de Deus.

Jo 6: 52, 53-54, 60 Quando uma igreja prega prosperidade e cura, deixando de sofrer, recebe a atenção das pessoas e as atrai. Mas o Senhor falou meu sangue é verdadeira bebida e minha carne, verdadeira comida. As pessoas já pensaram que ele estava ficando louco. Nós não estamos buscando uma vida confortável para nós. Não são muitos que estão dispostos a pagar esse preço. Queremos fazer a vontade do Senhor. O Senhor quer nos dar verdadeira comida e verdadeira bebida. Assim, os próprios discípulos abandonaram o Senhor.

Jo 6:63, 66 Muitos deixaram o Senhor Jesus. Suas palavras fizeram todos o abandonarem. Imagine alguém fazendo uma obra cristã assim. Seria um fracasso. Ele perguntou aos 12 se eles também queriam ir embora.

Jo 6:67-68 A principal função de um profeta enviado por Deus é dar a palavra dada por Deus que dá vida eterna. A palavra de Deus que vem por esse profeta que nos leva a nos unir a Deus. Essa é a visão do tabrernáculo. Quando Moisés se avistava com Deus e Deus lhe falava as Suas palavras, que Moisés transmitia ao povo, a função dessas palavras era unir o povo com Deus. Era trazer o povo para dentro do tabernáculo, para dentro de Deus.

O irmão Ezra falou em 2 Coríntios 1:21. Ele explicou que a palavra “confirmar” tem o sentido de unir e conectar. Aquele que nos conecta convosco em Cristo e nos ungiu. A função dos apóstolos era conectá-los com os próprios apóstolos e assim estar conectando-os a Deus. Para isso, Deus precisava ungi-los.

1 Jo 1:3 Os apóstolos não podem falar por seu próprio conhecimento, porque estão falando por Deus. A palavra dos apóstolos tem a função de trazer os irmãos para ter comunhão com eles. Não significa que eles são mediadores como se fossem um sacerdote ou um padre. Não é isso, mas que eles foram ungidos para falar a palavra de Deus. O que une as pessoas com Deus é a palavra profetizada e não a pessoa de quem fala. Não é a pessoa dos apóstolos, mas a palavra de Deus que Ele os mandou falar. É a palavra que nos chama para o Tabernáculo. Hoje, se praticamos a palavra, seremos cada vez mais introduzidos no tabernáculo. Daí a importância do profeta e da palavra profética. É ela que realiza o trabalho.

Jo 1:1-4, 14 Todas as coisas foram feitas por meio da palavra e sem ela nada do que foi feito se fez. A palavra se tornou carne. Que Deus viu no homem para lembrar-se dele? Os anjos caíram, mas não receberam sua salvação. Os homens pecaram e Deus se fez carne e tabernaculou entre nós. O que Deus quer com isso? Quando Jesus veio em carne, ele era um tabernáculo armado aqui na terra. Ele já quer receber para dentro Dele o homem.

1 Co 1:30 Sabedoria é

A santificação é o processo que estamos passando na vida da igreja. Como o Deus santo pode nos receber para dentro de Sua santidade? É importantíssimo permitir que Deus nos faça passar pelo processo de santificação. Estamos sendo transformados de glória em glória. Daí a importância da dieta santa. Por isso, no Santo lugar havia pães de proposição, luz do candelabro e altar de incenso. Se vivemos nos alimentando da dieta santa, ela fará o processo de transformação metabólica em nossa vida. Nossas células naturais não santas serão substituídas ao longo do tempo pelos elementos santos de Deus. Só assim você pode receber para dentro de Deus. Se Deus receber você sem você ter passado pelo processo de santificação, acabará por rejeitar você.

Hb 12:14 Antes de falar em santificação, vamos ter paz com todos. Há pessoas que é muito espiritual, mas tem problema com todas as pessoas. Ele quer buscar a santificação, mas não tem paz com todos. Veja ao seu redor e, se não há paz em alguma coisa, vamos lidar com o assunto e, então, buscar a santificação.

Se formos introduzidos ao Deus santo sem a santificação, certamente serei rejeitado. Ele dirá: não te conheço. Fique no choro e ranger de dentes por mil anos para ver se você se santifica. Mas quero antecipar os mil anos. Quero aproveitar a vida da igreja hoje. O Senhor precisa de um grupo de pessoas que sejam santificados na vida da igreja. Esses receberão galardão de reinar com Cristo já nesse estado.

1 Co 1:30 Cristo se nos tornou sabedoria, justiça, santificação e redenção. A redenção é a redenção de nossos corpos, que é o último processo, o de glorificação. No plano eterno de Deus, Ele quer nos glorificar.

1 Co 2:7 Ele preordenou a nossa glorificação.

Jo 13:33-35 Seremos inseridos em Deus. Esse é o ponto mais elevado do plano de Deus. Ele recebeu o Cristo homem dentro de Si, abrindo a porta para todos nós entrarmos. Esse é o ponto mais elevado da economia de Deus. No entanto, esse é o plano macroeconômico de Deus. É o desenho final, o projeto. Quando você vê o projeto, é tudo muito bonito, mas nada aconteceu ainda e há muito chão para chegar até lá. No plano macroeconômico, esse é o ponto mais elevado, mas se não vislumbramos o que Deus quer fazer no final, não entenderemos o que Deus nos faz passar hoje e podemos nos perder. Por isso, é importante vermos o plano macro. Mas no plano micro ainda há muito para alcançar. Por isso, até a volta do Senhor precisaremos da palavra profética.

Um exemplo disso é essa palavra: novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros. Somente nesse aspecto há muita coisa para acontecer. Se temos inimizade, ódio ou desconforto entre nós, sem a realidade de nos amar uns aos outros, a distância do final ainda está muito longe. Portanto, não sejamos superficiais. Vamos orar ao Senhor para ter realidade de tudo que o Senhor está falando a nós. Que o Senhor trabalhe o amor verdadeiro em sua igreja, sem fingimento, sem politicagem, mas amar como o Senhor nos amou. Tudo isso é com a finalidade do Senhor nos receber para dentro Dele.

Jo 14:1 O que Jesus estava para fazer era a coisa mais elevada que existe para o homem. As moradas foram traduzidas na versão em inglês para mansões e isso deu lugar para que alguns pensassem que Deus está construindo casas luxuosas no céu para nós e que estaria demorando para voltar porque estava caprichando nessas casas. Há muitos cristãos aguardando essas casas. Acabei de falar essa palavra em Savanah e um pastor se levantou e disse que eu havia arruinado o seu sonho. Essa casa não é uma casa física.

Jo 14:2 Jesus ir significava que Ele morreria. Deus o ressuscitaria se aprovasse sua obra como homem nessa terra. Essa morte e ressurreição de Cristo visa nos preparar um lugar.

Jo 14:3-4 Muitos pensam que este “voltará” é na segunda vinda de Cristo. Mas ao falar do outro Consolador, comprova que não se refere à segunda vida de Cristo, mas logo após a Sua ressurreição. Não se trata de um lugar objetivo, mas após a ressurreição haveria a possibilidade de levar-nos para onde Jesus estava.

Jo 14:5-6 Tomé é como um de nós, que não estava entendendo nada. A ida de Jesus pela morte e ressurreição visava abrir um caminho para nós. Esse caminho é para nos levar ao Pai. Não é para uma mansão celestial, mas ao Pai.

Jo 14:7-10a Jesus já estava no Pai e o Pai estava nele.

Jo 14:10b-14 É a palavra do Pai que faz as obras do Pai. É preciso crer que as obras realizadas pela palavra é Deus realizando a Sua obra pela Sua palavra. Isso comprova que Jesus era o enviado de Deus. As obras maiores serão feitas, porque Jesus vai para junto do Pai. Quando Ele for aceito como homem pelo Pai, teremos um homem junto ao Pai que é o outro Consolador, que é o Paracleto, o nosso advogado junto ao Pai. Por isso, faremos obras maiores que Jesus fez. Porque quando jesus fazia as obras na terra, não havia um homem no Pai, mas agora nós temos. Agora podemos pedir em nome do Filho e quando Ele fizer, o Pai será glorificado. Aproveitemos a oportunidade de orar em nome do Senhor Jesus. Ele fará. Vamos orar pela Europa, pelo país onde estamos, pela expansão do Senhor em cada país. O Senhor atenderá as nossas orações. o Senhor quer nos abençoar. É importante falar Senhor Jesus, porque indica que é um homem que está lá (Fp 2:11) E sua finalidade é levar todos os homens à glória.

Para Jesus se tornar o Espírito e nós estarmos no ministério do Espírito, Jesus teve de passar por um processo.

Jo 14:16 Após sua morte e ressurreição o Pai enviaria outro Consolador para ficar para sempre com os discípulos. Esse é paracletos, que luta pelos interesses e em favor do homem. Se você tem uma angústia que acha que ninguém entende, Jesus entende. Ele passou por tudo que um homem pode passar. Alguém que nunca teve dores de dentes, não pode se condoer daquele que tem. Jesus passou por tudo que nós passamos. Ele é um advogado junto ao Pai que fala a nosso favor. Ele diz ao Pai: eu entendo o que ele está passando. Esse consolador é o Espírito da realidade, que traz a realidade de Deus para nós. Não temos a realidade de amarmos uns aos outros, mas o Espírito veio com a função de nos dar essa realidade. Não temos ainda a realidade de sermos um com o Pai como o Pai é um com o Filho e o Filho com o Pai. O Espírito da realidade nos trará cada vez mais essa realidade.

Jo 14:17 Ele habitava com os discípulos, mas após Sua morte e ressurreição, se tornaria o Espírito que dá vida (2 Co 15:45b, Jo 7:37-39). Em Sua ressurreição, Deus recebeu um homem para dentro de si e isso foi a sua glorificação. Após esse processo, todas essas experiencias foram adicionadas ao Espírito Santo, que já existia desde a eternidade passada. Naquele tempo não havia essas experiencias, mas agora em O Espírito Deus tem tudo isso para nós.

Jo 14:20, 23 O processo de ser inserido em Deus acontece pouco a pouco. Enquanto vivemos aqui, amamos o Senhor, guardamos a Sua palavra e o Pai nos amará e o Pai e o Filho virão e farão morada em nós. Isso é a realidade do tabernáculo. Deus está nos abraçando para Ele mesmo. ele não vê o dia de nos inserir dentro Dele.

Jo 17:11 Deus deseja que Sua igreja seja uma. Nossa unidade não é meramente uma unidade física ou humana, mas uma unidade como o Pai e o Filho são um. Em Deus não há outra coisa senão unidade. Tudo que é divisão, inimizade e conflito não é de Deus. Em Deus tudo é um e Ele é a única fonte do universo. O homem é tão fácil de se dividir. Divide-se pela raça, pela afinidade e por muitas outras coisas. Mas Deus quer restaurar essa unidade verdadeira. Mesmo na vida da igreja a unidade é difícil. Não me refiro à unidade meramente humana. Não é a unidade de terminar tudo em pizza.

Jo 17:17-19 Ainda não temos a realidade do amor, da santidade, da glorificação, mas estamos no processo. A palavra de Deus vai tornando reais todos esses elementos em nossa vida.

Jo 17:21-22 Essa é uma unidade em Deus. É a unidade que é a própria característica de Deus. Jesus já está nos transmitindo a glória, que é o próprio Deus. Essa glória nos faz um.

Jo 17:23-25 A vontade de Jesus é que onde ele estava, nós também estivéssemos para que víssemos a glória com que o Pai o amou desde o princípio. Mas agora a diferença é que está levando a humanidade de Jesus. Não há como explicar essas coisas. Deus quer nos receber para dentro Dele.

Até Sua volta o Senhor nos dará a palavra profética que nos dará a realidade de todas essas coisas. A realidade do reino é vivida por poucos. O Espírito da realidade nos dará essa realidade. Por isso, não sejamos superficiais. O amor que temos praticado até o dia de hoje ainda não é suficiente. Precisamos praticar a realidade do amor como Deus é amor. Amar uns aos outros. Se houver qualquer problema de conflitos ou ódio, temos de lidar para que entre nós tenha apenas a realidade do amor e da unidade. Nossa unidade não é política ou formada por segmentos sociais, mas é a unidade do Pai com o Filho. Somente o Espírito conseguirá trabalhar essa realidade em nós. Por isso, estamos na reta final. Esse é o significado do Tabernáculo.

Ap 21:1 Essa terra passará e o Senhor nos dará nova terra. Ela ainda será necessária para que os povos e nações vivam nela. No milênio e na nova terra haverão nações, mas isso não será para nós. Nós não viveremos mais nessa terra e não teremos mais esse corpo físico. Teremos um corpo de ressurreição. Estranharemos a leveza. Hoje estamos limitados neste corpo, mas quando tivermos um corpo de glória, já não estaremos sujeitos à matéria. Até mesmo a nossa mente, que hoje está limitada ao cérebro, será liberta e perceberemos que todos fazemos parte de um todo. Por isso, Deus quer trabalhar-nos em um só Corpo em Cristo. Naquele dia, a afeição que temos como homens na terá já não serão necessárias. A nossa unidade vai ser mais intrínseca ainda. Todos nos sentiremos parte de uma só coisa. Sermos abraçados pelo amor de Deus. É como se você pulasse dentro de uma piscina e a água fosse o amor de Deus. Esse será o nosso futuro.

Por isso, é bom nos aperfeiçoarmos na unidade e no amor hoje aqui. Tudo o que acontecerá no futuro deve ter uma realidade hoje na terra. Quem vive a realidade do reino dos céus na terra hoje escolheram a porta estreita para entrar e o caminho apertado para andar. Esses vivem para a edificação do Corpo de Cristo, para que Deus faça a Sua obra. Esses são chamados os escolhidos de Deus. Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. Esses receberão galardão. É o prêmio de reinar com Cristo por mil anos. A maioria dos cristão que não pagaram esse preço ainda serão amadurecido nas trevas exteriores. Se arrependerão por mil anos. Vale a pena pagar o preço. Quando os vencedores e a maioria dos santos já maduros se juntarão como a Nova Jerusalém, que será a esposa do Cordeiro. Já terá passado a festa de casamento da noiva com o noivo e agora Ele terá a Sua esposa.

Ap 21:2-3 Essa noiva se comporá de todos os homens que receberam o trabalhar no tabernáculo. Aquele tabernáculo que Deus havia ordenado a Moisés fazer na terra e esteve na terra quando Jesus estava em carne, agora foi concluído em Apocalipse. Deus conseguiu trazer todos esses homens para dentro Dele. Em Jo 15 nos mostra uma ilustração da videira verdadeira. Nós seremos ramos dessa videira. Ele tabernaculará conosco. Esse tabernáculo será definitivo.

Esse versículo, na versão da Bíblia de Jerusalém está assim: “Eis a tenda de Deus com os homens. Ele habitará com eles e eles serão o Seu povo e Ele, Deus-com-eles, será o seu Deus.” Ele não será mais somente Deus, mas desse momento em diante, Deus será Deus-com-eles. O homem estará para sempre inserido em Deus.

Hb 6:18-20 Para Deus garantir que cumprirá o Seu plano de levar o homem para dentro de Si, Deus nos deu a Sua promessa e Seu juramento. É impossível que Deus minta. Ele irá fazer isso! Por meio da fé já fomos para o refúgio no espírito. Essa é a nossa esperança. Tudo isso está sendo revelado para que lancemos a âncora de nossa alma nessa esperança. Quando, por algum motivo, você desanimar, lembre-se de que lançou a ancora de sua alma nessa esperança. A esperança é que se um homem entrou no Santo dos Santos, podemos lançar nossa ancora lá. Não mais podemos desanimar.

Ap 22:11-17

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.

Ele terminará a Sua obra. Essa palavra pode trazer a realidade e concluirá o que Deus tem de fazer na terra. Que todos nós perseveremos e sejamos esses vencedores. Não desanimem. Perseverem! O Senhor dará galardão para nós. Jesus é o Senhor!

Um comentário em “O tabernáculo de Deus com os homens – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *