Quando sou fraco, então é que sou forte – Ezra Ma

CONFERÊNCIA EM PIRACICABA – 21-22/03/2020

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma a partir do estúdio do Instituto Vida para Todos, no Butantã, em São Paulo. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 23 – Quando sou fraco, então é que sou forte
Leitura Bílica: 2 Co 12:10

 

Estamos em uma situação muito especial. Por causa da pandemia do coronavírus tivemos de cancelar a Conferência em Piracicaba e também a Conferência em São Paulo.

Durante a perseguição, só podia haver reuniões subterrâneas, etc. Estamos hoje em isolamento social por causa dessa pandemia. Graças ao Senhor, não estamos isolados espiritualmente. Hoje podemos nos comunicar pelo IVPT e podemos desfrutar a palavra juntos pela internet e depois poderemos, ainda conectados, ter comunhão entre nós.

Zelamos pela saúde dos irmãos. Nunca deixamos de ter a vida da igreja da maneira que estamos acostumados. Foi a primeira vez que tivemos

Surto é quando há uma enfermidade bem localizada em uma cidade ou em uma microrregião. Pandemia é quando atinge o mundo inteiro. Centenas de milhares estão infectados por esse vírus e milhares de mortes, especialmente na Europa. A única maneira de conter essa pandemia é o isolamento. Não há remédios ou vacina. O vírus em si não é tão sério, mas muitos usam isso para orientar de forma errada. O sério nessa pandemia é a velocidade com que ela se espalha. Nessa pandemia a curva de infectados é uma ascendente e a quantidade de doentes excede a capacidade de atendimento dos serviços de saúde. A única maneira de conte-la é o isolamento.

Esperamos que os irmãos não entrem em pânico. Temos temor, mas precisamos confiar em nosso Deus. Temos um Deus todo-poderoso e devemos confiar no Senhor.

Sl 23:1-5 Isso é para consolar os irmãos. Ele é o nosso pastor esses dias e vai suprir todas as nossas necessidades. É neste momento que precisamos manifestar nossa unidade e unanimidade, obedecendo as orientações, tendo um andar stoicheo, como um exército, todos juntos, para que Deus nos preserve dessa peste. O nosso adversário hoje é esse vírus. O Senhor possa suprir cada um de vocês.

Is 26:20-21 tenho um sentimento de que o mundo estava arrogante demais. O mundo virou uma Sodoma e Gomorra dos tempos modernos. Com sua tecnologia, genética, brincando de ser Deus. Um pequeno vírus fez todo o sistema mundial entrar em colapso. Devemos ter o temor do Senhor esses dias.

Essa situação está criando oportunidades para nós. Cuidar de nossa família, nossos filhos, conversar com nosso cônjuge, brincar com nossos filhos, isso é algo muito positivo. As reuniões faremos pela internet, videoconferência e aplicativos de conversação. Todo final de semana teremos uma palavra aos sábados e aos domingos.

O tema da palavra desta noite é “Quando sou fraco, então é que sou forte”. Pensamos sempre que precisamos ser fortes, mas veremos algo essa noite. O que está acontecendo hoje é um cumprimento das profecias.

Lc 21:9-11 Essa passagem tem alguns detalhes a mais do que em Mateus. Temos visto guerras e rumores de guerras, também terremotos, tsunamis, chuvas fora do comum como temos experimentado em vários estados brasileiros. Essas são as catástrofes naturais. Tudo isso mostra que todos somos vulneráveis. Nessa porção há também menção às epidemias. Tivemos dengue, zica, chicungunha, H1N1, H3N4 e agora, Coronavírus. Esse vírus vivia nos morcegos e houve uma mutação genética e hoje ele consegue se alojar em seres humanos. Devemos nos preparar porque ainda veremos coisas espantosas e sinais dos céus, que ainda não vimos.

Ap 6:7-8 A morte ia matando e o Hades ia colhendo os mortos. A palavra mortandade significa peste, ou seja, enfermidades epidêmicas. É isso que estamos passando hoje. Muitas pessoas ainda morrerão por essa pandemia.

Jr 24:10 29:17; Ez 5:12, 17; 14:21 O sentimento que tenho frente a tudo isso é que é o homem? Vejo a fragilidade do homem. Não posso deixar de sentir como somos frágeis e mortais. O homem se acha forte, mas um pequeno vírus pode derrubá-lo. O sentimento é que somos realmente frágeis, mortais e vulneráveis. Nesse momento, não importa a classe social. Independente de quantos bens materiais se possua, o vírus pega a todos. Somos fracos e mortais.

Quando Enos nasceu, os homens começaram a invocar o nome do Senhor. Jamais invocamos como invocamos agora. Hoje sentimos nossa fragilidade. Precisamos orar pelos irmãos.

Outro sentimento é que moramos neste tabernáculo terrestre, que é o nosso corpo. Essa não é nossa morada permanente. Nossa morada está no Pai. Deus quer nos inserir Nele. As coisas da terra são passageiras e temporárias. São efêmeras. As coisas que temos não valem nada. O que vale é estar junto com os irmãos, junto com a família. É saber que as pessoas estão bem. As coisas materiais não são importantes nesse momento. Deus deu uma sacudida em todo o mundo.

1 Pe 1:7 O último sentimento é que estamos sendo purificados pelo fogo. A melhor tradução desse versículo é para que o teste, a prova da vossa fé, muito mais precioso que o teste do ouro perecível, mesmo que apurado por fogo, redunde em louvor. Tudo isso é para que sejamos aprovados.

1 Pe 4:12 Sinto que o prenúncio da grande tribulação já está acontecendo. A partir de agora, as calamidades naturais se intensificarão até que a grande tribulação chegue.

1 Pe 5:6-11 Deus quer que o mundo se humilhe perante Ele. Deus é Deus. Como igreja, vamos nos humilhar e tirar de nós toda arrogância. Vamos nos arrepender do que somos. Nós nada somos. Deus é tudo. Vamos orar para que haja remédios novos para curar essa enfermidade. Precisamos ser sóbrios e vigilantes. Vamos cuidar uns dos outros usando tudo que tivermos ao nosso alcance para que o leão, o diabo, não devore ninguém. Precisamos resistir firmes na fé. Hoje temos todo o nosso tempo para ter comunhão com o Senhor, cuidar de nossa família, etc.

Quero falar um pouco sobre o espírito de 2 Coríntios. A primeira carta de Paulo aos coríntios apresentou muitos problemas e escreveu com um espírito de correção e admoestação. Após escrever 1 Coríntios, ele ficou três anos em Éfeso (At 20:31).

2 Co 12:14; 13:1

2 Co 2:1-4 Isso dá a entender que Paulo esteve uma segunda vez em Corinto e ficou muito triste por causa do que viu lá. Ele viu os problemas sérios que a igreja em Corinto estava passando, por causa da influência dos judaizantes de Jerusalém. Este é o pano de fundo de 2 Coríntios. Por isso, ele fala que o ministério dele não era da condenação, mas de Espírito e Vida. Ele estava mostrando a sua pessoa, quem era Paulo. Ele se expõe e abre seu coração para demonstrar os seus sentimentos.

2 Co 10:13 Deus dá uma medida para cada um. Paulo estava dizendo que ele não se gloriava além da medida. Deus distribuiu para cada um de nós uma medida e devemos respeitar essa medida. Não podemos estar nem aquém nem além. Por isso, o caminho da vida da igreja é apertado e a porta estreita. No mundo cristão de hoje muitos se autopromovem, mas em nosso meio temos o modelo do irmão Dong, que sempre se restringiu e nunca se autopromoveu.

Paulo tinha o lugar onde ele servia. Claramente, Deus separou a atuação de cada irmão. Ele mediu para Pedro, João, Tiago, a esfera dos judeus. Deus os havia enviado a Judeia, Samaria e até os confins da terra, mas não obedeceram e Deus levantou o apóstolo Paulo. Paulo não interviu na área que Deus havia medido para eles. Ele recebeu a Ásia, a Galácia, a Macedônia e a Acaia.

Todos somos ministros da nova aliança e estamos aqui para servir a Deus em nossa cidade, em nossa região e em alguns países para alguns irmãos. Cada um de nós tem a nossa medida e cada um de nós precisa conhecer que precisamos estar

Restritos em nosso falar. Os que servimos a Deus devemos cuidar para não promover o que nós fazemos em detrimento de outros. Faço comparações para que outros possam me apreciar. Não quero falar a minha verdade, mas falar o que Deus está falando por meio de sua palavra profética.

Devemos estar restritos à simplicidade e pureza. Muitas vezes, por conhecermos muito, começamos a ter muitos conflitos e começamos a ser enganados. Eva saiu da simplicidade e pureza.

Em terceiro lugar, devemos estar restritos por Deus na expansão. Na obra cristã em geral há muitos movimentos de massa. A nossa porta é estreita e o nossos caminho, apertado. Estamos restritos também ao nosso sentimento interior. Temos paz ou não temos paz? Deus está mais interessado em nossa pessoa do que em nossa obra.

At 16:6-9 Também somos restritos pelas circunstâncias. O Espírito Santo impediu Paulo de pregar o evangelho na Ásia. Precisamos obedecer a restrição do Espírito Santo. Jesus não veio fazer a obra pessoal dele, mas para fazer a obra do Pai e falar as palavras do Pai. E esse tipo de união que Deus deseja que experimentemos. Após o chamado da Macedônia, os irmãos tiveram oração e comunhão para fazer. A restrição para pregar a palavra na Ásia e a restrição de ir para Bitínia era para levar Paulo para a Europa.

2 Co 2:12-13 Isso mostra a comunhão que havia entre os cooperadores. Uma porta estava aberta. Normalmente, avançaríamos para fazer a obra, mas aqui eles foram restringidos pela falta de paz.

2 Co 2:14 Para nós o triunfo seria ir para Ásia. Paulo mostra que obedecer a restrição do Espírito é ser conduzido em triunfo e espalhar em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Quando obedecemos, Deus aspira esse bom perfume de Cristo para Deus. É o aroma que Deus se agrada do altar do holocausto.

2 Co 7:5 Aqui ele continua o que ele começou em 2:12-13. Ele experimentou as lutas por fora da restrição das circunstâncias e as lutas por dentro. Deus encoraja os abatidos.

Rm 1:15 Paulo estava decidido a ir até Roma, mas ele sofreu a restrição de Deus. Ele foi até Roma, mas foi acorrentado e em cadeias. Ele não foi como ele queria.

Rm 15:22-25 Ele queria ir para a Espanha, porque para ele esse era os confins da terra. Ele esperava ser encaminhado de Roma para a Espanha, mas nunca conseguiu ir para lá. Ele sofreu a restrição de Deus. Deus não havia medido essa porção para ele.

O irmão Watchman Nee foi restringido e não conseguiu executar seu plano de evangelizar toda a China em 20 anos. Ele acabou preso pelo comunismo, ficando assim por 20 anos. O irmão Dong também recebia essa restrição. Ele sempre falava: se Deus enviar, nós vamos. Ele não ia além do seu limite.

Precisamos ser restritos pela necessidade de coordenação entre nós na obra do Senhor.

Rm 12:3 Deus repartiu uma porção a cada um. Deus concedeu uma porção a cada um. Isso nos restringe.

Rm 12:6-8 Precisamos nos restringir. Temos o conceito de que um servo de Deus precisa ser forte, passando por cima de todos com um rolo compressor, mas um servo de Deus é fraco. Ele é restringido pelos irmãos. Se não nos restringimos, podemos causar um câncer na igreja. Câncer são células que não obedecem a sua medida de multiplicação.

Os jovens são a maior força de trabalho que temos hoje, juntamente com as irmãs. Mas em seu percurso, terão de aprender a sofrer a restrição. Se por causa da restrição, você desiste, então não será útil nas mãos do Senhor. Mas se você se submete aquilo que Deus restringiu, será aperfeiçoado e útil nas mãos do Senhor. Um jovem precisa saber que não existe apenas primavera e verão, mas também há outono e inverno. Muitas vezes, os jovens não têm suas expectativas atendidas e acabam desistindo. Um conselho que tenho para dar é: aprenda a seguir a restrição de Deus.

O nosso modelo de ministros da nova aliança muitas vezes é uma pessoa que não tem fraquezas. É alguém que está 100% do tempo no espírito, é uma pessoa poderosa. É por causa desse conceito que muitos irmãos se consideram desqualificados. Paulo nos mostra em 2 Coríntios as suas vulnerabilidades e sentimentos.

Parece que na igreja não podemos ser fracos. Essa palavra é uma das mais usadas. Paulo ficou fraco.

2 Co 12:7 Paulo tinha visões demais. Por causa disso ele poderia se gabar e Deus o deixou com um espinho na carne. É em nossas fraquezas que nos apegamos a Deus.

Nesses dias de isolamento em que nos sentimos fracos é que nos apegamos mais a Deus. É quando nos apegamos ao Senhor que somos fortes. Ser forte é estar com as mãos no Senhor. É como uma criança que se sente forte ao pegar nas mãos do Pai.

2 Co 12:10 Quando sou fraco, é quando eu invoco o nome do Senhor. Invocar não é um mantra ou uma fórmula mágica, mas é declarar que precisamos Dele e dependemos Dele. É declarar que eu sou fraco e Ele é forte. Eu sou fraco e Tu és forte. Todos nós somos fracos em nós mesmos, mas somos fortes em Cristo.

Reconhecemos nossa incapacidade e somos apenas um vaso de barro. Mas temos esse tesouro em nosso interior. Vemos nossa fragilidade, vulnerabilidade, mas queremos nos apegar ao Senhor. Quando nos sentimos fortes, não há lugar para Deus, mas quando nos sentimos fracos, Deus pode entrar e suprir todas as coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *