Conferência Internacional M14 – A criação do homem e sua queda

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 14. A criação do homem e sua queda | Leitura Bíblica:Gn 1:26; 2:7; 3:1-7 

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 14/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Na última mensagem havíamos falado a respeito dos seis dias da (re)criação de Deus, visto que Ele havia criado os céus e a terra, mas Seu arcanjo Lúcifer se rebelou, saindo do governo e autoridade de Deus e fundou uma autoridade das trevas. Com a queda e rebelião de Satanás, este universo entrou em caos, se tornou sem forma e vazia a terra. Quando não há governo de Deus, há confusão. O que Deus quer é restaurar Seu reino nesta terra.  

No primeiro dia, haja luz e houve luz. Assim, tudo o que é visível veio a existir a partir do invisível. No segundo dia vemos o firmamento – a separação das águas; no terceiro dia a porção seca, que representa Cristo como a boa terra, mostrando a riqueza de Deus em Cristo para nosso desfrute. No quarto dia surgiram os grandes luzeiros – o sol foi feito para governar o dia, e a lua, a noite. Quando a lua não está brilhando, as estrelas brilham. A igreja de Tiatira revela uma igreja degradada, mas havia ali “os demais de Tiatira” (Ap 2:24) que eram as estrelas brilhando. Surgiu nessa época os valdenses, que eram essas estrelas que lutaram pelo evangelho nessa linha prateada que seguimos hoje. 

Quando não há governo, tudo se deteriora. Após a queda de Satanás, esse mundo está num processo de entropia (estado de desordem de um sistema). O reino dos céus, descrito no livro de Mateus, é para restaurar o governo de Deus nesta terra. Estamos vivendo numa noite escura. Aonde a igreja chega, o céu chega, o reino está. Quando vamos para as ruas, levamos o reino dos céus e ordenamos a vida das pessoas.  

No quinto dia, vimos a criação dos peixes, que representam os que estão na água da morte do mundo, mas não se contaminam com este porque tem vida; as aves são aqueles que não se deixam abater por qualquer coisa porque elas transcendem sobre todas as preocupações terrenas. Os que esperam no Senhor sobem com asa de águias, assim são os colportores.  

Gn 1:26-28; Is 45:14c-18
No sexto dia, Deus criou os animais que ocupam a terra. Quando há espaço vazio, qualquer um pode ocupá-lo. Graças a Deus que estamos nessa terra ocupando o espaço para Deus. Estamos pisando esta terra com a pregação do evangelho. Na guerra, quando a infantaria entra, é luta corpo a corpo; temos que conquistar rua a rua, quarteirão por quarteirão. Somos o pequenino rebanho, mas estamos fazendo barulho nas ruas com a pregação do evangelho.  

No final do sexto dia, vemos a criação do homem, o qual foi criado por Deus para que ele pudesse assumir o governo de Deus nesta terra. Nós estamos aqui na terra é para dominá-la. Muitos estão vivendo em angústia, depressão e aflição – mas nós estamos aqui para trazer o reino a essas pessoas para colocar tudo em ordem. Domínio sobre todos os repteis – que são representados pela serpente, o diabo, satanás. Deus não criou a terra para ser um caos, mas para ser habitada, por isso colocou o homem para habitar, sujeitar, dominar esta terra.  

Jo 8:44
Por causa da queda de Satanás, vemos que ele domina este mundo, ele é o príncipe deste mundo. O diabo usurpou esta terra e se instalou clandestinamente como príncipe deste mundo. Deus havia dado os reinos desta terra a Lúcifer quando este ainda estava debaixo do governo de Deus, mas depois que caiu, ele usurpou esta autoridade. Como Satanás se desconectou da verdade que é Deus, ele se tornou o pai da mentira. A mentira toma conta no governo de satanás.  

Jo 10:10; Sl 89:14; Rm 14:17
Os homens pensam que o mundo é maravilhoso, mas quem governa este mundo tem só uma intenção: roubar, matar e destruir. Mas no reino de Deus é diferente: traz tranquilidade, bem-estar para o homem porque o Seu trono está fundado sob a base da justiça e o direito. Não há nada que permanece eternamente se não for fundado sob a justiça e o direito. Se você tem uma empresa que tem problema com a justiça, não tem uma base solida e um dia a casa cai. Satanás não tem esse fundamento, mas o reino de Deus sim.  

Podemos comer pizza juntos, mas importante perceber que o reino de Deus não é comida nem bebida. Com a justiça, temos tranquilidade, paz e segurança e o resultado é alegria. Quem está no reino de Deus está alegre. Vamos levar essa alegria pra rua, pois as pessoas não têm essa alegria nem a paz porque não estão na justiça de Deus.  

Gn 2:7; Pv 20:27; Jó 32:8; 33:4; 34:14-15
Como Deus criou o homem? Todos os demais seres vivos, Deus falou e passaram a existir, mas a criação do homem foi diferente: pegou o material existente na terra e formou o corpo humano, por isso, como veio do pó da terra, esse corpo voltará pra terra. Esse corpo foi formado, mas ainda não tinha vida. A criação propriamente dita do homem não foi o corpo, mas o sopro de vida que veio do Deus Eterno. O resultado foi que o homem passou a ser alma vivente, o que mostra que cada indivíduo tem sua personalidade. Não tem duas almas iguais, mas todas estarão debaixo do governo de Deus. 

O espírito do homem em Pv 20:27 é a mesma palavra para folego de vida de Gn 2:7. A mesma palavra hebraica neshamah, que é o sopro de Deus e se tornou o espírito do homem. Em hebraico tem duas formas para traduzir o espírito. O espírito na forma geral, é ruwach, mas também pode ser traduzido para neshamah, o qual geralmente se refere ao sopro de Deus. Mas os dois termos significam a mesma coisa. Em Jó 32:8 o espírito do homem é ruwach e o sopro é neshamah. Ganhamos entendimento por causa do espírito que Deus soprou para dentro de nós.  

Em Jó 33:4 esse Espírito é ruwach e o sopro é neshamah. Então, os dois termos são usados de forma alternada. Se você está respirando é porque o sopro de Deus te deu vida. O que nos mantem vivo é o sopro de Deus, portanto o homem não foi feito para pertencer a esta terra, mas a Deus. Não somos desta terra, viemos de Deus e fomos colocados aqui para reaver esta terra pra Ele. 

Ec 3:11; 12:7
O homem não compreende a Deus, mas Ele, por Sua graça, está nos revelando Seu mistério, estamos descobrindo-o. O homem é uma criatura que tem a eternidade em seu coração. O nosso espírito é eterno porque veio do Espírito Eterno, assim também a nossa alma. Portanto, quando o homem morre, ele não morre porque tem a eternidade em seu coração. Então, para onde vão? Onde cada um passará a eternidade: no lago de fogo ou no reino de Deus? Por isso precisamos pregar o evangelho. Esse corpo que temos não é real, o que é real é o corpo da ressurreição. Por isso, o corpo volta pra terra. Já o espírito volta pra Deus.  

Jo 4:23-24; 3:2-8
O nosso espírito é eterno e a nossa alma também, agora falta receber o segundo sopro de Deus. Os adoradores de Deus têm que ter espírito. Para isso que Deus criou o espírito humano porque Deus é espírito e Ele quer entrar no homem. Deus criou um recipiente no homem para poder receber o Espírito de Deus. Um recipiente criado pelo sopro de Deus. O reino de Deus começa de dentro de nós, pelo nosso espírito.  

Por isso que disse a Nicodemos: “você tem tudo nesta terra, é a nata de entre os judeus e você quer fazer as coisas que eu faço, mas o que eu faço não são desta terra, mas de Deus. Se você quer fazer essas mesmas coisas, você precisa ver e entrar no reino de Deus”. Deus quer nos fazer nascer de novo a fim de entendermos que não somos desta terra, mas de onde veio o sopro de Deus. Nascer do alto, de cima, de Deus. Aqui na terra, satanás te pega, a carne também e o diabo te engana, mas no alto ele não alcança. Não ame o mundo desta terra, mas o reino de Deus. O que é nascido do Espírito vive debaixo do governo de Deus e faz Sua vontade. 

Gn 3:1-2; 2 Co 11:2-3; Ef 4:17; Mt 13:25, 39; Ap 12:8-9
O homem foi criado para Deus restabelecer Seu reino nesta terra. Então, satanás fez de tudo para contaminar o homem. Satanás sabe que se ele nos provocar à guerra no terreno dele, nós perdemos. Ele provocou Eva a defender Deus, usou a mente dela. O inimigo sabe a fraqueza do homem -> leva-o para a mente porque a mente quando não posta no espírito, é fraca. A serpente aqui é a materialização de satanás, visto que ele não podia aparecer sem nenhuma imagem, porque é anjo e faz parte do mundo espiritual. Por onde a serpente começou a ganhar a guerra? Pela mente, quando a serpente conseguiu provocar Eva e atraí-la a responder pela lógica, daí caiu no “pântano” e virou presa fácil.  

Irmãos, não confiem na sua mente. Não devemos andar como andávamos – os gentios, somos do alto. Os nossos pensamentos são vazios, não são confiáveis. Principalmente aqueles que são os mais inteligentes, espertos, cuidado! Os seus pensamentos não são confiáveis e satanás usa a sua inteligência para tornar você um trabalhador para ele.
Satanás é o sedutor, aquele que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Nenhum de nós resiste a ele, se você bater um papo com ele, será dominado. Portanto, não vamos enfrentá-lo com nossa inteligência e capacidade, vamos fugirA nossa única alternativa de vencê-lo é mudar de plano.  

2 Co 10:3-6; Sl 142:7
Andar na carne, significa que ainda vivemos na carne. Se eu lutar nesta carne, estou no território de satanás e ele vai vencer. Pois as armas da nossa guerra não são terrenas” (versão KJA) – não use as armas carnais para lutar nesta guerra. A nossa razão (argumentos) gera uma fortaleza. Ex: discussão marido e mulher – o homem chega em casa cobrando da esposa, reclamando e criticando-a. A esposa ao ver isso, não concorda e ela tem sua razão. Daí, a esposa quanto mais pensa nisso, é como se pegasse um “tijolo de razão” e vai construindo em volta de si uma fortaleza. Daqui a pouco ela está fechada dentro de uma fortaleza, totalmente cega e nem Deus consegue mais falar com essa esposa.  

A nossa razão nos aprisiona. Deus quer mostrar que dentro de você tem um beemote, a sua razão está te guiando. Mas quando vem as armas de nossa guerra, a esposa e o marido passam a perdoar uma ao outro. Aos poucos, Deus quer governar nossa vida destruindo nossa fortaleza. 

Ore ao Senhor: “Ó Senhor, tire a minha alma do cárcere, da minha fortaleza, da minha razão, da minha lógica, dos meus pensamentos altivos”. Se o Senhor não tirar, eu fico resmungando do meu cônjuge, mas se Ele me tirar eu dou graças ao Seu nome. Assim, estarei rodeado de justos – os irmãos, o meu cônjuge são os justos.  

Gn 3:6; 2:17; Rm 5:14, 12; Gn 3:17-19
A estratégia de satanás sempre foi e será atraí-lo para a razão. O homem transgrediu do mandamento de Deus. Apesar ter sido Eva quem comeu primeiro do fruto, Deus imputou sobre a Adão a transgressãoTodos nós pecamos. A maldição da queda atingiu toda a criação de Deus. Com a transgressão de Adão, a terra também ficou desconectada de Deus.  

Rm 7:7-12, 15-18, 24-25; 8:1-2
O corpo do homem foi criado puro e sem pecado. Os gnósticos dizem que toda carne é essencialmente maligna, mas isso não é verdade. Depois que o homem caiu, esse corpo criado de forma pura e sem pecado, se tornou carne. O termo carne não é positivo. A natureza pecaminosa de satanás entrou na carne e passou a habitar em nós como algo personificado. O pecado se tornou um personagem dentro de nós.  

Veio a lei para me dizer o que é pecado e quanto mais assim age a lei, o pecado se avulta, faz com que este fique mais ampliado. O pecado devora o homem, ele é como um hóspede indesejável. Não lute na esfera da carne, vamos pegar o foguete da lei do Espírito e da vida e subir, e lá no alto vencemos a lei do pecado e da morte. 

Ef 2:1, 5; 1 Jo 3:10; Jo 8:44; Mt 3:7; 23:33; Nm 21:4-8; Jo 3:14-15
Pela transgressão, o pecado entrou no homem e o nosso espírito amorteceu – perdemos a sensibilidade de contato com Deus. Perdemos a conexão com Deus. Os pecadores, então, se tornaram filhos do diabo e passaram a pertencer à raça de víboras. Fomos mortalmente picados pela serpente no jardim do Éden, o veneno da serpente entrou em nós. A carne do pecado está em nós. Portanto, a carne não é lugar para lutar

Deus sustentou por 40 anos o povo de Israel, de graça com o maná que descia dos céus. Quando em visita a Israel, o guia turístico nos relatou que sabor tinha o maná. Segundo ele, o maná teria o sabor da comida que você tem vontade de comer. Se você gosta de feijoada, o maná teria esse sabor. Mas Israel não agradeceu a Deus por ter sido sustentado e chamou o maná de pão vil. Daí, o Senhor castigou o povo com serpentes abrasadoras e muitos morreram. Moisés orou pelo povo e Deus mandou fazer uma serpente de bronze e colocá-la numa haste para que, quando mordido, ao olhar pra essa serpente de bronze seria curado.  

O nosso Senhor Jesus era essa serpente de bronzeQuem foi mordido pela serpente? Eu, você, nós. Mas o nosso Senhor Jesus foi a cruz e foi levantado numa haste. Bronze refere-se ao juízo de Deus. Jesus foi aprovado pelo juízo de Deus. A serpente de bronze tem a semelhança da serpente, mas não tem seu veneno. 

Rm 8:3
Nem a lei tem como ajudar nossa carne, ela fica fragilizada por causa da nossa carne. Como pode Jesus se tornar carne, chegar na semelhança da carne pecaminosa e não ter pecado?

Cristo é a circunferência de fora, Ele é a semelhança da carne, mas não tem pecado. Quando foi a cruz, levou o pecado. É que nem uma ratoeira ->> a ratoeira veio em forma da semelhança do pecado e atraiu pra dentro dela o rato (pecado), não pra dentro da carne de Jesus porque Ele só tinha a semelhança. Daí Jesus, dentro da sua semelhança, levou o pecado para a cruz. E Deus condenou na carne o pecado. Ao olharmos para essa obra, somos redimidos, regenerados, por isso, não pertencemos mais a esse nível da carne, mas no espírito. Vamos viver no espírito. Declaramos guerra!!! – as armas da nossa guerra são poderosas em Deus porque elas são espirituais, são a palavra de Deus que permanece para todo sempre. Declaramos a guerra, mas vamos usar a arma certa pra essa guerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *