Conferência Internacional M26 – Como Produzir bons Frutos no Reino dos Céus

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 26. Como Produzir bons Frutos no Reino dos Céus | Leitura Bíblica:Mt 7:13-29 

 

 

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em Campinas-SP, em 10/10/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Nós estamos finalizando as mensagens que farão parte do Alimento Diário deste semestre. A partir da semana que vem, não teremos mais as transmissões das mensagens de sextas a noite. Até quando o Senhor nos conduzir, vamos manter essa palavra semanal aos domingos para o que os irmãos continuem recebendo essa palavra profética. 

Nas mensagens anteriores disse que os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus compõe a parte mais importante deste evangelho. É o seu âmago. O povo do reino dos céus, a igreja que vive esta realidade, precisa ser aqueles que atendem os princípios contidos nas nove bem-aventuranças.  

Mt 5:3; Is 66:2 KJA; 1 Cr 29:10-17 KJA; Is 57:14-15 KJA
Aquele que é humilde de espírito entra pela porta do reino dos céus. Nós queremos ser parte do povo do reino dos céus, portanto, precisamos ser humildes de espírito, isto é, conhecer a nossa condição. O homem é presunçoso, é arrogante, acha que é e tem muita coisa. Na verdade, perceber que tudo o que tem neste universo vem de Deus e pertence a Ele. Tudo vem Dele e nós fomos criados por Ele e para Ele. Precisamos entrar no reino dos céus com este coração correto. 

Na versão KJA traduz à bem-aventurados os pobres em espírito… 

Quem quer viver na realidade do reino dos céus, precisa ser esse a quem Deus dá atenção e estima. Humilde e arrependido de espírito, não aquele que se acha alguma coisa, sendo nada achando que tem tudo. Ser aquele que ama a Palavra de Deus com reverência, ouve e a pratica. 

O povo que quer viver no reino dos céus, precisa ter esse espírito quebrantado, contrito, humilde, arrependido. Se você é arrogante, presunçoso, acha que sabe alguma coisa ou pensar ser capaz, saiba que tudo vem de Deus, portanto, não temos do que nos orgulharmos.  

O Senhor mandou tirar os obstáculos e fazer um caminho: de humildade de espírito. É esse caminho que nos faz amar com reverência a palavra do Senhor. Ao que tem coração arrependido, o Senhor vai novo alento, novo ânimo. 

Mt 5:13-16
Como devemos influenciar esse mundo e qual é o papel da igreja na sociedade? Sendo o sal da terra e a luz do mundo. Não apenas as suas atividades, mas o seu viver deve ser aquele que influencia as pessoas a nossa volta. O nosso viver leva o sal para temperar a vida das pessoas, para que elas vivam com sentido, que tenham graça, pois a vida humana sem Deus é sem graça, sem sabor. Vamos levar o sal de Deus para as pessoas.  

A vida humana nesta terra é feita de pequenas alegrias, por exemplo: uma criança ganha uma bicicleta, um vídeo game, quando cresce, espera estudar, se formar e ter uma boa opção, depois casar-se, aniversários, férias etc. são essas pequenas coisas que incentivam o homem a viver até entrar num caixão. Mas nós podemos levar uma vida com muito mais felicidade, mais alegria… o próprio Deus é a nossa alegria. Deus é a fonte da felicidade

Quando levamos o sal e a luz para as pessoas, levamos o próprio Deus para elas e elas passam a viver sem necessitar dessas pequenas alegrias como fonte do seu viver, mas ter Deus como sua alegria. Não encubra a sua luz com as suas muitas ocupações, sustento… não coloque sua luz debaixo de alqueire, mas sobre o candelabro para alumiar todos os que estão a nossa volta, porque quem está nas trevas não sabe que está nas trevas. Com uma pequena oração (“Posso orar por você?”), você leva luz às pessoas. Eu não preciso ser um colportor dinâmico para fazer isso. Vou a uma padaria ou abastecer o carro, posso levar essa alegria de Deus para o atendente e orar por ele. 

Mt 7:1-5; Fp 2:2-4
No ambiente do reino dos céus, não temos uma esfera de criticar um ao outro, procurar defeito nos outros. A vida do reino é: cada um sabe que dará conta de si mesmo ao Senhor. Não somos senhor do servo alheio. Então, posso ajudar, mas nunca julgar, criticar, maldizer à essas coisas são as que mais edificam a vida da igreja.  

Precisamos aprender a ter compaixão uns dos outros, empatia… não fique apontando o dedo para os outros porque sabemos o que eles estão passando. Estender a mão amiga e não o dedo acusador. Não criar partidos na igreja, nem fazer por vanglória. Agindo assim, teremos muita paz e alegria no nosso viver com os irmãos.   

Mt 7:6; Lv 11:6, 44-45, 47; 10:10; Ez 22:26; 44:23; Ef 5:25-27; 1 Ts 2:13; 1 Tm 4:15; 2 Tm 2:7
Nas leis do AT, Deus determinou para o povo de Israel que não deveria comer animais imundos. O animal limpo, segundo Levítico 11, é aquele que tem o casco fendido e rumina, ou seja, não engole a comida como um cão ou um porco. A ovelha rumina. O casco fendido indica alguém que sabe discernir o que é santo e o que é imundo. Já o que rumina é aquele que aprecia a palavra de Deus, assimila, rumina bem para praticá-la. Tem que reunir as duas condições ao mesmo tempo: casco fendido e ruminar.  

Você precisa fazer diferença entre o imundo e o limpo, entre o profano e o santo. Você deve receber dos animais considerados limpos. Se nós não fizermos essa diferença, vamos profanar o que o Senhor estabeleceu (Ez 22). Exercitar o espírito de discernimento. Tem pessoas que não sabem discernir e recebem tudo o que vem da internet e espalham para os outros essas coisas imundas. Imundas aqui, não necessariamente é algo pecaminoso, pode ser algo que não está de acordo como o princípio de Deus.  

Como Cristo está trabalhando para nos amadurecer e nos limpar e fazer de nós essa igreja gloriosa? Com a palavra. A palavra dispensada a nós é como água que nos limpa, a qual nos torna santos e consagrados para Deus. O povo do reino dos céus tem casco fendido – discerne o puro do impuro e sabe discernir a palavra profética, a qual é luz que nos ilumina e dá direção até a volta do Senhor.  

Os tessalonicenses acolheram a palavra do apóstolo Paulo como a palavra de Deus e essa palavra operava eficazmente neles. Precisamos acolher a palavra que realmente vem de Deus, ela vai operar em você. Mas se você acolher a palavra que parece ser de Deus, mas não é, você estará acolhendo coisa imunda. Também, não podemos ouvir uma mensagem uma vez de maneira superficial, precisamos ouvir com atenção e, se possível, anotá-la. Tenha hábito de anotar as mensagens. Isso é um hábito de alguém que quer ruminar a palavra. Ruminar a palavra nos faz pegar todas as pepitas e, assim, ela fará parte de você, um conhecimento subjetivo. 

Paulo incentiva a Timóteo meditar, ruminar a fim de haver progresso e este será a todos manifesto. Quando você rumina, torna-se em vida, e tornando-se em vida, torna-se em amor. Meditar e ponderar >> é ruminar. Se você não pondera (rumina), você não terá compreensão.  

Mt 7:7-12; 22:36-40
Princípios que devem reger nosso andar. Aprender a pedir pra quem pode dar, que é Deus – nosso Pai que está nos céus. O que você precisar, peça para o Pai, mas não peça de forma religiosa e sim pedir de coração. Muitos passaram tempos buscando a igreja e, por seu coração puro e de tanto pedir, buscar e bater, um dia acharam a igreja do Senhor, a igreja em Filadélfia. Se você pede de coração, lhe será dado. Da mesma forma se buscarmos e batermos. Não precisa usar de meios humanos para conseguir as coisas.  

 Leis e os profetas – essas petições, busca e bater as portas está em praticar amar o próximo como a si mesmo. Se eu quero que os outros me tratem de determinada forma, eu preciso tratá-los da mesma forma. A cobiça vem porque os outros tem e você não tem. Se você amar o próximo como a si mesmo, tira todo sentimento de cobiça.  

Mt 7:13-14; 1 Co 3:15; Mt 16:24-26; Ap 12:11
Quem aqui quer produzir bons frutos? O Senhor espera colher bons frutos do Seu povo. No AT, Deus mandou o povo de Israel produzir bons frutos, mas Israel fez o que era mau perante o Senhor e não deu o respectivo fruto. Já se passou muito tempo sem esses frutos, agora, no final dos tempos não está na hora de dar esse fruto para o Senhor? Sim. Como eu consigo dar esses bons frutos ao Senhor? 

 É uma escolha, se queremos dar bons frutos para Deus, precisamos escolher que caminho andar. O caminho certo é entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado. Jesus estava falando não para os de fora, mas para os cristãos. O cristão ou escolhe porta larga e caminho espaço que não produzirá bons frutos ou a porta estreita e caminho apertado. Quando você escolher o caminho errado, sua obra não será aprovada por Deus. A perdição em Mt 7:13 não é a perdição eterna, refere-se a obra do cristão que não foi aprovada por Deus porque escolheu um caminho fácil. Praticou uma obra errada, vai ser salvo, mas ser punido por mil anos.  

 Qual é o caminho apertado? Trilhar o caminho que Cristo escolheu: negar a si mesmo. É um caminho de cruz. Se você não quer negar sua vida, mas poupá-la escolhendo um caminho fácil você vai perder a salvação da alma. Mas quem deixa a vontade da alma para seguir o Senhor na porta estreita e caminho apertado, sua alma será salva. O Senhor vai conferir as nossas obras (o fruto). Os vencedores de Ap 12 também escolheram a porta estreita e o caminho apertado. Eles venceram o inimigo pelo sangue do Cordeiro, pela palavra do testemunho (são os que falam e dão testemunho, praticam) e negaram a si mesmo.  

Mt 7:15-23; Rm 12:6-7-8; Dt 18:18-22; Jo 5:36; At 2:22; Mc 16:20
Como você consegue discernir os falsos profetas? Pelo fruto. Se você quer produzir bons frutos, precisa conhecer, identificar a palavra que te fará chegar no reino. O que ensina, deve ensinar o que o profeta falou, ou seja, de acordo com a profecia. O que exorta, fazê-lo conforme a palavra do profeta, recebida diretamente de Deus.  

 Tudo tem início na palavra do profeta. Por isso, se você quer produzir bons frutos, precisa identificar a palavra do profeta. O profeta que recebe de Deus a palavra, não tem direito de falar suas próprias palavras, mas falará aquilo que Deus ordenar. Quando Deus fala e você ouve, Ele vai cobrar de você se está ouvindo e praticando. Se o profeta falar o que Deus não falou, no AT, era condenado à morte. No NT entendemos que pode significar morte espiritual.  

 Como identificar que essa palavra veio ou não do Senhor? Pelos frutos, ou seja, se essa palavra veio do Senhor, ela vai se cumprir. Nos últimos 4 a 5 anos, o Senhor nos deu muita palavra e a temos praticado através da colportagem dinâmica, avança jovem, redes de cuidado, o expolivro…resultados evidentes da palavra profética. Vamos restaurar a colportagem na África e o segundo passo será fazer um mini expolivro. Não podemos perder tempo, o Senhor está voltando.  

 Jesus aplicou esse princípio, como vemos em Jo 5 e At 2. Quando Deus confirma nas obras, são os bons frutos que essa árvore está dando. Os frutos comprovam que a palavra do profeta vem de Deus. Hoje, nossos colportores desfrutam da palavra profética e a usam para orar pelas pessoas, falar a elas e levá-las a adquirir um livro. Isso é um milagre.  

 Na última Expo Cristã que participamos com os vários instrumentos que temos (Editora, Estância, Expolivro…), um pastor disse aos outros pastores que os milagres de Atos não mais ocorrem hoje. Na verdade, podemos hoje testificar a esse pastor que, graças a Deus, os milagres estão ocorrendo no nosso meio. Esses sinais seguem a nós porque a palavra vem de Deus. Quando a palavra vem do Senhor, vamos amá-la.  

 Uma palavra que não produz bons frutos, não é a palavra profética. No meio do cristianismo há muitas palavras boas, mas precisamos avaliar se essa palavra boa apenas alenta a sua emoção. Se animou você para produzir a vontade de Deus, então é palavra profética. Mas se animou você e no dia seguinte tudo volta ao normal, então, nada produziu.  

 Verifique os frutos ao longo da vida do profeta. Não falo de frutos de ensinamentos, mas de produzir a vontade de Deus. Levou os irmãos a pregar mais o evangelho? A fazer a vontade de Deus? Se sim, essa palavra veio do Senhor. Se não, um dia esse profeta vai se surpreender diante do tribunal de Cristo (Mt 7:21-23). 

 Anos atrás, ouvi muitas reclamações de um pastor na Bahia porque chegou ao final da vida pobre. Isso gerou um sentimento em mim: não quero chegar ao final da vida e me surpreender ao ver o que fiz na jornada cristã nada agradou o Senhor. Não quero me dar conta disso somente diante do tribunal de Cristo, mas quero que o Senhor me mostre hoje se o que estou fazendo pra Ele é aprovado ou não por Ele. Não quero me enganar. Vamos fazer uma reflexão hoje. É muito cruel ouvir do Senhor essa palavra: nunca te conheci, isto é, nunca te aprovei. O Senhor quer ver nossas obras >> fazer a vontade de Deus 

Mt 7:24-29
Quem ouve e pratica, edifica sua casa sobre uma rocha. A palavra de Deus é um mandamento (Rm 16:26); é uma ordem (Sl 68:11) para praticarmos. Não vamos seguir a maneira tradicional de se pregar, temos que ser como o Senhor Jesus e falar com autoridade. Vamos ser autênticos, cheios de Deus, abrir a boca e falar com autoridade. Chega de boas mensagens para agradar os homens, tudo deve visar a vontade de Deus, pois Ele quer executá-la. Que o Senhor abençoe a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *