Conferência Internacional M16 – A Genealogia do Rei do Reino dos Céus

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 16. A Genealogia do Rei do Reino dos Céus | Leitura Bíblica:Mt 1:1-17; Lc 1:31-33

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 12/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Já vimos que este mundo foi criado por Deus de uma forma bonita e bela. Contudo, algo fez com que esse universo entrasse em desordem e constante caos. Por causa da rebelião de Lúcifer, a iniquidade passou a agir nesse mundo. As criaturas pré-adâmicas e um terço dos anjos seguiram a Satanás e Deus precisou julgar esta terra.

Graças a Deus! Deus não abandonou a terra, mas a recriou para fazer Seu propósito perpetuar. Por isso, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Ele criou o corpo do homem do pó da terra e este veio a existir quando recebeu o neshâmâh, o sopro de Deus, passando a ser alma vivente. Deus deseja governar a partir do homem. Contudo, o homem pecou e a morte atingiu toda a humanidade.

Hb2:14; Mt 1:1
Deus então enviou Seu próprio Filho que destruiu aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo. A genealogia de Jesus Cristo mostra a descendência de um Rei e do pai da raça chamada, o pai da fé. O livro de Mateus foi escrito por um publicano, coletor de impostos e seu nome também era Levi. Ele tem conhecimento da importância de um governo e, por isso, o evangelho de Mateus nos mostra o Rei do reino dos céus. Por sua vez, o livro de Marcos mostra um escravo, um servo sem genealogia. O livro de Lucas mostra a genealogia de Jesus como homem e, por isso, a Sua genealogia é descrita até Adão. O livro de João mostra Jesus como Deus e, por isso, não tem genealogia, pois não tem princípio de dias e existe desde a eternidade passada.

Mt 1:1, 16, 20; 2:2; 9:27; 12:23; 15:22; 16:15-16; 20:30, 31; 21:9, 15-16; Mc 12:35-37
Mateus aborda Jesus como o Messias. Ele é o Filho de Davi, o Rei ungido por Deus para reger um povo eleito. O Filho de Davi é mostrado em vários versículos ao longo do livro de Mateus. Esse livro enfatiza o Rei dos judeus. Mateus faz questão de fazer esses registros. Aleluia pelos meninos que clamam Hosana ao Filho de Davi! Hoje, nossos meninos estão fazendo colportagem. Deus está levantando um exército de jovens santos. O Rei do reino dos céus chegou! As portas do Hades tremem. É um mistério: o Filho de Davi é o nosso Senhor Jesus que está à destra de Deus. O livro de Mateus mostra que Jesus é o Messias. Jesus é Cristo é o ungido. O livro de Mateus anuncia a boa-nova de que Jesus é o Cristo que o povo de Israel tanto esperava. 

Por que a genealogia de Jesus começa por Abraão e não por Adão? No livro de Lucas, a genealogia remonta até Adão. Contudo, a genealogia descrita por Mateus vai até Abraão. Adão é o pai da raça criada que se corrompeu de forma extrema. Essa raça caiu na idolatria e Deus não tinha mais como trabalhar com essa raça. Deus chama a Abraão, o pai da raça chamada, de Ur dos caldeus. A origem do Rei do reino dos céus começa pela raça chamada. O reino de Deus será restaurado por meio de Cristo. Esse reino é composto dos descentes de Abraão.

Rm 9:6-9; Gl 3:7-9,29; Gn 12:1-3; Gl 3:14
Deus está convocando uma raça chamada e quer executar o Seu propósito através deles. Abraão foi o primeiro crente. Em Abraão somos descendentes e também herdeiros segundo a promessa. Qual a benção de Abraão para todas as famílias da terra? O Espírito prometido. Nós somos abençoados por meio do crente Abraão, o pai da fé. O Espírito prometido que nos transfere da terra para o céu.

1  Co 1:9
Nós somos a raça chamada. Fomos chamados à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A igreja, ekklesia, é a reunião dos chamados para fora do reino das trevas para pertencer à raça chamada que faz parte do reino dos céus. Abraão foi chamado para fora de Babel em Ur dos Caldeus. Babel foi fundada por Ninrode. Um dia, Deus também nos chamou do lugar onde está a raça criada e nos transportou para a comunhão do Seu Filho Jesus Cristo.

Mt 1:3, 5-6 – Genealogia de Jesus Cristo
Aqui há menção de quatro mulheres que não tinham uma vida moral normal. Tamar era a nora de Judá e seus filhos não lhe deram descendência. Assim, Tamar gerou gêmeos de Judá. Essa não era uma situação normal. Raabe era uma prostituta da cidade de Jericó que colaborou com os espias na tomada da cidade. Rute era uma moabita. Moabe nasceu da união de Ló com a sua própria filha. Na Bíblia, Deus ordenou que os moabitas não poderiam entrar na congregação do Senhor até a sua décima geração (Dt 23:3). Outra situação extraordinária foi a situação de BateSeba. Ela era mulher de um cananeu chamado Urias. Davi não saiu à guerra e acabou cometendo adultério com Bate-Seba. Por isso, chamou Urias de volta para casa a fim de acobertar o seu pecado. Urias não voltou para casa e Davi o mandou para frente de batalha a fim de ser assassinado. Deus o castigou e ele se arrependeu profundamente. Depois disso, gerou Salomão. Essas quatro mulheres tiveram problemas com pecados. Contudo, não esse trecho não faz apologia ao pecado. Nós somos um povo separado. Essas mulheres mostram que Jesus veio para salvar os pecadores. 

Mt 1:16, 18-21; Sl 51:5; Lc 1:26-35
Graças a Deus! Há o registro da quinta mulher, uma mulher especial. Jesus, o Rei dos judeus, o Rei do reino dos céus, saiu de Maria. Jesus era nascido de mulher, o descendente da mulher. O versículo 21 do capítulo 1 de Mateus explica o porque da menção das mulheres pecadoras. Na própria genealogia do Rei tem o registro de pecadores, pois ele veio para salvar o povo do pecado deles. Como poderia, no entanto, nascer Ele sem pecado? Jesus foi o único que não precisou do homem varão para ser gerado. Assim, não houve participação de um ato pecaminoso. Todo aquele que é nascido de Adão já nasce pecador. Contudo, no nascimento de Jesus não houve participação do homem. No ventre de Maria, Jesus foi concebido pelo Espírito Santo. Jesus não nasceu da vontade do homem (Jo 1:12-14). O nascimento de Jesus não foi do sangue, nem da vontade da carne, mas da vontade de Deus. Jesus foi o único homem que não foi concebido em pecado. Por isso, Ele é chamado de Filho de Deus.

Rm 8:3
Jesus foi gerado sem a participação da vontade da carne e do sangue. Jesus nasceu mediante o Espírito Santo por meio de Maria. Por isso, Jesus é a semente da mulher, o descendente que ferirá a cabeça da serpente e que foi anunciado por Deus na queda do homem em Gênesis capítulo 3. Essa carne é tão terrível que nem a lei que Deus enviou para o povo de Israel tem controle sobre ela. A lei se mostra fragilizada para lidar com a carne. Deus enviou Seu Filho em semelhança da carne pecaminosa, advinda da virgem Maria, mas sem pecado. Por meio da semelhança da carne do pecado, quando foi à cruz, Jesus crucificou consigo a carne pecaminosa. 

 Jesus não participou do pecado, mas tomou a semelhança da carne do pecado. Por meio da semelhança da carne do pecado, Ele levou o pecado para cruz e o destruiu. Maria se achou grávida do Espírito Santo e, por isso, Ele não nasceu da vontade do homem. Por isso, será chamado Filho do Altíssimo e Deus lhe dará o trono de Davi. Ele reinará sobre a casa de Jacó e Seu reinado não terá fim. Só Ele é digno de reinar sobre o trono de Davi para sempre.

Mt 1:7, 12; Jr 22:28-30; Lc 3:31; Rm 11:33-36
José e Maria eram da descendência de Davi. José veio do “braço” de Salomão e Maria veio do “braço” de Natã. Jesus realmente veio da linhagem de Maria. Depois de Davi veio Salomão e, dessa linha, chegamos até Jeconias. Jeconias era conhecido como Joaquim (1 Cr 3:16-17; 2 Cr 36:9-10) e ele fez o que era mal perante o Senhor. Zedequias, seu irmão, reinou em seu lugar. Se Jesus fosse de fato filho de José, Ele não poderia ser Rei sobre Judá devido a profecia de Jr 22:28-30, onde nos é mostrado que nenhum dos filhos de Joaquim poderiam assentar-se no trono de Davi. Graças a Deus! Jesus veio da linha de Maria e esta veio da linha de Natã. Assim, Jesus pôde assentar-se no trono de Davi. Deus sabe de todas as coisas e tudo foi planejado por Ele. 

Mt 3:1-2
Nessa conferência, Deus deu uma virada. Não falamos mais de um arrependimento de 180°. No passado, nós estávamos indo em uma direção do pecado e das trevas. Um dia, o evangelho chegou e demos uma volta de 180°: passamos a pregar o evangelho, servir o Senhor e viver a vida da igreja. Contudo, podemos ter feito uma conversão e não ter saído do chão. Não é só fazer uma conversão e permanecer na terra, mas está chegando o reino dos céus. Não basta ser um bom cristão, mas precisamos sair do plano da terra. Deus deseja nos introduzir no reino dos céus. O reino dos céus é a igreja, a realidade do reino dos céus.

Mt 3:7
Todos os que estão no plano da terra são raça de víboras. Por mais que a gente tente ser bom e religioso, fazer as coisas para Deus, se não sairmos desse plano, vamos continuar fazendo coisas da raça de víboras. Precisamos sair dessa esfera onde estão o beemote e o leviatã. Enquanto vivermos nessa esfera, podemos fugir do beemote e leviatã, mas em algum momento eles vão nos pegar. Contudo, ao sairmos dessa esfera terrena, eles não terão como nos pegar. Vamos sair da esfera terrena para a celestial. Vamos aprender a andar no Espírito. 

Mt 4:15-17, 23-25
Jesus foi batizado e estava pronto para executar seu ministério. Jesus não trouxe uma religião, mas a luz. Nesse mundo, as pessoas vivem em trevas, mas Jesus, o Rei do reino dos céus, é da luz. Vamos sair da esfera das trevas para a esfera do reino dos céus. Chegou o reino dos céus. Sem o reino de Deus, o mundo está um caos e confusão. As pessoas do mundo estão enfermas e doentes. Um caixa de supermercado pediu em carta para curar sua depressão. Chegou um colportor e perguntou: Posso Orar por você? Assim, o Rei do reino dos céus chegou para curar toda a sorte de doenças e enfermidade. O príncipe desse mundo tomou conta da terra e, para ele, quanto pior melhor. Satanás não pensa no bem estar do homem. Para ele, quanto mais angústia e depressão melhor, pois veio para matar, roubar e destruir. 

O Rei do reino dos céus chegou e a igreja é a realidade do reino dos céus. Jesus nos deixou um modelo. Ele não ficou em casa, mas saiu às ruas e foi onde as pessoas precisavam de cura. Hoje, seguimos esse mesmo exemplo: anunciamos que o reino dos céus chegou e a nossa vida vai entrar em ordem. Quando chega o Rei, chega o governo de Deus e tudo entra em ordem.

Mt 11:3-6
João Batista esperava mais de Jesus, que Ele tivesse força política para tirá-lo da prisão. Jesus mandou dizer que não veio para ser um grande religioso, mas veio para salvar e curar o povo, para trazer o governo de Deus a terra. Por que há coxos? Porque há falta do governo de Deus. Agora os cegos começam a ver. “Eu era cego, mas agora estou vendo”. “Eu era leproso, mas fui purificado”. “Eu era surdo, mas hoje escuto a Palavra de Deus”. O que mais nós vamos esperar?

Is 58:6-12
Esse é o jejum verdadeiro. O jejum não é para fazer sofrer o corpo a fim de controlar a carne. O jejum é para libertar as pessoas nas ruas das ligaduras da impiedade. Vamos libertá-los. Vamos despedaçar todo o jugo. Você está satisfeito com aquilo que o Senhor tem nos dado? Vá repartir nas ruas. Não tenha medo, as pessoas precisam do governo de Deus. Nós somos curados quando saímos para repartir o pão. Você tem problema psicológico? Vai para a rua. Nós vamos ser curados. A retaguarda nossa será a glória do Senhor. Antes de praticar, parecia que o Senhor não nos escutava, mas agora Ele nos ouve. Até nossos filhos serão abençoados. Vamos seguir o caminho do Rei do reino dos céus. Ele não ficou aqui na terra sentado no trono, mas foi para a rua.

Mt 28:18-20
O Rei do reino dos céus nos envia e comissiona para fazer o que Ele veio fazer: pregar o evangelho do reino. Nós vamos sair para pregar, pois nosso rei já tem autoridade nos céus e na terra. Não temos medo de mais nada. Satanás pode nos atacar e tentar nos meter medo, mas nós não somos intimidados, pois o nosso Senhor é o Rei do reino dos céus que possui toda a autoridade. Vamos sair, pregar o evangelho, orar pelas pessoas e trazê-las para a rede de cuidado. Vamos estabelecer o reino dos céus aqui na terra e vamos expulsar Satanás.

Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *