Conferência Internacional M11 – A Caminho de Jerusalém

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 11. A Caminho de Jerusalém | Leitura Bíblica: Mt 16:21; Lc 9:51,53

Palavra ministrada pelo irmão André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 01/03/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Bom Dia a todos os irmãos e irmãs que nos assistem nesse momento! Vamos dar início à Mensagem 11, cujo título é A Caminho de Jerusalém. Aleluia! Vamos andar junto com o Senhor nessa viagem? Ele decidiu ir à Jerusalém. Tudo isso já está planejado por Deus Pai. 

Em Mateus 16 vimos que O Senhor levou os discípulos ao sopé do Monte Hermon, que é Cesaréia de Filipe, e ali Deus Pai revelou o seu mistério, que é o Filho, e O Filho revelou o seu mistério, que é a Igreja. Ele disse que edificará a sua Igreja, logo, Ele precisa de uma Igreja edificada para fazer frente ao inimigo. Contudo, para dar andamento a esse plano, algumas etapas são necessárias. 

Mateus 16:21 

Era necessário ir para Jerusalém. Até então O Senhor estava na região da Galiléia, onde era conhecido como o nazareno. Após isso, Ele mudou para Cafarnaum e estabeleceu lá sua casa. Também trabalhou nas regiões cruzando o Mar da Galiléia. Porém, agora, é chegada a hora de ir para Jerusalém. É chegada a Páscoa, e os judeus comemoravam as festas três vezes ao ano como cumprimento da lei de Deus no velho testamento. Todo varão tinha de comparecer em Jerusalém três vezes ao ano. A primeira festa era a Páscoa, a segunda era a festa de Pentecoste, e a terceira a festa dos Tabernáculos. 

O Senhor precisava ir para a primeira festa em Jerusalém. Por isso Ele planejou sua ida. Depois de chegar a Jerusalém havia outra etapa para ser cumprida, sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e escribas. Após isso, a terceira etapa é ser morto. A quarta etapa é a ressurreição, ser ressuscitado no terceiro dia. Não tem como pular etapas. Nós mesmos temos que passar por etapas. Se queremos a ressurreição precisamos passar pela morte. 

Tem gente que sabe que precisa morrer mas fica adiando a morte espiritual. Quanto mais a gente adia a morte, mas adia a ressurreição. Se O Senhor falou que você precisa morrer, morra. Quanto mais cedo a morte, mais cedo teremos a ressurreição.

Lucas 9:51 

O Senhor estava focado no cumprimento da missão que Deus tinha dado a Ele. Jesus estava certo de que devia ir para Jerusalém. Ele não desistiu, não adiou. Ele tinha uma intrépida resolução. 

Lucas 9:53 

“Decisivamente ia para Jerusalém.”. Não era fácil passar por isso, mas era preciso ir pois Ele estava fazendo a vontade do Pai. Talvez nosso pensamento é adiar o sofrimento para não passar pela dificuldade agora. Mas Jesus submeteu sua vontade à vontade do Pai. Tudo isso pois Deus queria a edificação da Igreja. Era necessário que Jesus passasse por todo esse processo. 

Na viagem até Jerusalém muitas coisas aconteceram. Jesus aproveitou para tratar e falar muitas coisas aos discípulos. 

Lucas 10:25-30 

Estamos aqui para herdar a vida eterna e o Reino dos Céus. O intérprete da lei sabia, mas o problema era fazer. Faça isso e viverás. Nós devemos praticar os mandamentos do Senhor. O primeiro é amar O Senhor nosso Deus com toda nossa força, toda nossa alma, todo nosso entendimento e todo nosso coração. O mandamento que complementa esse é amarás o teu próximo como a ti mesmo. Nosso problema, até mesmo na vida da Igreja, é no segundo mandamento. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 

Se a gente quer edificar a vida da Igreja e participar da edificação, o segundo item é extremamente crucial, senão não será possível edificar a Igreja. Você se ama? Seja sincero. Da mesma forma como você se ama você deve amar ao próximo. Porque você se ama e deseja mal para o outro? Você se ama mas é indiferente com o outro? Isso não é amar o próximo como a si mesmo. É certo que temos o amor vertical para com Deus, que é a urdidura. Mas o tecido não é feito só de urdidura, também precisa das tramas, que são horizontais. Quanto você tem urdidura e trama assim você tem o tecido, assim você tem a edificação da Igreja. 

Por isso é importante saber costurar a trama. Muitas vezes eu vejo irmãos e irmãs que amam O Senhor demais, mas tem dificuldade de amar os outros. Na vida da Igreja se você entra no seu quarto e se enche da glória de Deus o próximo passo é se encher de amor para com os seus irmãos. Essa é uma advertência para nós mesmos. Temos de amar o próximo como a nós mesmos. 

No Ceape aprendemos a amar a nós mesmos e amar também os outros. Aprendemos amar a Deus e amar o próximo. Levar esse evangelho que é um bem para os outros. Se você não tem isso aqui está essa chance. E segundo, nossos colportores dinâmicos eles saem para as ruas não por interesse próprio, mas porque amam a Deus. Ontem o irmão Pedro disse que Deus é a fonte do amor e doador do amor, e nós somos receptores desse amor. Quando encontramos o próximo passamos esse amor que recebemos para ele. 

Nossa relação é de amor ao Senhor e amar ao próximo. Olhe para o seu lado, esse é o seu próximo. Na sua família, quem é o seu próximo? Sua esposa, seu marido e seus filhos. Na vida da Igreja precisamos transferir esse amor para todos os irmãos. Sem esse amor fraternal não podemos prosseguir. A vida da Igreja é se envolver e se comprometer. Oh Senhor Jesus! Espero que daqui para frente haja uma mudança em nossa vida da Igreja. Em todo lugar precisamos viver a vida da igreja. Isso é para a edificação que nosso Senhor tanto deseja. 

Lucas 10:30-37 

Quando a gente sai de Jerusalém para Jericó estamos descendo. Tanto o sacerdote como o levita saíam de Jerusalém. Eles são da religião judaica, então O Senhor que mostrar que a coisa tá tão formal que está frio o negócio. O relacionamento entre eles e os cuidados por eles são muito frios. Frio a ponto que o sacerdote que tem a função de cuidar dos outros passou de largo. Depois o levita também, mesmo sendo servo do povo de Deus. Ninguém se preocupou com esse homem semi-morto.

Esse samaritano quer dizer que é natural de samaria. E Samaria sempre foi desprezada entre os judeus. Samaria é um povo misturado, um povo misto. Não é puro sangue. E por não ser puro sangue os israelitas desprezavam os samaritanos. Mas O Senhor fez questão de mostrar o samaritano aqui. Isso mostra que qualquer um de nós pode ser esse samaritano. Na vida da igreja nós devemos ter essa característica de ajudar os outros. Esse “compadeceu-se dele” é a mesma compaixão que O Senhor sentiu pelas multidões. Aquele sentimento entranhável, o splanchnon, de eterna misericórdia. Precisamos ter o mesmo sentimento. 

Essa hospedaria é a Igreja. Ou melhor, a Vida da Igreja. Nossos colportores dinâmicos contatam as pessoas na rua e elas geralmente se emocionam. Muitas vezes as pessoas têm problemas, por isso os colportores enviam essas pessoas para a rede de cuidado, enviam para a hospedaria. Precisamos estar preparados para receber as pessoas e cuidar delas. A Vida da igreja também cura. É importante ter essa rede de cuidados, vamos cuidar das pessoas. Esse samaritano deu dois denários a esse hospedeiro, e o hospedeiro pode ser qualquer um de nós. Nós temos responsabilidade e capacidade de cuidar uns dos outros. Esses dois denários são os talentos que O Senhor nos deu. Ele distribuiu esses dois denários para que cuidemos de alguém. 

Agora chegou a nossa vez, a vez da Igreja, de assumir o papel que O Senhor vinha fazendo, de cuidar das pessoas. Se você alguma coisa gastar a mais, eu te indenizarei quando voltar. Esse voltar é a segunda vinda de Cristo. O Senhor vai nos recompensar e nos dar o Reino de Deus. 

“Vai e procede tu de igual modo”. A Vida da Igreja é cuidar das pessoas. Precisamos aprender a como nos relacionar e cuidar um dos outros. A Palavra Profética amansa nosso coração. 

Lucas 19:11-24 

O Senhor já está mais perto de Jerusalém. Até ali O Senhor pregava para se arrepender pois estava próximo o Reino dos Céus, de modo que só iria chegar depois que O Senhor passasse pelo processo. Primeiro ir para Jerusalém ,sofrer nas mãos dos principais sacerdotes e anciãos, depois ser morto e ressuscitado no terceiro dia. Então gera a Igreja, e a Igreja é a realidade do Reino dos Céus. 

O homem nobre é o nosso Senhor, ele vai, porém vai voltar. Enquanto o Rei estava longe, confiou seus bens para os seus servos. O Senhor já foi embora e hoje é O Espírito. Chegou a nossa vez de negociar os bens do Senhor, seja pregando o Evangelho, colportagem dinâmica, colportagem por hora, tudo isso é negociar a mina. O Senhor vai voltar, inclusive fisicamente. 

Se você não sabe negociar essas minas, ao menos entregue para o banco.Vai render pouco, mas vai render. Esse banco é a vida da igreja. Quando os irmãos falam sobre o Avança Jovem e a Fábrica de Vencedores não é só para jovens. Na verdade é para jovens de até 80 anos. Isso é negociar as minas. Hoje a pregação do evangelho não se tornou tão fácil? Em qualquer lugar você pode dizer “Posso orar por você?”. 

Deus facilitou as coisas para nós. Principalmente para eu que sou de um talento. Isso é para estimular os que se sentem com talento. Hoje é a nossa vez. É a vez dos de um talento. Nunca foi tão fácil negociar o seu talento. Os de um talento tem que se levantar. Senhor Jesus! Para negociar seus talentos com essa facilidade toda você não precisa nem mesmo esperar o dia do Avança Jovem ou Fábrica de Vendedores, você pode orar pelas pessoas que ligam para você. 

Não vamos deixar que tirem de nós! Vamos negociar! 

Mateus 21:1-11 

Nosso Senhor é maravilhoso! Onipotente! Ele falou, é isso! Vai executar da maneira que Ele falou! Ele falou pelos profetas e a nossa parte é crer e executar! E as coisas dão certo! Quando os reis são coroados eles não montam em cima de jumentos, mas de cavalos. Até mesmo a mula é mais

alta e elegante que os jumentos. Mas nosso Rei é humilde. Ele entrou montado num jumentinho. Animal desprezado, cria de animal de carga. 

Na verdade, Jesus é mais do que profeta! Ele é Rei! Mas por aqui nos deixou uma coisa clara, que por onde Jesus ia tinha multidões, as multidões amavam o Senhor Jesus, mas os líderes religiosos não. Aonde o Senhor ia, as multidões se apertavam pra ouvir O Senhor. Jesus entrou em Jerusalém de uma maneira gloriosa em Jerusalém! 

Êxodo 12:1-6 

Jesus, como cordeiro da Páscoa, precisava ser examinado. A Páscoa começa no dia primeiro do mês, mas o cordeiro deveria ser imolado no décimo quarto dia. Então deveria guardar o cordeiro para Ele ser examinado! O cordeiro não poderia ter nenhum defeito! O Senhor Jesus é o cordeiro pascoal. Desse modo, o Senhor Jesus precisava também passar por esse exame. 

Mateus 21:23-27 

O Senhor Jesus foi aprovado pela primeira turma que o averiguou. 

Mateus 22:15-21 

O segundo grupo era dos fariseus e herodianos, que se juntaram apesar de serem opostos entre si, para irem contra O Senhor. O Senhor Jesus também foi aprovado na segunda parte. 

Mateus 22:23;29-33 

Os saduceus são aqueles que não acreditam na ressurreição.O Senhor afirma que há ressurreição. Após ouvir o que O Senhor disse, as multidões se maravilhavam. Na terceira etapa também não acharam nenhum defeito no Senhor. 

Mateus 22:35-46 

Agora os mestres da lei vieram provar O Senhor. O Senhor também fez outra pergunta aos mestres da lei e provou que O Senhor é filho de Deus, como está escrito! “E ninguém lhe podia responder palavras”. O Senhor calou a boca de todos os religiosos. Ele foi examinado e aprovado. Esse cordeiro é sem defeito, digno de ser imolado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *