Conferência Internacional M15 – Senhor, revela a mim a Tua glória

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 15. Senhor, revela a mim a Tua glória | Leitura Bíblica: Mt 17:1-8

Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos  diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 03/03/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.  

Boa noite amados irmãos, e amadas irmãs presentes neste auditório e os que estão nos assistindo  pela internet. O Senhor tem aberto Seu coração a nós, tem nos dados sua palavra, visão e  revelação. Nessa noite, Ele deseja nos levar a um degrau superior, a um alto monte com um  propósito, que é o de revelar a nós a Sua glória. Ao lermos os relatos do Evangelho sobre este  evento, podemos aprender muitas lições. Podemos ver os obstáculos que o inimigo levanta, os  problemas que estão em nosso interior, a reação do nosso ser natural frente às coisas que Deus  revela. São lições para nós e, especialmente, palavras de salvação.  

Mt 17:1-2; Lc 9:28-32  

Podemos ver aqui que o Senhor levou esses três discípulos para um alto monte. Não falou  para eles qual era a Sua meta. Jesus foi orar e levou esses três. Ele orava sempre. Queremos que  as coisas aconteçam? Desejamos ganhar revelação? Devemos orar. A transfiguração (v. 29)  ocorreu enquanto estava orando. Quando estamos orando, tendo comunhão com o Pai, algo  opera dentro de nós. Isso ocorreu com o Senhor e se manifestou.  

Vamos ler o v. 32 em outras duas versões:  

Pedro e seus amigos estavam dormindo profundamente, mas despertaram de súbito, e viram a  fulgurante glória de Jesus e os dois homens que permaneciam com ele. (versão KJA) 

Pedro e os que estavam com ele haviam sido vencidos pelo sono; despertando, porém, viram a sua  glória e os dois homens que estavam com ele. (versão Almeida 21) 

O Senhor tinha levado esses três porque desejava revelar a Sua glória a eles, mas isso iria ocorrer  por meio da oração. A transfiguração iria ocorrer durante a oração. Mas os três devem ter orado,  orado e acabaram dormindo e profundamente. A tática do inimigo: quando ele percebe que o  Senhor quer dar a você uma visão, uma revelação, o inimigo vai fazer de tudo para você dormir para que você não veja, não coopere com o Senhor.

Mt 26:38, 40-43

O Senhor Jesus estava precisando do apoio dos discípulos, mas eles estavam dormindo:  “Eu vou orar e quero que vigiem comigo”. Mas eles dormiram. Todas às vezes que o Senhor  necessitar de você, o inimigo vai atacá-lo, vai fazer você dormir. Quantos ainda estão dormindo  nesta noite? Estamos vivendo os tempos finais – é tempo de batalha, de edificação, de cooperar  com o Senhor para trazê-Lo de volta, então o inimigo vai fazer você dormir. 

Lc 9:30-36

Graças ao Senhor que os três despertaram de súbito e viram a fulgurante glória de Jesus.  Essa noite é noite para acordar!!! Que nessa noite, 100, 200, 500, 1000 e tantos irmãos acordem.  Deus quer revelar a você a glória do Senhor nessa noite, mas você tem que estar acordado. O  Senhor precisa de você, é o momento de cooperar com Ele. Quando o Senhor estava para partir,  os discípulos dormiram. Agora que o Senhor está para voltar, estaremos dormindo ou  acordado? Se você dormir, não verá a glória do Senhor.  

Moisés e Elias tipificam a Lei e os Profetas. Eles estavam falando a respeito da morte do Senhor  que estava para cumprir em Jerusalém. Moisés e Elias sabiam a importância da morte do  Senhor. Podemos imaginar o que eles estavam falando ao Senhor: “Senhor Jesus, está chegando  a hora; tudo o que você desejou vai se cumprir. A redenção se cumprirá. Você vai ganhar um povo,  um Corpo que é a igreja. tudo o que nós fizemos foi para esse momento.” Moises e Elias não eram  o fim, mas parte do processo. O fim é o Senhor.  

Rm 10:4; Gl 3:24; Mt 5:17 Gl 5:1

O “fim da lei” tem três significado:  

  1. Fim é propósito/meta: a meta da lei é Cristo (Gl 3:24). A lei nos serviu de aio para nos  conduzir a Cristo;  
  2. Fim é cumprimento: o Senhor cumpriu a Lei e os Profetas (Mt 5:17). Podemos imaginar a  alegria de Moisés e Elias;  
  3. Fim é término: não estamos mais debaixo da escravidão da lei, Cristo nos libertou (Gl 5:1).  

Lc 9:33; Mc 9:5-6  

Pedro disse “Mestre, bom estarmos aqui, então, façamos três tendas”. Em outras palavras: “aqui é  bom demais, vamos então fazer três tendas”. Tenda é para morar, Pedro queria permanecer ali.  Nesses dias estamos falando de edificação – não é hora de pensar em si, tem que pensar nos irmãos. Quando você pensa: bom é estarmos aqui. E os demais que ficaram lá embaixo? Bom  estarmos aqui é uma afirmação egoísta – só se importava consigo e não com os outros.  

Pedro estava colocando Moisés e Elias no mesmo nível de Jesus. No ponto de vista da edificação: não estamos aqui para fazer tendas para Moisés e Elias, mas para edificar a casa de Deus.  Pedro queria edificar tenda para os três, mas nós estamos aqui para edificar o Corpo de Cristo, a  casa de Deus. A própria Bíblia nos mostra que a fala de Pedro não é para ser levada em  consideração, porque Pedro não sabia nem o que estava falando. Se você não sabe o que dizer,  não abra a boca porque, do contrário, vai falar bobagem. Fale coisas que você tem certeza:  Jesus te ama, posso orar por você?  

Lc 9:34-36; Mt 17:5-8; Mc 9:7-8

Pedro falou bobagem e Deus fez uma intervenção. Vemos a nuvem que os envolveu e Deus falou:  “Este é meu Filho amado em quem me comprazo, a Ele ouvi”. Deus fala: “você deve ouvir só a  Jesus”. Depois de Deus ter falado, a ninguém viram senão a Jesus. Como você sabe que você teve  uma visão da glória? Quando você vê a glória, o resultado é ouvir só a Jesus e ver só a Jesus. Porque a visão da glória do Senhor é algo tão grande, majestosa que se impõe e nos conquista.  

Essa visão ocorreu depois da revelação de Cristo e a igreja (Mt 16), de que que as portas do Hades  não prevaleceram contra ela. Não podemos dar chance para o nosso natural, tal como Pedro deu  ao querer “ajudar” o Senhor.  

E o Senhor queria mostrar aos três quem vocês estão seguindo: o Senhor da glória. Quem estamos  seguindo nesta terra hoje? É o Senhor da glória. Ele é o nosso general que vai liderar as batalhas.  Você quando sai pra rua, está seguindo o Rei da Glória. Podem falar não para você, bater a porta  na sua cara, você vai desistir? Não, porque estamos seguindo o Rei da Glória. 

Sl 24:6-10  

Aqui fala de uma geração que busca a face de Deus. Quem pertence a essa geração levanta a  mão? Quem é o Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos. O Rei da Glória quer entrar em você hoje. Não somente estamos vendo o Rei da Glória, Ele entra em nós e nos leva para a batalha.  Estamos na luta contra o Hades, mas o Senhor é aquele que nos lidera. Se alguém perguntar  para onde você está indo? Pra glória. Se você tem essa visão do Rei da Glória, você segue firme,  luta, mas você vai sofrer. E aí, vai desistir? Meu sentimento é seguir o Senhor porque sei que Ele  vai me levar para a glória. Essa é a melhor escolha da minha vida: seguir o Senhor.

Mt 17:9-12  

Só quem está em ressurreição consegue compreender a glória, consegue ver essa realidade  porque a glória não é algo pra ver na carne, tem que ser no espírito, em ressurreição. O Senhor  estava falando: “eles também não me reconheceram, por isso vão fazer comigo o que eles  quiserem, assim como fizeram com João Batista”. Quando você não tem revelação de quem o  Senhor é, você faz do Senhor o que você quer. Ele não tem governo sobre sua vida, então, você  faz o que quer e faz Dele o que quer. Mas quando você tem a revelação de quem Cristo é, Ele  faz de você o que Ele quer. É o inverso. E o Senhor quer o melhor pra mim – quer me levar ao  reino, pra glória.  

Mt 16:21-23; Mc 8:31-32; Lc 9:22; Mt 17:22-23; Mc 9:30-32; Lc 9:43-45; Mt 20:17-19; Mc 10:32- 34; Lc 18:31-34  

Jesus Cristo começou a mostrar aos seus discípulos – isso quer dizer que Ele desejava revelar alguma coisa para eles, de que era necessário, mas esse necessário não era por causa Dele e  sim por nossa causa, porque se Jesus não passasse por isso não seríamos salvos, nem haveria  edificação. O Senhor, então, começou a ensinar-lhes a esse respeito.  

Os discípulos só prestaram atenção até o fato que Jesus iria morrer e não ao fato de que Jesus iria  ressuscitar. Os discípulos não compreendiam – que negócio é esse de morrer e ressuscitar –  mas eles tinham medo de perguntar para o Senhor. Quando perguntamos alguma dúvida? Todo  mundo fica em silêncio. O homem gosta de se esconder. Se você não compreende, pergunta,  pois, se não você acaba perdendo a revelação por vergonha e o prejuízo é seu.  

Baseado nesses versículos que lemos, vemos que o Senhor falou claramente que iria morrer e  ressuscitar. Ele morreu daí os discípulos ficaram muito tristes. Então, sabendo que o Senhor  ressuscitaria no terceiro dia, teve algum discípulo que falou de ir lá na tumba no terceiro dia? Não,  por quê? O Senhor não disse claramente? Esse é o perigo de ouvir só pela metade.

1 Pe 1:6-8  

Quem está sofrendo hoje levanta a mão? Todos sofrem, mas esse é o fim? Isso vai redundar em  que? Louvor, glória e honra. É assim que nós devemos ver as coisas – por completo e não pela  metade.  

Dias atrás o irmão Pedro leu 1 Pe 1:10-11 eu recebi bastante luz: “dar testemunho sobre os  sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam”. Vemos primeiro sofrimento e  depois glória. Fomos chamados para a edificação. É fácil andar sozinho, mas para andar com  os outros precisamos morrer, precisamos da obra da cruz, do sofrimento. Você vai desistir?  

Deus sabe qual irmão ou irmã colocar do seu lado. Você diz: “Deus, pode colocar todos, menos  esse irmão. Com esse irmão eu vou morrer”. E Deus diz: “é isso mesmo, morra que quando você  ressuscitar, você vai ver como esse irmão ou irmã é uma benção”. Diga ao seu irmão: você é uma  benção. Servir junto com os irmãos aprendemos demais, mas tudo resultará em glória. Eis a  importância de vermos por completo: temos sofrimentos, mas também temos glória.  

Fp 3:8-11

Paulo era alguém que seguia o Senhor. Quando nós temos revelação do Senhor, nós  descobrimos a coisa mais preciosa do universo: que é o meu Amado Senhor. É o maior tesouro.  E se eu comparo qualquer coisa com Cristo, vou escolher Cristo. 

Nas tribulações, no convívio com os irmãos, no meio dos problemas de relacionamento, se a cruz  operar em nós, vamos ganhar Cristo. Haverá edificação.  

Considero como refugo [esterco] para ganhar a Cristo. comparado com Cristo, qualquer outra coisa  é esterco. No passado compartilhamos: quando você joga fora esterco, você chora? Se nós temos  visão de quem Cristo é, todas as outras coisas são esterco.  

Preste atenção na ordem que está no v. 10 – aqui há uma alteração de ordem. A ordem natural  dos fatos seria: para o conhecer; conhecer seu sofrimento conformando-me com Ele não sua morte  e o poder da sua ressurreição. Mas o que Paulo nos mostra aqui é uma questão de visão e é ela  que nos conduz a passar por isso: eu preciso conhecer o Senhor – ver o Rei da Glória; conhecer o  poder da ressurreição – e, quando você conhece tal poder, não tem mais medo, nem do sofrimento  nem da morte.  

Com a visão do Rei da Glória que nos guia, nos conduz e nos lidera na batalha, temos medo?  Passaremos por dificuldades, vamos entrar na morte, mas vamos ressuscitar porque conhecemos  o poder da ressurreição. Querem seguir a frente sem medo? Sim. Quem é o seu Senhor? O Rei  da Glória. E onde está esse Rei da Glória? Em mim. Levantai-vos, ó portas vossas cabeças.  Levantai-vos ó portais eternos – significa portas que tem esperado por longo tempo a vinda desse  Rei. Ele é o Senhor dos Exércitos, Ele vai nos liderar nessa batalha. Nós vamos para a glória!!!  Amém.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *