M26 – Saiu Imediatamente a Negociar os Talentos

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo – São Paulo, em 01/05/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Chegamos a mensagem de nº 26 que vai abordar a parábola dos talentos, a qual finaliza a sessão que o Senhor Jesus deu como resposta a uma pergunta dos discípulos. No final do Capítulo 23 de Mateus, pela rejeição dos líderes dos judeus, O Senhor saiu do templo e de Jerusalém, e eles apenas iriam vê-lo em seu retorno. Tendo Jesus saído do templo, os discípulos mostraram a Jesus a construção do templo, posi estavam muito impressionados, e assim lhes disse “Não vedes tudo isso? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”.

Mt 24:3

Jesus respondeu a pergunta dos versículos em 3 sessões. A primeira delas para os judeus, do versículo 4 de Matues 24 até o versículo 31. Desse versículo em diante, até o Mt 25:30, é a sessão da reposta de Jesus para a igreja. Qual o sinal que temos sobre a chegada do fim dos tempos? É a parábola da figueira. Mt 25:31 até Mt 25:40, é a sessão sobre os gentios e as nações.

Com relação à igreja, termina com a parábola dos talentos, e a respeito da vinda do Senhor, Deus deu para nós a parábola da figueira. O que acontece com a Igreja é o que leva a acontecer com o mundo.

Mt 24:14

A pregação do evangelho do Reino pela igreja é que determina o fim. Conforme O Senhor vem nos revelando sua palavra, e a igreja obedecendo, as coisas vão acontecendo na esfera espiritual, e por consequência, os acontecimentos do mundo. Tudo que nós recebemos de revelação na Palavra, no mundo ocorre alguma coisa. A Parábola da Figueira nos dá indícios da volta do Senhor, mas nós é que puxamos os acontecimentos.

A fidelidade da igreja em edificar a Igreja, em pregar o evangelho, em cuidar das pessoas, e gerar um lugar de descanso para Deus, que ainda não está pronto, é que trará o fim. Quando a Igreja cumprir a sua missão, o fim virá. O fim aqui é a chegada da grande tribulação. Então vamos trabalhar e pregar o evangelho para não estar aqui. Tudo isso para que seja possível a vinda do fim.

Israel sem Jerusalém não tem muito significado, porque Jerusalém foi o lugar que Deus escolheu para por o seu nome. Foi o lugar que Deus escolheu para juntar todas as 12 tribos. Sem Jerusalém Israel não tem muito significado. O templo para Israel significa a presença de Deus, e o Reino de Israel é um reino governado por Deus. Apesar de Jerusalém já ter sido resgatada, falta ainda a resconstrução do templo. Essa pressão para a reconstrução do templo vai exponencialmente se tornar maior.

Se o templo se reconstruísse hoje, era capaz de desencadear uma guerra mundial. Mas não está longe, vai surgir um homem que será capaz de realizar essas negociações e uma aliança para que o templo se reconstrua. Esse homem vai fazer uma aliança de 7 anos, que será quebrada na metade. Após o rompimento dessa aliança, vem o fim, a grande tribulação. Quando o homem fizer essa aliança teremos poucos anos para a vinda secreta de Cristo. Portanto irmãos, não está longe. O que cabe a nós fazer é sermos vigilantes. Depos que O Senhor fala da parábola da figueira, ele nos diz para vigiar.

O mundo inteiro vai estar entorpecido com a vida cotidiana, como nos dias de Nóe. Quando veio o dilúvio pegou todos de surpresa. A vinda secreta de Jesus vai pegar muitos de surpresa, mas não a nós. Com isso, como vigiar?

Mt 24:45

O servo fiel cuida dos seus conservos. Você está pregando o evangelho? Fazendo colportagem? Você está trazendo e cuidando desses contatos? Você deve dar alimento na hora certa para as pessoas que O Senhor confiou para você. Se você estiver alimentando fielmente essa pessoa que O Senhor te confiou você será vencedor.

Vigiar hoje é manter as lâmpadas acessas. O seu espírito foi acesso no dia que você recebeu Jesus como salvador. Você hoje é um filho de Deus, e tem uma lâmpada acessa em seu espírito hoje (Pv 20:27). Contudo, todas as virgens da parábola tinha lâmpadas acessas, a diferença foi o azeite na vasilha, a reserva de azeite na vasilha. A vasilha é nossa alma. Precisamos permitir que o Espírito de Deus venha saturar, permear e abastecer a nossa alma. Nossa mente, vontade e emoção precisão receber a saturação do azeite para serem transformadas.

O Espírito de Deus é o próprio Deus. Deus hoje habita em seu espírito.

Rm 8:9-11 Rm 8:6

Quando você recebeu Jesus como seu salvador, O espírito de Deus passou a habitar no seu espírito. Mas não faça do seu espírito um quarto de hóspedes onde você tranca o Senhor lá. Você precisa convidar O Senhor que está hoje em seu espírito entrar em todos os cômodos de sua casa. Deixa o Senhor entrar em sua emoção, em sua vontade. Convide-o. A sua mente tem o poder de decidir onde sua alma vai se inclinar. Se a sua mente e os seus pensamentos se inclinam para a carne, você vai receber morte.

Mas se você inclinar sua mente para o espírito você vai receber paz. O que ocupa o seu pensamento todo dia? Então você inclina sua mente para a carne. Até o dia da sua salvação, você só viveu na carne, é um hábito. Mas depois que você recebeu o Senhor Jesus, você precisa aprender a viver de outra maneira, colocando a mente no espírito. O espírito humano é o quarto de hóspede, O Espírito de Deus está lá. Você precisa inclinar sua mente para o seu espírito para convidá-lo a entrar no resto de sua casa.

O Espírto de Deus como azeite vai transformar sua alma. Assim ele vai transformar sua alma e habitar em sua coração. Seu coração vai se tornar Seu lugar de habitação.

Rm 8:14

Não seja apenas filho de Deus nominalmente, mas seja filho de Deus com realidade. Todo o que é realmente filho de Deus é guiado não pela carne, mas pelo espírito. Se você procurar colocar sua mente no espírito você será guiado pelo Espírito de Deus. Você terá a realidade do Reino de Deus assim como as virgens prudentes.

Como você pode inclinar sua mente para o seu espírito? Zacarias 4 nos deixa claro! Fazendo com que a palavra profética entre em você. O azeite verte e você começa a fazer parte da vasilha. O azeite vai primeiro para essa vasilha, que é formada por aqueles que amam a palavra, que tem amor reverente à palavra. Não aqueles que ouvem apenas uma vez, mas que ruminem, até que seja Deus falando naquela pessoa.

Não seja um cristão superficial. Sejamos um cristão que ama a vinda do Senhor. Quem ama a vinda do Senhor quer apressar sua volta. Esses entendem que a palavra de Deus é que faz toda obra de Deus.

Mt 25:14

Esse homem em grego é “antropos”. Jesus, apesar de ser Deus, não reinvidicou o ser igual a Deus.

Filipenses 2:5-8

Ele é Deus, mas para nos salvar não se apegou à sua posição de Deus, antes se esvaziou, sendo reconhecido em figura humana “antropos”. Estamos falando a respeito não de Jesus como Deus, mas quando ele se esvaziou, se humilhou e se tornou um homem.

Esse homem é o Rei do Reino dos Céus, que é a sua igreja, através da semente do Reino. Como Deus ele se esvaziou, e como homem se humilhou, até a morte. Se O Rei do Reino tomou essa postura, nós, como cidadãos do Reino precisamos tomar essa postura. O Reino dos Céus não é dos poderosos, dos capazes, mas dos pobres em espírito, de espírito contrito e arrependido. Vamos manter essa postura até o fim de nossas vidas, nunca nos orgulhando, nunca nos ensoberbecendo.

Mt 16:21 Mt 17:22 Mt 20:17-19

O Senhor disse três vezes para os seus discípulos que era necessário tomar o caminho da Cruz. Por ele, não iria para Jerusalém, mas se ele não morresse e ressuscitasse, não haveria salvação nem redenção. Ir para Jerusalém era para sofrer, ser recebido com hostilidade. Em todas as vezes O Senhor estava na posição de “antropos” como Filho do Homem. A conspiração para matar Jesus foi pelos líderes Judeus, e os Judeus O entregaram para os gentios para matarem e escarnacerem Jesus. O Filho do homem, como homem, precisava se ausentar do País. Por que era necessário Jesus morrer?

João 19:34

Da mesma forma como do lado de Adão Deus tomou uma costela e edificou a costela numa mulher, do lado de Jesus Deus também tirou uma coisa para edificação da Igreja. Deus tirou sangue e água. Sangue para a redenção.

João 1:29, Ef 1:7, Cl 1:14, Hb 9:22, Rm 3:24

Era necessário que Jesus sofresse e fosse morto e crucificado para que fôssemos redimidos e também justificados perante Deus. Só podemos estar na presença de Deus por causa do sangue de Cristo. Nenhum injusto pode permanecer na presença de Deus. Mas não saiu apenas sangue, mas água do lado de Jesus. A água é para a dispensação da vida de Deus.

Jo 3:3-5 Ef 5:25-26

Só tem jeito de salvar o homem, nascer do espírito, que é nascer da água. Esse nascer “de novo” é nascer do alto. Não mais da terra, da carne. Desse modo, para edificar a igreja e gerar a igreja precisamos de Ef 5. Jesus se entregou a si mesmo para a igreja, para que ela se santificasse. Temos muito ainda da natureza do velho homem, Deus quer nos mudar de natureza, colocar a natureza santa em nós! Deus está nos santificando! Cada dia que passa mais elementos da nossa natureza estão sendo santificados por Deus. Deus nos santifica pela lavagem de água pela palavra. A palavra trás o espírito, a palavra profética traz o azeite. A palavra faz a obra de Deus entre nós. Tudo isso para apresentar a Igreja pronta para casar-se com Ele. A Igreja Gloriosa, sem mácula nem ruga, porém santa e sem defeito. É isso que Deus está fazendo conosco, e esse processo tem que terminar.

Jo 13:31-38, Jo 14:1-2, Jo 14:11, Jo 14:16-17, Jo 20:19-21

Jesus precisava ir. Ele precisava morrer. Essa morte é o homem se ausentando so país. Como so discípulos ficaram triste com essa ida de Jesus, ele disse aos discípulos para não turbar o coração. Ele foi, por meio de sua morte, preparar lugar para nós. Ele morreu na Cruz, mas voltou, por meio da ressurreição, para levar os discípulos para Ele mesmo! Era necessário Jesus morrer para receber Jesus nEle mesmo, pois Ele estava no Pai. Os discípulos não poderiam estar no Pai diretamente, mas estando no filho poderiam estar no Pai. Jesus morreu para ENTRAR NO HOMEM POR MEIO DA FÉ, e o LEVAR ATÉ O PAI, dando vida e habitando no homem. Além da redenção, a morte de Jesus era para dar fim ao velho homem.

O outro consolador é o espírito da verdade. Esse espírito era o próprio Jesus depois de passar pela morte e ressureição, e estaria para sempre conosco. Esse Jesus hoje está em forma do Espírito da Realidade, assentado ao lado do Pai e também entre nós. Depois da morte o corpo de Jesus foi transfigurado, não era mais matéria, apesar de ainda poder ser tocado. Jesus entrou nos discípulos no dia de pentecostes por meio do sopro, os discípulos receberam o Espírito Santo para dentro deles e desceram sobre eles. Nesse dia foi gerada a Igreja publicamente.

Atos 1:4,8 Lucas 24:47

A igreja precisa receber o Espírito como poder para fazer a obra de Deus. Pregar o Evangelho.

Mt 25:14

Os bens do Senhor são os homens. O Senhor entregou os seus bens para o seu filho executar. O Filho morreu e gerou a Igreja mas esse negócio ainda não está pronto. O Filho entregou para nós esses bens. Conforme a capacidade dos servos da última hora, O Senhor vai distribuir esse bens. Nossa capacidade é nossa capacidade inata constituída pela criação de Deus e nosso aprendizado. Uma parte de nossa capacidade vem pela criação de Deus, outra parte pelo nosso aprendizado. Quanto mais humildes somos mais aprendemos. Vamos ter a humildade de aprender.

Vamos aproveitar todas as oportunidades para aumentar nossa capacidade. Vamos aumentar esse vaso. Aproveite irmãos, que tudo na vida é aperfeiçoamento. Na Igreja tudo é para aperfeiçoar. Os serviços na Igreja é para nos aperfeiçoar. Vamos nos abrir, se eu não tenho capacidade eu preciso me agregar das pessoas que podem me ajudar. Vamos aprender a pedir ajuda. Incluir mais pessoas. A capacidade do homem é para dar suporte a Deus. Deus não precisa do homem como combustível, mas apenas como suporte, assim como a sarça. A sarça não é capaz de fazer a obra de Deus, mas o fogo sim.

Ter disposição de ser aperfeiçoado para servir com eficiência cada vez maior.

Toda a nomenclatura da parábola dos talentos é uma nomenclatura de negócios. “Confiar os bens”, “negociar”, “ajustar as contas”. Você precisa entender irmãos que estamos envolvidos nos negócios de Deus! Aquele que recebeu cinco talentos saiu IMEDIATAMENTE para negociar com os banqueiros, e ganhou mais cinco. O negócio de Deus não é teórico, é um negócio! A edificação da igreja é um negócio! Temos que dar lucro pro Senhor! A mulher virtuosa não ficava teorizando o dia todo em casa, ela fazia lã, linho. Ela era uma mulher de negócios e dava lucro!

Mt 13:45

Temos que deixar de lado esse negócio de teologia. No tempo da Igreja em Filadéfia não é teologia, mas é dar lucro. Vamos para as ruas, trazer as pessoas para edificar a igreja. Está na hora de dar fruto para O Senhor! Vamos edificar essas pessoas junto com O Senhor! A ênfase na parábola das 10 virgens é fazer com que o espírito permeie a nossa alma, mas na parábola dos talentos é que fruto, que lucro e que tipo de obra vamos dar ao Senhor.

O Senhor quer fruto.

Is 55:10

Deus manda a chuva para dar fruto e dar alimento ao homem. Quando Deus manda a palavra também é para dar frutos, para prosperar naquilo em que Deus a designou. Vamos encarar essa responsabilidade que recebemos do Senhor. Não é meramente falar palavras bonitas, mas produzir uma coisa real para O Senhor. Vamos sempre buscar ser aperfeiçoados e nos capacitar, vamos pedir ajuda. Tudo isso para que O Senhor nos use mais ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *