Conferência Internacional M07 – A Igreja, o Corpo de Cristo

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na Conferência Internacional, realizada  na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos  em 04/09/2022. Texto não revisado pelo autor. 

Ef 1:16-18 

Na mensagem anterior, terminamos nos versículos 16-18 de Efésios 1. Para conhecer a esperança  que Deus tem por nos chamar e o que Ele quer fazer para obter posse de nós como Sua herança  é necessária muita riqueza de Sua glória, pois Ele deseja encher-nos com Ele mesmo, o Pai da glória.  

Quando chegarmos à plenitude dos tempos, Deus obterá uma nova criatura por meio de nós,  casulos para entes espirituais que estão sendo gestados em Sua igreja. Nesse dia da revelação  da glória de Deus, toda criação será liberta do cativeiro da corrupção. A última etapa a ocorrer  para o nascimento do ente da glória é a redenção de nosso corpo; quando Deus encher nosso ser  tripartido de glória.  

Ef 1:19; 2 Cr 20:1-6,12-21,25-27 

O poder de Deus é infinito, Deus é onipotente. Somente pela ressureição de Cristo, e pelas  bênçãos espirituais que nos foram disponibilizadas, conseguimos ter acesso a esse poder.  Hoje nós podemos acionar em nosso espírito, pela fé, o poder de Deus! Por isso o “Posso orar por  você?” funciona, pois quando você crê na palavra e pratica, você aciona o poder de Deus.  Dessa forma, saímos com poder para fazer a obra de Deus. Creia na palavra! Use esse poder! 

Na mão de Deus estão a força e o poder, e com eles não há quem possa nos resistir. Mas como  usar esse poder? Em nós não há força, assim como a igreja em Filadélfia, porém os nossos olhos  estão postos em Deus! A guerra em que estamos envolvidos não é nossa, essa peleja é de Deus,  nós somente precisamos tomar posição e crer na palavra, não precisamos depender de nossa 

própria capacidade. Não precisamos ser fortes, mas somente ter fé e crer na palavra dos profetas. 

1 Ts 2:13-14; At 2:22-24 

Quem creu na palavra do apóstolo Paulo como palavra de Deus realizou a obra do Senhor. Basta  tomarmos posição que a palavra faz a obra!

Qual a diferença entre força e poder? Poder é o potencial energético, é a capacidade de armazenar  energia, como uma barragem de usina hidrelétrica, que represou muita água a uma altura elevada.  A água represada tem o potencial energético – esse é o poder da barragem. Todavia, esse poder  não consegue me ajudar em casa, esse poder precisa ser transformado em força para chegar como  energia elétrica em minha casa. A água cai da altura elevada, gira a turbina e cria energia elétrica,  que pela linha de transmissão para chegar à minha casa – o poder se transformou em força que eu poderia usar. O poder não é usado diretamente, porém posso usá-lo quando o poder se transforma  em força, e a força consegue realizar o trabalho.  

Outro exemplo seria o de um carro: o motor é o poder, ele tem potência, que utiliza gasolina e ar  para realizar combustão. Somente assim é possível usar esse poder e exercer força nas rodas, e  assim o carro anda, ele realiza um trabalho. A palavra profética é nosso combustível! Os  colportores vivem toda hora com esse gás pois estão no espírito, imersos na palavra. Todos nós  também podemos ter essa experiência de viver no espírito, estar imerso na palavra, pregar o  evangelho, praticar colportagem por hora, participar da rede de cuidados. Na igreja nós  conseguimos executar o trabalho pela eficácia da força do poder de Deus.  

O manancial profundo de Deuteronômio 8 representa nosso Deus, cheio de riqueza, potencial,  porém ele está debaixo na terra, enquanto o homem está acima dela. Mas Jesus veio à terra, e  criou um canal de comunicação entre o manancial e a superfície – Ele se tornou uma fonte que jorra  a própria vida de Deus como graça na Terra; Ele se tornou o Espírito para ser acessível a todos  na Terra em todas eras! A fonte se tornou um ribeiro, de fácil acesso a todos. 

Cristo entrou em nós, e dentro de nós fluem rios de água da vida! O potencial do manancial profundo  é disponível a todos por meio do espírito dentro de nós. Não tranque esse fluir de dentro de você! Vá até as ruas, ore pelas pessoas, leve Deus a elas! 

O poder de Deus é imensurável – é o mesmo que Deus exerceu em Cristo para o ressuscitar dentre  os mortos. Para nós, basta ligar a chave da fé para acessar esse grandioso poder! 

Rm 1:3-4; At 13:33-34; Mt 28:18; Ef 1:19-21 

Jesus estava na eternidade com o Pai, mas veio a ser homem, que ainda precisava ser admitido  por Deus como filho Dele. Quando Jesus teve sua obra aprovada, Ele foi ressuscitado e gerado  Filho de Deus! 

O homem Jesus, aprovado por Deus e gerado Filho primogênito de Deus, foi elevado às alturas  para o ponto mais elevado do universo – para as regiões celestiais, onde assentou à direita de Deus,  lugar de maior prestígio. Pelo poder de Deus, Cristo recebeu toda autoridade no céu e na terra,  acima de todo principado, potestade e domínio.  

  • Principado – Entre os serem angelicais há aqueles que possuem posições de príncipes, eles  têm um território e governam como tal. 
  • Potestade – Pode ser traduzida como autoridade; autoridade para exercer o poder oficial.
  • Domínio – É a supremacia em governar pelo poder. 

Todas as autoridades estão debaixo de Cristo. Podemos ficar tranquilos, porque ninguém manda  mais do que Cristo. Na rua, na guerra, você vai encontrar dificuldade e muita oposição do inimigo, mas não desanime, nós temos Cristo, que está acima de todo principado, potestade,  autoridade e poder! Nada nos poderá fazer mal.

Estamos certos em quem temos crido. Ele está acima de tudo e todos! Não temam irmãos, Deus  possui miríades de anjos, e Ele envia alguns para guardar cada um de nós. Esses anjos acampam  ao nosso redor e nos protegem. Podemos sair às ruas com coragem, trazer pessoas para edificar  a igreja. Vamos, assim, trazer o Senhor de volta! 

Ef 1:22; Rm 1:4-5; Rm 16:26; 2 Co 10:3-6 

Com a aprovação de Jesus e Sua assunção para a direta do trono de Deus foi concluída uma etapa.  Todas as coisas estão debaixo de Cristo, porém elas ainda precisam ser encabeçadas, governadas  por Cristo. Quem vai executar esse trabalho? Nós, a igreja! Para isso, precisamos aprender a  crer e obedecer. 

A palavra que Deus dá aos apóstolos para falarem à igreja, visa ao exercício de fé na palavra pelos  santos. Quando cremos na palavra, o resultado imediato é a obediência. Deus precisa,  primeiramente, nos fazer sujeitar ao governo de Cristo. Se Deus não consegue governa Sua igreja, como Ele vai governar sobre todas as coisas? Se tivermos fé, seremos obedientes a Deus e à Sua  palavra. 

A palavra profética precisa ser recebida em fé para que possa ser executada pelo Senhor. A igreja  precisa primeiro ser submissa à vontade de Cristo. Não estamos servindo o Senhor no nível  terreno, tradicional. As armas de nossa milícia não são carnais – não é meu conhecimento bíblico  ou minha eloquência, mas são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Se formos insubmissos, 

atuaremos a nível terreno e não conseguiremos destruir fortalezas, sofismas e toda altivez. Quando  a igreja se submeter, Deus poderá colocar todas as coisas sob o governo de Cristo

Ef 1:23 

A igreja não é uma organização humana, uma instituição religiosa terrena. Ela é o próprio Corpo  de Cristo, um Corpo vivo que está na terra, porém que não pertence à terra. Ela é o produto final  de toda sorte de bênção espiritual que Deus nos concede. Nós todos somos membros vivos  desse Corpo, que são vinculados e edificados pelo mesmo sangue. Hoje, se eu for à Bahia,  Sergipe, Colômbia etc., sempre me sentirei em casa, pois somos um Corpo, no qual não há  rivalidade, competição. Somos todos membros vivos do Corpo! 

A comunhão na palavra promove esse sangue que circula em nós. A palavra profética é combustível para praticarmos a obra, e circulação do sangue que promove comunhão entre nós e Cristo. Todos  os membros, assim, vão cada vez mais se tornando um.  

Ef 4:11-16 

No corpo, alguns foram concedidos apóstolos, profetas, evangelistas, mestres etc., mas não para  se orgulharem do poder que exercem sobre os outros, mas para aperfeiçoarem os santos para  a obra do único ministério: a edificação do Corpo de Cristo, a igreja. Nós todos estamos  fazendo essa obra, por isso não há competição entre nós.  

Somos todos membros, e precisamos crescer a partir de Cristo. Como isso é feito? Ao crermos na  palavra e a obedecermos, deixando-a fazer sua obra. Assim crescemos e somos cada vez mais  edificados uns com os outros, construindo o Corpo de Cristo, que não é edificado somente por um,  mas pela justa cooperação de cada parte. 

Ef 5:25-27; Ap 19:7-14 

Quando Deus encabeçar a igreja, Ele terá a base e os recursos para encabeçar todas as  coisas em Cristo. Quando terminar esse processo de encabeçamento, a igreja se tornará a igreja  gloriosa, que irá se unir a Cristo como noiva.

Nem todos os crentes farão parte das bodas do Cordeiro, mas somente os crentes que hoje se  dispuserem a ser encabeçados por Cristo, que por fé e obediência estão debaixo do governo de  Cristo fazendo a vontade do Pai. Estes serão arrebatados antes da grande tribulação. Almejemos ser os vencedores! 

O exército do céu de Apocalipse 19, que segue o Senhor, são os que, hoje, lutam na terra por Ele. Eles são a noiva que, após a união com Cristo nas bodas, lutará juntamente com Cristo  como um ente só. Nós, então, derrotaremos o anticristo e seus seguidores, derrubaremos a estátua  de Nabucodonosor, que representa o governo humano onde Satanás manda. A pedra que destruirá  a estátua (Cristo e a igreja unidos) se tornará uma grande montanha e será o reino eterno de  Jesus Cristo.  

Ap 20:7-14 

Após o milênio, Satanás ainda tentará seduzir as nações e lutar contra Deus, porém será derrotado  e jogado no lago de fogo. Nesse momento, toda desobediência e rebeldia será jogada no lago de  fogo. 

1 Co 15:24,28 

Quando a morte, o último inimigo for derrotado, não haverá mais nada que não esteja encabeçado  em Cristo, e assim Deus será tudo em todos. Maravilhoso! Esse é o destino que nos espera. Vale  a pena lutarmos por esse reino, para que a igreja esteja encabeçada em Cristo! 

E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo  principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja  posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte […]  Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se  sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 

(1 Co 15:24-26,28)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *