Conferência Internacional M15 – Apóstolo: Dispensador da Graça de Deus

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na Conferência Internacional, realizada na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 10/09/2022. Texto não revisado pelo autor.

A vida da igreja nunca mais será a mesma. Nós já estamos na reta final, por isso não voltemos mais ao que era convencional ou tradicional, mas sejamos guiados pelo Espírito, a fim de terminar essa era fazendo a vontade de Deus.

O Capítulo 1 de Efésios começa com o Deus do céu nos abençoando com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais, e o capítulo 2 termina com o que Ele quer obter: a habitação de Deus no espírito. E tudo isso acontecerá por meio da Suprema Grandeza do Poder de Deus, sendo possível pela nossa fé, quando nós cremos. Deus foi nos buscar na morte, estando nós mortos em nossos delitos e pecados. Ele foi nos buscar enquanto vivíamos perdidos, seguindo as inclinações de nossa carne, e éramos controlados pelo príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. Estávamos totalmente desencabeçados. Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, nos deu vida juntamente com Cristo e pela graça somos salvos!

Bastou crermos e Deus também nos ressuscitou juntamente com Cristo. Ele deseja criar e está criando sua obra-prima, a melhor obra de Deus. Na nova criação, a igreja como novo homem e família de Deus, casa de Deus e Corpo de Cristo, Deus está criando uma obra-prima. Deus deseja ainda tornar essa obra-prima habitável a Ele (Ef 2:22). Quando todos os membros estiverem encabeçados em Cristo, e Ele tiver enchido com Sua vida e natureza a todos os membros, então Ele terá uma habitação, um lugar de descanso.

Gn 2:1-3; Hb 4:1-13

Deus quer descansar quando terminar a nova criação. A nova geração do povo de Israel não havia entrado na boa terra de Canaã por causa da incredulidade de desobediência, mas nós, se obedecer e crer, entraremos. É extremamente importante crermos na Palavra que sai da boca de Deus (Hb 4:2-3). O Senhor, todos os dias, nos dá uma nova oportunidade de crer. Deus usou Josué, fez as doze tribos tomarem a terra e cada um tomou sua posse, então não deveria ter necessidade de outro descanso. Mas ainda existe um descanso, quando terminarmos o trabalho de edificação da igreja, que é o Corpo de Cristo e nos revestirmos do Novo Homem, e permitirmos que Cristo seja tudo em todos, teremos cumprido o que Deus sempre quis. Teremos edificado sobre a pedra angular, a igreja que Deus tanto deseja.

Estamos sendo cada vez mais ajustados e estreitamente edificados juntos. Por isso não podemos rejeitar ninguém. Quando isso acontecer, Cristo realmente encabeçará todas as coisas na igreja e Ele poderá voltar. Quando Cristo voltar, os vencedores poderão entrar no descanso de Deus, no milênio. O sétimo dia serão sete mil anos e reinaremos juntamente com Cristo. Hoje mesmo podemos entrar no descanso de Deus. Por isso não vamos desobedecer, nós não estamos mais nessa esfera. A Palavra de Deus não é doutrina ou teoria, mas é viva (Hb 4:12), não existe nada que fique oculto diante de Deus, tudo será exposto.

Ef 3:1; Gl 2:7-9; Rm 11:13; 1 Tm 2:7

A causa de que Paulo fala no versículo 1 refere-se a toda revelação que ele nos deu nos capítulos anteriores. Foi por isso que Paulo se tornou prisioneiro de Cristo Jesus. Paulo escreveu a carta aos efésios na prisão de Roma. E por que ele foi preso? Por causa da acusação dos judeus, da perseguição dos judeus. O comandante o salvou e o levou a Cesaréia, e os judeus tentaram o trazer de volta para Jerusalém para armar uma cilada e matá-lo. Por que tanto ódio contra Paulo? Por causa do evangelho aos gentios.

Se Paulo fosse politicamente correto, não haveria perseguição. Paulo foi fiel à pureza do evangelho. Ele não foi diplomático, não se importou com a perseguição. Ele tinha de ser fiel ao Senhor Jesus. Hoje não pode ser diferente, não podemos viver para agradar a homens, ser o queridinho e aplaudido por todos por não falar nada contrário ao que a multidão quer ouvir. Nós temos de ser fiéis ao Senhor.

Paulo até mesmo apontou o erro do apóstolo Pedro por ser fiel ao evangelho. Deus o havia designado para pregar o evangelho da incircuncisão (Gl 2:7). Deus havia encarregado Paulo a pregar o evangelho aos gentios, enquanto Pedro aos judeus, aos da circuncisão. Graças a Deus pela fidelidade de Paulo, pois é por meio da pregação do evangelho por ele que este alcançou toda a Ásia, Europa, Macedônia. Hoje, se o evangelho chegou ao mundo ocidental, foi graças a Paulo! E nós fomos beneficiados.

Jo 5:30, 36; 6:38-40; 7:16-18

Paulo se declara como prisioneiro de Cristo porque ele decidiu ser fiel a Cristo. Não prisioneiro de Roma, mas de Cristo. Cada palavra, ação e pensamento de Paulo não era de sua própria vontade. Assim como Cristo, quando vivia aqui na terra, era o prisioneiro da vontade do Pai (Jo 5:30). Quem não tem liberdade para fazer o que quer é prisioneiro. Quem não ensina e prega o que quer é prisioneiro. Jesus pregava o que o Pai queria. E hoje deve ser a mesma coisa, não temos liberdade em nós mesmos. Jesus nunca procurou Sua própria glória, mas sempre a de quem o enviou.

Ef 3:2; 1 Co 15:9-10

Paulo tinha uma responsabilidade que lhe foi confiada, chamada de dispensação, que em grego é “oikonomia”, a administração de um lar, do plano de Deus, o arranjo divino, para que a vontade de Deus seja cumprida. Essa é a dispensação, a economia de Deus da qual Paulo foi encarregado como um dispensador. A palavra dispensador, no dicionário, quer dizer: aquele que dispensa ou distribui, aquele que concede. Nós na igreja precisamos aprender ser dispensadores das riquezas de Deus. Deus tem muitas riquezas para Seu povo, toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais para o Corpo de Cristo, mas Ele precisa usar um canal. O apóstolo é esse dispensador da graça de Deus.

As riquezas de Deus têm sido dispensadas por meio da palavra profética. Todas as riquezas de Deus como graça tem sido dispensadas a nós. Só que existe um dispensador como canal e, graças a Deus temos muitos outros dispensadores que recebem essa dispensação e distribuem aos outros irmãos. A figura de Zacarias 4 ilustra essa dinâmica. Quem supre os dois bicos de ouro de azeite dourado são os dois raminhos das duas oliveiras. Os bicos de ouro representam o falar profético.

Deus está dispensando por meio de Seu dispensador. O que está sendo dispensado cai em uma vasilha. Essa grande vasilha são os muitos que amam reverentemente a Palavra, esses que fazem imersão na Palavra. São esses que recebem, desfrutam, ruminam, e deles saem sete tubos. Um tubo para cada uma das sete lâmpadas. Assim é que mantém a igreja com lâmpadas acesas.

Essa é a graça de Deus. Essa graça é toda a sorte de bênção espiritual que Deus nos abençoou. Junto com essa bênção vem o poder. Se hoje somos membros da família de Deus e da edificação é por causa dessa dispensação. Esse era o trabalho de Paulo, e deve ser o trabalho de todos os apóstolos. De um lado, ele era o dispensador da graça de Deus e, do outro, é a graça de Deus que trabalha nele! Assim não há cansaço!

Ef 3:3-4; Cl 2:2

Que mistério é esse a que Paulo se refere? Tudo que foi falado em Efésios 1 e 2. Em outras gerações esse mistério não foi dado aos filhos dos homens. Se é mistério de Deus só Deus pode revelar, se é mistério de Cristo só Cristo pode revelar.

Por isso, lá em Mateus 16 Jesus perguntou aos seus discípulos o que dizem o povo que Ele era. Alguns diziam João Batista, Elias, ou algum dos profetas. Essa era uma resposta sem revelação. Mas Pedro respondeu que Jesus era o Cristo, Filho do Deus vivo. E Jesus confirmou que aquilo havia sido uma revelação do Pai. Jesus, o Ungido de Deus edificaria o a igreja com vida.

O mistério foi revelado a Pedro pelo Pai. Então esse é o mistério de Deus. E o mistério de Cristo é a igreja como Seu corpo. É a família de Deus, a obra-prima de Deus. É fazer dos gentios e judeus crentes um só em Deus. É de edificar em um edifício sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas e ter como pedra angular e pedra de remate a Cristo. E no final, Deus terá conseguido, por meio desse ministério, terminar de executar o mistério de Cristo, que é o lugar de habitação de Deus no Espírito. Os apóstolos são os enviados e comissionados por Deus a executar o plano de Deus e gerenciar o Seu plano até finalizar a edificação da igreja.

Ef 3:6; Gl 3:14

Nós, gentios, quando cremos, somos admitidos juntamente com judeus crentes, para ser todos a herança de Deus e para herdar Deus como nossa herança. Quando Deus com o Espírito Santo da promessa nos selou, quando cremos em Jesus, ali está um sinal que os anjos veem que Deus marcou cada um de nós. Tem uma placa de patrimônio em nós invisível: “aqueles de propriedade de Deus”. Somos da possessão de Deus, propriedade particular de Deus e Ele quer continuar tomando posse de cada um de nós. E não quer fazer isso apenas uma vez, mas todos os dias, por dentro e por fora, até que sejamos Sua herança. E não apenas isso, o Espírito também é nossa garantia de que Deus é nossa herança.

O Espírito em nós hoje é uma amostra de Deus, da boa terra. A alegria inefável e cheia de glória que estamos sentindo é apenas uma amostra! E é por meio do dispensador que era Paulo, continuamente recebemos a graça de Deus a nós, e recebemos o próprio Deus vindo pela graça. Assim, nesse processo, tomamos posse de Deus gradualmente: mais experiência e maturidade, até sermos completamente saturados! Seremos introduzidos em Deus pela glória, imersos em amor, luz, justiça, alegria e paz. Nós que não tínhamos nada com Israel, com os patriarcas, mas ao crermos, fomos admitidos para ser coerdeiros da mesma promessa. Todas essas bênçãos e promessas podem ser resumidas em Gálatas 3:14, receber, pela fé, o Espírito prometido!

Ef 3:7; Rm 15:15-16; 2 Co 3:4-5, 4:7; Zc 4:6

O encargo de Paulo era servir os gentios como um sacerdote do evangelho para que a oferta deles fosse aceitável diante de Deus. E hoje fazemos o mesmo quando cuidamos das pessoas.

Se não houver transformação do poder calorifico que há em um combustível em força, não se movimenta um carro. O poder está no combustível, seja álcool, gasolina ou diesel. Se não transformarmos o poder em força operante, ele pode causar acidente.

Quando a combustão interna do motor, pela presença do combustível, faz o motor funcionar uma centelha, atinge a vela e há combustão e o motor carrega uma carga de toneladas. Mas se não há essa transformação, o motor não serve para nada. Quando começamos a usar o combustível, nesse caso a palavra profética, para transformar o poder em força, a explosão acontece! Paulo trabalhava dessa forma, transformando o poder em força! A força operante está no Espírito!

Deus Pai, em Dt 8, é um manancial profundo, mas se não alcançamos não serve da nada. Mas graças a Deus pelo filho, que traz o potencial de Deus para a terra. Cristo é a fonte. E em Jo 7.37- 39 Jesus exclamou: “se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Nesse momento Jesus ainda não havia sido dado. Mas em Ef 1 Jesus já havia ressuscitado e glorificado, e enviado para nós como Espírito! O Espírito prometido. O Poder de Deus se transforma em força operante em nosso espírito. Vamos usá-lo!

Não confiemos na carne, em nossa capacidade ou força. Tudo que tem acontecido na igreja nos últimos anos não é por mão humana, é sobrenatural! (2 Co 3:4-6, 4:7) A excelência do poder é de Deus e não de nós. O próprio Paulo se considerava o menor, do original: menos que o menor.

2 Co 11:4-5, 12:11

A palavra “tais”, no versículo 5, é como se dissesse: “a esses super apóstolos”. Mas não se referia aos apóstolos genuínos. Mesmo sendo menos que o menor, Paulo ainda era maior que esses apóstolos. Ele se referia aos que misturavam a pregação. Justamente na época de Paulo houve muita concorrência e mistura nas pregações, como atração para os irmãos ouvirem e se distraem com essas palavras. Alguns até introduziam em ensinamentos místicos. E mais para frente se tornaram heresias. E quando o povo não tem amor à palavra profética, o povo acaba se corrompendo.

Mas graças a Deus hoje as coisas viraram. O Senhor levantou a igreja em Filadélfia, mesmo com pouca força e sendo o pequenino rebanho, aprouve a Deus Pai dar a esse pequenino rebanho o Seu Reino. Para a igreja em Filadélfia Deus destravou os tesouros da palavra profética. E de fato, o que temos de mais rico hoje é a palavra profética, nos dando esperança de que o Senhor pode voltar em nossa geração! Nós temos amor reverente à Palavra que tem nos impulsionado a cumprir a vontade do Pai.

Ef 3:8-9; 1:10

Mesmo sendo o menor dos menores, Paulo ganhou a graça de pregar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. E falando que ele era o menor ele ainda queria nos encorajar! Cada um de nós pode ser um dispensador! Vamos para a rua para distribuir essas riquezas! Nós queremos manifestar, trazer à luz, a execução desse mistério: de encabeçar em Cristo todas as coisas no céu e na terra! O resultado de sermos dispensadores é levar todas as coisas ao encabeçamento de Cristo!

Ef 3:10-13

Executando esse mistério, pela igreja, Deus poderá exibir Sua multiforme sabedoria diante dos principados e potestades. Diante daquele que se orgulhou no passado e se corrompeu pela sua formosura e sabedoria, Deus quer mostrar que ele não é nada. Deus criou a cada um de nós com espírito e alma, cada um de nós é diferente e isso dificulta a edificação, os relacionamentos. Depois da queda isso ficou mais difícil ainda. Mas com as insondáveis riquezas de Cristo é possível! Dispensando essas insondáveis riquezas à igreja Ele pode tomar conta de nós! Mesmo assim, Deus não altera nossa alma, nós continuamos tendo as nossas características porque Deus quer usar nossas características para mostrar Sua multiforme sabedoria no resultado final.

Quando Cristo conseguir encabeçar a todos, sendo o grande maestro de todos nós, Ele regerá uma grande orquestra de milhões de instrumentos diferentes, sob o comando de um só regente. O resultado será uma sinfonia maravilhosa, como o universo jamais viu!

Então, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus será expressa! Aleluia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *