Conferência Internacional M20 – Andar na Verdade como o Novo Homem

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, realizada no Auditório da Igreja em São  Paulo (SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos, em 16/10/2022. Texto não  revisado pelo autor. 

Só podemos louvar o Senhor por tudo que tem ocorrido em nosso meio, todas as gerações estão  sendo ocupadas pelo Senhor. Temos três equipes na África que denominamos Valentes de Davi,  duas estão em Angola consolidando a obra lá, inauguraram um CEAPE e adquiriram uma van para  transporte dos ceapistas para a colportagem. Também iniciaram esse trabalho em São Tomé e  Príncipe. Quanto a nós, Região 8, juntamente com a Região 1, entramos na África do Sul e o Senhor  tem feito muitos milagres. Atualmente temos uma equipe em Moçambique viajando para Beira e  outra em Madagascar, consolidando a obra do Senhor. Portas também tem sido abertas em Timor  Leste, e irmãos de lá virão ser aperfeiçoados no CEAPE e PAC. Deus quer fazer grandes coisas  entre nós, Ele investiu em nós durante quarenta anos e não vê a hora de nos usar!  

Em todos os níveis sociais e etários, nós estamos movimentando e acionando todos os irmãos a  participarem da obra do Senhor. Vamos nos dispor, como um exército, para pregar o evangelho  do reino e resgatar as pessoas e trazê-los para a edificação do Corpo de Cristo.  

Sobre Efésios, não tenho outra coisa para dizer a vocês, senão que estou muito feliz pelo fluir desse  rio da graça! As bênçãos celestiais têm sido dispensadas a nós de graça! Nós homens não tínhamos acesso as coisas de Deus, de outra dimensão, da eternidade, e não tínhamos como  alcançar toda essa bênção. Mas por meio de Jesus Cristo, que se encarnou e viveu aqui na terra  como homem, hoje quem Nele crê recebe o Espírito e este é uma fonte a jorrar em nós para  sempre. Deus quer nos dar Sua graça que é Ele mesmo, com todas as Suas riquezas, vida e  natureza santa, seus atributos divinos: justiça, santidade, amor, luz, graça e verdade. Ele também  quer disponibilizar as virtudes humanas elevadas de Cristo e tudo está disponível nessa graça.  

O fluir da graça continua. Depois que Jesus morreu, ressuscitou e Se tornou o Espírito da realidade,  essa graça passou a fluir por Seus apóstolos e enviados. No dia de Pentecostes Pedro abriu a  boca e a graça fluiu por meio dele. Depois Deus usou o apóstolo Paulo, que se tornou o dispensador  da graça de Deus. Aqueles que recebem com reverência a Palavra de Deus, tornam-se um  vaso de Zacarias 4, que recebem dos dois bicos de ouro o azeite dourado e transmitem por sete  tubos, para alimentar cada uma das sete lâmpadas do candeeiro de ouro, que é a igreja, que passa  a ganhar vida! Hoje a igreja está alegre, cheia de atividades, funcionando e motivada por conta  desse grupo de dispensadores! E a igreja brilha e ilumina essa era. 

E hoje, como igreja, membros do Corpo de Cristo não podemos segurar essa graça. Não  podemos acumular e deixá-la parada. Cada um de nós, precisa ser um canal! Vamos deixar essa graça fluir de nós, quanto mais isso acontece mais crescemos e amadurecemos em vida! É isso  que tem acontecido em nosso meio. Esse rio não pode parar! 

A edificação do Corpo de Cristo é feita por todos os membros que funcionam. Assim a igreja  edifica-se a si mesma em amor debaixo do cabeça que é Cristo. Mas ainda tem mais uma tarefa  para a igreja. A partir do capítulo 4, versículo 17 de Efésios, vemos que Deus também quer fazer  de Sua igreja um Novo Homem! Para que a igreja seja Novo Homem precisamos ter uma mente renovada. Com nossa velha mente, dentro da caixa, tradicional, não conseguimos entender tudo  isso que o Senhor está fazendo. Precisamos nos renovar no espírito de nossa mente. Que é isso?  O nosso espírito hoje comanda nossa mente! Porque Cristo habita em nosso espírito, e quando Ele comanda nossa mente ela passa a funcionar da forma como o Senhor quer. Esse Novo Homem é criado para ser habitável segundo Deus. Ele já possui toda a natureza, vida e personalidade de  Cristo.  

Ef 4.24  

O Novo Homem é criado segundo Deus em justiça e santidade procedentes da verdade. Deus quer usar sua igreja como novo homem para restabelecer a realidade do universo. Que é a verdade,  e a realidade? Antes de Deus criar todas as coisas no universo, antes do físico, onde Deus estava  antes mesmo da criação, a realidade e a verdade era o próprio Deus porque só existia Deus. Hoje  tentam relativizar a verdade. Mas a verdade é uma só: Deus! Não existia outra coisa. Onde Deus  está, a verdade está. Onde há ausência de Deus ali não há verdade, mas apenas falsidade e  vaidade.  

Para a criação do homem Deus precisou criar tudo. Hebreus 11 relata que as coisas visíveis vieram  a existir por meio das coisas que não aparecem. As coisas invisíveis da esfera de Deus  produziram uma criação visível. Então essa criação visível é a sombra da realidade. Deus é realidade. Ele criou essa sombra da realidade, e dessa sombra Deus escolheu o homem, e por  meio do homem Deus deseja que o homem O escolha como vida! Deus então encheria esse homem  com Sua vida e natureza santa, trabalharia até encher esse homem de Sua plenitude e faria desse  homem Sua realidade a criação. Por intermédio do homem Deus encheria a Sua criação da realidade. Mas houve a rebelião de Satanás, e então a queda do homem. A partir da rebelião, o universo quebrou essa realidade. Criou-se vazios onde entraram engano, corrupção, pecado,  morte.  

O Senhor precisa restaurar isso, e será por meio da igreja! Por isso que Deus, fluindo esse rio da  graça, ele nos faz crescer, amadurecer, sermos edificados com os irmãos, e no fim o Novo Homem  estabelecerá a verdade e a realidade novamente. A verdade produz a justiça e santidade. Se dizemos que temos verdade, mas estamos em falta com a justiça ou a santidade não temos a  verdade. Por isso a situação do homem é caótica. Deus nos envia à rua para resgatar as pessoas  dessa vida de mentira!  

1 Tm 3.15  

A verdade é expressa por meio de nossos procedimentos e comportamentos, por meio do  nosso “andar”. A casa de Deus aqui pode ser tanto a casa quanto a família. E Deus é a própria  verdade e realidade. Pode a casa de Deus ser falsa? A casa de Deus deve expressar a realidade e a verdade de Deus. A igreja é a igreja do Deus vivo e membros vivos desse Corpo, coluna e  base da verdade. As colunas de um edifício são colocadas para sustentar a carga, se não tiverem  uma base sólida e resistente, elas não conseguem sustentar a carga. Hoje, na terra, quem  sustenta a verdade é a igreja. Por isso o nosso viver precisa expressar a verdade. E como podemos fazer isso? Com uma mudança de nosso comportamento? Por meros ensinamentos? 

Ef 4.20-21  

Aqui fala “aprender a Cristo”. É o próprio Cristo vivendo em mim, para que esse procedimento  aconteça comigo. Por isso que em Efésios 3:16, vemos que o rio da graça deve primeiro fortalecer  nosso homem interior, nosso coração. Permitir que Cristo habite em nós para que expressemos a verdade. Não é por meio de lições que mudaremos de comportamento. Cristo precisa assumir o  meu e o seu ser, e assumir a igreja. Não podemos entender os versículos 25 a 32 como mera  mudança por nosso esforço. Devemos medir o quanto ainda vivemos em nosso velho homem.  

Ef 4.25; Zc 8; Mt 19.28-; At 3.21; Rm 9.27  

Nós temos de ter a visão de que somos membros uns dos outros. Por que um membro mentiria para outro? Cada membro deve falar a verdade para que funcione direito. Se mentirmos, falta visão.  

Zacarias 8 é um capítulo que evidencia o desejo de Deus em restaurar Israel. Deus prometeu  restaurar Sião. Esta restauração ocorrerá no milênio, onde os vencedores reinarão com Cristo nos  lugares celestiais e não teremos mais corpo físico. Aqui na terra o remanescente de Israel será  salvo e chamado para participar da parte terrena do milênio. Serão sacerdotes para ensinar aqueles  da terra a adorarem a Deus.  

O povo de Deus tem de viver em verdade e em justiça. Além da edificação do Corpo de Cristo a  igreja também precisa assumir essa outra responsabilidade. As pessoas que entram hoje na vida da igreja têm de ver a verdade, realidade e justiça! Andando dessa forma poderemos então  desfrutar dessa realidade.  

A videira deixou de ser infrutífera e a terra está dando sua novidade. Não pense que praticar as ferramentas envelhece, porque sempre há novidade! O arroz já não serve mais de safra para safra. Não podemos ficar nas experiências passadas. No caminho do Espírito sempre há novidade! 

O que fazer daqui para frente? Falar a verdade. Executar juízo segundo a verdade para a paz. Não  pensar mal do próximo. Não amar boatos que apenas denigrem a palavra e as ferramentas. O próprio Senhor diz que odeia essas coisas! Andar na verdade traz a paz. A sinceridade e a honestidade com que procedemos ganha o coração das pessoas.  

Pv 8.7, 12.17; Ec 1.2; 2 Sm 7.28; Jo 17.17, 1.51, 55; Rm 2.2, 8; 2 Ts 2.10; Cl 1.5; 1 Co 12.12-24, 28

A impiedade está ao lado da ausência de verdade, da injustiça. A minha boca deve proclamar a  verdade! As pessoas percebem que, quando nossa palavra sai com a verdade, há consistência e realidade. A palavra manifesta justiça e gera segurança em quem ouve. Cada vez mais a igreja precisa manifestar justiça em sua palavra. Isso traz pessoas que amam a justiça e a verdade, e  essas pessoas seguirão conosco!  

Tudo nesse mundo, sem Deus, é vaidade. Mas Deus é realidade e Sua palavra é a verdade! A verdade nos santifica, pois dela procede a santidade e nos tornará aprovados na justiça. Tudo  que Jesus dizia era a verdade. Quando Jesus fala é “em verdade e em verdade” e estabelece a  verdade.  

O juízo de Deus será feito de acordo com a verdade que nós temos. Quando não obedecemos  a verdade, obedecemos a injustiça, e não existe terceira via. Mas a palavra da verdade, o evangelho  de nossa salvação, nos sela. E é isso que pregamos! É isso que levamos adiante, a fim de que  Deus seja a plenitude, por meio de Cristo que é Seu Corpo.  

Para podermos andar na verdade temos de ter a consciência de que não somos melhores que ninguém. Não pensemos de nós mesmos além do que convém. Cada membro tem uma função e não podemos desprezar os membros que têm função diferente da nossa. Deus colocou  cada um de nós no lugar certo. 

Paulo não está falando de uma igreja em uma cidade, mas como um todo. Uma igreja isolada não  sobrevive. Mas nesse corpo existe uma liderança, que também foi estabelecida por Deus.  

Ef 4.26-27; Tg 1.20; Sl 4.4; 2 Co 10.4-5  

Nós acabamos de ver que a ira de Deus é sobre os homens que praticam a injustiça. O fato de  alguém se irar não é pecado. Mas a ira do homem não produz coisas boas a não ser que coincida com a ira de Deus. Saibamos que a ira do homem não produz a justiça de Deus. Ficamos bravos,  sim, mas não pecamos. E quando nos deitarmos, consultemos o Senhor. A ira não pode passar de  um dia para o outro, ao sol se por. Se permanecermos na ira nossa mente pode ser enredada e  enganada pela nossa própria razão, uma fortaleza é construída em nossa mente e argumentos são  criados para justificar nossa ira. Vamos sempre nos voltar à simplicidade de Cristo.  

Ef 4.28  

Quando alguém rouba alguma coisa, é por dois motivos: 1) é porque essa pessoa quer ter mais  e rouba aquilo que cobiça; 2) ou é preguiçoso, não trabalha e quer dos outros. Por isso que Paulo  fala para antes, trabalharmos e não sermos avarentos, mas também ajudarmos aos outros. Em  nossa sociedade o roubo se tornou normal.  

Ef 4.29  

A palavra torpe aqui é literalmente “podre”, nociva e imprópria para uso, sem valor. Não podemos  soltar essas palavras que apodrecem aos outros. Mas transmitamos a graça, como canais!  

Ef 4.30; Rm 8.5-9  

Nós entristecemos o Espírito quando inclinamos a mente para a carne, pois é oposta ao Espírito.  Nossa mente deve estar sempre no Espírito e a imersão na palavra nos ajuda nisso!  

Ef 4.31-32  

“Longe de vós” significa “sejam eliminadas, removidas de nós”. Todas essas coisas devem ser  removidas de nós! Quando estamos separados de Deus, uma raiz de amargura começa a ser criada  que contamina aqueles ao nosso redor. Vamos limpar toda a amargura de nosso coração.  

Cólera é raiva e indignação. Gritaria é a manifestação exterior da ira. Blasfêmia é falar mal dos  outros. E a malícia é maldade. Mas benigno é útil, bondoso, virtuoso. Compassivo é se  compadecer de outros. E por fim, perdoar só é possível pela natureza de Deus. Quando o homem  perdoa, o fato é apenas enterrado para uso posterior na maior parte das vezes. Mas o perdão de  Deus é esquecer.  

Se tivermos essa realidade em nosso viver da igreja, qualquer um perceberá essas características e desejará agarrar nossa veste e possuir essas coisas! Aleluia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *