Conferência Internacional M21 – Andar em Amor como Filhos Amados

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, realizada em Marlborough,  Massachusetts (EUA) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos, em 23/10/2022. Texto não revisado pelo autor. 

Jo 8:44 

  1. O rio da graça de Deus é a demonstração de amor e misericórdia para o homem que caiu. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança para que este O contesse como vida e realidade, por meio de comer da árvore da vida, passando assim a toda criação. Contudo, Satanás  enganou a Eva e fez o homem cair em morte e pecado. O homem, no lugar de receber Deus como  vida, caiu no império das trevas. Esse é o império que Satanás governa, e ele é o pai da mentira e  nunca se firmou na verdade. Quando ele fala mentiras ele fala o que é próprio, porque ele é  mentiroso. O homem caiu na mentira, engano e vaidade, e, como consequência, a injustiça tomou todo o Universo. Toda corrupção e impureza entrou no mundo, o homem foi expulso do jardim do  Éden, e não teve mais direito à árvore da vida. Mas Deus sendo rico em misericórdia, com o grande amor com que nos amou, nos buscou pela Sua misericórdia enquanto estávamos nessa situação  lastimável, e nos alcançou com Sua graça.  
  2. Vimos que o caminho para a árvore da vida foi fechado para o homem, mas Deus não bloqueou o rio da vida. Saía do jardim do Éden um rio, e esse rio se dividia em quatro braços. Toda vez que a Bíblia fala do número quatro se refere à criação e ao homem. Esse rio veio alcançar o homem em suas quatro direções. Onde quer que esteja o homem, esse rio o alcança. Apesar de estarmos num estado lastimável, vivendo em mentira e vaidade, Deus fez seu Filho vir à terra e  se tornar carne como um de nós. Já que o homem não pode ter acesso a Deus, Deus veio até nós por meio de Jesus Cristo. Ele veio e trouxe a graça e a verdade.  

Jo 14:1

  1. A graça é a nova oportunidade que Deus dá ao homem, por meio de Jesus Cristo, de ter acesso a Deus. Para que esse acesso fosse permitido ao homem, era necessário satisfazer as exigências da justiça e santidade de Deus, a fim de ter acesso à realidade de Deus. Jesus morreu  na cruz por nós e realizou um ato que satisfez a justiça de Deus. Seu sangue derramado fez com que Deus pudesse perdoar todo aquele que Nele crê. Graças a Deus um dia a palavra do evangelho  chegou até nós! Cremos na palavra e em Jesus! Pedimos perdão para Deus e nossos pecados foram perdoados. Fomos justificados e Deus nos deu Sua vida. Mais uma vez, o homem tem acesso  à vida de Deus. E a partir de então Deus veio como graça, por meio de Jesus Cristo fluindo como um rio. Esse rio da graça é a nossa salvação e esse rio faz a vontade de Deus na terra. Graças a Deus nos tornamos um canal da graça para fluir para os outros.

Ef 1:3  

  1. Essa porção de Efésios é um resumo de tudo o que a graça pode nos dar. Nós temos acesso  a Deus novamente, e o Senhor derramou todas Suas bênçãos sobre nós. Não é bênção da esfera  física, mas da área espiritual e celestial. Não é algo material. Deus quer nos abençoar com tudo o que Ele é. Deus quer nos dar como graça Sua própria vida e Sua natureza santa. Deus quer nos das todos os atributos divinos como justiça, santidade, glória, amor e luz. Deus também quer nos  dar em Cristo as virtudes humanas elevadas por Ele. Essa graça é capaz de suprir todas as  necessidades do homem. Essa graça também é capaz de fazer a vontade do Pai, fazer com que  nos tornemos membros do Corpo de Cristo.  
  2. Ao deixarmos essa graça fluir de nós como canais do rio, nós crescemos em vida como  membros do corpo e amadurecemos. Hoje somos capazes de ser edificados com os outros. O fluir dessa graça não traz apenas edificação, mas vem encher todos os buracos que ainda não são realidade. Como homem caído ainda temos corrupção e vaidade em nós. Nossos pensamentos ainda são como quando éramos gentios. Nossas ações faltam justiça e santidade.  Contudo, o fluir da graça está enchendo esses buracos e nos enchendo com sua própria realidade.  Por isso Jesus veio para trazer graça e verdade.  
  3. Conforme o rio da graça flui, nós recebemos tudo o que Deus é. E nós, como membros  que deixamos passar o rio como dispensadores da graça, crescemos, amadurecemos e somos edificados. Além disso, estamos cheios da realidade. Nossas obras são realidade. Nossa conduta  e comportamento já não têm buracos de vaidade. As pessoas olham para a vida da igreja com essa  consistência e veem a realidade da igreja. As pessoas ganham confiança e segurança na obra de  Deus. Muitos virão, pois, ouvirão falar que aqui há a presença de Deus. Assim como o fim do  capítulo 8 de Zacarias, dez homens agarrarão a orla da veste do judeu, pois ouvirão dizer que Deus é com eles. Isso se concretizará no milênio com o remanescente de Israel, mas a realidade disso está ocorrendo hoje na Igreja por causa da consistência da palavra e nossas ações.  

Ef 5:1; 1 Jo 4 

  1. Nós falamos da graça e chegamos na verdade. A partir de agora vamos falar do amor, e na Flórida vamos falar sobre a luz. No passado, para nós, esses itens eram separados. Mas não,  esses itens não estão separados, mas são consequência do fluir da graça de Deus. Tudo é  consequência do fluir do rio da graça de Deus. A graça de Deus traz o próprio Deus, Seus atributos e as virtudes humanas de Cristo. Isso traz realidade e amor. Jesus Cristo veio e trouxe a graça e a verdade. Graça é uma extremidade de Deus que chegou ao homem. A outra  extremidade é o amor. A graça e o amor são as extremidades da mesma coisa. Em 1 Jo lemos que  Deus é amor. E quando esse amor alcançou o homem, se tornou graça. Amor é a essência e natureza de Deus, é Sua doação ao homem. Quando Deus se doa para o homem se torna graça. São duas extremidades da mesma coisa.  

Ef 4:12-13 

  1. Se você desfrutar da graça, sua vida como membro do Corpo de Cristo, vai crescer e você será edificado com outros. Quando você chegar no ponto máximo da graça, encontrará o próprio Deus que é amor. Amor e graça são a mesma coisa. Mas você só alcança o amor pela  graça. Quanto mais graça, mais amor. Se você ganhar graça na imersão da palavra, você vai pregar  o evangelho, fazer colportagem, cuidar de outros membros. Assim a vida cresce e você se enche  de realidade. Continue fazendo isso mais e mais! Por fim, chegará no amor, pois Deus é amor!  

Ef 3:2; 3:8; 3:16-17; Ef 5:2-9  

  1. Paulo diz que ele é o dispensador da graça de Deus e que a ele foi encarregada a graça de pregar o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo aos gentios. Paulo, por ser dispensador da graça, alcança por meio da graça o amor. Mas ele quer que você experimente isso também. A  maneira certa de receber essa graça é no homem interior, não no homem exterior. Somente o homem interior é capaz de receber a graça. O homem interior é o homem que tem o espírito  regenerado e sua alma está sujeita ao espírito regenerado.  
  1. É necessário nós, os receptores da graça, permitir que Cristo viva em nosso coração.  Convide Cristo a entrar em seu coração. Quando você creu em Jesus, seu espírito foi regenerado  e Cristo passou a habitar em seu espírito. Porém você precisa convidá-Lo a entrar na alma. O coração, que está ligado à alma, é composto pela consciência, uma parte do espírito. A alma é mente, emoção e vontade. Para que essa graça faça efeito em seu ser não é só ir à reunião, ouvir  um pouco de palavra, tirar uma soneca e ir embora. Você precisa receber a graça de uma maneira adequada. Convide Cristo para habitar em seu coração.  
  2. Fale para Deus: “O Senhor não é mais um hóspede em meu espírito humano. Venha habitar em minha mente! Senhor renove minha mente! Não deixe essa mente velha predominar! Quero ter o espírito de minha mente renovado e minha emoção também! Senhor domine minha vontade e minha emoção! Faça Sua vontade tomando decisões em minha vontade!”. Assim você receberá a  graça rapidamente, e Cristo habitará em você como dono da casa. Quando você diz “Senhor  Jesus”, está entregando o senhorio de sua casa para Ele! A graça vai encher todos os vazios  e Cristo vai se tornar sua personalidade.  
  3. Na igreja não há mais minha personalidade, mas a personalidade de Cristo, pois Ele encheu sua igreja da verdade. Nossas obras e ações demonstram essa verdade. Quando chegamos a esse  ponto, começamos a perceber que tocamos no amor de Deus. Desse modo precisamos ser imitadores de Deus. Contudo muitos cristãos O imitam exteriormente. Nós não imitamos a Deus exteriormente, nós somos imitadores de Deus, porque Cristo habita em nós. Não imitamos a Deus como um macaco imita um humano. Imitadores de Deus é como filhos amados. Somos filhos  do amor de Deus, temos a vida de Deus e Cristo habitando em nosso coração. De tanto que recebo da graça de Deus, Ele vai tomando conta de mim e eu vou acabar sendo imitador de Deus por meio da vida. Não é tentativa de mudança de conduta, mas é pela vida que recebemos no novo nascimento e pelo suprimento da graça que recebemos pelo fluir da graça.  
  4. Ser imitador de Deus em amor não é por meio de obras. A imitação é por receber graça. O que o leva à rua para levar um não? É porque você está cheio de realidade e amor. Esse sim é um verdadeiro imitador de Deus, pois Deus ama aquela pessoa. Quando o Senhor o envia para a rua, é porque achou um canal para Ele ir à rua. Deus o encheu do amor, da graça e você simplesmente saiu e pregou o evangelho, não por interesse ou dinheiro, mas por amor a Deus. Tudo vem por meio do fluir da graça.  

1 Jo 4:8 

  1. Aqui não se diz que Deus tem um grande depósito de amor para lhe dar, mas que Ele é o amor. A essência de Deus é amor. Quando sairmos desse corpo e O Senhor nos levar para Ele, sentiremos como que mergulhados em uma piscina de amor, imersos em Deus, pois Deus é amor. Nós nos sentiremos tão amados como nunca alguém nos amou. O amor vai nos envolver, pois Deus é amor. Hoje experimentamos só um pouco por meio do Espírito Santo como o penhor. Um  dia iremos mergulhar no próprio amor, no próprio Deus. Ao mesmo tempo que estaremos mergulhados no amor, estaremos mergulhados na luz, pois Deus é amor e luz. Só tem experiência profunda e real quem tem experiência profunda da graça. Deus em Sua essência  é amor, mas para alcançar o homem, com toda sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais  em Cristo, Ele se torna graça. Por isso a graça veio por meio de Jesus Cristo quando Ele se fez  carne. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade.  

1 Jo 1:5; 1 Jo 2:5 

  1. Deus é luz, mas quando Ele alcança o homem em Jesus Cristo, Deus se torna a verdade, a  realidade. Só quem está na luz tem a realidade. Só a realidade resiste à luz. A mentira e a falsidade não resistem à luz. Deus é amor, mas quando chega até nós por meio de Jesus, Ele é  graça. Deus é luz, e, quando veio ao homem, se tornou a verdade. O amor de Deus e a palavra são inseparáveis. A experiência da profundidade da graça é por meio da palavra. Como é  importante a palavra, mergulhar na palavra, viver pela palavra. Assim você irá alcançar o amor. Vamos amar mais a palavra, e ter reverência a ela, pois nos traz toda a graça e essência de Deus.
  1. Por que Deus criou todas as coisas e o homem à Sua imagem e semelhança? Porque Ele é um Deus doador. Ele está louco para doar. Ele é a fonte de todas as coisas. Ele tem toda  abundância, toda riqueza. Ele precisava criar alguma coisa que pudesse receber Sua doação. Por  isso Ele criou o homem à Sua imagem e semelhança (Gn 1:26). Ele escolheu o homem para ser o receptor de Sua doação. Deus é amor e Ele quer se doar e criou o homem para receber isso. E no fim, de tanto receber a doação de Deus como graça, o homem se torna habitação de Deus no  espírito. 
  2. O amor de Deus como doação é com um objetivo. Ele é um Deus de vontade e propósito. Ele quer se doar para que o homem se torne Seu lugar de habitação no espírito. A igreja  chegou onde está hoje, por causa da doação de Deus. Ele quer alcançar mais por intermédio de nós, até encontrar uma igreja totalmente edificada. Deus quer Se doar a nós e nos fazer doadores. Deus é o doador cheio de riquezas como esse rio que não para mais. Por amor, Ele pôs Seu Espírito dentro de nós e quer fazer de nós também doadores. A igreja só vai conseguir ser edificada por meio desse amor.  

1 Jo 3:16; 1 Jo 4:10-12 

  1. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. Agora nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos. Deus quer se doar. Cristo deu Sua vida por nós, e agora Ele espera que esse mesmo amor que entrou em nós possa ser a origem de doação para nossos irmãos. Não adianta falar só de boca que amamos, pois Ele nos amou e enviou Seu próprio filho! Quem ama toma ação! Cristo não cometeu pecado, mas nós temos dívida perante Deus. Deus enviou  Seu próprio filho para pagar nossa dívida. Esse é o amor de Deus! Se Deus de tal maneira nos amou, devemos também amar uns aos outros.  
  2. Assim, o amor de Deus flui por meio do rio da graça, a vida nos alcança, a realidade nos preenche e, por fim, Deus nos enche de amor e nos faz amar também nossos irmãos. Esse amor, que não poupou Seu próprio filho, está em nós! Faz com que nós não poupemos nada para amar  os irmãos. Viver a vida da igreja é uma vida de sacrifícioNão temos reconhecimento. Você prega o evangelho e leva não na cara e ninguém vai bater em suas costas e o elogiar. Você faz isso pelo sacrifício, pelo amor, pela doação. Amor é doação. Ninguém viu a Deus, mas por amarmos  uns aos outros, Deus está aqui, pois Deus é amor, e o amor é aperfeiçoado em nós.  

Jo 3:16 

  1. Quando Deus pediu para Abraão sacrificar Isaque, parecia até uma provocação, mas era  para lembrá-lo de que, se ele matasse seu filho, não haveria mais filho. Isso demostra que Deus sacrificou Seu filho, Seu amor é tão grande, que não poupou Seu único filho. Você acha que é gostoso o Pai ver o Filho salvar o homem e este o maltratar? Jesus foi perseguido, esbofeteado, cuspiram em Seu rosto, recebeu açoites cruéis e teve uma morte horrível na cruz. Tudo isso foi por amor. Deus amou ao mundo. Vamos ser imitadores de Deus nesse sentido. Vamos também doar para nossos irmãos. Sair para pregar o evangelho é doar. Deus nos ama e isso nos estimula a fazer isso.  

Jo 15:9-13; 1 Jo 2:7-8; 1 Jo 3:23-24  

  1. O amor aqui é ágape, esse amor só Deus tem. Quem ouve a palavra com reverência, guarda e a pratica, permanece no amor. Quando recebemos o rio da graça e praticamos a palavra, nossa vida se enche de realidade. Fazemos tudo isso por amor e nosso coração se enche de alegria. Na  rua você recebe dez nãos e só um sim, mas seu coração está cheio de alegria! Uma alegria que o mundo não pode nos dar! Essa alegria vem de Deus! A palavra de Deus sempre vem como um mandamento que é: ameis uns aos outros como eu vos amei. Se você faz o que O Senhor  manda, se você pratica a palavra, você é amigo do Senhor. 

Ef 5:3-4; 1 Tm 5:1-2 

  1. A impudicícia é imoralidade sexual. Impureza significa desejos sexuais e luxúria. E a cobiça se refere ao desejo ávido de ter mais. Na vida da igreja devemos viver numa esfera de  imersão da palavra. Se você se afasta desse ambiente, você entra no ambiente no mundo. O ambiente do mundo é de impureza e imoralidade, e a todo instante mantém à flor da pele os desejos  sexuais. O mundo o mantém nesse ambiente. Por isso irmãos, não poucos caem na pornografia, pois se torna um vício. Você ganha da graça por um lado e existe um dreno que vaza. Vamos ter realidade, quando praticarmos a imersão da palavra! Desse modo encheremos nossa mente da graça de Deus, e com isso estaremos seguros. Porém, se você viver todo o tempo atiçado para o pecado sexual, certamente cairá nisso.  
  2. Especialmente na vida da igreja precisamos tomar um especial cuidado quanto à  imoralidade. Nada pode causar mais dano que a imoralidade. Nada pode inutilizar mais alguém  útil para Deus do que isso. Não se afrouxe quanto a isso. Quando lidamos com alguém com o  sexo oposto, na vida da igreja, devemos lidar com muita pureza e sempre aberto ao público. Caso seja um assunto mais delicado, sempre em casal ou pessoas do mesmo sexo. Não vamos cair na imoralidade. O homem confunde o amor de Deus com o amor imoral. O amor de Deus não prejudica ninguém. Na vida da igreja devemos nos ocupar com a palavra profética. Ao ocupar minha mente com a palavra da graça, minha mente não tem espaço para impurezas.  
  3. Conversação torpe é conversação de obscenidade e imoralidade. Palavras vãs é uma conversação tola e até pecaminosa. Chocarrices são brincadeiras maliciosas. Ao contrário de tudo  isso, devemos ter ações de graça. Vamos levar a sério tudo o que Deus tem feito para conosco!  Hoje temos uma utilidade muito mais nobre! Estamos sendo edificados habitação de Deus no espírito. Tudo isso é motivo de muita graça a Deus! Devemos sempre ter um coração de gratidão  dando graças em tudo! Mesmo nas situações contrárias, olhe para tudo o que O Senhor está fazendo, Ele sabe o que é melhor para você. Não merecemos graça, verdade e amor, por isso não vamos viver a vida da igreja levianamente. Vamos evitar excesso de brincadeira em assuntos sérios, pois distrai e dilui o encargo. Pode haver momentos de descontração, mas nunca no momento errado 

Ef 5:5 

  1. Incontinente significa imoral. Essa pessoa não é alguém que cometeu uma imoralidade,  mas alguém que se tornou tal pessoa. Não é a pessoa que caiu em um momento de fraqueza, mas  de pessoas que praticam isso habitualmente. Avareza é idolatria. O homem, no tempo de Ninrode, se declarou independente de Deus, mas para se tornar rico apelou para esses falsos deuses. O reino de Cristo aqui é o reino milenar em que os vencedores reinarão com Cristo por mil anos. Irmãos não percam o reino milenar por causa da impureza. Não venda seu direito de primogenitura por um prato de lentilha. Hoje na igreja devemos viver a realidade do reino dos Céus. Quem vive hoje na realidade participará da manifestação do reino. Quem vive na prática desses  pecados não fará parte do milênio.  

Ef 5:6; Ef 2:2; Jo 17:15-18 

26. O viver dos filhos da desobediência atrai a ira de Deus. O Senhor não nos tirou do mundo, e ainda vivemos cercados de pessoas imorais, mas Ele nos guardar do mal para vivermos no amor  de Deus. Ainda vivemos no mundo, mas não somos do mundo assim como Cristo não é. Essa  imoralidade toda é falsidade e ilusão para enganar o homem. Mas nós queremos a verdade, a palavra do Senhor é a verdade. Quem tem a verdade não sente falta da falsidade. Não somos do mundo, mas fomos enviados a ele para tirar as pessoas dessa vaidade e dessa vida imoral. Nós, que temos a graça, vamos funcionar como canais da graça para levar graça, realidade e amor  às pessoas, amando uns aos outros.

Um comentário em “Conferência Internacional M21 – Andar em Amor como Filhos Amados”

  1. Oh senhor Jesus abençoe todos, pois fazem um lindo trabalho com a emissão da palavra. Não somos do mas estamos aqui para defender, lutar pela causa do nosso senhor Jesus Cristo para edificação do corpo de Cristo. Quê é a igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *