Conferência Internacional M24 – Encher-se do Espírito para a Vida Conjugal

Palavra ministrada pelo ir. Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente de Natal-RN, Brasil, em 13/11/2022. Texto não revisado pelo autor.

  1. Essa será a última mensagem da série do alimento diário com o tema geral “Nossa Missão: A edificação do Corpo de Cristo”. A partir da semana que vem teremos um intervalo até a conferência internacional de fevereiro, mas nós continuaremos liberando mensagens dentro desse encargo que podem ser publicados em forma de livros. Nós temos falado que Deus, com Sua misericórdia, fez com que o rio da graça fluísse com seus quatro braços e nos alcançasse. Estamos aqui desfrutando desse fluir do rio da graça que nos trouxe a verdade, o amor e a luz.

 Ef 5:15-17

  1. Esses versículos nos mostram o foco do nosso viver: fazer a vontade de Deus. O capítulo 1 de Efésios menciona o beneplácito de Sua vontade. Beneplácito significa prazer, satisfação, o próprio desejo do coração de Nós estamos aqui para fazer a vontade do Pai. O nosso Senhor Jesus deixou a Sua glória junto do Pai, como unigênito do Pai, tornou-se homem, assumiu a forma de servo, sacrificou-se, viveu aqui na terra debaixo de grandes perseguições, foi maltratado, mas não hesitou em ir para Jerusalém a fim de morrer por nós. Ressuscitou dentre os mortos e foi glorificado como Filho de Deus. Como um homem, Ele introduziu muitos filhos a Deus. Naquele momento, começou a fluir o rio da graça para todo aquele que Nele cresce. Hoje, esses rios fluem de cada um de nós. Que esse rio não pare, mas continue fluindo nas ruas para muitas pessoas. Jesus não alugou uma casa para ensinar os seus discípulos. Ele ia para as aldeias e cidades, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças. Ele encontrou as ovelhas sem pastor, pois o homem preferiu distanciar-se de Deus. Contudo, Ele veio para colocar os homens novamente debaixo do encabeçamento de Deus.

Ef 5:15-16; Mt 6:9-13

  1. “Portanto, vedes prudentemente como andais”. Não vamos andar como néscios, mas vamos remir o tempo, porque os dias são Ainda que você não esteja fazendo nada de errado, gasta tempo nas coisas que são más, pois os dias são maus. Em tudo o que nós fazemos, devemos ter a clareza que estamos procurando conhecer a vontade do Senhor. Que Cristo possa nos encabeçar e ser o dono das nossas ações, da nossa boca e da igreja para a edificação do Corpo de Cristo. Precisamos estar sempre focados lembrando da oração que o Senhor nos ensinou em Mateus 6: “Pai nosso que está nos céus, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino, faça-se a Tua vontade aqui na terra como nos céus”. Jesus veio à Terra focado em fazer a vontade do Pai. Ele não veio fazer Sua própria vontade, mas daquele que O enviou. Vamos viver com esse foco claro. Como fazer isso? Recebendo a Palavra de Deus por meio da graça, levando graça para todas as pessoas pela pregação do evangelho, “Posso Orar por Você?”, Rede de Cuidado e Acolhimento. Assim, o Senhor estará nos usando para fluir por meio de nós a graça.
  1. Ao praticar com simplicidade a Palavra Profética, o canal torna-se apto para fluir a graça, pois cresce em vida, amadurece e torna-se fácil de relacionar-se com outros para a edificação do Corpo de Por causa da queda do homem, nós estávamos cheios de buracos de vaidade, buracos de ilusão, mentiras e falsidade. Pelo fluir do rio da graça, estamos sendo preenchidos pela própria verdade e realidade de Deus. Nossa vida tem consistência e inspira confiança nas outras pessoas. Nós mergulhamos nas profundezas desse rio da graça e encontramos o amor de Deus. Deus se doou para nós. Tudo que temos depende da doação de Deus, mas a maior doação de Deus foi doar o Seu próprio filho para nós. Nós também temos que nos entregar para ganhar as pessoas nas ruas e amar as pessoas na igreja. Graças a Deus! Não estamos mais cheios de ciúmes e contendas na igreja. Essa fase de maledicência passou na igreja. Estamos nos doando uns aos outros. Nas profundezas desse rio da graça encontramos o Deus que é luz. Em Deus não há treva nenhuma. Na luz nós enxergamos tudo. Nela, qualquer vestígio de trevas é repudiado e tratado. Por isso, vivemos uma vida de confissão e arrependimento. Graças ao Senhor! Por meio de viver na luz a igreja é edificada.
  1. Vivemos para fazer a vontade do Pai. Como? Nós nos enchemos do Espírito. Não nos distraímos com os falsos vinhos que o mundo nos apresenta. Nós temos uma direção e um alvo que é fazer a vontade de As pessoas distraem-se com os prazeres da vida: casamento, festa, prazeres do pecado. Não viva motivado por isso, vamos nos encher do Espírito. Encha o seu vazio de insatisfação com o Espírito. “Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Graças a Deus! Nós temos a imersão da Palavra Profética que tem curado famílias e pessoas individualmente. Nesse exato momento, temos mais de 30 mulheres imergindo na Palavra em Lorena e 260 mulheres em Foz do Iguaçu. Os homens também vão fazer imersão na Palavra. Não viva na zona de conforto. Vamos viver como nossos colportores 24 horas dependendo do Espírito e imersos na Palavra Profética.

Ef 5:18-19

  1. “Enchendo-se do Espírito, falando entre vós”. Aprendam a mexer o caldeirão. Vocês podem chegar na mesa de refeições e falar da Palavra, da revelação que tiveram, acrescentando luz à Palavra. Assim, a mente fica frutífera. Vamos aprender a sempre dar Graças a Deus por tudo, diante das coisas que você considera boas e infelizes. Nada acontece por acaso a um filho de Deus. Quando você dá graças, ainda que considere a situação difícil, você será aprovado e se liberta do problema. Dar graças a Deus nos enche do Espírito. Se fica murmurando e queixando- se, tornar-se uma mulher queixosa, rixosa. Vamos nos encher do Espírito também nos sujeitando uns aos outros. O Nordeste tem fama de maridos “machões”. Não limpam o chão, não lavam louça e fazem a mulher obedecê-lo. Contudo, precisamos aprender a nos sujeitar uns aos

Mensagem 24

Ef 5:22

  1. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor”. O modelo que vamos ver não foca apenas no modelo marido e mulher, mas em Cristo e a igreja. Assim, entendemos melhor o nosso “Próprio” é idios em grego, isso quer dizer que cada união e par que se forma tem uma conexão e ligação própria. Não existe dois pares iguais. Cada casal tem características naturais e próprias. Não precisa olhar para o par vizinho, pois tem a sua própria química e conexão. Não fique comparando-se. Há uma conexão própria e única do relacionamento entre marido e mulher. “Mulheres sedes submissas ao seu próprio marido”. Nessa conexão entre marido e mulher, devemos ter experiência com o Senhor. Temos que buscar o rio da graça para viver a nossa própria conexão.
  1. Os casais têm conexão, qualidade e dificuldades próprias. Os pares têm sua própria história e experiência. Deus fez Não olhe para a relação dos outros pares. Deus quer que cada um de nós prove a riqueza da graça através da conexão própria e diferente. A relação de homem e mulher ainda está no contexto do encher-se do Espírito. Não fale da relação conjugal, em um evento para casais, fora do contexto do Espírito. Não queira felicidade de casal fora do encher- se do Espírito. Precisamos depender do Espírito. Para ter sucesso no casamento, precisamos nos encher do Espírito. Ambos os cônjuges devem estar submersos no rio da graça de Deus, pois

precisamos da vida e natureza de divina. Precisamos estar extraindo os atributos divinos e as virtudes humanas de Cristo que estão no rio da graça para vivermos com realidade a vida conjugal.

Gn 3:1-6

  1. Eva enfrentou sozinha a serpente. Estava desprotegida, descoberta e sem encabeçamento. Isso mostra a dificuldade da mulher de buscar proteção nesses momentos e ter que responder ao marido. Nós ainda vivemos de maneira muito independente. Nós queremos ser donos das nossas próprias decisões e ideias. Mencionamos aqui as mulheres, mas estamos nos referindo à igreja como um todo. Nós recebemos essa capacidade de decisão, discernimento da árvore do bem e do mal e nos tornamos pessoas muito difíceis. Na árvore do conhecimento do bem e do mal, nós temos o melhor pensamento e não precisamos dar satisfação para ninguém. Na hora de tomar decisão, a esposa precisa recorrer ao marido. Nosso marido é Cristo. Nós temos que dar satisfação ao Senhor. Quando a mulher dá satisfação ao marido, na verdade está dando satisfação ao Senhor. Por isso, o versículo diz: sede submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.

1 Co 11:8

  1. As feministas podem argumentar, mas o homem não veio da mulher, a mulher quem foi gerada do Do lado de Adão foi retirado uma costela e edificada uma mulher. O homem não foi criado por causa da mulher, mas para fazer a vontade de Deus. A mulher foi criada para auxiliar o homem a cumprir a vontade de Deus. O marido não pode exigir da mulher obediência para fazer a sua própria vontade, mas a vontade de Deus. O homem foi feito por causa da vontade de Deus. Vocês estão entendendo essa ordem? O marido entende errado e acha que a mulher tem que trazer tudo para ele por obediência. Contudo, ele como igreja deve submeter-se a Deus e cuidar de Suas coisas. Os homens e mulheres são para servir a Deus. Por isso, a mulher deve ser submissa ao marido como ao Senhor, porque o verdadeiro cabeça do casal é Cristo. O marido não pode usurpar o encabeçamento de Cristo para praticá-lo de maneira autônoma. Essa é a vontade de Deus.

Ef 5:23; 1 Co 11:13

  1. O marido é o cabeça da mulher assim como Cristo é o cabeça da igreja, pois Ele é o salvador do Seu próprio corpo. Ele morreu e derramou Seu sangue para salvar Seu corpo. Aqui vemos o modelo da vida conjugal: Cristo e a igreja. O marido tem esse espírito de sacrifício pela esposa? Deus é o cabeça de Cristo e a vontade de Deus é que Cristo encabece todas as coisas. Cristo encabeça o homem e o homem encabeça a mulher. Nenhum elo dessa conexão pode funcionar fora desse princípio. O homem não pode viver desconectado de Cristo e exigir que a sua esposa se submeta ao seu encabeçamento. Se você quebrar um elo dessa corrente, nada Deus, Cristo, homem e mulher. Por isso, devemos nos encher do Espírito. Nossa vida deve ser de ajuda mútua para estar imersos na Palavra de Deus e encher-se do Espírito. A vida conjugal funciona na ligação entre Deus, Cristo, homem e mulher. O marido é o cabeça da mulher, mas tanto marido e mulher, como igreja, devem submeter-se à Cristo.

Ef 5:24; Ez 47:9-12

  1. Paulo está mais focado em Cristo e a igreja do que na vida conjugal, pois essa é uma sombra Isso não é meramente ensinamento. Isso tudo deve funcionar quando os dois estiverem no rio da graça enchendo-se do Espírito. Assim, o rio da graça vai nos dominar, governar nossas ações, viver e andar. O rio da graça que desfrutamos nessa conferência também vai nos limitar e nos fazer prisioneiros de Cristo para que sejamos totalmente encabeçados.Ez 47:3-5
  2. Quando vamos comprar uma terra, o que devemos fazer primeiro? Medir a terra e verificar se tudo e está certo no registro. A medição nos faz tomar posse. Deus quer medir a Sua igreja e tomar posse. Deus quer medir cada casamento. A vida da igreja não se trata somente de alegria. Deus está medindo você, pois quer tomar posse de você. A vontade do Pai é encabeçar todas as coisas para tomar posse da sua vida conjugal. A experiência do homem com o cordel de medir em Ezequiel foi medir mil côvados e entrar em águas que davam nos Quando as águas estão nos tornozelos, você brinca com a água, pois ainda tem muita liberdade. Contudo, se medir mais mil, as águas dão no joelho. Deus vai medir mais e você vai enfrentar mais dificuldade de movimentar-se. Mediu mais mil e passou por águas que davam nos lombos, onde não é fácil movimentar-se. Ele quer nos encabeçar totalmente. Por isso, mediu mais mil e já eram rios que não se podiam atravessar. Eu estou me referindo a sua vida conjugal. Deus está medindo os casais. Vocês estão fazendo imersão na Palavra, saindo para pregar o evangelho, cuidando das pessoas. O que está acontecendo? Deus está medindo. Sem você perceber, já não tem mais liberdade e é encabeçado por Cristo. Deus deseja chegar em um nível de água que você não consegue mais fazer a sua vontade, mas do Pai. Pode ter certeza, dessa maneira, a felicidade vem.

Ez 47:8-12; Ap 22:1-2

  1. Você torna-se um mar morto quando não flui para os Você deve deixar de ser aquele murmurador sobre seu casamento. Pelo contrário, o casal deve levar graça aos outros. Por onde quer que o casal for, levando o rio da graça, muitas vidas serão resgatadas das ruas para viver de maneira saudável. Insista no que o Senhor está fazendo e tenha um espírito positivo. Não insista em ser crítico, pois você pode tornar-se um pântano. Pelo contrário, onde esse casal passar deve haver fruto. Nós perdemos o acesso à árvore da vida após a queda de Adão, mas Deus deixou o rio fluir para curar o nosso casamento, nossa vida conjugal. Junto ao rio vem a árvore da vida de novo. Apocalipse 22 mostra que junto ao rio está a árvore da vida. O rio da água da vida tinha em sua margem a árvore da vida. Quem está no fluir do rio da graça nunca fica velho, pois até a imersão na Palavra é novidade. Quem está no fluir do rio da graça sempre está com um fruto novo. Vamos deixar continuar fluindo esse rio de nós para ter fruto todos os meses. Por isso, no mês de dezembro, adverti as regiões onde as coisas estão funcionando, pois se ficarem no tempo, se tornarão velhas. Quando há êxito, deixam de acompanhar a Palavra Profética de perto. Vamos deixar o rio fluir para dar frutos todo mês e não parar no tempo.

Ef 5:21-22; 1 Co 11:12

  1. O trecho “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido” vem depois do trecho “sujeitando-vos uns aos outros”. Quando o irmão Dong falava sobre esse assunto, ele dizia que, na prática, acontecia o contrário com ele. Quando me sujeito a minha mulher, as coisas vão bem. Entenda, ele queria dizer que não tinha um espírito de arrogância, pois isso acaba com o Às vezes minha esposa me fala palavra que eu não gosto de ouvir, mas talvez ela seja a única no mundo que pode dizer aquilo para mim. Se o outro falar para mim, eu não aceito, mas ela fala e eu não gosto, porém depois tenho que engolir, pois Deus está usando ela para falar comigo. Vamos aprender a nos sujeitar uns aos outros no temor de Cristo. O homem foi criado por causa do Senhor, mas não é independente da mulher, pois nasceu da mulher. Ninguém se gabe, pois tudo vem de Deus. O homem depende da mulher e a mulher depende do homem. Vamos olhar para esse contexto da mesma maneira como Cristo trata a igreja.

1 Pe 3:1-6

  1. Como o apóstolo Pedro fala sobre esse assunto? Algumas mulheres dizem que não conseguem submeter-se ao marido porque ele é incrédulo, carnal e não se submete a Nessa situação não precisa ser rebelde, mas deve ganhá-lo sem palavra por meio do seu procedimento. Ele vai perceber que você está encabeçada. Deve ter um honesto comportamento cheio de temor. Você está encabeçada e debaixo do governo de Deus? Existe uma maneira de viver no mundo e as mulheres procuram vestir-se de maneira provocante para atrair o marido. Esse não é o caminho, isso não atrai o que é divino. Nós estamos falando do homem interior do coração. Cristo habite em nosso coração e faça morada em nosso coração. Não se preocupe tanto com adorno exterior.
  1. As mulheres aprendam a ter um espírito sempre manso e tranquilo. Às vezes, nosso relacionamento é tão íntimo e próximo que passamos um pouco do limite do Veja a atitude de Sara para com Abraão, o pai da fé. Já pensou se Sara o trata-se com desrespeito? As mulheres devem obediência ao marido e ao servo de Deus que ele é. Nós só temos a ganhar em fazer de acordo com a Palavra. Sara chamava Abraão de senhor, pois reconhecia, além do marido, alguém chamado por Deus. Tanto que Deus usou Sara como cooperadora de Abraão para produzir o filho da promessa Isaque, que posteriormente originou a Jacó, a nação de Israel, o povo de Deus.

Ef 5:25

  1. “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Você ama a sua esposa a ponto de entregar-se por ela? Às vezes, o homem quer a mulher para benefício e satisfação própria. O marido pode exigir que a mulher seja submissa apenas para a mulher cuidar do seu bem-estar. O marido torna-se o centro e falta a postura da entrega. Amar é doar-se e entregar-se. Se você realmente ama a sua esposa é necessário haver entrega e doação. Isso vem pelo fluir do rio da graça, mergulhados no rio da graça, vivendo no espírito. Ambos os cônjuges não são para satisfação própria, mas para fazer a vontade do

1 Pe 3:7a

  1. “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar com discernimento”. A mulher não é sua escrava ou empregada, mas estão juntos para fazer a vontade de As mulheres auxiliam o homem, pois Deus deu uma porção para a mulher que o homem não tem. Eu, quando estudante, morava em uma república, onde dividíamos despesas para poder estudar. Viver em uma casa sem uma mulher cuidando é horrível. Não dá para chamar de lar. Ainda que falemos para nos organizar, não temos a sensação de lar, pois a mulher tem um capricho diferente. O homem tem uma característica bem objetiva para fazer a vontade e Deus. Ele não consegue ter uma visão dos detalhes. Por isso, os homens precisam das mulheres. Minha mulher parece ter olhos de águia para qualquer coisa que está fora do lugar. O homem não tem essa visão. A mulher troca a colcha da cama e o homem nem percebe. Os homens precisam das mulheres e as mulheres precisam dos homens. O homem é tão focado que precisa da mulher cuidando dos detalhes. Assim, a vida da igreja vai em frente.

1 Pe 3:7b

  1. “Tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil”. Por mais que a mulher lute por igualdade, Deus a fez assim mais frágil. Contudo, o homem não deve aproveitar-se para escravizá-la em casa. Não é assim, mas precisa cuidar dela como parte mais frágil, cuidar e amar, pois é a mulher que É preciso cuidar da esposa com consideração. Deus deu essa mulher para te auxiliar, tratai-a com dignidade. Nunca deixemos perder essa dignidade. Sois juntamente herdeiros da graça de vida. Somos herdeiros da mesma graça de vida. O casal precisa orar, encher-se do Espírito e fazer imersão na Palavra, esses são os requisitos para entrar juntos no reino.

Ef 5:26; Jr 15:16 KJA

  1. O papel de Cristo é santificar a igreja e infundir Sua natureza santa por meio do rio da graça que flui e traz a natureza santa de Isso acontece por meio da Palavra. A Palavra é o veículo que traz a graça, a verdade, a santidade e a natureza santa de Deus. O sangue que circula nas tuas artérias é um veículo. Você pode não estar percebendo, mas o coração bombeia para suprir todas as células do corpo com sangue, o líquido que transporta suprimentos. O alimento do café da manhã está sendo digerido e o sangue está trazendo nutrientes. Os teus pulmões extraem o oxigênio e o sangue o carrega para o restante do corpo. Da mesma maneira que os nutrientes são trazidos pelo sangue, devemos ficar ávidos pela Palavra que distribui suprimento para cada célula do Corpo de Cristo. Quando comemos dessa maneira, desencadeamos um metabolismo.
  2. Se você optar por uma dieta mais saudável, as tuas células também vão mudar. O Senhor está removendo toda dieta ruim que não alimenta e está substituindo pelo rio da graça com Sua natureza santa. Nós estamos sendo constituídos. Cristo faz isso conosco. Assim, devemos cuidar da nossa esposa. Isso tudo é para apresentar a si mesma igreja gloriosa. A célula é ávida pelo sangue e nós devemos ser ávidos pela Palavra. “Quando a tua Palavra foi encontrada, eu comi cada frase e as digeri em meu íntimo” (Jr 15:16a). Meu casamento vai bem porque a Palavra me nutre dia após dia, são minha satisfação e júbilo maior. Essa é a verdadeira felicidade do casamento, esse é o júbilo Cristo está nos encabeçando e tomando posse do casal.Ef 5:27; Jo 17:4-5
  3. O foco da relação marido e mulher é a edificação da igreja visando fazer a vontade de Deus Assim, Cristo veio fazer a vontade do Pai e o homem foi criado para ser encabeçado por Cristo. O resultado desse encabeçamento é uma igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, porém santa e sem defeito. A água tira todas as manchas e a igreja torna-se santa. O casal deve ter isso

como meta. O destino final da igreja é a glória do Pai. Deus é o Pai da glória e o objetivo Dele é chamar você para a Sua própria glória. A glória do unigênito do Pai. Ele vivia na glória, mas veio à terra, sofreu, morreu, ressuscitou e o homem Jesus foi admitido para a glória do Pai. Na pessoa de Jesus, como homem, ainda não tinha sido glorificado. Agora, chegou a hora de Sua morte e Jesus pediu ao Pai que não o deixasse na morte, mas o glorificasse por meio da ressurreição. Deus disse no dia da ressureição: “tu és o meu Filho, eu, hoje, te gerei”. Ele foi o primeiro homem a está na glória do Pai.

Ef 1:6, 18; Cl 1:11, 27; 1 Tm 1:11; Rm 8:23, 18, 19

  1. O objetivo final é ganharmos a glória de Deus. Para isso, Deus está, na Sua glória e força, trabalhando em nós. O evangelho que nós pregamos é o evangelho da glória do Deus bendito. Vocês devem lembrar-se que não pregamos apenas o evangelho da graça, mas da glória do Deus Nós estaremos cheios de Cristo e a glória um dia vai ser revelada em nós, como uma lagarta que se torna uma borboleta. Nós seremos libertados desse casulo do corpo material e receberemos um corpo de glória. Então, não precisaremos mais de transporte terrestre. Poderemos ir de um lugar para outro sem avião. Nós estaremos cheios da glória de Deus.Ef 5:28-33; 1 Co 12:12
  2. Irmãos, Cristo amou a igreja porque ela é Seu corpo. O marido deve amar a mulher como ama seu próprio corpo. Cristo não tem deixado de alimentar a Sua igreja, pelo contrário, quer alimentá-la com a Palavra Profética. Por quê? Porque somos membros do Seu corpo. Apesar de muitos, nos constituímos em um só Quando Cristo alimenta a Sua igreja com Suas riquezas, ela torna-se como o próprio Cristo. Por isso, devemos amar nossa esposa como a nós mesmos, pois ninguém nunca odiou o seu próprio corpo. Pelo contrário, dela cuida e alimenta. Paulo estava focado em Cristo e a igreja. O foco do relacionamento do casal não é apenas a felicidade, mas praticar e fazer a vontade de Deus. Se o casal ama a Palavra de Cristo, come cada frase e as digere em seu íntimo, pratica a Palavra pregando o evangelho do reino, salvando as pessoas e delas cuidando, receberão suprimento necessário para ser verdadeiramente felizes.

Cada um deve amar a esposa como a si mesmo e a esposa deve aprender a respeitar o marido. Às vezes, devido à correria do dia a dia, começamos com pequenas ofensas e nos acostumamos com isso. Vamos manter a consideração e a dignidade. Isso é o que Deus está fazendo na vida da igreja. Não sei se você está percebendo, o Senhor não está falando apenas das altas revelações espirituais, mas está falando também do nosso viver. Posso pregar o evangelho na rua e minha vida conjugal ser um desastre. O Senhor está restaurando tudo isso e mostrando que o rio da graça traz de volta a dignidade e o respeito entre marido e mulher, desfrutando do rio da graça para edificar a igreja e pregar o evangelho para as pessoas.

Um comentário em “Conferência Internacional M24 – Encher-se do Espírito para a Vida Conjugal”

  1. Gracias Padre amado por direccionarnos en nuestra vida conyugal haciéndonos poner nuestros ojos en hacer la voluntad de Dios. En disfrutar cada palabra profética, teniéndolo cómo única para satisfacer y llenar todo vacio.
    Gracias por ayudarnos a comprender que el centro de toda relación conyugal debe ser Dios .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *