Conferência Internacional M27 – Tomar toda a Armadura de Deus

Palavra ministrada pelo ir. Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente de Castanhal-PA, Brasil, em 04/12/2022. Texto não revisado pelo autor.

  1. O Senhor tem nos abençoado com a revelação do livro de Efésios, não apenas vendo-o como um livro doutrinário. O Senhor nos mostrou um fluir do rio da graça que está transformando nossa vida, fazendo de cada um de nós um membro que funciona. Logo no século II da era da igreja, já começou entrar a hierarquia na igreja – cleros e leigos e isso tem prejudicado o funcionamento dos membros do Corpo de Cristo e acaba tornando-os em membros Graças a Deus, no final dos tempos, Ele está restaurando os membros inativos. Somos membros ativos que funcionam no Corpo para a edificação do Corpo de Cristo. Nesse fluir da graça temos, os atributos divinos, como por exemplo – a santidade, a justiça e a glória de Deus, bem como as virtudes elevadas humanas de Cristo, o Qual foi o único homem que viveu uma vida humana perfeita.
  2. Nós ganhamos a realidade em nossa vida. Antes de receber o suprimento do rio da graça, nossa vida era cheia de buracos, vazios e carências da realidade. Quando o homem se desconectou na queda, ele se desconectou da própria realidade do universo (Deus) e, por consequência, se conectou à mentira, falsidade e vaidade (Jo 8:44). O homem foi levado cativo para o império das trevas, um reino de mentiras e falsidades. Mas por meio de crermos em Jesus, Ele nos trouxe para o reino de Deus. Por intermédio do fluir dessa graça, estamos nos enchendo de

1 Jo 1:5-9; Ef 5:18

  1. A verdade é o ponto principal para termos a armadura de Deus, para ficarmos firmes contra as ciladas do diabo. Também desfrutarmos do amor e da luz. Depois da queda, o homem ficou egoísta e quer tirar proveito dos outros, mas com a vida de Deus passamos a ter uma vida de doação – dar é melhor que receber. Passamos a viver na luz e, quem vive na luz, é sensível ao Ainda somos suscetíveis ao pecado, mas quando o pecado aparece em nossa vida, somos sensíveis e logo o confessamos (v. 9). Para lutar contra a ciliada do diabo, precisamos de uma consciência limpa.
  2. Passamos a encher-nos do Espírito. Temos a prática de não só ouvir a palavra de Deus e deixá-la passar superficialmente, mas usamos a própria palavra para falar uns com os outros e, assim, nos enchemos do Espírito, tendo uma vida não vivida na carne, mas no Espírito. A vida conjugal, familiar e no trabalho passam a ter realidade e entrar em ordem. Então, podemos entrar nessa luta

Ef 6:11-13; Ap 12:5, 7-11; Mt 16:18-19; Hb 12:25-29

  1. A nossa luta não é contra o sangue e carne, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Estamos aqui para lutar pelo reino de Deus. Na luta na esfera espiritual não temos participação, porque ela acontece nos ares, no mundo espiritual. Mas a igreja ficando firme na terra, temos a vitória no céu. A peleja não é nossa, é de Deus – Ele vai vencer! A nossa porção, como igreja, é resistir e permanecer inabaláveis (v. 13). O que cabe a nós é ficarmos firmes – continuamos nossa luta pela palavra profética, pregando o evangelho, edificamos as pessoas trazidas a fim de todos serem Queremos levar a todos que estão conosco a ser vencedores.
  2. Na porção de 2 Crônicas 20 vemos que o profeta disse para o povo não ficar assustado com o inimigo, pois a peleja não era deles, mas de Tomar posição, ficar firmes e parados – ou seja, continuem pregando o evangelho, resgatando as pessoas e edificando-as na igreja. Infelizmente, nessas últimas eleições no Brasil, muitos líderes dos grupos cristãos entenderam que a luta da igreja deveria ser uma luta política, e começaram a defender uma cor política achando que iríamos vencer. Essa não é nossa luta, nossa luta é continuar pregando o evangelho, resgatando as pessoas, cuidando delas – nossa luta é pelo reino de Deus.
  3. Por outro lado, nossa luta não é entrar nas fileiras do mundo espiritual. Houve no passado muitos filhos de Deus que entraram nessa linha da vida interior e entendiam que a luta espiritual era contra os demônios, os espíritos Isso é horrível! Quando eu era jovem e lia a biografia de tais cristãos, eu ficava assustado e me perguntava se, quando eu tivesse mais maturidade, iria ficar, de madrugada, lutando com os espíritos malignos. Nossa luta não é essa, cabe a igreja ficar firme pregando o evangelho e fazendo o que a palavra profética nos manda fazer, porque essas forças espirituais não temos condição de vencer. O que Daniel teve que fazer foi tomar posição, porque quem veio lutar foi o anjo Gabriel e depois veio o anjo Miguel lutando contra o príncipe da Pérsia e mais tarde viria o príncipe da Grécia (cap.10). São príncipes espirituais do mal, seguidores de Satanás. Quando ficamos firmes na terra, a luta espiritual no céu é vencida.
  4. A mulher é o conjunto do povo de Deus, que no tempo do Novo Testamento, é a igreja (Ap 12:5). A igreja está para fazer nascer o Filho Varão, os vencedores da igreja – a parte que se preocupa com o reino de Deus, a fortaleza de Davi (Sião). A versão KJA diz que Satanás tem a capacidade de enganar o mundo inteiro (v. 9). Por isso, não o A nossa segurança hoje para não ser enganado é a Palavra, pois a palavra profética é uma candeia que nos ilumina. Satanás é o acusador de nossos irmãos, então, se não permanecermos inabaláveis, o inimigo nos acusa e nos derruba. Se não tivermos uma vida de confessar os pecados e tratar com qualquer obra das trevas, quando o inimigo nos acusa, sentimos “culpa no cartório” e somos derrubados.
  5. Quando você for vencido pelo pecado ou algum indício das trevas estiver em sua vida, trate imediatamente, confesse seus pecados. Vamos manter nossa consciência limpa, vamos aplicar o sangue do Cordeiro (v. 11). O inimigo também pode derrubar outra terça parte dos crentes, aqueles que aparentemente conhecem a bíblia, amam a bíblia, mas não vivem a realidade dela. Pelo fluir do rio da graça, não somente estamos entendendo a bíblia, estamos recebendo a realidade da palavra, por causa da palavra do testemunho. Por fim, o inimigo ainda pode derrubar outra terça parte dos cristãos, aqueles que amaram a própria vida. De repente você não foi derrubado pelo primeiro nem pelo segundo canhão de Satanás, mas se você ainda ama a fama, a glória, sua posição na igreja, seu ego – o inimigo pode lhe Não podemos amar a própria vida. Aqui não fala para ir ao céu e lutar na esfera espiritual, mas ficar na terra firmes lutando com a igreja pelo reino de Deus.
  6. Quando a igreja estiver edificada, Satanás não terá mais vitória sobre a igreja (Mt 16:18-19). A nossa parte é a edificação da igreja. Essa é a luta A igreja na terra, não precisa subir nos ares para entrar na luta espiritual, pois nem tem como. Fazemos nossa parte edificando a igreja e pregando o evangelho, com isso, o que ligarmos na terra, será ligado nos céus. O que nós atamos aqui na terra, lá no céu é preso e o que libertarmos aqui, lá no céu é liberto, porque Deus vai mandar seus anjos para lutar por nós. Com simplicidade e obediência, Deus está fazendo coisas sobrenaturais em nosso meio.
  7. O reino de Deus é um reino inabalável. Isso significa que Deus permite que venham os ataques do inimigo de Deus para tentar abalar a igreja, para que tudo aquilo que possa ser abalado seja removido. Só pode ficar aquilo que é inabalável. Então, se ainda existe alguma coisa abalável entre nós, Deus permite para que Ele faça uma Vamos manter um coração firme e uma fé inabalável. Deus vai fazer abalar a terra e o céu (Hb 12:25-29). Deus quer remover tudo o que pode ser abalado. Que o Senhor possa fazer que sejamos constituídos de coisas inabaláveis. Que Deus nos livre de sermos removidos por não termos a realidade do reino de Deus, que Ele nos limpe e nos faça firmes e inabaláveis. Não brinque com fogo, não brinque com Deus – vamos levar a sério tudo o que estamos ouvindo, pois isso mudará o nosso destino: ou você será vencedor ou será removido para ficar durante o milênio para amadurecimento para depois participar na Nova Jerusalém.

Ef 6:14; 3:19; Is 11:5; Ef 4:24; 1Tm 1:5,19

  1. Vou falar dos itens da armadura de Deus. Dos seis itens mencionados em Ef 6, cinco são para ficarmos firmes, não são de ataques. Somente um item é de ataque, que é a espada – a palavra de Deus. Vem uma onda de ataques de Satanás, não deixe se abalar, continue firme e vamos atacar com a palavra de Deus, a qual vai vencer essa
  2. (1) Cingindo a cintura com a verdade. Como você vai ficar firme? Colocando uma cinta da O cinto serve para prender a cintura, a região abdominal. Quando você cinge os lombos você melhora sua postura e consegue pegar mais carga, tal como aqueles esportistas que fazem levantamento de peso e põe um cinto bem forte. Precisamos desse cinto de verdade, a qual não é meramente uma verdade bíblica, mas a própria realidade. O fluir do rio da graça quer nos encher, Cristo é aquele que enche todas as coisas. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Se você é enchido por Cristo, você é enchido pela própria verdade, “para que sejais tomados [preenchidos] de toda a plenitude de Deus” (3:19).
  3. Assim, a verdade é como um cinto que fortalece a igreja para lutar como um guerreiro, cheio de justiça (Is 11:5) e santidade da verdade, portanto, sem inconsistências e nem vulnerabilidade para o inimigo enfraquecer, isto é, mantendo sempre uma boa consciência (1Tm 1:5,19; Hb 13:18; 1Pe 3:16). A justiça vem da Irmão, não naufrague na fé – mantenha uma consciência boa e sempre sensível. Ao fazer alguma coisa errada, trate imediatamente.

Ef 6:14; Sl 19:8; 24:4; 51:10; 73:13; 2 Tm 2:22

  1. (2) Couraça da justiça. Couraça é para proteger o tórax, onde está o órgão vital coração. Precisamos cuidar de nosso coração. Da verdade procede a justiça e a santidade (Ef 4:24). A melhor proteção para o coração é viver uma vida de justiça para manter um coração puro. A pureza de coração faz você servir o Senhor até o final da vida de maneira Davi podia ter mil defeitos, mas tinha um coração adequado para com o Senhor, por isso Deus o amava. Esse criar (51:10) é até criar do nada. Que o Senhor crie em nós um coração puro e o conserve puro. Vamos seguir a justiça, a fé, o amor e a paz, sendo os que de coração puro invocam o nome do Senhor.

Ef 6:15; Is 52:7; At 3:21; Mt 19:18; Rm 10:15; At 10:36; Rm 14:17; Ef 2:13-22

  1. (3) Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz. Em Is 52, vemos que se concretizará para com Israel no final desta era, quando o Senhor salvar os remanescentes de Israel e restaurá-los durante o milênio, a regeneração Este é o anúncio da restauração de todas as coisas, a qual ocorrerá na era vindoura do reino (At 3:21) após a segunda vinda de Cristo, quando os doze apóstolos se assentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19:28), e os demais vencedores da igreja reinarão com Cristo sobre a terra (Ap 20:4). A realidade que Deus prometeu a Israel, durante o reino milenar, ocorrerá com a igreja hoje. Por isso, vale a pena consagrar nossa vida para lutar pelo reino, porque teremos um corpo de ressurreição, não precisaremos mais carregar essa matéria, que é nosso corpo físico. Será um corpo espiritual. A igreja antecipa as bênçãos. Então, lutemos por isso!
  2. Paulo, no entanto, aplica para a pregação do evangelho, nos dias de hoje, pela igreja (Rm 10:15). Por isso, vamos para a rua anunciar coisas boas; não precisa esperar um judeu ser regenerado, vamos pregar o evangelho. A pregação do evangelho da paz (At 10:36). A palavra de Deus no Antigo Testamento mandou anunciar este evangelho da paz, mas este evangelho já está sendo anunciado na A igreja é o reino de Deus. Quando há justiça há paz; e quando há paz, há alegria. A igreja antecipa a realidade espiritual do que vai ocorrer com Israel. Cristo é a nossa paz (Ef 2:13).
  3. A pessoa que está na rua pode estar desesperada, angustiada, mas quando você prega o evangelho e diz “Posso orar por você?”, o milagre acontece na vida dela e começa a receber paz, porque a justiça entra e Cristo passa a governar a vida dessa Esse evangelho da paz é para produzir a família de Deus, o Corpo de Cristo e habitação de Deus no Espírito. Hoje pregamos o evangelho da paz nas ruas, anunciamos as boas-novas, levamos a salvação às pessoas e as introduzimos na vida da igreja, que é o reino de Deus, e sob o encabeçamento de Cristo, onde há paz e alegria.

Ef 6:16; 2 Co 11:3; 10:3-6; Rm 10:17; 1 Ts 2:13; Ef 1:19; Hb 1:1-3, 6; Jo 6:29

  1. (4) Escudo da fé. O escudo é aquela peça usada para se proteger dos dardos do inimigo. Quando que o homem falhou pela primeira vez? No jardim do Éden, quando a serpente colocou dúvida na cabeça de Eva sobre a palavra de Deus. A primeira tática do inimigo de Deus é colocar dúvida na palavra de Deus. Se você hesitar, titubear com relação à palavra de Deus você vai cair. Com relação a Deus devemos ter simplicidade e pureza total. Sem a proteção do escudo da fé, a serpente, com a sua astúcia, corrompe a sua mente, que se aparta da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2Co 11:3), isto é, a nossa relação com Deus deve ser de confiança total, crendo em Sua palavra com simplicidade e obedecendo a Deus (2Co 10:4-6).
  2. Sofisma parece verdade, mas não é. Devemos usar a palavra de Deus para anular sofismas e as fortalezas que estão em nossa mente. No casamento, por exemplo, se o marido fez algo para a esposa que a deixou indignada, quanto mais ela pensa na situação, mais raiva ela tem, porque quando pensa nisso, a mulher vai colocando tijolos em sua mente e construindo uma fortaleza. Daqui a pouco ela vai estar num castelo, cercada da sua própria razão e só a palavra de Deus como um míssil destrói essa Cuidado com isso! Não deixe as razões e argumentos construírem uma fortaleza em sua mente e o relacionamento acabar, porque começam a surgir raízes de amarguras e ressentimentos. Todas as vezes que ficamos cercados de razão, o orgulho, e a altivez, se sobressaem. O que Deus mais quer é levar nosso pensamento de volta para o encabeçamento de Cristo.
  3. E como a fé é gerada? (Rm 10:17). A fé não vem do nada. Alguns dizem: “ah, eu estou Mas Deus me deu fé, então, não tomarei remédio e Deus me curará”. Porém, a fé não vem de maneira vazia, a fé vem pela palavra. Se Deus lhe deu uma palavra, tudo bem; mas se Ele não lhe deu, sua fé é vazia. Quando você ouve a palavra de Deus, ela faz surgir a fé em você. A fé é gerada por ouvir a palavra de Cristo. Quem recebe a palavra do profeta como a palavra de Deus e crê, ela opera eficazmente em quem crê (1 Ts 2:13). A suprema grandeza do poder de Deus opera em quem crê, segundo a eficácia da força de Seu poder (Ef 1:19). É essa fé que vencerá a luta.
  4. A fé torna real ao homem toda a realidade espiritual e celestial de Deus por meio da palavra (Hb 11:1-3). Cristo é a expressão exata do ser de Deus. Essa palavra “Ser” (11:3), em grego, é hupostasis – é substância. Essa mesma palavra é traduzida para “certeza”. Então, a fé é o acesso que o homem tem às coisas da esfera de Deus, da substância de Deus. Nós habitamos no mundo físico, mas Deus habita a eternidade – outra dimensão. A fé nos faz alcançar a dimensão de Deus que os outros homens não conseguem alcançar. Sem fé é impossível agradar a Deus; não somente crer que Ele existe, mas que Ele é galardoador dos que O buscam (Hb 11:6). Agradar a Deus é fazer Sua vontade. Sem o escudo da fé, somos derrotados facilmente, mas por meio de nossa fé na palavra, a obra de Deus é executada (Jo 6:29). Creia na obra de Deus!

Ef 6:17; Rm 8:5-6; Mt 4:4; Gn 1:3; Hb 1:1-2; 11:3; 1 Jo 1:1-3; Jo 6:63; Ap 19:11-15

  1. (5) O capacete da salvação. O capacete é proteção para a cabeça, isto é, para proteger nossa mente. A mente do homem lidera sua alma. Para onde a mente pender, ela leva toda a alma para a mesma direção. Em seu estado natural, o homem vive na vaidade dos seus pensamentos (Ef 4:17), isto é, em seu estado natural a mente se inclina para a carne, resultando em Porém, se a mente se inclinar para o Espírito, terá vida e paz, se encherá de realidade.
  2. (6) A espada do Espírito. Todos os itens anteriores são defensivos, são para a nossa proteção, somente a espada é a arma de Nesses últimos anos, a palavra de Deus tem feito muita coisa entre nós, tem nos dado direção. Pela misericórdia do Senhor, Ele nos fez alcançar o continente africano e este continente vai aplicar todas as ferramentas da obra e isso vai nos surpreender. E nós temos parte nisso. A espada do Espírito é a Palavra (“rhema”) instantânea que sai da boca de Deus (Mt 4:4) para atender a necessidade do momento, ou seja, é a palavra profética. Não é uma doutrina, mas a palavra viva que Deus está alimentando a igreja. Então, nós não lutamos com o conhecimento bíblico, mas com a palavra que acaba de sair da boca de Deus. Por isso, a imersão na palavra profética funciona. É por essa razão que Satanás teme a Palavra profética e os seus ataques são contra ela.
  3. Toda a obra da criação Deus se fez pela Sua Deus fala e a Sua obra se faz (Gn 1:3; Hb 1:1-2; 11:3). Creia que a palavra de Deus tem poder! Cristo é a Palavra e todas as coisas foram feitas por Ele (Jo 1:1-3; Cl 1:15-17). A igreja como a nova criação foi gerada pela Palavra (Tg 1:18). Cristo é a Palavra da vida, a vida eterna, que une a igreja com o Pai e o Filho pela comunhão, por meio dos apóstolos (1Jo 1:1-3). Quando a palavra chega até nós por meio do apóstolo, a palavra conecta a igreja com o apóstolo e esta conexão é com o Pai e o Filho. Jesus disse: as Palavras (“rhema”) que vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63). Na era do Apocalipse, o Senhor tem na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes (Ap 1:16). Essa espada é, de um lado, para fazer a obra de Deus e, de outro, para derrotar o inimigo.
  4. O Senhor liderará dos céus os Seus exércitos de vencedores para a última batalha contra o anticristo e seu exército, e Seu o nome se chama a Palavra de Deus. E sai da Sua boca uma espada afiada, para ferir as nações (Ap 19:11-15). Hoje, Deus está chamando a igreja dos vencedores, que é a igreja em Filadélfia. O Senhor precisa dessa igreja totalmente restaurada para cumprir Sua vontade. Por isso, Deus destrancou os tesouros da Palavra profética para a igreja em Filadélfia (Andrew Miller), a qual tem pouca força, mas guardou a Palavra e não negou o nome do Senhor (Ap 3:7-8). Não temos capacidade, mas o Senhor está nos usando para conquistar vários países da África. E, agora, já temos quem vai traduzir nossos livros para o árabe. Vamos para lá? Este é o caminho da vitória è amando a Palavra com reverência, crendo com simplicidade e praticando-a com obediência, fazendo a imersão na Palavra falando entre nós.

Ef 6:18-21

  1. Orando todo tempo no espírito. A Palavra requer o Espírito para fazer combustão e gerar força para fazer a obra de Também orando pelo apóstolo. A espada é que faz avançar nessa luta, portanto, precisamos orar pelo apóstolo. Aqui, Paulo pedia oração por ele, pois estava preso em Roma e não que a palavra ficasse presa, mas, sim, ser anunciada. Hoje é a mesma coisa: vamos orar pelo canal de onde está saindo a palavra de Deus. Não precisa exaltar o homem, mas dar importância ao canal que o Senhor usa para dar Sua palavra. Que o Senhor tenha liberdade entre nós para continuar dispensando Sua graça. A relação orgânica entre as igrejas e o apóstolo é muito saudável e necessária. A preocupação real sobre a situação do apóstolo, suas necessidades, demonstram o amor para com o canal que Deus escolheu para suprir as igrejas.
  2. Paulo era embaixador de Deus em cadeias, ele precisava das orações da igreja para que fosse ousado para falar, como lhe cumpre fazê-lo. Embora preso em Roma, Paulo era embaixador do reino de Deus, um enviado de Deus, pois Ele tinha essa autoridade para anunciar a Palavra de Deus (Ef 1:1; 3:2,8; 1Tm 1:12; 2Co 5:20).

Ef 6:23-24

  1. Essa carta começa com a graça e paz (1:2), e termina com a paz, como o resultado do desfrute da graça. A graça de nosso Senhor transborda com a fé e o amor que há em Jesus (1Tm 1:14). Amor (Deus Pai) com fé (Senhor Jesus Cristo) cuja realidade vem pelo fluir do rio da graça. A graça seja com todos os que amam sinceramente nosso Senhor Jesus Cristo (v.24). Sinceramente significa em incorruptibilidade (Vincent), isto é, amar (“agapao”) o Senhor em incorruptibilidade, um amor que não se deteriora, não corruptível, como o resultado da graça. O que sobrou em nós é o amor verdadeiro, ágape. Vamos amar o Senhor de uma maneira sincera e incorruptível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *