Conferência Internacional M29– O Exército do vale de ossos secos

Palavra ministrada pelo ir. Pedro Dong, transmitida em 18/12/2022 pelo Instituto Vida para Todos diretamente de Torres Vedras, Portugal, em 10/12/2022. Texto não revisado pelo autor.

 

  1. Quando a bíblia fala do Rio e dos canais dos Rios, ela também fala sobre o reino de Deus e o trono de Deus. Em Apocalipse 22 vemos que o Rio da água da vida sai do trono de Deus e do Cordeiro. A graça flui com todas as riquezas de Deus, Sua vida, Sua natureza santa, todos Seus atributos como justiça, santidade, glória, amor e luz. As virtudes humanas perfeitas de Cristo que precisamos para viver nossa vida humana também saem desse Rio. O resultado que Deus quer obter é o encabeçamento de todas as coisas em Cristo. Deus quer reinar por meio de Cristo, por isso o Rio sai do trono de Deus e do Cordeiro. Ao desfrutarmos do rio da graça na vida da igreja percebemos que cada vez mais Cristo governa nossas vidas. Ele passa a habitar em nossa vida, e nossos pensamentos, por tanta imersão que fazemos na Palavra, começam a ser controlados por Cristo e pela Sua palavra. Nossas emoções deixam de ser instáveis e frágeis e nossa vontade passa a coincidir com a vontade de Deus. Fazendo imersão na palavra a vida da igreja passa a fazer sentido, a Igreja é edificada e somos preparados para a luta espiritual.
  • Salmo 68:15-16

    1. Nós somos desprezíveis em relação ao que o mundo, com orgulho faz para competir com o Senhor. Por 20 séculos da existência da Igreja, ela viveu mais na degradação do que dando vitória ao Senhor. Mas chegamos no final dos tempos, vamos dar vitória ao Senhor. Quem se gabou até agora terá inveja de nós. Ainda que o monte Sião não seja o pico mais alto de Jerusalém, mas aos olhos de Deus é, sim, o pico mais alto, pois Deus o fez o mais alto. Ninguém nos conhecia e não influenciávamos em nada a sociedade. Contudo, estamos sendo elevados por meio da colportagem dinâmica, da pregação do evangelho, do avança jovem, das mulheres conectadas, dos homens de oração, por meio da imersão na palavra. O Senhor é quem nos evidenciou, mas continuamos como o pequenino rebanho. O Senhor nos tem suprido com todas as necessidades para o avanço da obra.

    1. Ezequiel era da linhagem de sacerdotes e deveria iniciar seu ministério sacerdotal aos 30 anos. Por estar no exílio, onde não havia templo para exercer sua função, Deus lhe deu outra: a de profeta, e passou a dar-lhe visões. Ezequiel capítulos 1 a 24 são sobre as visões da repreensão do Senhor contra o Seu povo, que foram dadas antes da queda de Jerusalém. Estes capítulos falam do Juízo de Deus contra a cidade santa, contra o templo, contra os falsos profetas, contra os anciãos idólatras e contra os habitantes de Jerusalém. Os capítulos de 25 a 32 são profecias do juízo contra as nações pagãs. O capítulo 33 ao 39 diz respeito à restauração do povo de Deus pela vida. Os capítulos 40 a 48 tratam da edificação do templo santo de Deus. Essas profecias do capítulo 33 até o fim do livro de Ezequiel se aplicam ao povo de Israel quando eles forem regenerados após a segunda vinda de Cristo, durante o milênio.

    Atos 3:20-21

    1. Quando Jesus Cristo voltar pela segunda vez começará o tempo de regeneração do povo de Israel, que é amado de Deus. Deus escolheu Abraão e dele conseguiu uma nação que é a menina dos olhos do Senhor. Esse povo teve seu auge com Moisés e o Rei Davi, mas pouco tempo depois os reinos de Israel e Judá entraram em degradação, até que foram levados cativos. O Reino de Israel, do norte, foi levado para a Síria, e o Reino de Judá, do sul, para a Babilônia. A nação de Israel só veio a ser restaurada agora, em 1948, mas a situação espiritual continua degradada, mas será restaurada no final dos tempos, na volta do Senhor. Tudo o que Deus faz com o povo de Israel é uma indicação de que a realidade espiritual desse povo é a Igreja. A restauração de Israel só acontecerá durante o milênio após a segunda vinda de Cristo, mas a restauração da igreja precisa ser agora, no final dos tempos. Quem trará a segunda vinda de Cristo se a igreja não for restaurada?

    1. Somos privilegiados, pois fomos colocados por Deus nesses últimos tempos. E Deus conta com você, somos os trabalhadores da última hora. Deus não pode mais esperar com mais tempo de degradação da igreja. O Senhor trabalhou em nós durante 40 anos no ministério do Irmão Dong, mas entramos em novos tempos, na última hora! Chegou o tempo da convocação! As igrejas estão se apresentando! Graças ao Senhor! Nossos adolescentes estão fazendo o CEAPE dos Adolescentes em guerra! Eles se tornam outros depois disso! Não vamos deixar os adolescentes virarem aborrecentes. Vamos mudar a cultura deles, pois fazem parte do exército para trazer O Senhor de volta! Nós estamos na verdadeira restauração da Igreja.

    Apocalipse 1:4; 4:5; 5;6

    1. Eu acredito piamente que entramos na era final que antecede a volta do Senhor. Estamos na era do Apocalipse, quando Deus já não pode esperar mais. Durante vinte séculos Deus não pôde fazer com que todas as coisas estejam encabeçadas em Cristo, mas agora Ele não pode mais esperar. São Sete Espíritos diante de Seu trono prontos para atuar (Ap 1:4; 4:5; 5;6). Agora Ele fez fluir esse rio do Seu trono de uma maneira mais forte para sua Igreja, com o intuito de colocar tudo debaixo do trono de Deus (Ap 22:1). Estamos na era dos Sete Espíritos. Diante do trono ardem sete tochas de fogo! Chega de mornidão na igreja! Chega degradação! Está na hora de as sete tochas de fogo atuarem. Essas tochas são os Sete Espíritos de Deus, que vieram aqui entre nós para nos queimar! Anime-se e veja que estamos numa era diferente, que exige uma atitude diferente. Trabalhadores da última hora são diferentes! Chegou o final dos tempos, vamos restaurar a igreja em

          Filadélfia.

    1. Quem é que está nos fazendo de repente ser capazes de conquistar o continente africano? Nós não temos essa capacidade. O Senhor entregou em nossa mão! Já temos um livro traduzido para árabe! Quem sabe de alguma forma esse rio irá fluir para lá. O Senhor nos abriu a Ásia por meio da Austrália, e passamos o Timor Leste, que é a porta para Indonésia e Malásia. Temos irmãos na Coréia e no Japão. De repente O Senhor nos abriu uma porta em Porto Rico. Vamos formar muitos colportores para trabalhar na américa do norte e língua inglesa. O Senhor quer fazer os sete espíritos percorrerem toda a terra. Não somos estrategistas, Deus é o maior estrategista. Deus está usando esse pequenino rebanho que não tem grande força, mas Ele abriu diante de nós uma porta aberta que ninguém pode fechar. Anime-se e veja que estamos numa era diferente, que exige uma atitude diferente. Trabalhadores da última hora são diferentes! Chegou o final dos tempos, vamos restaurar a igreja em Filadélfia.

    Ezequiel 34:11-14

    1. Os canais apascentam. Deus usa vocês como canais para apascentar as ovelhas. Essa profecia se aplica diretamente ao povo de Israel. Quando o povo de Israel for ajuntado para a última batalha de Armagedom, será encurralado na região de Jerusalém por todo tipo de exército. Ali Deus irá salvar o remanescente de Israel, eles vão reconhecer Jesus, que mataram e crucificaram, como Senhor. A partir daí Deus vai apascentar. Isso se aplica à Igreja em Mateus 9. Jesus saiu às ruas para cuidar das multidões.

    Mateus 9:35; 24:30-31

    1. Quando Deus olha para o homem disperso nesse mundo sem sentido de vida, isso dói em Seu coração. Deus se preocupa com as pessoas. Jesus percorria os povoados. Por isso, precisamos ir para as ruas. Deus enxerga as pessoas na terra como aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Quando o homem se desconecta de Deus ele vive uma vida de miséria. Nós que fomos resgatados temos o dever de sermos esses canais que cuidam dessas ovelhas. As pessoas são castigadas por esse mundo de trevas. No final da grande tribulação O Senhor virá reunir na terra santa todos os Judeus dispersos. Ele irá ajuntar os filhos de Israel como um pastor junta suas ovelhas. Deus irá salvar e apascentar o povo de Israel.

    Ezequiel 36:24-28

    1. Durante esses 19 séculos de degradação da Igreja, nosso coração se tornou endurecido, um coração de pedra, um coração religioso que não confia mais no Senhor. Mas no final dos tempos o Senhor precisa nos dar um coração novo e um espírito novo (Ez 36:24-28). O Senhor está nos dando um coração novo, e colocou dentro de nós um espírito novo. Esse espírito novo é como seus Sete Espíritos, que nos faz andar nos seus Estatutos e guardemos seus juízos. Nós passamos a amar a palavra profética. Quem nos fez amar a palavra de Deus é esse espírito. Quem está nos fazendo andar? Os Sete Espíritos!

    1. O cumprimento dessa palavra já tem se cumprido na Igreja. O Senhor nos deu um coração e espírito novo para amar de modo reverente a palavra profética, que recebemos com simplicidade e obediência para praticá-la. Temos desfrutado das riquezas da boa terra por meio da imersão na palavra.

    Números 14:24  

    1. Estamos no limiar de entrar na boa terra, que representa o reino milenar, mas a velha geração que saiu do Egito caiu no deserto (Nm 14:24). Por isso, vamos nos limpar da cultura egípcia, ou seja, do mundo e da religião. Precisamos nos limpar e renovar. Chegou o momento de um espírito novo, de estarmos adequados para Deus colocar os Sete Espíritos dentro de nós. Precisamos de outro espírito. Se ficarmos ainda como cinco ou dez anos atrás, saudosistas, ficaremos no deserto. Só dois da antiga geração entraram em Canaã, Josué e Calebe. Mas esses dois podem se multiplicar em muitos.

    Hebreus 3:7-19

    1. O versículo 28 de Ezequiel 36 nos mostra que Deus quer que a gente mude, renove nossa mente. Deus quer colocar seu Espírito em nós para andarmos no Seu caminho, amar e praticar Sua palavra. Ele promete que nos fará habitar na terra que prometeu para a Igreja. Que terra é essa? O descanso de Hebreus 3:11 é nosso galardão, entrar no milênio como vencedores é nosso galardão. Quando Deus fala e você dúvida, a incredulidade afasta você de Deus, do Deus vivo que fala e age.

  • Deus está agindo e falando e você está longe por causa da incredulidade. Não sejam como os desobedientes que caíram no deserto. Ouvimos a voz do Senhor e obedecemos. Nós hoje devemos crer na palavra e obedecê-la. Se algum de nós está nessa condição, que ganhemos luz! “Senhor, será que sou eu? Eu não quero ser esse, quero mudar meu coração. Coloca um novo coração e espírito em mim!”. Vamos ouvir com fé e crer na palavra. Os que ouvem com fé entram no descanso.

    Hebreus 4:1-2, 6-11

    1. Foi falado por Davi sobre entrar na terra de Canaã. Como ele estava na boa terra, não se referia à terra física, mas ao milênio por vir. Logo, ainda resta um repouso para o povo de Deus. Existe um descanso para nós! Essa é a nossa esperança! Mas esse descanso é apenas para os que entrarem na terra de Canaã. Por isso, busquemos um novo espírito, um novo coração. Deixemos que os Sete Espíritos de Deus entrem em nós para nos fazer crer, obedecer e praticar Sua palavra. Esse é o caminho para entrarmos na boa terra de Canaã, no milênio, como recompensa para os vencedores. Se você aprendeu a viver dessa forma, crendo na palavra, embora você ainda não tenha entrado no milênio, você já entrou na realidade do descanso. Quem faz a obra é Deus. Você não fica mais desesperado, você navega nessas águas no descanso, pois Deus está conduzindo tudo.

    1. Desde 2017 até o dia de hoje eu tenho experimentado trabalhar no descanso. Quem entrou no descanso de Deus, ele mesmo descansou de suas obras como Deus das Suas. Vamos aprender a entrar no descanso, fazer colportagem no descanso, pregar evangelho no descanso, cuidar das pessoas no descanso, servir na igreja no descanso fazemos tudo no descanso de Deus. Desse modo o descanso do milênio será uma consequência!

     

    2  Reis 5:1-19

    1. Naamã era comandante do exército da Síria, era herói de guerra, porém leproso. Uma menina que foi levada cativa disse-lhe que havia um profeta em Samaria, Eliseu, que podia curá-lo. Quando Naamã apareceu na porta da casa de Eliseu, este apenas mandou um mensageiro dizendo-lhe que se lavasse sete vezes no Rio Jordão para ser curado. Bravo, Naamã foi e sem ser curado (2 Rs 5:1-19). O que Eliseu mandou foi algo muito simples! Era só entrar no rio! Os servos de Naamã o convenceram que valia a tentativa. Desse modo, Naamã seguiu a palavra do profeta e foi curado. Imersão na palavra, grito de guerra, exercitar o espírito. Isso é como entrar na água e se lavar sete vezes. Custa fazer isso? Se você insistir em ficar na sua, não será curado. Sigamos a palavra! A palavra falou, vamos seguir! É uma loucura para a mente humana? É. Mas obedecendo sairemos curados!

    Apocalipse 3:7-8

    1. Cremos que a restauração do povo de Deus em Ezequiel 33 até 39 ocorre nos dias de hoje com a igreja em Filadélfia. “A igreja de Filadélfia representa o fraco remanescente”, que é exatamente a mesma situação do povo de Israel. Quem Deus vai restaurar e curar é o remanescente de Israel. Nós somos o fraco remanescente da igreja que é fiel à palavra e ao nome do Senhor Jesus. “A principal característica desse pequeno grupo era guardar a palavra da perseverança de Cristo e não negar o nome Dele. Na igreja em Filadélfia ninguém vê uma demonstração de poder ou nada externamente maravilhoso. A Igreja em Filadélfia é marcada por uma íntima comunhão pessoal com O Senhor, e o Senhor estava no meio deles como Santo e Verdadeiro, é representado como o administrador da casa, Ele tem a chave de Davi e os tesouros da palavra profética estão destrancados para os que habitam dentro da casa. Cristo é o administrador da casa e destrancou os tesouros da palavra para os que estão dentro da casa. Os fiéis dessa igreja também compartilharam de Sua perseverança e esperam Sua vinda” [Ref. Andrew Miller – A História da Igreja Vol 1, página 14]. Não só esperamos como apressamos a vinda do Senhor. Nós cremos que entramos na era do Apocalipse, a era dos Sete Espíritos. Provavelmente este é o significado do coração novo e do espírito novo, e que Deus porá dentro deles o Seu Espírito para que andem e guardem a Sua palavra.

    1. O Senhor está restaurando a realidade espiritual de Sua igreja pelo suprindo de graça por meio do fluir do rio da graça. Ele está nos enchendo com toda realidade espiritual. Enchendo da graça, da verdade, do amor, da luz e do Espírito. Falando entre nós na imersão da palavra estamos sendo enchidos até a plenitude de Deus, e isso está fazendo parte do nosso viver. Nossa vida conjugal, nossa vida familiar, nossa vida profissional tudo isso muda por meio do desfrute da graça. Só nos resta a luta, pois Deus ainda quer usar a Igreja para colocar os inimigos de Cristo debaixo dos Seus pés. quem vai fazer isso é a Igreja, nós somos o exército e guerreiro de Deus. Não é entrar na loucura de lutar contra os espíritos malignos. Nossa luta é pregar o evangelho, resgatar as pessoas, cuidar delas, receber mais graça pela imersão.

    Ezequiel 37:1-6

    1. Essa é a visão da igreja com a qual que Deus quer contar após 19 séculos de degradação. Os cristãos viraram ossos, sem nenhuma condição de lutar. A solução para reviver os ossos, restaurar a igreja que está degradada é ouvir a palavra do Senhor. O Senhor destrancou os segredos da palavra profética para a igreja em Filadélfia. A restauração tem uma correspondência com o livro de Efésios. Efésios 2:1-3 encontrou os membros que seriam da igreja mortos em seus delitos e pecados, como ossos secos. Mas então veio o rio da graça e nos vivificou. No fim de Efésios 2 a graça fluiu nos levou para a edificação do corpo de Cristo, o lugar de habitação de Deus no Espírito. Deus conseguiu nos tirar de uma situação de ossos mortos e no final nos edificou em casa de Deus, um edifício e santuário dedicado ao Senhor.

    Efésios 4:16; Ezequiel 37:7-10; João 20:25

    1. Éramos individualistas, separados uns dos outros, como ossos secos sem vida. Deus quer nos ligar, nos edificar como o Corpo de Cristo (Ef 4:16). Para se tornar um corpo, osso com osso têm de se juntar por meio das articulações, das juntas, dos tendões. Desse modo, crescem músculos e a carne e se torna um corpo. Recebendo o que é profetizado ganhamos vida e passamos a nos juntar com outros. Assim, passou a ser possível a convivência com outros membros. Ezequiel profetizou mais e mais, e os ossos secos se tornaram um exército numeroso. Quem está ouvindo a palavra profética? A Palavra profética não é palavra de homens, é a voz do Filho do Homem. Quem não a ouvir, não vive, mas quem a ouvir, viverá. Ouçamos! No meio de tanta palavra eu quero ouvir a voz do Senhor! (Ez 37:7-14; Jo 20:25)

    João 14:23-24

    1. Os Judeus duvidavam que Jesus era o enviado de Deus, e por isso não ouviam a palavra dele. Jesus veio aqui na terra para profetizar e fazer viver aqueles que ouviam a sua voz. Vamos ter ouvido para ouvir, pois Jesus naquele tempo era um homem como nós, e as pessoas ouviam um homem falando e não Deus. Mas Jesus falou que a palavra que ele dizia não era dele, mas do Pai, que O enviou. Os tessalonicenses ouviram da boca de Paulo, mas acolheram como palavra de Deus, quando creram nessa palavra, a palavra começou a operar, e operou eficazmente neles. Cristo na Cruz derrubou toda inimizade entre nós, toda dificuldade que nós temos de nos relacionar.

    Ezequiel 37:14

    1. Ezequiel profetizou mais e mais, e os ossos secos se tornaram um exército numeroso. No milênio o povo de Israel, os remanescentes, serão restaurados e serão os sacerdotes de Deus aqui na terra para pastorear e apascentar os povos e as nações que ficarem aqui após a grande tribulação no milênio. Mas os vencedores reinarão na parte celestial. Não teremos mais esse corpo material e físico. Nenhuma matéria consegue estar na esfera que Deus está, a eternidade. Por isso, Deus precisa nos dar um outro corpo, que não será matéria. Quando Jesus morreu e ressuscitou ele não tinha mais matéria, mas tinha o corpo da ressurreição. Os vencedores da igreja que entrarão na boa terra de Canaã, no milênio, terão esse corpo. Por isso irmãos, hoje vamos amar a palavra profética. O que Deus está fazendo entre nós é algo do tempo final! Vamos cooperar com O Senhor e sair de nossa mentalidade velha! Se O Senhor nos mandar banhar sete vezes no rio Jordão vamos nos banhar! Você vai entrar nesse exército! O Senhor está ganhando e formando esse exército por meio do profetizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *