Conf Set/18 – REUNIÃO DE LIDERANÇAS – 07-08/09/18

07/09/2018 – 14h00 – Estância Árvore da Vida

ILDEU RODRIGUES

Moisés estava como um malabarista quando condizia o povo pelo deserto, atendendo a tantos assuntos ao mesmo tempo. Assim como Jetro o ajudou a administrar, hoje precisamos também de ajuda.

Ex 18:21-22

Se distribuirmos o encargo, com irmãos cuidando de grupos de menos irmãos, podermos cuidar de todos. Com certeza todos estamos nestes grupos de chefes entre o povo. Se ficar tudo sobre os ombros de Pedro e Ezra eles não poderão suportar sozinhos. Este princípio fará com que a obra de Deus avance sem prejuízos nem atrasos e sempre à frente. é preciso nossa consagração, entrega e participação. O irmão Jobson e eu tivemos uma reunião da Editora com as cooperativas das diversas regiões e ele irá nos ajudar agora com a gestão.

É também muito importante acompanharmos a palavra profética atual, ministrada pelos irmãos Pedro Dong e Ezra Ma.

O ministério do irmão Dong e que agora os irmãos Pedro e Ezra estão nos conduzindo, é para a volta do Senhor. Precisamos sempre renovar nosso encargo por tudo o que o Senhor nos confiou e revitalizar cada item da obra do Senhor.

 

======================
JOBSON LIMA

O Senhor nos deu tantas frentes e empreendimentos. São empreendimentos de Deus e Ele precisa de pessoas e de recursos para tocar cada um deles adiante. Deus conta conosco. o objetivo de cada um deles é levar a palavra de Deus. todos eles estão envolvidos com a Palavra sendo levada às igrejas.

Todos somos gestores. Administramos nossa cada, nossas questões pessoais, a igreja e outros assuntos. Tudo precisa de administração. A igreja precisa de palavra e de administração.

Quando a igreja surgiu, logo em seguida houve a necessidade da instituição dos diáconos. Quanto mais a igreja cresce, mais precisamos de administração. Nosso papel como supervisores (presbíteros, que são bispos, que contam com o apoio dos diáconos e diaconisas) é muito importante. Esta é a nossa função na igreja.

Gerir/administrar é:

  1. Planejar – estabelecer objetivos e metas para alcançar resultados. Se na igreja não temos planejamento nem metas para alcançar, vivendo apenas de reuniões, é possível que não cresçamos. Se, do contrário, tivermos administração, o crescimento será alavancado. Se não soubermos onde queremos chegar, ficaremos perdidos e estagnados.
  2. Executar – Execução: a disciplina para alcançar resultados. Nas empresas a maior dificuldade para alcançar suas metas está na execução. podemos planejar algo e encorajar os irmãos, mas se apenas dermos um aviso aos irmãos nas reuniões, sem maior planejamento, estabelecimento de metas e coordenação, não haverá resultados. Quando executamos precisamos de foco, compromisso e que as pessoas certas sejam colocados nos lugares certos para que os resultados venham. Se nossa meta é que 100% dos irmãos na igreja sejam inscritos no programa O Livro na Minha Mão é preciso haver irmãos ativos na igreja que façam isso acontecer.
  3. Checar – monitorar, acompanhar se o que planejamos está sendo executado e se as metas que estabelecemos estão sendo alcançadas. Não podemos nos esquecer da meta enquanto executamos.
  4. Agir – atuar em função da checagem que fizemos para corrigir e ajustar.

AGENTES MOTIVADORES

O iniciador – Aquele que transmite a ideia inicial. Pedro e Ezra enxergam uma necessidade e iniciam uma ideia em função da necessidade.

Influenciadores – os cooperadores e as lideranças das igrejas precisam fazer a diferença e influenciar outros. São os influenciadores que fazem a diferença e transmitem a ideia inicial. São eles que fazem as coisas

Decisores – são os que decidem aplicar ou não a ideia. Se ninguém “comprar a ideia” nada acontecerá. Em cada Conferencia precisamos

Precisamos ser agentes de mudança nas igrejas. Há muitos participando das conferências? Quantos estão adquirindo Alimento Diário, etc. Não podemos nos eximir da responsabilidade. Queremos encorajar os cooperadores, presbíteros e diáconos a ser os agentes de mudança.

======================
EZRA MA

Essas dicas são práticas. Há muitas regiões praticando e tendo sucesso. Queremos crescer. O que precisamos é multiplicar o numero de irmãos iniciadores, que tenham ideias novas, com criatividade. As igrejas que estão crescendo têm um irmão iniciador e criativo.

Temos de parar com a “cultura Miojo”, sempre fazendo coisas buscando resultado imediato. Temos de trabalhar para ter um crescimento sustentável. Em cada igreja certamente há irmãos iniciadores. Estes irmãos precisam funcionar. Na EAV os irmãos Pedro e eu mais os cooperadores iniciam os encargos. Mas precisamos que as lideranças voltem para as igrejas e levem o que vemos aqui. Os líderes são os formadores de opinião. Precisamos mudar a cultura que temos na igreja. temos uma visão muito clara. Podemos aprender com os irmãos de outros grupos, mas Deus nos deu um legado e uma identidade. não somos qualquer grupo. Sabemos qual nossa meta e nosso objetivo. Somos a igreja. não impomos isso a outros hoje, mas temos muitos parceiros. Nosso encargo e função é transmitir a palavra profética aos nossos irmãos. as igrejas precisam agir e experimentar. Onde as coisas começarem a acontecer, vamos aprender.

Quando falamos de liderança, estamos incluindo os irmãos e as irmãs que servem. Precisamos que todos assumam o papel de líder na igreja em que o Senhor nos colocou. Se não quisermos assumir, devemos passar para outro, mas a igreja tem de avançar. Ela não pode permanecer como estava há 20 ou 30 anos. Precisamos dar um passo e sair da nossa zona de conforto.

Amanhã esperamos ter mais irmãos e irmãs que servem, além dos irmãos responsáveis.

Oração:

Senhor, queremos avançar. Tu nos confiaste essa comissão e legado. Não queremos ser falhos em Tua presença, mas comparecer diante de Ti com os talentos que multiplicamos. Abençoa todos os irmãos, ajudando-nos a expandir e frutificar. Nos encoraja e impulsiona para frente. Jesus é o Senhor!

============================================

07/09/2018 – 14h00 – Estância Árvore da Vida

EZRA MA

Falarei um pouco alguns encargos espirituais. Ontem foi falado dos iniciadores. Temos as mensagens e também na sala dos cooperadores muitas coisas novas são apresentadas e ficamos encorajados de ouvir que tem havido inovação e trabalho constante em algumas regiões. Se trabalharmos com visão, unidade e unanimidade, Deus honrará o nosso trabalho. Tivemos a Copa do Mundo no último ano e aprendemos várias lições. Ante das Copa eu fiquei bastante surpreso com o Zidane, ex-técnico do Real Madrid. Ele ganhou 13 campeonatos espanhóis e três Champions League. Quando ganhou o terceiro título ele disse que precisava deixar o cargo para que o Real Madri pudesse continuar avançando.

Todos os encargos que nos foram apresentados ontem foram inovações do irmão Dong. Por estrarmos perto dele entravamos sempre em uma zona de desconforto. Ele sempre nos passava muita responsabilidade. Precisamos subir para um próximo nível e para isso, tem de sair da zona de conforto. É como Pedro ao sair do barco para andar sobre as águas. Ele teve uma experiencia fora da caixa. Os 11 apenas viram o Senhor, mas só Pedro teve nova experiência. O irmão Dong nos falava para avaliarmos sempre os nossos últimos seis meses. Não podemos ser como galinhas velhas, que não põe ovos.

Temos algumas coisas que precisamos valorizar e preservar como o nosso espírito de irmandade, mas também estamos vendo que precisamos produzir mais fruto. Os que estão na liderança são grandes responsáveis por isso. precisamos voltar para nossas localidades e considerar a melhor forma de executar cada itens que vimos ontem.

Para que avancemos precisamos também incluir a geração mais jovem. Precisamos mentorear os mais jovens e ensinar-lhes a fazer o que fazemos. Os seres humanos são seres sociais e, por isso, na igreja precisamos cuidar para que os irmãos tenham um ambiente para interagir e ter socialização. Precisamos vincular a parte social com a espiritual. Há igrejas que possuem chácaras. Churrasco com os irmãos, as famílias tudo junto. Precisamos restaurar esse “igrejar”. Precisamos dar asas à criatividade para ganhar as pessoas e mantê-las aqui.

Foi falado ontem dos iniciadores. Em cada igreja precisa haver mais e mais iniciadores e todos temos de ser os influenciadores e todos na liderança são os decisores.

Sinto que há uma falha em ter itens:

  1. Comunicação – precisamos aprender a comunicar a visão e o que ganhamos aqui para a igreja. precisamos aprender a usar as pessoas que Deus colocou ao nosso lado há pessoas inativas em nosso lado porque concentramos tudo em nossas mãos. muitos se condenam por não fazer ceras coisas, mas não precisamos fazer tudo mesmo. O melhor presidente dos EUA foi Ronald Reagan. Ele era um ator de cinema de segunda classe, mas se assessorou dos melhores ministros. Precisamos nos assessorar. Se não sabemos comunicar, precisamos tomar um jovem que sabe comunicar para nos ajudar.
  2. Articulação – hoje temos excelência no louvor. Podemos ter um irmão ou uma irmã para articular o louvor com as outros serviços envolvidos em uma reunião. Esse articulador irá entrar em contato com os irmãos que conduzem os hinos, também com o irmão que falará a palavra para receber seu sentimento e ver se ele tem algum hino que gostaria que os irmãos cantassem. Após essa definição ele entrará em contato com os irmãos do serviço de música para ensaiarem e também fala com os irmãos do serviço de projeção. Alguém precisa coordenar para que tudo funcione no momento da reunião.
  3. Execução – por causa da visão e perseverança dos irmãos alguns encargos existem até hoje. As irmãs são excelentes executoras.

 

Cuidar da nossa embalagem – nosso conteúdo é a palavra, que é excelente. Contudo, ainda precisamos melhorar o que apresentamos às pessoas, a embalagem em que a palavra é apresentada aos irmãos. precisamos cuidar dos nossos locais de reuniões, para que as pessoas sejam atraídas e se sintam bem ao entrar.

Os irmãos líderes precisam ter paixão pelo que fazem. Quero lembrar aos irmãos da liderança que invistam tempo em ler a Bíblia, ler os livros, etc. Temos de estar cheios de entusiasmo, loucos pelo Senhor e motivados a servir. Tudo é uma questão da liderança. Deus precisa de nós.  Toda manhã precisamos lembrar-nos de que Deus precisa de nós. se mudarmos nossa atitude, a igreja e a região de que estamos cuidando irá avançar.

Não precisamos inventar nada novo, mas apenas ser obedientes àquilo que ouvimos. Temos a nossa linha teológica. Um líder em nosso meio tem de estar de acordo com o que ensinamos e tem de ensinar a mesma coisa em sua localidade. todos precisamos seguir a mesma visão, a mesma palavra e a mesma prática. o apóstolo Paulo era duro com essa questão e exigia que as igrejas de que ele cuidava fizessem exatamente o que ele queria que fosse feito.

PEDRO DONG

Vou seguir esse encargo do irmão Ezra de que precisamos ter uma só voz de comando. Precisamos entender que Deus em cada época tem apenas uma voz, um porta-voz, o seu profeta, a sua palavra profética. Se você crê nisso, você dará importância ao que Deus está nos falando nessa conferência. A palavra profética por si só faz a obra. Se o homem cooperar com ela, ela fará a sua obra e dará resultado.

Em alguns lugares há irmãos que em vez de entrar na palavra atual ainda usam os livros de consulta para ministrar a palavra na semana. Esses livros tiveram a sua utilidade em sua época, mas o Senhor já avançou. Se em vez de pegarmos a palavra atual no Alimento Diário pegarmos outras coisas que são livros de consulta, para ministrar toda a nossa palavra, estaremos pegando a palavra profética de 30 ou 40 anos. Se pegarmos a palavra profética atual, conseguiremos sempre habitar juntos. Caso contrário, não conseguiremos praticar yachab e yachad, conforme falamos nas primeiras mensagens da Conferência. Seja um com o que o Senhor está falando e iremos avançar muito.

Seja um dos que ama a palavra profética e entra na palavra profética. Nosso querido irmão André Dong, todos vocês gostam. Ele é como um paizão quando fala. Ele não se preocupa se está falando certo ou errado, mas ele quer transmitir o que o Senhor lhe deu e todos querem praticar o que ele fala. Ele, apesar de seu sofrimento desde a infância por causa da paralisia infantil. Ele faz questão de ouvir a mensagem e anotar toda a mensagem com a sua própria mão. Assim ele grava o que está sendo falado e isso é constituído nele. Você e eu que temos a mão boa para escrever não podemos fazer igual? Vamos ouvir a mensagem da semana. Ao ouvir a mensagem, pegue um caderno e separe uma margem no caderno para depois ouvir novamente e anotar o que não pegou. É isso que ele faz. Por isso que ele senta aqui e flui o encargo do Senhor. se fizermos isso, nos aproximaremos e a igreja que servimos também se aproximará do ministério. mais pessoas serão ganhas para o Senhor e mais irmãos serão ganhos para o serviço ao Senhor.

Quero falar de coisas práticas. Sobre o JAV, baixamos o número de assinaturas. Muitos vieram para a igreja por meio do JAV. Havíamos deixado de usar essa ferramenta e desejamos renovar nosso encargo e chegamos a 70 mil exemplares a tiragem. Mas novamente caiu, porque os irmãos desanimaram novamente de promover o encargo e praticarem na distribuição do JAV. e

Outro encargo é o Dia do Missionário Internacional. Se cada um de nós, a exemplo do Grão de Areia, ofertarmos, poderemos suprir muitos irmãos, que serão muito gratos ao Senhor e produzirão muito fruto de justiça que estarão na conta bancária celestial de todos os que participarem desta graça. vamos nos preparar para este dia 14 de outubro. Cada igreja deve ver como operacionalizar. No dia 14 cada igreja poderá separar uma caixa de oferta especial para isso. se desejarem, também podem separar uma caixa especial desde já e os irmãos vão separando esse valor. No dia 14 de outubro, podemos promover e fazer uma oferta especial para essa necessidade. Vamos ajudar os irmãos a praticar desses frutos de justiça e ver que nossa conta bancária celestial terá um saldo alto naquele dia. No mês de abril termos, então, no segundo domingo daquele mês, que cairá no dia 14/04/19, faremos uma oferta para os missionários regionais. Vamos avançar!

Oração – Ezra Ma

Senhor, abençoa as igrejas e as lideranças. Nos capacita, Senhor. Queremos nos arrepender da nossa falta de visão e de nossa incapacidade. Não estamos sozinhos, mas juntos na mesma visão e na mesma palavra profética. Obrigado e nos ajuda a decolar. Abençoa todas as igrejas para que possamos frutificara para justiça. Multiplica as igrejas e os talentões. Abençoa as igrejas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *