A vida coletiva da igreja – a função de cada membro – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM CAMPINAS – 23-24/02/2019

SALVOS PELA SUA VIDA

Notas da Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 23/02/2019. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 01 – A vida coletiva da igreja – a função de cada membro
Leitura Bíblica: Rm 12:4-5

É muito bom estar aqui. É sempre uma igreja, uma festa estar com os irmãos. Para ser franco, não concluímos o livro de Romanos ainda, há muita coisa para ser falado. Semana que vem começaremos a Conferência na EAV. Teremos 4 mensagens conclusivas do irmão Pedro Dong sobre Romanos. Depois, André, Miguel e eu intercalados, daremos mensagens de 1 Coríntios e o irmão Pedro dará a conclusão da Conferência.

Hoje e amanhã veremos os capítulos 12 a 16. Nos primeiros capítulos vimos a salvação completa de Deus. Nos capítulos 9 a 11 há uma inserção para falar        de Israel. Éramos gentios e não tínhamos parte no plano de Deus. Por causa da rejeição dos judeus nós fomos inseridos. Deus cortou a oliveira brava e nos enxertou nela como novos ramos. Em nossas orações devemos orar e abençoar Israel. Se o fizermos, seremos abençoados. Há linhas teológicas que dizem que Israel foi cortado definitivamente e hoje só há a igreja e outra linha que diz que há duas oliveiras concomitantes, sendo uma Israel e outra a igreja. Nenhuma delas está de acordo com a Palavra. A terceira linha é a que seguimos, que é a linha dos irmãos W. Nee, W. Lee e irmão Dong. Fomos enxertados na oliveira original.

Por isso, no capítulo 3 de Romanos temos a redenção de Cristo e nos capítulos 6 a 8 nos mostra o processo pelo qual passamos para restaurar-nos ao propósito original que Deus tinha ao nos criar. Por causa do pecado, Deus teve de enviar o Seu Filho para obter a propiciação e a nossa justificação. De pecadores, nos tornamos filhos de Deus. De mortos, nos tornamos cheios de vida. Éramos pecadores e a redenção de Cristo, a salvação de Deus nos tornou Seus filhos.

Romanos nos fala dos diferentes níveis de filhos de Deus. O primeiro é o filho inexperiente e infantil, o filho tecknon. Com a Sua salvação e santificação, pouco a pouco nos tornamos filhos maduros, os filhos huiós. Mas filhos maduros ainda não era o objetivo de Deus. O objetivo final de Deus é nos tornar Seus herdeiros. Não basta atingir a maioridade. Uma pessoa pode ter um filho maior de idade, mas que não tem condições de receber e administrar os negócios de seu pai. Somente aqueles que tinham experiencias e interesse pelas coisas de Deus.

Você tem interesse pelas coisas da casa de Deus? Você está envolvido? Se hoje você não foi treinado, não poderá tocar os negócios do pai. Um dia, quando o Senhor Jesus voltar, ele nos entregará o reino. Primeiro, precisamos ter azeite nas vasilhas, crescer em vida, mas em segundo lugar, precisamos multiplicar nossos talentos. É preciso aprender a tocar os negócios de deus. Quando vamos aprender? Sim, podemos ter certa maturidade espiritual, mas isso não nos garante reinar naquele dia. Se não conseguimos reinar hoje não vamos reinar naquele dia. Precisamos ser treinados hoje. Se não conseguimos reinar sobre nossa ansiedade, sobre as concupiscências, sobre a raiva, sobre a impaciência, sobre as vontade de brigar com o cônjuge, sobre a compulsão, sobre a vontade de comprar coisas, etc. como vamos reinar naquele dia? O Espírito Santo precisa nos dar poder para nos libertar.

Não estamos aqui para condenar ninguém. Um é fraco em uma questão e forte em outra. É por isso que estamos no Corpo, para um ajudar e dar suporte ao outro. Deus tem um plano para nós individualmente. Ele nos salvou, redimiu, obteve o perdão dos nosso pecados, a justificação e santificação. Mas tem muito mais. Ele quer nos tornar Seus herdeiros. Então, nos colocou na igreja para nos santificar. Santificar não é apenas não cometer pecados. Santificar não é trancar em um monastério. Santo é aquele que tem mais elementos de Deus. Ele não está separado apenas posicionalmente, mas dentro dele tem mais da vida e da natureza de Deus.

Então, somos renovados na nossa mente e transformados de glória em glória, até sermos conformados à Sua imagem e nos levará a ser glorificados. Deus trabalha de forma diferente em cada pessoa. Mesmo entre marido e esposa Deus trabalha de maneira diferente em cada um. Deus trabalha em nós de maneira personalizada e individual.

Falei algumas vezes que não podemos ser superficiais, mas devemos valorizar a palavra que temos recebido na igreja. Hoje as pessoas e o cristianismo são superficiais. Buscam curas o tempo todo. As pessoas eram curadas com o lenço de Paulo, no início de seu ministério. Mas no final do Seu ministério, Trófimo, seu cooperador, ficou doente. Paulo o deixou doente lá. Por que ele não colocou seu lenço sobre Paulo? Por que ele não orou impondo as mãos de Trófimo e o curou? Espero um dia poder falar mais a vocês sobre esse assunto das curas. O que a Bíblia revela é diferente do que vemos hoje no meio cristão.

Deus tem um propósito para nós individualmente, mas Deus não quer um monte de gigantes espirituais. Ele está trabalhando em todos nós, mas o objetivo final de Deus é a vida coletiva da igreja, a vida do Corpo de Cristo. A vida individual não é suficiente para estarmos aqui. Deus sempre quis ter um povo. Ele deseja um reino de sacerdotes. Ele quer um grupo de pessoas em quem ele possa fazer a Sua vontade. Por isso, nos colocou na vida coletiva da igreja, na vida do Corpo.

Romanos 12 a 16 nos mostram o propósito da salvação plena de Deus. Nos capítulos 6-11 vimos o processo da salvação plena de Deus, mas aqui temos seu propósito, seu objetivo. Somos membros uns dos outros. Essa vida do Corpo é para expressar Cristo. Não é uma vida no céu, mas é para expressar Cristo na terra. Em Campinas há a igreja que expressa a vida do Corpo de Cristo em Campinas.

A primeira metade de Romanos tem o aspecto individual, desde o perdão dos pecados até a glorificação. Isso é só a metade. A salvação de Deus só se completa com a vida do Corpo. Você pode achar-se muito espiritual. Eu estou lendo a Bíblia, estou conhecendo a Palavra, etc. acho que estou ficando bom. Mas quando Deus te coloca para servir com outros irmãos, você terá problemas. Você não aceitará o que os outros falam, etc. É como uma irmã solteira. Ela se acha muito espiritual, mas quando ela se casa percebe que não é nada espiritual. Um consegue tirar do outro coisas que nem mesmo eles imaginavam que havia. É por isso que precisamos da vida coletiva. É para aprendermos a viver a vida do Corpo. É para sermos transformados.

Somente quando servimos com outros irmãos é que somos verdadeiramente transformados. Eu me achava muito espiritual, até que Deus colocou o Marco Mello para trabalhar junto comigo. Tem irmãos que você tem junto de você que você não aguenta. Se na igreja somos todos espirituais, não deveria haver problemas entre os irmãos responsáveis ou entre os irmãos de serviço.

Pela providencia divina vamos entrar em 1 Coríntios, que é um festival de problemas. É no meio dos problemas que Cristo é destacado como o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Sem Cristo estamos perdidos. Ainda bem que tem Cristo.

É por isso que há a vida do Corpo. Essa vida é para percebemos quão carentes e deficientes somos quanto dependemos de Cristo. Nesses momentos, nossa espiritualidade de nada serve. É por isso que Deus usou a figura do Corpo. Ele é harmônico e todos funcionam de uma maneira harmoniosa e suave. Um cuida do outro.

Rm 12:1-2 Esses dois versículos são a base de tudo. Para a vida do Corpo Deus não exige nem impõe. Paulo roga pelas misericórdias de Deus. A melhor tradução é: pelas compaixões de Deus, como em Rm 9:15. As palavras são diferentes. Quando o homem está em uma condição deplorável e miserável, o que Deus demonstra exteriormente para ele é misericórdia. É uma ação exterior. Por isso, falamos do braço da misericórdia de Deus. Ele alcança o homem e o traz para junto de si. Compaixão, por sua vez, é algo interior, que vem das vísceras. Quando uma pessoa suspira e chora é compaixão que ela sente. Compaixão é mais profundo que misericórdia.

Lm 3:22-23 Este versículo também não está tão bem. No hebraico está que as bondades do Senhor (checed) são a causa de não sermos consumidos, porque as suas compaixões (racham) não tem fim. Dentro de Deus há a Sua compaixão e isso é o que não nos permite ser consumidos.

Rm 12:1 Rogo-vos, pois irmãos, pelas compaixões de Deus. O rogo de Paulo vem de dentro de Deus. Deus nos escolheu, nos chamou , nos salvou, deu-nos Sua vida, Suas riquezas e nos escolheu para sermos Sua expressão. Em tudo isso estão as compaixões de Deus. Por causa disso Paulo nos chama para apresentarmos nosso corpo. Na versão original são corpos. Ou seja, cada um precisa apresentar o seu corpo. O rogo é individual, para cada um apresentar o seu corpo.

Rm 6:12-13, 19 Antes nossos membros eram para injustiça e iniquidade, mas agora nossos membros são armas da justiça e estamos servindo a justiça para santificação. Temos de apresentar todo o nosso ser. Apresentar nosso espírito, alma e corpo. Em Marcos fala de amarmos a Deus com nossa força, nosso coração e nossos entendimento. É com todo o nosso ser.

Rm 12:2, 11 A mente é a parte líder da alma. Também devemos ser fervorosos de espírito. Deus quer todo o nosso ser.

Rm 12:1 São muitos corpos apresentados, mas apenas um sacrifício vivo. Deus não tira a nossa individualidade. Cada um é especial. A diversidade no Corpo de Cristo é bonita. Cada um com as suas peculiaridades, mas somos apenas um sacrifício vivo.

Nosso serviço no Corpo não deve ser muitos serviços individuais ou separados e independentes. Entre os vários cristãos existem os ministérios independentes. O nosso serviço está dentro do contexto do Corpo de Cristo. O ministério dos jovens está dentro do Corpo de Cristo, o ministério das mulheres está dentro do Corpo de Cristo. Lembro-me de certa vez que um irmão ofertou o equipamento de som para a igreja, mas não deixava ninguém mexer no equipamento, porque ele tinha ofertado. Isso não tem nada a ver com a vida do Corpo.

Rm 12:1 Nosso sacrifício é vivo, porque morremos e ressuscitamos. Nosso serviço é em ressurreição. Sem morte não tem vida. Por que muitas vezes o serviço na igreja não dá certo? Porque não morremos. Precisamos ser um sacrifício vivo. Um sacrifício morreu, mas é vivo porque ressuscitou. Moisés, quando tinha 40 anos, pensou estar pronto para tirar o povo do Egito, mas apenas conseguiu matar um egípcio. Deus teve de leva-lo para mais 40 anos no deserto. É duro ter de ceder para algo que você pensa não ser tão bom. Mas por causa do Corpo é preciso ceder. Para que haja paz no Corpo, é preciso da cruz. É preciso morrer.

1 Pe 2:5 Este sacrifício é espiritual. A primeira coisa que oferecemos a Deus como sacrifício é Cristo. Ele é a realidade de todos os sacrifícios do Antigo Testamento (holocausto, oferta de manjares, oferta pacífica, oferta pelo pecado e oferta pela culpa). Hoje não precisamos oferecer nenhuma dessas ofertas, porque Cristo já foi oferecido a Deus.

Rm 15:16 O segunda coisa que oferecemos são os pecadores que levamos à salvação. Anunciar o evangelho como sacerdote, oferecemos as pessoas que trazemos a Deus através da pregação do evangelho.

Hb 13:16 Em terceiro lugar, é o nosso corpo, nossos louvores e tudo o que fazemos para Deus. Quando estamos nas reuniões e exercitamos nosso espírito, aquilo que sai de nossos lábios é um sacrifício de louvor.

Fp 4:18 Em quarto lugar, são as nossas ações e as nossas ofertas.

Portanto, apresentar nosso corpo por sacrifício vivo é algo muito completo. Apresentamos Cristo como nossa oferta, apresentamos as pessoas por meio da pregação do evangelho. Isso agrada a Deus. Também apresentamos nosso serviço a Deus.

Rm 12:1 A palavra grega não é culto nesse versículo, mas serviço. A palavra serviço é latreia, que é um serviço de adoração. Por isso as pessoas traduzem como culto, mas é um serviço. Nossa reunião é um serviço a Deus. Portanto, não falte às reuniões. Isso é um serviço a Deus. No serviço estamos adorando a Deus.

Até Romanos 12 esse serviço era apenas para os apóstolos, mas a partir desse capítulo, esse serviço é para todos os membros do Corpo.

Rm 12:2 Há duas palavras para designar mundo na Bíblia. A primeira é kosmos e abarca todos os departamentos do mundo. O século é a aparência atual do kosmos, aparência dele neste mês. O século de hoje é o século das ideologias, dos eletrônicos. Ninguém está interessado em comprar um celular de 1998. Nem de graça querem. Todos querem as coisas de agora. Essa palavra século é aion. É muito fácil seguirmos as normas desse século. Isso é algo que nos impede de servir adequadamente. Quando entramos nesse aion nossos serviço a Deus é prejudicado.

Existe também o século religioso. O mundo a que Paulo se refere em Gálatas, para o qual ele morreu, é o mundo religioso. Não precisamos nos conformar ao presente século. Queremos ter nosso louvor vivo, cheio de espírito, mas precisamos ter a nossa identidade de louvar o Senhor. Existe o sistema religioso do presente século para levantar ofertas, com água ungida, com óleo não sei de onde, etc. Não queremos nos conformar com esse sistema. Temos de nos transformar.

Rm 12:1 Transformai-vos. Se não sou transformado na igreja por vinte anos, desisto. É preciso mudar, ser transformado.

2 Co 3:18 Graças ao Senhor, há muitos irmãos que conheço que estão sendo transformados. O que mata a igreja é a nossa velhice. É preciso renovar a mente. só assim seremos transformados.

Ef 4:23 nossa mente precisa ser colocada sobre o espírito. Se estiver sobre a carne, será morte.

Tt 3:5 O Espírito Santo nos renova. Sim, fomos regenerados pelo Espírito, mas dia a dia precisamos ser renovados por Ele. É preciso invocar o Senhor, orar-ler a Palavra. Só assim podemos trocar o velho pelo novo. Nossas células espirituais precisam ser renovadas.

A mente é o fator predominante em nosso ser. O que fazemos com a nossa mente?

1 Co 1:10 É na mente que temos opiniões e as divisões ocorrem.

Fp 4:2 O problema na igreja está todo na mente. por isso, é preciso estarmos mais no espírito.

Rm 15:5 o mesmo sentir pode ser traduzido pela mesma mente.

1 Co 2:16 Temos de renovar nossa mente a tal ponto que temos a mente de Cristo.

Fp 2:5 Precisamos da mesma mente que houve em Cristo Jesus.

Essa base de Romanos 12:1-2 precisa ser bem lançada para compreendermos o que vem adiante.

Rm 12:2 Um grande dilema quando servimos ao Senhor. Será que isso é a vontade do Senhor ou não? Qual é a vontade de Deus ao orientar um irmão? Como vamos saber qual é a vontade de Deus? Isso vem do quanto nós conhecemos o Senhor. O irmão Dong, em sua idade avançada, errava muito pouco, porque estava sintonizado com Deus. É uma questão de conhecer a Deus.

Rm 12:2 Para que experimenteis. Experimentar aqui é testar, como se faz em um laboratório. Somente vamos reconhecer como genuíno depois de testado e aprovado. No início o leque é grande e não sabemos direito qual é a vontade de Deus. Então, experimentamos, testando, aí vamos reconhecendo qual é a vontade de Deus. Tenham comunhão, pois ela diminui os erros. Não tome decisões sozinho. Tenha comunhão , com Deus, depois com a família, depois com os irmãos, para diminuir a possibilidade de erro. Mesmo se errarmos, não tem problema, arrependa-se e siga em diante. Certa vez um homem bem sucedido nos negócios disse que seu segredo do sucesso foi errar mais que os outros. Por isso, precisamos testar, experimentar para aprender qual é a vontade do Senhor.

Ef 5:10 é testando, verificando se algo é agradável ao Senhor. Não há nada fixo ou definido. É preciso provar.

1Ts 5:21 Julgai = provai, testai todas as coisas. Se testamos e é bom, retemos, se testamos e é ruim, deixamos. Então, poderemos conhecer o que agrada a Deus.

O Corpo irá produzir a nova e a noiva levará ao filho varão. Sempre houve vencedores individuais, como vemos em Rm 1-8, mas hoje Deus está buscando um vencedor coletivo. Hoje muitos buscam as bênçãos pessoais e individuais. Não ouço nenhuma pregação, por melhor que seja, muitos pregam mensagens muito inspirativas, mas nenhum tem a visão do Corpo. Ninguém está interessado na vinda do Senhor. A igreja é o único lugar que eu conheço que isso é focado. Queremos produzir o filho varão, o vencedor coletivo.

Rm 12:3 Você quer servir na igreja, no Corpo? Então, não pense de si mesmo além do que convém. Não pense que você sabe mais que os outros. Você pensa que sabe mais que os outros e impõe a sua opinião. O que eu proponho fica pronto em três dias, mas para ter paz na igreja vou tomar a opção do outro irmão, que demora um mês para concluir. O que queremos é a edificação e o amor entre os irmãos.

Rm 12:3-4 Cada um deve reconhecer a medida da fé que tem. Deus mediu a fé para cada um de forma diferente. Cada um deve se contentar com a função do membro que é. Alguns querem ser um excelente nariz que enxerga. Se você é um nariz, deixe o olho enxergar. Nenhum deve pensar de si além do que convém.

O contrário também é importante. Não podemos pensar de nós mesmos aquém do que convém, ou seja, não deve pensar que não serve para nada, que não é importante. Todos somos importantes. Muitos se desprezam e se escondem. É por isso que a igreja ainda não foi edificada. No momento em que cada membro exercer a sua função o Senhor voltará.

Nosso erro no passado foi fazer todo mundo fazer de tudo. No passado eu forcei o nariz a ouvir, o olho a cheirar. É por isso que até hoje tem irmãos com medo de sentar na frente. Hoje eu entendo que há irmãos na igreja que passarão todos os anos aqui e não irão nunca falar. Sabemos hoje que nem todos sairão para pregar o evangelho.

Rm 12:16 Não seja orgulhoso. Não diga: Deus tem sorte em me ter na igreja. Sem mim, essa igreja não existiria. Há irmãos que pensam assim.

Fp 2:3 Considerar os outros superiores a si mesmo. Dar preferência para os outros. Isso é bonito na igreja.

Rm 12:6 Esses dons são os dons da vida, os dons que desenvolvemos pelo crescimento da vida em nós. Recebemos dons iniciais, mas precisamos desenvolver esses dons conforme vamos crescendo. Assim, os dons se desenvolvem e se tornam ministério. Esses ministério não são particulares, mas são para o Corpo.

Rm 12:4 A diversidade é importante e precisamos aceita-la. Mas ela causará problema se o Espírito não for o mesmo.

1 Pe 4:10 Todos recebemos dons. Cada um deve servir de acordo com o dom que recebeu.

Ef 4:7 O irmão Dong explicava isso muito bem. Comparando esse versículo com Romanos 12:6, temos que os dons são produzidos pela graça, mas aqui a graça é que foi concedida segundo a proporção do dom de Cristo. Em Romanos recebemos os dons segundo a graça. Tivemos a graça e os dons foram produzidos. Em Efésios fala que nossos dons tem determinada proporção, determinado tamanho. Um que exercitou muito, tem dom maior. E a graça é dada de acordo com o tamanho do dom. Quando exercitamos nosso dom, ele cresce em tamanho. Quando Deus concede a graça, concederá de acordo com o tamanho do dom.

Temos músculos bíceps e tríceps que são supridos pelo sangue. Digamos que alguém faz exercícios e tem músculos enormes. Outro, só trabalha no escritório. Os bíceps e tríceps de qual dos dois receberá mais sangue? Assim, quem serve muito ao Senhor desfruta muito da graça do Senhor. Quando exercemos nosso dom, recebemos porção duplicada e triplicada da graça.

Rm 12:6-7 Cada um tem a sua função e deve desempenhá-la da melhor maneira. Não é todo mundo fazendo tudo, mas cada um fazendo o que Deus determinou. A questão é identificarmos o que Deus deu para nós. Na profecia, você recebe a revelação de Deus. O que ensina, não recebe a revelação da palavra profética, mas ensina o que ouviu da palavra da profecia. Vemos a cooperação aqui. O que exorta pega o que recebeu do que profetiza e do que ensina para exortar os irmãos.

Na vida coletiva da igreja cada membro exerce a sua função.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *