Deus preordenou a Sua sabedoria desde a eternidade para a nossa glória – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS DE MG E ES – BELO HORIZONTE – MG

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na manhã de 24/11/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 03 – Deus preordenou a Sua sabedoria desde a eternidade para a nossa glória
Leitura Bíblica: 1 Co 2:7; Hb 2:5-10

 

Louvamos a Deus por nos dar tanta bênção através da Sua palavra por meio dos Seus profetas. Somos um pequenino rebanho, todavia a presença do Senhor está conosco.

Moisés disse a Deus que o que nos diferencia dos outros povos é que o Senhor anda conosco. Somos diferenciados porque temos a presença do Senhor. A temos porque estamos sobre uma base de unidade dos filhos de Deus, sem qualquer viés de divisão e temos o encargo de transmitir a palavra de Deus a todos os filhos de Deus. Ele nos tem dado a palavra profética, que é como uma candeia que brilha para caminharmos até que surja o sol e a estrela da manhã. O nossos Senhor virá! Por isso, não temos como agradecer ao Senhor por Sua fidelidade na Sua palavra.

O Senhor usou o irmão Dong por dezenas de anos nos dando a Sua palavra e cuidando dos filhos de Deus. Ele nos deixou um fundamento sólido sobre o qual podemos edificar. Temíamos que com a partida do irmão Dong, que se por algum motivo o Senhor deixasse de nos dar a palavra profética, ficaríamos sem rumo. Oramos muito no momento de transição e recebemos Sua promessa como Ele deu a Moisés. O ministério do Espírito não é para a nossa capacidade, mas é Deus quem nos capacita.

1 Co 3:5-9 não exalte nenhum dos servos do Senhor excessivamente. Somos apenas canais que Ele usa para transmitir a Sua palavra. E essa palavra executa a obra de Deus.

Jo 6:29 A obra de Deus é feita pela palavra de Deus.

1Ts 2:13 Quando a palavra profética vem de Deus por meio de Seus profetas, aqueles que creem que essa palavra é de Deus experimentam a realização da obra de Deus por meio dessa palavra. Tudo o que o Senhor nos deu por meio do irmão Dong, seja a Editora para publicar os livros, o JAV, em 1989, o Expolivro, em 1991, que ficou parado por um tempo por causa da dificuldade de manutenção dos ônibus. Quando começamos a orar desde setembro de 2018, o Senhor começou a mexer nas situações para nos dar de novo esse projeto e no final do ano Ele nos deu três carretas para revitalizarmos o projeto Expolivro. A primeira carreta ficou em Campinas, de3pois em Campos do Jordão, Taubaté, São Carlos, Sertãozinho, Serra-ES e hoje está em Cataguazes, seguindo em seguida para Paracatu-MG o Rio de Janeiro.  A outra carreta, da região Sul, esteve em Chapecó e depois irá para Foz do Iguaçu. A carreta da região Norte e Centro-Oeste está sendo reformada e logo cada uma das regiões terá uma carreta para percorrer muitas outras cidades deste País. Em todas elas experimentamos muita bênção. Por onde quer que passou, tudo viveu, como o rio da água da vida.

Outro item é a colportagem, tão forte aqui na região de MG. O irmão Reinaldo aperfeiçoou muitos irmãos aqui. Ainda precisávamos de um caminho mais forte. O Senhor levantou um grupo de jovens que com simplicidade e obediência à palavra do profeta de Deus, o irmão Dong, aprenderam o caminho do que chamamos de colportagem dinâmica. Não é por técnicas de vendas, mas pela dependência do Espírito que eles têm muito sucesso. Quando o Senhor usou o irmão Dong para abrir o caminho da colportagem dinâmica, cada um da equipe estava passando 50 livros por dia, uma marca inédita para a colportagem até então. A partir dali, o Senhor nos levou a aperfeiçoar outros irmãos para formar equipes em todas as regiões. Com o surgimento dessas equipes, hoje a Editora está tendo de publicar 400 mil exemplares de livros e, ainda, 400 mil exemplares do kit Alimento Diário. No ano de 2019 devemos distribuir cerca de 1,5 mihão de livros. Hoje a equipe do Douglas está com média de 100 livros passados por dia para cada pessoa.

Ao mesmo tempo, tomando o modelo da colportagem dinâmica, os irmãos da igreja em Niterói criaram a camiseta com a mensagem “Posso orar por você?” e muitos irmãos têm saído às ruas para orar pelas pessoas e passar o JAV  e os livros. Com isso, os irmãos têm experimentado experiencias fantásticas. Inúmeros suicídios já foram evitados por meio dessa prática de oração pelos irmãos.

um irmão que abordou um motorista que estava vendo celular dentro de seu carro, perguntando se podia orar por ele. Surpreso, o homem respondeu: “Você veio enviado por Deus. Por favor, ore por mim. Essas marcas em meu pescoço são da corda que usei para tentar me enforcar essa manhã. A corda não aguentou meu peso e eu não consegui morrer. Estava aqui pensando o que faria de minha vida.” Coisas desse tipo estão acontecendo. Preciamos levar a nossa luz às pessoas. não podemos deixar as pessoas sem sentido ou prazer para viver. Somos o sal da terra. Sem isso, as pessoas não tem vontade de viver. As pessoas estão desesperadas e como ovelhas sem pastor, exaustas, angustiadas e aflitas. Precisamos aparecer nesse momento.

Somos poucos, mas estamos influenciando a sociedade pela mão do Senhor e pela palavra profética. Agora o Senhor está nos usando. Temos ainda o BooKafé, que o Senhor ainda precisa nos dar o melhor caminho para essa ferramenta.

Nesses últimos anos os Senhor tem renovado as igrejas. Estávamos em uma situação sem entusiasmo e os serviços eram feitos meramente por escala. O Senhor nos deu uma palavra de entusiasmo, inclusão e excelência. Por meio dessa palavra profética o Senhor começou a nos renovar. Hoje não damos qualquer coisa para o Senhor, mas o melhor, com excelência. Ainda temos muito para crescer, mas já chegamos a um nível muito melhor. Irmãs e jovens foram incluídos e todos podem se sentir úteis na casa do Senhor.

Juntamente a isso, o Senhor nos deu a palavra de Filipenses. Não temos uma humanidade perfeita para servir o Senhor. Temos dificuldades de relacionamento, os irmãos das igrejas tinham problemas de disputas por poder, de ciúmes, invejas, julgamentos. Esse ambiente começou a mudar por meio da palavra profética. Hoje, dificilmente vemos maledicência ou críticas na igreja. Começamos a ver que somos membros uns dos outros. Se o corpo vai bem, todos vamos bem. Não vivamos naquele ambiente, porque afetamos a nós mesmos. A igreja tem tido um ambiente positivo de perdão e oração uns pelos outros. Vamos prosseguir desse jeito.

O Senhor nos deu o livro de Romanos e nos mostrou a civilização pós dilúvio, em que as pessoas viviam em torno dos ídolos. Nós vivemos para Deus. Nós O servimos e não Ele a nós, para satisfazer nossas vontades e desejos. Nós adoramos a deus e vivemos para Sua vontade. O Senhor nos mostrou, ainda, que a revelação da glória de deus irá libertar toda a criação da escravidão.

Por isso, ontem falamos sobre o mistério da vontade de Deus. O que Deus queria com esse mistério? Deus quer reaver Seu governo nesse universo. Satanás quis ser igual a Deus e se rebelou contra Ele, trazendo desordem e corrupção para o universo. Deus quer restaurar a ordem. Como criador, facilmente poderia fazer isso, mas escolheu usar o homem, uma criatura, para fazer isso. Como a igreja, temos essa responsabilidade.

Por estarmos corrompidos também, Deus teve de enviar um homem para ser o primeiro a vencer em Seu viver humano. Ele era o enviado de Deus e não buscava sua própria glória e vontade. Ele é muito simples e só tem uma missão: fazer a vontade daquele que o enviou e falar a Sua palavra. Nosso papel hoje deve ter esses princípios de Jesus. Não ousamos falar nossa própria palavra, fazer nossa vontade. Jesus teve esse viver na terra, morreu na cruz para nos salvar de nossos pecados. Deus O aprovou, ressuscitando-o. Ele nos gerou como a igreja e nos deu a responsabilidade de vivermos encabeçados em Cristo para que Cristo sujeite todas as coisas a Ele por meio da igreja.

O homem tem dificuldade de receber o falar de Deus quando Deus usa um interlocutor como seu profeta. Arão e Miriã tiveram dificuldade em receber a palavra de Deus por causa de uma falha em sua vida pessoal. Não deixe Satanás colocar dúvida na palavra de Deus. Por crer nessa palavra, experimentaremos a realização da vontade de deus.

Nm 12:2-3  O que estava no coração de Miriã e Arão era a questão de profetizar. Quando Jesus estava na terra, não creram nele, comentando que conheciam sua mãe e seus irmãos. Não veja as coisas com os olhos carnais, mas com os olhos do espírito.

Nm 12:4- No Antigo Testamento, o profeta usado por Deus era Moisés e quem não o ouvisse não estaria ouvindo o próprio Deus. Não cometemos o mesmo pecado de incredulidade que essa primeira geração cometeu. Se não cremos naquele que o Senhor enviou, ficaremos dando voltas no deserto e por vim ali cairemos. Temos, pelo contrário, o coração dessa nova geração. Estamos na reta final, ou seja, não daremos mais nenhuma volta no deserto. Paramos de competir um com o outro. Quem coordena a igreja e quem não coordena, quem tem defeito e quem não tem. Vamos seguir nessa reta final e entrar na boa terra.

Na conquista de Jericó o Senhor usou uma tática inacreditável. Dar voltas na cidade por sete dias, dando sete voltas no último dia e gritar ao final não é algo muito lógico. Mas pela obediência e unanimidade, eles venceram. Perguntar às pessoas na rua: Posso orar por você? não é algo lógico, mas é obediência à palavra profética e traz bênção.

Dt 18:15-21  Isso faz parte da lei. A profecia a respeito de Jesus estava na lei. Jesus é o profeta de Deus no ministério da nova aliança. O profeta só pode falar o que Deus ordenar. Por isso, quem profetiza deve saber sua responsabilidade. O profeta é obrigado a falar a palavra que Ele ordenar. E quem não ouvir a palavra profética que dessa forma for dita, terá de prestar contas ao Senhor.

Dt 18:22; Jo 5:16-17, 30-37  Jesus explicou aos judeus que estavam com dificuldade de crer em Jesus uma vez que ele violara o sábado que ele era o profeta enviado por deus. Que não rejeitemos a palavra profética. A característica do profeta que Deus enviou é não falar suas próprias palavras e fazer a sua vontade. Ele não tem uma carteirinha de enviado de Deus, mas outro dá testemunho dele. Jesus não aceitava testemunho humano, como o de João Batista. O testemunho que ele tinha era mais forte, porque eram as obras que Deus determinou que fossem realizadas por Jesus estavam sendo realizadas. As obras que Deus mesmo confiou e o próprio deus estava realizando por meio de Jesus eram o testemunho de que Jesus havia sido enviado por Deus. O que temos feito tem sido acompanhado dos sinais realizados por Deus.

Mc 16:19 Após a ressurreição, Jesus foi exaltado acima de todo principado, potestade, domínio e poder. Assim, Deus deu Cristo como cabeça para a igreja e somos o Seu corpo. Por isso, não tema nenhum ataque de Satanás. Nosso cabeça está acima de todas as coisas. A igreja partiu pregou por toda a parte. E Deus confirmava as palavras deles realizando os sinais. Isso comprova que essa palavra é de Deus.

Jo 5-6 mostra que os judeus não conseguiram crer. Por isso, não conseguiram realizar a obra de Deus. Toda a multidão que se fartou dos pães na multiplicação não creu no Senhor. Ele lhes disse que ele era o pão que desceu do céu e que ele mesmo era verdadeira comida e bebida e teria vida eterna todo que O comesse e bebesse. Hoje muitos correm para Jesus para seu próprio benefício. Muitos empresários estão correndo atrás de Jesus pela prosperidade ou pela cura. Jesus não veio para isso. As palavras de Jesus começaram a ficar cada vez mais difícil para eles. Por fim, disseram: duro é este discurso e se foram. Estamos a qui não para satisfazer os nossos interesses. Somos a igreja dos primogênitos. A vida da igreja deve ser composta daqueles que amam o direito de primogenitura. Não venda por uma promessa de prosperidade e cura. Queremos fazer a vontade de Deus e pagando o preço que for. Jesus perguntou aos 12 se eles queriam ir também, mas Pedro respondeu? Só tu tens as palavras da vida eterna.

Embora estejamos sobre uma base que inclui todos os filhos de Deus, nem todos eles estão dispostos a optar pela porta estreita e a andar pelo caminho apertado. Todos querem uma porta estreita e um caminho apertado, uma vez que é um caminho mais confortável. Nós somos diferentes e nossa base inclui todos os filhos de Deus. Lutamos pelo direito de primogenitura e nos preocupamos pela vontade de Deus. Se for preciso, damos nossa vida por ela. Negamos nossa vida da alma, porque estamos dispostos a fazer a vontade de Deus.

Na vida da igreja não há fã clube. Não há lugar para ganharmos poder e posição. Se quer isso, deve procurar em outro lugar. Nada é para nós, mas tudo é para o Senhor e para fazer a Sua vontade. Esse é o espírito de João 13.

João 13:21-30 é o contexto para entrar em João 14. Ao entender que aquela seria a última Pascoa que teriam o Senhor com eles, os discípulos se entristeceram. Após Judas sair, ficaram apenas os 11.

Jo 17:6-12 Quem são esses homens que o Pai confiou a Jesus e Ele cuidou e não perdeu nenhum? Jesus estava falando dos 12 discípulos. Na verdade, ele estava preparando os 11. São eles que receberam aquelas palavras de Jo 14-17. Ele não podia falar para qualquer um aquelas palavras. Ele precisava falar apenas àqueles que estavam interessados em Sua vontade. Essa palavra não é para os que vivem no oba-oba, mas para aqueles que levam a sério nossa visão e comissão. Não estamos aqui para viver de qualquer jeito, mas somos aqueles com quem Jesus conta. A vida da igreja tem a base de inclusão de todos os filhos de Deus, mas os que vivem dessa maneira talvez não sejam numerosos. Eles devem ser como esses 11. Os que na sua igreja ainda estão alheios, devem receber seu cuidado para que se tornem como esses 11.

Nossa responsabilidade é fazer com que a maior parte dos que vivem a vida da igreja hoje sejam arrebatados como o filho varão. Se você não está disposto a pagar esse preço, fique às margens. Mas quero crer que a maioria dentre nós tem desejo de ouvir essa palavra profética que Deus tem aberto para nós. Vamos crer na palavra do Senhor e entrar em Jericó. Vamos entrar na boa terra de Canaã, que é o galardão. Hoje não é nada para nós, mas a cruz. Naquele dia, entretanto, queremos receber o galardão.

Jo 14:1-3 Não fiquem perturbados, porque a minha ida realizará grandes coisas por vocês. Muitos interpretaram erradamente, pensando que Jesus ainda não voltou em sua segunda vinda porque está preparando mansões celestiais para nós nos céus. Primeiramente, ele não se referia a sua segunda vinda. Na verdade, sua ida se referia a sua morte e sua volta à sua ressurreição.

Jo 14:16 Esse é o primeiro benefício do Senhor Jesus ir. O Consolador não viria se ele não fosse e voltasse pela morte e ressurreição. Consolador é parakletos, que é alguém que intercede por outra pessoa. O Senhor Jesus hoje é aquele que nos consola.

Jo 14:17 Deus é a única verdade e realidade no universo. A criação é no máximo a sua sombra. Quando Jesus fosse, Deus enviaria o outro Consolador, que é o próprio Deus como Espírito da realidade. Os homens são vazios. Um time de futebol ganha hoje, mas ninguém ganha algo com isso. Continuam todos vazios. O Espírito da verdade nos dá a realidade, ou seja, consistência para nossa vida. Não estamos mais na vaidade, na falsidade e na mentira, mas estamos vivendo na realidade. Tudo isso está na esfera espiritual, que não pode ser vista com os olhos naturais. Esse que voltaria como o Espírito da Verdade é o próprio Jesus que voltaria como O Espírito.

Jo 7:37-39 Quem ouvia Jesus falando dessa maneira, não estava entendendo coisa alguma. Por isso, João explicou no versículo 39. A experiencia da morte e ressurreição, introduzindo Jesus, como homem em Deus, foi adicionada ao Espírito Santo. Inicialmente não havia essa experiencia nele. Por isso, o Espírito ainda não havia sido dado. Era necessário Jesus morrer, ressuscitar e voltar para dentro de nós como Espírito que dá vida.

Jo 14:3 Como o Espírito que dá vida, ele era capaz de entrar nos discípulos e levar-nos para o lugar que ele preparou. Esse lugar é o Pai. Jesus estava no Pai. Nenhum homem pode ir para o Pai, porque não há caminho para ele. Nosso Pai é santo, justo, puro, de unidade, enquanto nós somos impuros, cheios de divisão e sem amor. Como podemos ser recebidos por Deus para estar Nele? Um homem foi aprovado e entrou no Deus santo – Jesus. Ele foi para abrir caminho para todos os homens.

Poucos são os anjos que podem servir perto de Deus e Seu trono. Os querubins podiam estar perto do trono de Deus. Quem sabe alguns serafins poderiam estar ali. Deus projetou uma economia que visa levar homens para a Sua glória. Ele deseja levar homens para Ele mesmo. Perto dos anjos somos todos rebeldes, mas Deus planejou levar-nos para dentro Dele.

1Co 2:9 Primeiramente, isso é para os que estão vivendo a igreja pagando o preço para fazer a vontade de Deus. Se vivermos essa realidade, seremos os escolhidos de Deus. No milênio, somente os vencedores terão o direito de antecipar o que será realidade por toda a eternidade. Após o milênio, todos terão amadurecido e todos os filhos de Deus se juntarão aos vencedores e viverão essa realidade de estar em Deus e ser um com Ele.

1 Co 2:7 Os anjos vivem na esfera da glória de Deus, mas nós estamos sendo conduzidos para dentro da própria glória. O Senhor está nos glorificando.

Jo 17:1-5 Aqui há o pai que glorifica o Filho e o Filho glorificando o Pai. O versículo 4 define como o homem pode glorificar a Deus. Como você pode glorificar a Deus? Gritar glória a Deus não é tudo. A igreja tem uma missão e cada um de nós recebemos uma parte dela. Se fizermos o que Deus nos confiou para fazer, estaremos fazendo o que Deus nos confiou para fazer. Damos glória a Deus louvando-o, mas quando realizamos a sua obra, essa glorificação se completa.

O versículo 5 fala do Pai glorificar o Filho. Por que o Filho precisava ser glorificado se era o Filho de Deus e estava em Sua glória desde antes da fundação do mundo? A grande questão é que naquele momento ele era um homem, diferente de antes que houvesse mundo. Ele estava voltando para o Pai com um novo elemento – a humanidade. A definição de glorificação não é entrar em uma luz gloriosa, mas é sermos inseridos em Deus, sermos acolhidos por Deus e admitidos para dentro Dele. O homem Jesus precisava ser admito pelo próprio Deus que é a glória. O processo de glorificação é um processo em que fomos inseridos para dentro de Deus.

Uma vez que Jesus como homem foi recebido para dentro do pai, abriu-se um precedente para todos os homens. Um homem foi glorificado em Deus para abrir a porta para todos os homens. O maior fato do universo foi Jesus ter sido admitido no Pai. Hoje Ele é o Capitaão da nossa salvação porque ele foi amitido para dentro do Pai e tem hoje a missão de conduzir os muitos filhos de Deus à glória. A glória não é uma luz resplandecente, mas é ser conduzido para dentro de Deus. Quando ganhamos essa visão, ficamos loucos.

Essa visão deve nos cativar e governar para que façamos parte da igreja dos primogênitos. Nada supera essa visão da glória de Deus. Ela nos conquistou. Temos esperança de sair do deserto e entrar na boa terra de Canaã. Desfrutaremos a glorificação em primeiro lugar. Após o milênio, quando reinaremos com Cristo, estaremos na Nova Jerusalém, como o tabernáculo de Deus com os homens.

Por isso, seja simples, viva a vida da igreja. Saia para orar pelas pessoas, leve a palavra do reino a todos. Tudo o que fazemos na vida da igreja hoje é para que sejamos introduzidos na glória.

 

Senhor, muitas vezes não entendemos por que tanta consideração por nós. Que é o homem que dele te lembres ou o filho do homem que o visites? Não somos nada, mas pecadores rebeldes contra ti. Tu nos deste essa honra de ser a única criatura com espírito. o senhor veio a terra par anos libertar do pecado e nos levar para dentro do pai. Queremos agradecer e oferecer nosso corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Ti para te servir. Não queremos outra coisa, senão fazer a Tua vontade. Usa cada um de nós. Que muitos conheçam a Tua vontade e saiam da superficialidade. Abençoe cada família, cada criança, cada idoso cada irmão e irmã. Que a vida da igreja possa se expandir e mais pessoas se entregue a Ti para viver uma vida de cruz, e fazer a tua vontade. Cada vez mais pessoas vivam como esses 11 para fazer a tua vontade. Abençoe as igrejas. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *