O tabernáculo de Deus com os homens – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS DE MG E ES – ITAÚNA – MG

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na noite de 24/11/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 04 – O tabernáculo de Deus com os homens
Leitura Bíblica: Ap 21:1-3

Graças ao Senhor que nos tem suprido nesta viagem que começamos em Cataguases, passando por João Monlevade e hoje de manhã em Belo Horizonte, finalizando agora em Itaúna. Quero fazer rapidamente um resumo do que vimos até agora.

O Senhor tem nos falado da importância da palavra profética e como as igrejas aprenderam a crer na palavra que o Senhor tem falado e obedientes para praticar a palavra. Esse é um princípio muito importante, porque quando nós cremos nas palavras dos profetas que são palavras vindas do Senhor, o Senhor nos dá Sua benção. Cada item de ferramenta que o Senhor nos deu por meio do ministério do irmão Dong tem sido renovado e fortalecido. A colportagem, encargo tão forte do irmão Dong, está em outro patamar com a colportagem dinâmica. Até o final deste ano de 2019, 1 milhão e 500 mil livros deverão ter sido passados às pessoas. somos pequenos em número mas o Senhor nos tem feito alcançar a sociedade em que vivemos. Há grupos muito maiores do que nós, mas perguntam curiosamente para nós como temos o que temos, como o auditório na EAV.

Por isso, não se despreze. Quando nos engajamos na visão, encargo e comissão que o Senhor nos deu, embora sejamos poucos, podemos fazer muito. Continuemos praticando com simplicidade, entusiasmo e excelência. O Senhor também nos deu o “Posso orar por você?”. Com essa prática, acredito que estejamos salvando uma pessoa do suicídio por dia. SE você não tem muita coragem de fazer isso, como eu no início, faça o que eu fiz. Deixe escapar de sua boca essa frase “Posso orar por você?”. uma vez que você fale, terá de orar.

O Senhor está confirmando a Sua palavra por meio de sinais. Isso porque acreditamos que essa é a palavra de Deus. O Avança, Jovem! Também tem sido uma benção nos lugares que tem praticado. Estamos em uma fase maravilhosa.

Estivemos no Expolivro em Cataguases na sexta-feira e ali recebemos das mãos do secretário de educação um agradecimento em nome do prefeito da cidade e uma moção de aplausos das autoridades da cidade. Isso é a bênção do Senhor. Ele está conosco.

A diferença entre nós para qualquer outro grupo é que o Senhor está conosco. Isso é como em Êx 33, que eu faço questão de repetir. O povo de Israel havia pecado fazendo um bezerro de ouro dizendo que ele era os deuses que os havia tirado da terra do Egito. Essa grande ofensa fez com que Deus quisesse deixar aquele povo, mas pela intercessão de Moisés, Deus disse que ainda cuidaria do povo, mas não mais iria com eles. Moisés então disse que não seguiria adiante sem a presença do Senhor. Isso foi o que eu orei ao Senhor na fase de transição da época do irmão Dong para a nossa. Assim como respondeu a Moisés dizendo minha presença irá contigo e eu te darei descanso, Deus também nos encorajou com essa palavra. A nossa diferença é a presença do Senhor.

Deus enviou o Seu Filho para restabelecer a ordem da autoridade na terra. Ele viveu uma vida perfeita, totalmente debaixo do comando de Deus. Ele morreu e sua morte vicária nos substituiu na cruz. Se derramássemos nosso sangue estaríamos acabados. Mas Deus enviou Seu Filho que venceu e derramou Seu sangue em nosso lugar. Isso deu base de justiça a Deus para nos justificar e, pela fé fomos justificados e recuperados por Deus. Assim, fomos encabeçados em Cristo e pela igreja todo o universo pode voltar a ser encabeçado.

Cristo está acima de todo principado e poder e nome que existe. Para que a igreja possa cumprir a vontade Deus, ele deu Cristo como cabeça à igreja. Nossa cabeça está no céu e tem toda autoridade e poder. Por isso, não precisamos temer ninguém. Nosso cabeça está acima de toda autoridade. Assim, em Cristo tudo será trazido de volta à ordem e governo de Deus.

Essa é a vontade de Deus. Ele quer primeiramente encabeçar-nos em Cristo. nós somos de Deus. Vivemos na terra governados por Deus. Louvado seja o Senhor! Essa é a vontade de Deus.

Vimos sobre a importância de crermos nos profetas, conforme 2 Cr 20:20. Só podemos prosperar crendo na palavra dos profetas. Isso tudo estabelece uma base daquilo que já falamos.

Outra coisa que falamos é que somos seres de Deus e não da terra. Nosso corpo é terreno e feito do pó da terra, portanto, é temporal. Mas Deus soprou nas narinas do homem e esse sopro, o folego de vida, deu vida ao homem ao nele entrar. Esse sopro, no original hebraico, é folego de vida. Quando soprou no homem, soprou o espírito humano e o homem se tornou alma vivente. Temos uma vida biológica, uma vida psicológica e também uma vida espiritual.

Jó 32:8 O corpo humano é apensa uma tenda terrena para alojar o espírito que Deus soprou no homem. Por isso, não valorize demais o seu corpo, com fisicultura, culto ao corpo, como os gregos faziam, ou todo o tempo cuidando com cosméticos e essas coisas. Claro que precisamos cuidar do corpo, mas ele é apenas uma tenda temporária. Na verdade, nós somos o que está dentro dessa tenda, desse tabernáculo. Deus fez de nós uma alma vivente, porque Ele faz questão de fazer cada um de nós com sua personalidade, que é singular. Se você é alguém esquisito, saiba que você é único e Deus precisa de você. cada um tem a sua alma e o Senhor deu a personalidade e a identidade. Foi o Espírito de Deus que deu vida e entendimento. Tudo depende do sopro de Deus, que nos deu também uma alma, com personalidade única.

Deus tem muita dificuldade com todos nós, com jeitos diferentes. Nossa carne e vida da alma são terríveis, mas Deus não desiste de nós. Ele nos comprou com o Seu sangue e nos justificou pela fé e está trabalhando em nós. Ele está nos encabeçando em Cristo e está nos domando. Um dia, a multiforme sabedoria de Deus será conhecida dos principados e potestades. Cada um é diferente, mas estamos sendo domados e encabeçados em Cristo. estamos aprendendo a ser edificados uns com os outros, unidos à cabeça.

Deus quer nos fazer de uma só mente e um só sentimento, como vimos em Filipenses. Depois de ter nos criado de forma diferente e estarmos sendo encabeçados em Cristo, sejamos todos como uma orquestra. Cada um de nós é um instrumento diferente que não toca o que quer, mas toca de acordo com o regente da orquestra. Isso é ter o mesmo sentimento e a mesma mente. É isso que Deus está fazendo em nosso meio.

Viemos, portanto, do sopro de Deus. O Espírito de Deus nos fez. No original, a palavra para o espírito de Deus que está no homem é ruwach. Temos a essência do sopro de Deus, cuja palavra hebraica é neshamah. A essência de Deus saiu Dele e entrou em nós como neshamah. Viemos de Deus. Um dia, esse tabernáculo se desfará e quando isso ocorrer, não teremos mais nenhuma conexão com essa terra. Quando esse corpo voltar ao pó, já não teremos ligação com a terra. Nosso espírito voltará para Deus. Portanto, não se apegue às coisas terrenas. Dinheiro, fama, patrimônio, diversão, bens, não serão levados quando nosso corpo voltar ao pó. Teremos de prestar contas a Deus do que fizemos por meio do Corpo.

Jó 34:14-15 Se Deus recolhesse para si o seu ruwach e o seu neshamá, morreríamos imediatamente. Somos o que Deus soprou em nós.

Ec 12:7 Somos um ser espiritual, que foi criado pelo ruwach de Deus que se transformou em neshamah dentro de nós. Não nos deixemos levar pelas coisas da terra. Nascemos e crescemos neste corpo terreno e toda a nossa referência vem deste mundo visível. Por isso, as pessoas vivem para este mundo material pensando que isso é tudo. Ontem passamos perto do hotel em Belo Horizonte e havia uma quantidade grande de jovens comendo e se embriagando ali. As pessoas pensam que isso é tudo. Nós recebemos este corpo terreno para que Deus construa dentro de nós um ser espiritual. Se vivermos apenas uma vida física, nossa vida terá sido vã. Não somos dessa terra. Como o Senhor disse aos judeus: eu não sou dessa terra, eu cá de baixo não sou. Em Jo 3, falou a Nicodemos que ele deveria nascer do alto (original grego para nascer de Deus).

Após ter sido morto e ressuscitado, o Senhor Jesus apareceu aos discípulos e lhes disse: paz seja convosco e recebei o espírito santo, que é o ruwach de Deus, e que em grego, é pneuma. Por isso, precisamos aprender a viver pela fé, viver pelo espírito.

2 Co 4:18 A fé traz as coisas de Deus para o mundo material. Essa é meu alerta a vocês. Não vivam pelo que se vê, mas pelo que não se vê, que é eterno.

O Senhor Jesus deu início ao ministério da nova aliança. Os 12 apóstolos foram responsáveis por dar seguimento a esse ministério em sua primeira parte. Mais tarde, Deus levantou o apóstolo Paulo, que recebeu a revelação de todo o plano de Deus no novo testamento. Em suas epístolas podemos ver e nos admirar da revelação que ele recebeu, porque recebeu diretamente de Deus.

Depois que Paulo morreu, Deus deu sequência a esse ministério por meio do apóstolo João. Ele deu sequência por meio do ministério de espírito e vida para aperfeiçoar os irmãos. Esse ministério não cessará até a volta do Senhor. Toda a revelação que foi dada a João será, a meu ver, o ponto mais alto da revelação da economia de Deus no novo testamento está em João 14-17.

Em João 13 os discípulos ficaram tristes porque souberam que aquela seria a última páscoa que teriam o Senhor com eles. O Senhor também lhes disse que um deles o trairia, indicando a João que seria Judas Iscariotes. Apenas Pedro e João ouviram essa indicação. Quando Judas saiu, Jesus começou a falar essas palavras que constituem o ponto mais alto da revelação da economia de Deus no novo testamento. Aqueles 11 que ficaram deram suas vidas ao Senhor. Eles são os que o Pai deu ao Filho. Eles são os eleitos de Deus. Espero que essa intimidade esteja sendo revelada também aos eleitos daqui. O traidor foi embora e agora ele está revelando aos Seus eleitos.

Estamos na base que representa todos os filhos de Deus, mas nem todo estão buscando conosco a revelação da Palavra. Esses 11 estão no princípio dos vencedores, de escolher a porta estreita e o caminho apertado. Você quer porta larga e caminho espaçoso? O Senhor quer falar conosco através dessa palavra. Ele quer que sejamos os vencedores que recebem essa revelação tão elevada e

Jo 13:31-23 Isso significa que Satanás e seus principados e potestades usaram Judas para realizar um plano de matar o filho de Deus, homem. Pensavam que tendo matado esse homem teriam conseguido a vitória e frustrado o plano de Deus. Ao detonar o processo de matar o homem filho de Deus, pensaram já ter a vitória, contudo, nesse momento chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado nele.

Jo 17:4 Deus é glorificado no homem quando este homem faz a obra que Deus lhe confiou para fazer. é por isso que sendo obediente à palavra profética, Deus nos honra. Quando você ora e Deus realiza a Sua obra, Deus é glorificado. Se Deus foi glorificado Nele, então Deus também o glorificará nele mesmo.

Jo 17:5 Antes de Deus criar todas as coisas, o Filho estava na glória do Pai. Na glória do Pai, o Filho era glorificado com Ele mesmo, ou seja, com Deus mesmo. a glória é o próprio Deus. O filho é glorificado com o próprio Deus. É glorificado em Deus. Por que, então, agora, em Jo 17, o filho precisava rogar ao Pai para ser glorificado? Ocorre que antes, na glória do Pai, o Filho não tinha nada da humanidade nele. Mas para cumprir o plano de Deus, se encarnou, tornando-Se um homem. Em Seu viver humano não poderia falhar, vivendo por sua própria vontade. Ele não poderia falar uma palavra sequer que não fosse a palavra do Pai. Ele deveria santificar-se a si mesmo, porque Deus é santo. Como um homem, que carece da santidade de Deus, pode ser recebido para dentro de Deus? Esse homem Jesus precisou viver uma vida perfeita e totalmente com a realidade do amor ágape de Deus. Esse homem precisava viver uma vida de justiça, pureza e de unidade com Deus.

Agora, havia chegado no limiar. Quando Jesus morresse, acabou tudo o que ele tinha de fazer na terra. Isso é para todos nós. Tudo que temos de fazer na terra temos de fazer antes de morrer. Agora, havia chegado a hora de pedir que o Pai glorificasse aquele homem. Nenhum homem fora glorificado por Deus. Nenhum homem havia sido recebido para dentro de Si. Isso é algo maravilhoso. Quando Deus ressuscitou Jesus, recebeu um homem para dentro de Si mesmo.

Deus não fez isso com nenhuma outra criatura. Os anjos que o servem no máximo podem chegar próximo ao trono de Deus. Em Seu plano Deus tem muito mais que isso para nós. Ele quer nos glorificar, ou seja, quer nos levar para dentro Dele mesmo. por isso, o Filho fala: glorifica-me contigo mesmo.

2 Co 3:18 Tirando o véu, podemos ver a glória do Senhor e ser transformados à sua própria imagem de glória em glória. A glorificação é inserir o homem para dentro de Deus. É Deus admitir a humanidade para dentro de Si. Então, somos transformados de glória em glória. Quando fomos trabalhados por Deus e santificados por Deus, chegaremos a outro nível de glória e seremos um pouco mais admitidos para dentro de Deus. Se vivemos mais na presença do Senhor, somos então um pouco mais introduzidos na glória. Ele está falando essa revelação para os eleitos, os que estão levando a sério.

A igreja está deixando de dar mais uma volta no deserto. Não saíamos do lugar, murmurávamos contra Moisés e Arão, não críamos na palavra profética, tínhamos contendas e ciúmes. Estávamos dando voltas no deserto. Hoje já não temos mais o ambiente de disputa por poder na igreja, porque conseguimos ver que somos membros do Corpo de Cristo. Isso é que eu defino como a reta final.

Sob a liderança de Josué a nova geração está sendo levada à boa terra. A nova geração creu na palavra do Senhor e com uma estratégia humanamente tola, derrubou as muralhas de Josué. O Posso orar por você? é algo tão simples. A colportagem dinâmica era impossível, mas não olhamos para as cidades fortificadas e as muralhas. Vamos vencer e entrar na boa terra de Canaã, que é o descanso de Deus.

Não lutamos pelas nossas próprias forças, mas simplesmente seguimos a palavra profética. Este é o esboço destes quatro capítulos de João. Há muito mais detalhes.

Em João 14 o Senhor disse que iria preparar lugar. Para muitos isso era preparar mansões celestiais. Esse lugar é para onde Jesus está nós também estivéssemos. O lugar que Jesus foi preparar pela morte e ressurreição era para um dia levar-nos para dentro do Pai. Isso é o processo de glorificação. Deus quer nos glorificar.

Ninguém pode ir ao Pai senão pelo Senhor Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Jesus abriu caminho para nós. Somos glorificados no Pai e temos acesso ao Pai.

Hb 2:5 Esses versículos confirmam essa visão. Deus não deu essa honra para os anjos. Talvez eles estejam morrendo de inveja de nós. Eles devem ficar perscrutando para quem é essa salvação maravilhosa que está preparada.

1 Co 2:7-9 Ninguém sabia o que era essa sabedoria, mas ela havia sido preordenada para nossa glória. Isso indicava o processo de glorificação.

Hb 2:6 Já há duas conferências internacionais que eu mesmo fico admirado da grandeza das revelações que Deus nos deu nessas conferencias. Fiz uma reflexão semelhante a essa. Quem somos nós para recebermos essa grandeza de revelações que temos recebido. Não me considerava merecedor dela.

Hb 2:7 O arcanjo foi criado com muito mais poder do que nós. Deus deseja coroar a nós, que fomos feitos menores que os anjos, de glória e de honra. Deus deseja coroar o homem com glória, ou seja, levar-nos à glorificação. Quer coroar-nos com honra, ou seja, que reinemos com Ele.

Hb 2:8 hoje não vemos, mas por meio de Jesus, a quem Deus aprovou seu viver humano e aceitou sua morte, ressuscitando-o e recebendo-o como homem na glória. Quando morreu e ressuscitou, Jesus foi coroado de glória e de honra. Ele orou: Pai, glorifica-me. Deus glorificou esse homem.

Hb 2:9-10 Jesus abriu o caminho para conduzir-nos, os muitos filhos, também à glória. Este é o ponto mais elevado. Esse é o pico da revelação de Deus. Esse é o esboço geral do plano macroeconômico de Deus. Para chegar lá, há muito o que fazer. no plano microeconômico estão os detalhes do que Deus quer fazer em nós para nos levar a chegar lá.

Apontando alguns pontos desse plano microeconômico, somente Deus é santo. Quanto mais natureza de Deus recebemos, mais santo seremos. Para poder nos receber para dentro Dele mesmo, Deus precisa trabalhar por exemplo em nossa santidade. Como Ele poderia nos receber para dentro de Si mesmo tendo elementos que não são santos em nós? Se não passarmos pelo processo de santidade, precisamos do plano microeconômico de Deus. Vamos continuar precisando da palavra profética para nos santificar.

Ele continuará a falar a Sua palavra profética. Essa palavra, que é a verdade, irá nos santificar.

Hb 12:14 Antes de falar sobre santificação, é preciso seguir a paz com todos. Podemos orar muito, ler a Bíblia, etc. mas se tiver problemas com as pessoas, com o cônjuge, com os irmãos, não há que se falar em santificação. Vamos buscar a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

É muito bonito ouvir que seremos inseridos em Deus, mas se não buscarmos a santificação, não veremos a Deus.

Jo 13:34-35 Este é outro ponto que precisamos nesse plano microeconômico de Deus para nos levar a experimentar ser inseridos em Deus. Como podemos ser recebidos por Deus, que é amor, o amor ágape, se você odeia os irmãos, se não conseguimos ser edificados com ninguém, etc. Isso é o amor.

Jo 17:11 Deus é a essência da unidade. A Sua essência é unidade. Deus é um na essência. Se não formos aperfeiçoados na verdadeira unidade, não poderemos ser inseridos em Deus. Não é a unidade de irmos comer uma pizza para resolver nossas diferenças. A unidade é ser um como Deus é um.

Jo 17:21-22 É essa unidade que está sendo trabalhada em nós. Não é apenas uma unidade superficial. Deus tem muito que trabalhar em nós. Mas não percamos a esperança. Ouçamos a palavra profética, ser simples, obedientes e praticarmos e chegaremos lá.

Jo 14:23 Temos esperança de sermos arrebatados vivos. O desejo de Deus sempre foi nos colocar Nele, fazer de nós morada. Essa mútua habitação é o tabernáculo que Deus mandou erigir no deserto. Essa mútua morada é Deus com os homens. Jesus habitou entre nós. Essa palavra habitou, no grego é tabernaculou entre nós.

Ap 21:1-3 Essa cidade será a igreja. Os vencedores já estavam prontos no milênio, mas agora a maioria dos santos também se aprontou e juntamente com os vencedores se tornaram a esposa do Cordeiro e o tabernáculo. Deus habitará é tabernacular, ou seja, Deus deseja habitar com o homem e que o homem habite com Dele.

A última frase do versículo 3 tem uma tradução melhor: “Eis a tenda de Deus com os homens. Ele habitará com eles e eles serão o seu povo e, ele, Deus-com-eles, será o seu Deus.” Nosso Deus será o Deus-com-eles. Isso é algo maravilhoso. Não merecemos nada disso.

Portanto, “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Louvo ao Senhor por ter nascido um ser humano e não um anjo. Tenho chance de ser a morada mútua de Deus com os homens. Deus abençoe todos vocês!

 

Um comentário em “O tabernáculo de Deus com os homens – Pedro Dong”

  1. Amém! Graças ao Senhor pelo seu rico falar encorajador.
    O Senhor está trabalhando em cada um de seus filhos a submeterem com simplicidade ao encabeçar de Cristo em Seu corpo, a igreja.
    O Senhor seja sempre com o espírito do nosso irmão no ministério único da nova aliança. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *