Sob a restrição de Deus – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM RIBEIRÃO PRETO – 07-08/03/2020

 

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na manhã de 08/03/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 22 – Sob a restrição de Deus
Leitura Bíblica: 2 Co 10:13-18

 

Antes de falar sobre 2 Coríntios eu quero falar ainda sobre a epidemia que está havendo. Consideramos bastante que isso é algo que está relacionado ao tempo do fim. Quero ler alguns versículos em Apocalipse.

Ap 6:7 Hoje estamos falando dos ministros da nova aliança. Não podemos viver alheios à realidade que nos cerca. Nestes versículos vemos a morte ceifando as pessoas e Hades colhendo. A palavra mortandade é, literalmente, no grego tanatos, que significa morte pelas pestes. Temos visto inundações como nunca havíamos visto. Isso indica a intensidade das calamidades naturais e, durante a grande tribulação haverá as calamidades sobrenaturais.

Jr 24:10; 29:17; Ez 5:12, 17; 14:21 Corona vírus não é algo novo. É um vírus que se hospedava em animais, mas houve uma mutação neste ser não-vivo e nesta mutação ele pode se transferir para seres humanos. Tudo isso serve de incentivo para não ficarmos na grande tribulação. Isso é um encorajamento para buscarmos crescimento em vida e salvarmos as pessoas. lemos isso para nos alertar de que o tempo do fim está chegando. As guerras, as calamidades e as doenças estão se intensificando. Antes havia dengue, mas agora há chicungunha e sempre haverá coisas novas. Isso nos indica que estamos estar alerta e preparados, sabendo que o Senhor está voltando.

Tudo isso é uma advertência da parte do Senhor para que despertemos e nos unamos na missão que Deus deu para nós. Devemos cumprir o nosso ministério, sendo os ministros da Nova Aliança que Deus quer.

Eu sinto que o mundo estava muito orgulhoso com o avanço da tecnologia. A china estava orgulhosa de sua economia que avançava. Por causa deste vírus, as fábricas pararam e por todo o mundo a economia está sendo abalada. Onde está a arrogância do homem? Não somos nada. Hoje veremos que mesmo em nosso serviço a Deus, não somos nada sem Deus. Podemos sentir que somos capazes e que conhecemos a Palavra, mas sem a presença e a benção de Deus nada somos. Todo o mundo está perdido. Como falou o irmão Miguel ontem, nós somos peregrinos aqui nesta terra. Não vamos investir neste mundo terreno. Um vírus desse torna tudo inútil.

A mensagem de hoje não é tão fácil. Os capítulos 8 e 9 são muito agradáveis. Em 1 Coríntios Paulo tratou dos problemas da igreja em Corinto e apresentou Cristo e Sua cruz como a solução para os problemas. Quando entra em 2 Coríntios, o clima é diferente. Em 1 Coríntios, Paulo foi duro e muito severo com eles. Mas em 2 Coríntios, ele mudou de tom e tornou-se como um pai, falando de encorajamento, demonstrando sua humanidade e vulnerabilidade. Nos primeiros capítulos ele estava muito aberto para os coríntios. Ele deixou um problema em aberto em 1 Coríntios que teve de tratar em 2 Coríntios: a questão do seu apostolado.

Os Coríntios foram enganados e ficaram fascinados pelos judaizantes e passaram a questionar o apostolado de Paulo, sendo que foi ele quem os gerou. Ele esperou até o capítulo 9 e a partir do capítulo 10 até parte do capítulo 13 poder tocar a questão de seu apostolado. Ele mostrou quem ele era. As igrejas são saudáveis quando há uma boa relação entre as igrejas e os apóstolos. A igreja em Corinto não estava saudável porque a relação entre a igreja e os apóstolos, não estava bem. Por isso, não é tão fácil falar desses capítulos. Teria sido mais fácil ao próprio Paulo ter falado sobre outros assuntos, mas para o bem da igreja, ele precisava escrever isso.

Não estamos aqui defendendo o apostolado de ninguém, mas o que queremos é aplicar esses versículos para nós, para que aprendamos lições destes versículos. Há coisas muito profundas nesses versículos e esperamos que os irmãos recebam benefício.

2 Co 10:1 Paulo se coloca em posição de humildade e roga aos coríntios. O propósito de seu rogo não foi nunca declarado por ele, mas ele deu ênfase à maneira como estava fazendo. Isso mostra como ele vivia na união orgânica com Cristo. ele estava vinculado a Cristo e era verdadeiramente um embaixador de Cristo, representando o próprio Deus. Muitas vezes cometemos o erro ao fazermos a obra do Senhor de nos preocuparmos mais com os fins, com o resultado, com o propósito e não nos preocuparmos tanto com os meios, com a maneira como nós fazemos.

Vou dar um testemunho não muito glorioso meu. Houve uma certa mudança em minha pessoa. Há algumas décadas, eu queria o resultado. Eu era um rolo compressor por cima dos irmãos, porque eu queria o fim. Ofendi muitas pessoas com isso. Eu era perfeccionista e queria tudo bem feito. Isso não é um ministro da nova aliança. Mesmo que o nosso fim não seja alcançado, se conseguirmos ganhar um irmão, terá valido a pena. Maquiavel disse que os fins justificam os meios e muitos cristãos agem desta forma, mas não é assim que a Bíblia nos ensina.

Aqui fala em mansidão e benignidade. Jesus falou bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Um tio meu, muito infelizmente, me deu conselho totalmente errado quando eu era solteiro ainda. Ele disse: você precisa ganhar a primeira briga com a sua mulher. Isso estabelecerá o princípio para o seu casamento. Bom, eu posso ser muito bom de briga, mas perder minha esposa. Não quero ficar na árvore do conhecimento do em e do mal, discutindo certo e errado, mas na árvore da vida. Mansidão é respeitar o limite, o território da outra pessoa e ceder. Benignidade é gentileza, é permitir que invadam o nosso território. É aparentemente perda, mas, na verdade, é humanidade de Cristo.

2 Co 10:2 Paulo não quis expor os irmãos judaizantes e não falou a quem se referia em sua epístola. Eles eram irmãos e falavam do evangelho, mas de forma diferente do que Paulo falava. Paulo falou que poderia ser forte como o mundo faz, mas preferiu não ser assim. Em nosso trato com os irmãos muitas vezes cometemos o erro de ser forte demais e acabamos matar os irmãos. Precisamos lidar do assunto, mas não ser forte demais. Não é fácil ser servo do Senhor.

2 Co 10:3-4 Paulo estava dizendo que ainda está vivendo nesta carne. Estamos sujeitos a ataques emocionais, pois estamos neste mundo. Estamos na carne, mas não lutamos segundo a carne. Um ministro da nova aliança reconhece que está em sua carne física, mas não vive segundo a carne e muito menos serve ou luta segundo a carne. As armas são espirituais. Nossas armas são a Palavra de Deus e o Seu Espírito. as fortalezas estão em nossa mente. O grande problema na igreja são as coisas que estão em nossa mente. A argumentação de nossa mente nos engana. Ouvimos certas palavras, especialmente daquelas pessoas que não têm uma visão correta do que Deus está fazendo ou de opositores, e começamos a argumentar. Um sofisma é um arrazoamento que procura apresentar uma ilusão como se fosse a verdade. Existe essa argumentação em nossa mente e acabam crendo nela.

2 Co 10:5-6 Cada um desses versículos tem coisas muito profundas, mas o objetivo final é levar todo o pensamento à obediência de Cristo. quando você permite que essas argumentações começam a prevalecer em sua mente, você começa a questionar a vida da igreja e a palavra profética que está sendo falada. Isso gera a dúvida e você fica incrédulo e o resultado disso é a desobediência. Todos nós, de uma forma ou outra, passamos por essa experiencia. A grande maioria de nós passou por essa prova. Isso serve para o nosso amadurecimento e para que desenvolvamos o discernimento.

Hb 3:18-19; 4:6, 2 Eles ouviram, mas não creram, porque começaram a ter dúvidas. Esse tipo de influencia não existia no tempo de Paulo, mas também em nossos dias. Hoje pessoas visitam, enviam mensagens, para minar a nossa fé. Quando começamos a duvidar, a incredulidade entra e o resultado é a desobediência. Paulo não estava lutando segundo a carne e suas armas eram para levar tudo à obediência de Cristo. Somente quando a igreja está em obediência, crendo na palavra, a desobediência poderia ser tratada.

2 Co 10:7-9 Um ministro da nova aliança visa sempre a edificação e não a destruição. Os falsos apóstolos usam a Palavra de Deus para destruir, mas um ministro da nova aliança tem como meta a edificação. Meu objetivo é a aplicação. Temos de checar: o que estou fazendo ou falando vai edificar ou destruir?

2 Co 10:10-12 Paulo está dizendo: não pense que porque fui humilde, não posso ser forte.

2 Co 10:13-15 Estes são os versículos que queremos transmitir hoje. Primeiramente, vamos ver de forma geral e no final faremos uma aplicação.

2 Co 10:13 Literalmente, este versículo está assim: “nós porem não nos gloriarmos além da medida, mas de acordo com a medida da régua que Deus nos distribuiu”. Há uma régua que Deus mediu. Deus deu uma medida a cada um e não se pode passar dessa medida. Isso se aplica a cada um de nós. Precisamos saber que Deus já deu uma medida para nós. Isso bate com a parábola dos talentos, mas aqui há uma medida exata.

2 Co 10:14 Alguns podiam dizer que Paulo estava passando do limite. Mas ele sabia qual era o limite que Deus lhe havia dado. Cada um deve saber qual é a sua medida. Ninguém deve passar da medida, mas também não podem ficar aquém de sua medida. Muitos querem ir além de nosso limite e começamos a interferir no serviço dos outros. Dá opinião, critica, mas Deus não deu aquilo para você.

2 Co 10:15-16 Paulo não queria interferir no que Deus havia medido para os apóstolos em Jerusalém. Ele estava dentro da área que Deus mediu para ele. Ele estava dizendo que Corinto, Acaia, Macedônia, Deus havia medido para ele.

At 16:6-10 Paulo estava dentro da área que Deus havia medido para ele. O Espírito o impediu de pregar na Ásia e também não podia ir para o sul. Tudo isso estava em sua área, mas Deus não permitiu. Deus estava estendendo a medida para ele por meio do chamado de socorro da Macedônia. Quando ele despertou da visão devem ter orado, tido comunhão e entenderam que Deus estava estendendo o limite para eles. Deus estava lhes dando a Europa. Então, foram para Acaia. Essa região foi dada a Paulo e seus companheiros por Deus. Quem não devia ter ido para lá eram os judaizantes de Jerusalém. Deus não lhes havia dado aquela região a eles.

Ef 3:1-2, 8; Gl 2:8; Rm 12:3-5 Deus destinou o ministério dos gentios a Paulo. Deus mediu a porção dos judeus para Pedro e deixou bem claro que os gentios era para Paulo e seus companheiros. Em nosso serviço a Deus, seja no serviço na obra nacional ou regional, Deus tem uma medida para cada um. Por exemplo, o irmão Miguel está conosco. Está mais do que claro que Deus mediu o continente africano para os irmãos Miguel e Solomon. Isso foi medido para eles e somos um e apoiamos, mas não interferimos. O irmão Pedro Dong recebeu por medida a América do Norte, através do irmão Dong. O Chile tem sido cuidado pelo irmão André Dong e os irmãos do Cone Sul, o irmão Roberto Graner tem cuidado de outros países da América do Sul. A Bolívia Deus mediu para mim e outros irmãos têm cooperado comigo.

2 Co 10:17 O louvor será no dia da volta do Senhor e não hoje.

2 Co 11:1 Paulo está dizendo que a partir de agora irá se defender um pouco. Podemos pensar que ele iria bater nos coríntios, mas o que ele fez foi levar as pessoas de volta a Cristo. não no certo e errado da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas para a vida da árvore da vida. Quando você ouve certas coisas, você é levado a amar mais o Senhor, mais a igreja e os irmãos ou a duvidar de tudo isso? É preciso ter discernimento. Paulo diz que tem ciúmes deles, com ciúme de Deus.

2 Co 11:2-3 Temos um só esposo, que é Cristo. Ele quer ser fiel ao Senhor. Uma palavra que faz você duvidar, tira você da simplicidade. Quero voltar a ser simples. Depois de tantos anos, ficamos complicados, porque sabemos demais. Queremos ser simples e puro como uma criança. Às vezes é mais fácil falar o que Deus quer falar para os irmãos novos e mais jovens, do que para os irmãos há mais tempo na vida da igreja. Não quero que a minha mente seja corrompida.

Satanás enganou Eva usando a palavra de Deus. Eva não devia ter conversado com ele. Muitas vezes ouvimos palavras que são bíblicas e até palavras da economia neotestamentária de Deus, mas qual é a motivação dos que estão falando? Essa é uma vacina. No tempo do fim, o inimigo vai tentar corromper nossas mentes. O ambiente que nós temos hoje é maravilhoso, mas Satanás vai querer corromper as nossas mentes para causar dano. Eva se abriu e deixou Satanás influenciar sua mente, o que a levou a duvidar da palavra de Deus. Tudo que fizer vc duvidar da palavra de Deus, duvidar da palavra profética, é preciso ser barrado. Tudo que afeta a unidade que há entre nós deve ser barrado. Não permita que o inimigo afete nossa unidade.

2 Co 11:4-5 Parecem o mesmo Jesus, mesmo espírito e mesmo evangelho, mas são, na realidade, diferentes. Na vida da igreja nossa porta é realmente estreita e nosso caminho é apertado. O Senhor tem nos falado a respeito de qual é a comissão que Ele tem para nós. Hoje há muitas palavras sendo transmitidas pela internet. Não proibimos nada, mas não devemos nos distrair. Devemos saber qual é a meta que temos de Deus hoje.

2 Co 11:6-15 No tempo do fim é preciso termos discernimento do que é de vida ou de morte. Se o que ouvimos nos faz amar mais a Deus e os irmãos, isso vem de Deus. Devemos ser puros e simples.

2 Co 10:13-14 Estar sob a restrição de Deus. Respeitar o limite que Deus mediu para nós. Deus mediu algo para cada um de nós. Às vezes nós que servimos, queremos dar relatórios e às vezes, passamos dos limites e exageramos nos números. Isso é passar dos limites. O objetivo muitas vezes é recebermos glória. Tudo que falarmos da obra do Senhor precisamos fazer dentro do limite. Não podemos dar relatórios acima. Ministério de mulheres, Deus está abençoando muito. Precisamos cuidar para não darmos relatórios diferentes da realidade. Colportagem dinâmica, precisamos dar relatórios fiéis. Nós precisamos saber que não iremos crescer como os grupos cristãos crescem.

Há restrições exteriores como as finanças na África. Fazemos o que podemos. Alguns irmãos perguntaram ao irmão Dong: não vamos para os países muçulmanos? Ele respondeu: só iremos para os lugares que o Senhor nos enviar. Definitivamente, Deus nos enviou para a África, Europa, América central, etc. Wachman Nee tinha o plnao de ganhar toda a China em 20 anos, mas Deus não permitiu e ele foi preso por 20 anos. Não podemos entender, mas Deus é quem determina. Ele morreu na China como uma semente.

Rm 15:23-24 Ele nunca foi para a Espanha. Podemos ter planos, mas devemos fazer o que Deus mediu para nós.

Há restrição interior e a restrição exterior. Muitos querem servir o Senhor. Há irmãos que querem ofertar muito mais, mas não conseguem. Não devem se sentir condenados por isso. Há a restrição de Deus. Os ministros da nova aliança recebem restrição de Deus. Precisamos identificar a restrição de Deus. As vezes através de uma enfermidade, de problemas familiares e Deus nos limita.

Quero falar um pouco sobre jovens. Espero que os jovens tenham coração aberto para ouvir o que estou falando. Os jovens têm muita vontade. São como tratores. Pensam que porque estão servindo, irão subir, subir e subir. Deus permite você subir por um momento, mas põe os freios. Quando o fogo está forte demais, Deus joga um pouco de água para atenuar um pouco o fogo. Se um jovem não consegue passar pelas provas de altos e baixos que vem de Deus, não poderá ser muito útil. Se ele se submete às restrições de Deus, poderá ser útil a Deus. Um dia tem 24 horas. Há dia, mas também noite. Há primavera e verão, mas também outono e inverno. Se souber aprender as lições nestes momentos, serão úteis.

Alguns jovens são limitados pelos irmãos responsáveis. Têm expectativas e ficam impacientes. Eles não são os irmãos responsáveis e os respeitam e, por isso, quando não conseguem avançar por isso, desanimam. Essa é a mão de Deus. Não é culpa de ninguém.

Mesmo no serviço na igreja, precisamos saber qual é a medida que Deus deu para nós. Não nos gloriaremos além do limite, além da medida da régua que Deus nos deu. Não ultrapassamos os nossos limites. Devemos servir debaixo da restrição de Deus.

Deus não está tão preocupados com a obra, mas está preocupado com a nossa pessoa. Ele não está tão preocupado com os fins, mas com os meios que usamos. 2 Coríntios mostra quem nós somos e como nós fazemos as coisas. Um ministro da nova aliança é um cativo de Cristo, o bom perfume de Cristo, a carta de Cristo, o espelho, o vaso em que está o tesouro, uma nova criatura, o embaixador de Cristo e o cooperador de Deus. Essa é uma palavra que Deus quer falar conosco para que sirvamos de maneira adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *