Não receber em vão a graça de Deus – Solomon Ma e Joquismar Mendes

CONFERÊNCIA EUROPEIA – ABRIL/2020

Palavra ministrada e transmitida pelos irmãos Solomon Ma, de Nyon, Suiça e Joquismar Mendes, de Fortaleza-CE, Brasil. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 02 – Não receber em vão a graça de Deus
Leitura Bíblica: 2Co 6:1-3

SOLOMON MA

Para uma Conferência que havia sido cancelada, estamos experimentando algo maravilhoso. Aleluia pela vida de Deus em nosso espírito que nos faz vitoriosos em todas as situações. Temos a vida de ressurreição!

Am 3:7-8
Ontem recebemos uma palavra maravilhosa de abertura. Creio que desde ontem na palavra do irmão Pedro, que nos trouxe algumas pérolas principais da revelação que temos recebido para alcançarmos o reino, que é o nosso objetivo final. Vi a esperança que nos está proposta. Vimos para onde estamos indo e a realidade que estamos vivendo hoje com o caos causado por esse vírus. Estamos na entrada do final dos tempos e precisamos nos preparar.

2 Co 6:1-2
o Senhor está revelando os seus segredos para nós. Essa palavra está cheia de verdades, que não são estáticas. A verdade não muda, mas a revelação da Palavra progride para ser aplicada a cada geração. Estamos recebendo a palavra profética atual, presente. A palavra profética, a verdade presente não pode ser recebida em vão. Cada vez que ouvimos as mensagens, lemos um livro ou estamos juntos com os irmãos recebemos tanta revelação. Temos o Alimento Diário. Tudo isso é a graça de Deus chegando a nós. Não podemos receber em vão a graça de Deus. Cada dia é o dia da oportunidade e da salvação.

Quando o Senhor nos salvou, nos concedeu uma salvação completa, para nosso espírito, alma e corpo. Isso deve ficar claro: a salvação do espírito já ocorreu. A salvação do nosso corpo ocorrerá na volta do Senhor, mas hoje devemos desenvolver a salvação de nossa alma. Para isso, nosso coração deve receber a palavra. Será que ele está como uma terra compactada de uma estrada? A terra do nosso coração deve ser fofa, que absorve a água, a palavra de Deus que vem até nós e não desperdiça nada que o Senhor nos deu.

Fp 3:1
Não se preocupe nem fique incomodado se nessas mensagens algumas coisas forem repetidas. Ocorre que elas são tão importantes que precisam estar marcadas em nós. Todos que têm avós ou pais idosos, estão sempre os ouvindo repetir e repetir orientações para nós. Isso é experiencia. Jamais nos cansaremos da palavra.

Paulo falou isso também aos Coríntios e Pedro também falou em suas cartas. Isso é para a nossa transformação. Fomos escolhidos para sermos transformados e glorificados. Fomos escolhidos para ser transformados à imagem do Seu Filho. Fomos escolhidos seletivamente e não aleatoriamente. Não somos um número. O Senhor conhece cada um de nós pelo nome. Ele não olha para a nossa situação. Não é porque somos bons ou perfeitos que fomos escolhidos. Todos estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Éramos filhos da desobediência, mas fomos escolhidos para sermos a obra-prima de Deus. Deus nos olha e diz: não o escolhi pelo que ele é, mas pelo que ele será. Por isso, ao tocar na palavra que temos recebido, ficamos loucos. Deus olha para o que seremos. Seremos conformados a Cristo. estamos sendo preparados para ser inseridos em Deus. Que coisa maravilhosa!

Teremos de penetrar nas mensagens do Alimento Diário. Devemos entrar com profundidade e não como doutrina nele. Nele estarão as palavras que precisamos para ser levados a glória.

2 Tm 4:6-8; 1Co 9:25-26; Fp 3:12-16
Aqui temos uma vida, um combate e um viver. Temos uma carreira proposta diante de nós (Hb 12:1). Paulo já completou a sua carreira, mas estamos correndo. Prosseguimos para o alvo! Olhando par ao alvo e esquecendo que ficam para trás. O que ocorreu ontem, deve ficar para trás. Devemos correr a carreira hoje.

Estamos também em uma luta, uma guerra espiritual. Muitos dizem que a guerra espiritual é contra Satanás e os principados e potestades. Sim, Efésios 6 nos diz isso e é uma realidade, mas também devemos nos lembrar que em nossa luta é também contra o nossa vida da alma. Quantas vezes ela se torna um campo fértil para o inimigo de Deus, para nos atrasar e nossa carreira e nos levar a desferir golpes no ar. É preciso acertar no alvo. Temos de dar golpes certeiros.

Por fim, devemos guardar a fé em nosso viver. Isso significa guardar a palavra que temos recebido. guardar é conservar, observar, ou seja, praticar. Não é guardar em uma gaveta, mas receber e ponderar, meditar no que recebeu. Rumina, pondera, para levar à prática. A preocupação dos irmãos que estão à nossa frente nesse ministério da nova aliança é nos levar à prática. Quantas coisas estamos praticando nesse confinamento? Oração, leitura da palavra.

O que está dentro de nós é a nossa esperança. Cristo é a esperança em nós. Temos a palavra guardada em nós também. Temos a fé para guardar. Quando fala da igreja em Filadélfia, foi dito para que ela conservasse o que tinha para que ninguém tomasse a sua coroa. Então, é muito importante que pratiquemos a palavra que estamos recebendo.

Devemos cuidar para não nos distrairmos com as coisas. Hoje há muito que leva-nos a nos perder. Temos um objetivo a alcançar. Cuidado com o que você lê, ouve, pensa, assiste. Mesmo nesse período de pandemia, recebemos muitas coisas por WhatsApp. Muitos estão se perdendo nessas coisas. Estão se perdendo com notícias falsas e até mesmo muitas coisas “relacionadas à palavra” estão distraindo os irmãos. Paulo advertiu aos efésios para que eles não se distraíssem com fábulas e genealogias que não aproveitam para nada. É preciso remir o tempo porque os dias são mãos. Devemos andar com prudência, no espírito, como ministros da nova aliança.

Vimos o nosso objetivo, para onde estamos caminhando. Não é apenas um reino de glória, de honra e luz, mas deus quer nos levar para dentro Dele mesmo. em nosso espírito temos um antegozo disso, um penhor e garantia, mas alcançaremos a totalidade dessa união quando o Senhor voltar. O viver dos ministros da nova aliança é marcado por sofrimentos e provações. Pedro falou que se fosse necessário, passaríamos por tribulações. Será que já estamos transformados e prontos para a volta do Senhor ao ponto de não precisarmos de situações? Não devemos buscar sofrimentos, mas o Senhor quer que entendamos que tudo contribui para o nosso bem. Nós amamos a Deus e estamos recebendo a palavra. Ele quer nos levar à condição de varão perfeito. Ele disse que se afadigava para apresentar cada varão perfeito em Cristo. Ef 4 mostra que precisamos chegar à perfeita varonilidade. Quando chegarmos a esse alvo, nossa glorificação terá chegado e poderemos ser inseridos dentro da pessoa de Deus. Isso é maravilhoso, mas na condição que estamos hoje, podemos ser introduzidos em Deus?

Como Deus é santo, nada que é impuro e vil pode entrar nele. Quando um corpo estranho entra no corpo humano é logo refugado por ele. Temos de nos despojar de muitas coisas (Cl 3:5) temos de nos esvaziar. Tudo o que passamos hoje, sem exceção, até mesmo as situações difíceis, como essa pandemia, inclusive com irmãos que estão muito enfermos, alguns que dormiram no Senhor, outros com dificuldades financeiras são para fazer-nos despojar o nosso velho homem que não pode estar em Deus. É para refugar tudo que está em nós que não pertence a Deus. Estamos em um processo de santificação. Deus está nos santificando.

2 Co 4:7-12; 6:1-10; 11:23-29
A experiência de Paulo nos mostra os sofrimentos pelos quais os ministros da nova aliança passam para sua formação. Um ministro da nova aliança é marcado por sofrimentos e provações. É necessário que o morrer de Jesus opere em nós. Tomar a cruz para seguir o Senhor é necessário. O Senhor não quer nos arrastar ou puxar, mas deseja que vejamos e compreendamos a visão do que Ele deseja que alcancemos. Ele está lá na frente nos chamando. Devemos fitar nossos olhos no Senhor Jesus. Devemos olhar firmemente para Jesus e nada mais. Deus já nos ordenou: firmemente para Jesus olhar. Devemos olhar para aquilo que o Senhor nos preparou. Devemos olhar para o Pai, no qual seremos inseridos. Essa é nossa esperança.

Por isso, Paulo falou que em nós opera a morte e nos irmãos a vida. Os ministros são servos que dispensam, distribuem algo. A questão é: acreditamos no que estamos ministrando? Por isso, ao ver a esperança do nosso chamamento e o porque Ele nos escolheu, ele creu. Eu cri, por isso é que falei. Se nós cremos, falaremos. A boca fala do que está cheio o nosso coração. Se estivermos cheios da palavra, falaremos com ousadia. Não queremos ser um garçom que ao servir um prato diz para o cliente que o prato melhor é o do vizinho. O Senhor deseja forjar Cristo em nós, para que sejamos o que Ele é.

Como Paulo conseguiu passar por todas essas tribulações e dizer que podia viver contente em toda e qualquer situação? Primeiro, ele tinha uma visão. Ele sabia a esperança de seu chamamento. Ele sabia que teria de passar por tudo isso. Nosso espírito hoje, onde a fé está sendo trabalhada, é o nosso oásis, o nosso refúgio. Podemos voltar-nos ao nosso espírito, que é um penhor, um sabor do que o Senhor está preparando para nós. Por isso, podemos correr para o refúgio. Sabemos que o nosso espírito é o nosso refúgio! Invoque o nome do Senhor e corra para o refúgio! Deus não está em um lugar físico. Sem dúvida as reuniões são importantes e queremos estar juntos com os irmãos, mas o Senhor quer nos ensinar que já temos nosso refúgio em nosso espírito. é no espírito que Paulo se revigora e pode dizer que vai perseverar e não desistir. Há mais de 22 menções a perseverança no Novo Testamento e a maioria delas está relacionada aos últimos tempos. Temos perseverança porque sabemos para onde estamos indo. Se não sabemos o que queremos, não vamos perseverar. Mas sabemos o que queremos. Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Paulo soube desfrutar em seu espírito. temos este ministério e não desfalecemos! Com essa enxurrada de palavra que temos recebido, por meio do ministério da nova aliança, não desfalecemos. A palavra nos alimenta, santifica e encoraja.

2 Pe 1:5-11
Como podemos ter essa comunhão? Tudo contribui para o nosso bem. Toda a situação nos levou a começar o relógio de oração. Essa experiencia em minha casa nos renovou. É uma maravilha termos a vida de oração estar se tornando algo muito normal. Todos tínhamos nosso momento de oração, mas agora temos uma oração com foco. Isso está restaurando minha experencia pessoal, familiar e coletiva de oração. Isso está fazendo nossa vida mudar e mudar a vida da igreja. Quando acabar esse isolamento, as igrejas terão um viver tremendo, com a oração com um dos pilares mais fortes. Isso é maravilhoso. O Senhor Jesus, como o primeiro ministro da nova aliança nos deixou algo. Ele era Deus, mas nos evangelhos o vemos se retirando muitas vezes para orar. Ele não tomou como usurpação o ser igual a Deus. Ele sabia que estava sujeito ao Pai e para não fazer sua própria vontade, orava. Orava para estar sintonizados com o Pai. Orava para ter a presença do Pai. Na oração somos levados à luz do Senhor, somos expostos e podemos nos arrepender. Não se esqueça que tudo isso é para formar os ministros da nova aliança para o reino que há de vir. Hoje é o tempo de diligência. É assim que vamos herdar o reino.

Fp 3:16
Ao vivermos no espírito, somos reconciliados com Deus e podemos reconciliar outros com Deus. Somente poderei reconciliar outros até o grau de reconciliação que alcancei  com o Senhor. SE corrermos, alcançaremos mais, se andarmos, alcançaremos menos. É o momento de buscarmos.

Hino 177
Dúvidas assolam todo o mundo qual tormenta,
E os homens tentam o inimigo derrotar;
Mas é a Palavra do Senhor que me sustenta;
Nada então me fere – eis-me em “Beulá”!

Vivendo ‘stou no monte, sob um claro, limpo céu;
Bebendo ‘stou da fonte, que nunca secará;
Stou desfrutando esta terra, onde manam leite e mel;
Oh! que riqueza há em “Beulá”!Oração:

Oração:
Senhor Jesus te louvamos porque Tu és maravilhoso. Por ter-nos dado essa oportunidade de estarmos unidos em um espírito para ruminarmos a palavra que temos recebido dos teus servos. Não são palavras que nos saciam curiosidade, mas nos dá amadurecimento e nos leva à gloria que há de vir. Obrigado, Senhor, abençoe a todos os irmãos.

 

JOQUISMAR MENDES

No momento estou em Fortaleza, falando para todos vocês. Esta oportunidade está sendo uma grande benção para todos nós. Temos visto pela palavra profética atual que Deus quer nos introduzir para dentro Dele mesmo. Jo 14-17 nos mostra que Deus está nos levando a estar unidos ao Pai e ao Filho e estaremos todos juntos na glória com o Pai.

Mas por enquanto estamos no processo. Nesse momento atual estamos cheios de dúvidas e conflitos interiores. O que será depois desse momento? Estamos em uma situação de perplexidade porque não esperávamos. Qual tem sido a sua percepção quanto ao tempo atual? Qual é a sua conclusão e o que está sentindo? Isso é muito importante. De acordo com a palavra de Deus, deveríamos estar muito alegres, porque a volta do Senhor está se aproximando. Temos a palavra profética e deveríamos estar alegres. Sem dúvida são tribulações, mas Paulo fala que se regozijava nas aflições e sofrimentos. Cristo é o caminho pelo qual vamos ao Pai. Para produzir esse caminho não foi fácil.

Hb 2:9-10, 17-18  1 Pe 4:1-2, 7, 12-19
Cristo em nós é a esperança da glória. Ele sofreou para nos conduzir a glória, hoje há sofrimento que estamos passando para produzir um Corpo de Cristo, produzir os vencedores. Precisamos tomar a atitude de nos armar com o mesmo pensamento. Nesses dias de perplexidade, precisamos estar armados com o pensamento. Os sofrimentos irão nos conduzir à glória. Precisamos sermos despojados da velha natureza. Precisamos nos armar do mesmo pensamento. Os sofrimentos abatem nossa concupiscência da carne. Diante dessas tribulações, precisamos nos armar com o pensamento de que os sofrimentos fazem parte do nosso processo de transformação. Temos um segredo: no tempo que nos resta na carne, que não sabemos quanto será, não devemos viver de acordo com as paixões dos homens. Devemos andar no espírito e jamais satisfaremos as concupiscências da carne.

O fim está próximo e devemos ser criteriosos. Estamos em uma encruzilhada e devemos escolher andar no espírito ou na carne. Devemos ser criteriosos e andar no espírito. Ao tomar outro caminho, andando na carne, teremos problema com as nossas orações.

Esse sofrimento tem nos levado a orar mais. O sofrimento parece negativo, mas é positivo, porque sofrendo na carne, teremos uma vida de oração. Quando o Filho nos introduzir no Pai nos alegraremos exultando. Por isso, hoje devemos glorificar a Deus com o nome do Senhor. É chegado o tempo de Deus nos aperfeiçoar. Antes de deus julgar o universo, ele estabelecerá o padrão de seu julgamento, aperfeiçoando a Sua casa. Quando os Seus filhos estiverem maduros, ele poderá exercer o seu juízo. Hoje a obra-prima está se formando. Os filhos de Deus estão sendo revelados por meio dos sofrimentos e provações. Nós devemos ter essa percepção de que os sofrimentos vêm primeiro por nós, para que possamos amadurecer e atingir o nível de perfeita varonilidade. Estamos sendo trabalhados à imagem e semelhança do Seu Filho. Estamos sofrendo segundo a vontade de Deus. Você sofre por causa de seus atos pecaminosos e rebeldes? Mas os que sofrem por causa da vontade de Deus terão galardão.

Há essas ondas chegando, mas podemos aumentar nosso tempo em oração e comunhão na Palavra. Os grãos de areia juntos poderão barrar a energia dessas ondas. A areia está confinada pelas tribulações e se tiver água, estará ainda mais compactada e forte. A água dessa onda irá nos juntar ainda mais e nos fará uma praia com resistência para barrar as ondas.

Vamos mudar a nossa percepção. Estamos em um momento maravilhoso na vida da igreja. O Senhor está nos levando a maturidade e à perfeita varonilidade. O Senhor está voltando!

Oração:
Te agradecemos por esse momento. Somos tão estranhos, dando graças a Ti por essa situação mas estamos alegres porque tu estás conduzindo muitos filhos a glória, está preparando a Sua casa. Tu estás nos conduzindo a glória. Muda a nossa maneira de pensar. Os sofrimentos e tribulações nos levam à glória, fazem com que nosso velho homem seja despojados e sejamos revestidos do novo homem. Continua nos falando. Em teu nome oramos. Jesus é o Senhor! Amém! Aleluia!

3 comentários em “Não receber em vão a graça de Deus – Solomon Ma e Joquismar Mendes”

  1. A Palavra de Deus, Ela teve sua utilidade em todos os séculos que ela passou até chegar a nós, mas que agora Ela é muito mais aplicada do que nos tempos de outrora…ler 1 Co 10:11, tudo o que aconteceu é para nosso aproveitamento.. somos trabalhadores da undécima hora… vamos valorizar o que temos ouvido, recebido, AD, principalmente o falar atual dos irmãos à nossa frente…. hoje é o tempo oportuno da nossa salvação. O Senhor nos chamou, fazendo uma promessa e selou com juramento, e ainda nos deixou escrito… sabemos por que Ele o Senhor ESCREVEU para nós,,, da sua promessa com juramento, e é para nós… os trabalhadores da última hora, vamos trabalhar, temos ainda uma hora… vamos aproveitar enquanto é DIA. Oh Senhor como preciso da tua misericórida e graça!.

  2. DIANTE DESTA PALAVRAS,ESTOU MUITO ENCORAJADA,DEUS ESTA NOS APERFETUANDO POR MEIO AOS SOFRIMENTOS,JESUS O FILHO DE DEUS IA SOZINHO ORAR AO PAI,HOJE ESTAMOS EM NOSSA CASA TAMBÉM, E TEMOS MUITO TEMPO PARA BUSCAR O SENHOR, VAMOS CONTINUAR EM ORAÇÃO PARA SERMOS APEFEITUADO,E ESPERA A VOLTA DO SENHOR JESUS. AMÉM.

  3. “temos esperança, porque sabemos para onde estamos indo” (Salomon Má, 2020), oh Senhor Jesus, como é bom estarmos ouvindo tais palavras proferidas pelos amados irmãos, vinda diretamente do nosso Senhor, amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *