A palavra da reconciliação (2) – Ezra Ma

 OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 29 – A palavra da reconciliação (2)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Oração:

Senhor, te agradecemos por mais essa oportunidade. Embora longe, nossos espíritos estão unidos e isso traz uma tremenda influência para aquilo que Tu queres fazer. queremos viver a tua palavra. Tu nos chamaste para nos alistarmos em Teu exército para sermos pessoas focadas, comprometidas e engajadas. Não queremos nos distrair há tantas notícias sobre essa pandemia. Apesar de a situação estar assim, queremos estar focados em Teu proposito de ganhar as pessoas para o Teu propósito. Queremos colocar o Teu encorajamento dentro das pessoas. faz-nos os pastores que o mundo perecia hoje. Há milhões de pessoas como ovelhas que não têm pastor. Queremos tomar o seu encargo de pastorear as pessoas e ser mensageiros para elas. Podemos fazer isso pelas redes sociais, por telefone e tantos meios que o Senhor nos deu. Que Tu possas falar a cada coração. Que todos possam ter uma experiencia viva e pessoal contigo. Queremos aprofundar nossa experiência contigo. Aproveitando esse momento para refletir e considerar esse momento que estamos vivendo.

Semana passada começamos essa palavra sobre a reconciliação. O título foi a palavra da reconciliação. Hoje veremos a segunda parte dessa palavra. Haverá quatro partes essa palavra. Por causa do tempo não conseguimos ministrar muito. Diante do Senhor durante a semana considerei o que fazer. não temos nossa agenda sequer em nossa palavra. Mais ou menos duas horas antes de ministrar a palavra hoje o Senhor me deu uma nova palavra e quer que eu fale um pouco mais sobre o mensageiro. Eu pensava em falar sobre o Salmo 23 e sobre o pastor, mas isso ficará para outra oportunidade.

Semana passada lemos sete versículos de Apocalipse. Em todos aqueles versículos vemos a expressão: “ao anjo da igreja em”. Explicamos que o anjo significa mensageiro. Ali o Senhor não fala aos presbíteros, apóstolos, profetas, evangelistas, mestres ou pastores. Ele não fala a pessoas com título ou posição, mas enfatiza a função. Nesse tempo do fim, o que o Senhor precisa para cuidar do Seu rebanho é de mensageiros. Não é a posição que é importante, mas a função. Não é uma questão de você se sentir ou não capaz. A questão é que o Senhor quer que você seja pastor para seus vizinhos, para seus parentes etc. Deus nos deu essa ferramenta maravilhosa como “Posso orar por você?”. Muitos irmãos estão sendo consolados e cuidados pelas orações dos irmãos. De uma maneira genuína e verdadeira podemos ser os mensageiros que levam o consolo, o encorajamento, a advertência, o ensino, a correção.

O mensageiro precisa estar equipado com a palavra. A mensagem que ele leva é a mensagem de Deus. Deus usa a você e a mim para transmitir a Sua mensagem. Ele tem um cuidado específico para cada pessoa. Mesmo para aqueles que não conhecem o Senhor, Ele tem um cuidado. Deus ama todas as pessoas (Jo 3:16). Como pastores e mensageiros, precisamos estar sintonizados com o amor de Deus. Jesus sentia o que as pessoas sentiam (Mt 9:35-37) um pastor e mensageiro está sintonizado com o coração de Deus e sente o que Ele sente pelas pessoas. Ao contatá-las nosso coração vibra na mesma sintonia do coração das pessoas. então, podem sentir o amor de Deus fluindo a elas através de nós.

Uma vez que a mensagem que transmitimos é a mensagem de Deus, devemos estar equipados com a Sua palavra, que tem dois aspectos – a palavra fundamental e a palavra profética. Devemos estar equipados com a palavra fundamental. Quanto a palavra profética, precisamos estar atualizados e a praticando.

O tema central que rege todas as mensagens que estamos dando é Os ministros da nova aliança. Esses ministros servem no ministério da nova aliança. O viver dos ministros da nova aliança é o ministério da nova aliança. Moisés era o ministro da antiga aliança. Quando ele vivia, vivia aquele ministério. O ministério não é só o que o ministro fala, mas é o que ele vive.

O Ministério da Palavra – At 6:2-4; Pv 29:18
Na Bíblia há um termo: o ministério da Palavra. Esse ministério é mais importante que o ministério dos milagres, das curas. Bem no começo da vida da igreja havia algo muito novo. Os próprios apóstolos estavam aprendendo. Naquele tempo, eles mesmos estavam ocupados servindo nos assuntos práticos. Eles serviam às mesas as viúvas que haviam na igreja. houve reclamação das viúvas dos gregos de que havia preferência em relação às viúvas dos judeus. Isso causou certa comoção e por isso disseram que não era razoável que estivessem servindo às mesas e deixassem a palavra de Deus (At 6:1-2).

Louvo ao senhor pelo serviço de tantos irmãos nos assuntos práticos. Muitos serviços surgiram com esse isolamento. Sim, devemos servir, mas não podemos servir em detrimento da Palavra. A palavra é o que nos move. Podemos ter um motor muito potente. A ponta do palito de fósforo ´e a palavra. Você pode ter um grande palito, mas se não tiver aquela ponta que pega fogo, nada adiante. A palavra é o combustível e o fósforo. Os apóstolos não podem servir as mesas em detrimento da palavra. Sem palavra, sem visão o povo de Deus se corrompe (Pv 29:18). Deus nos deu palavra na igreja. Esperamos que todos valorizem e apreciem o que deus nos deu. Tanto a palavra fundamental, que é a base das verdades do evangelho, as palavras da economia de Deus, que descrevem o plano de Deus para nós. E a palavra profética é a palavra que nos dá direção. Ela conduz o povo de deus.

O ministério só tem sentido quando há o povo de Deus. O ministério é para conduzir o povo de Deus. Individualmente, nosso destino é a salvação completa e coletivamente, é o descanso, que é o reino.

Então, foram instituídos os diáconos para servir as mesas (Vs. 3-4). Os presbíteros se consagrariam a duas coisas principais: 1. Oração. Um verdadeiro mensageiro tem uma vida de oração é pela oração que nosso coração é desobstruído e é na oração que a palavra de Deus flui para o mensageiro. É preciso haver uma conexão. Essas são as duas coisas principais que um mensageiro precisa.

Louvado seja o Senhor que temos hoje um relógio de oração para orar em prol de todo o mundo, orando pelo Brasil. Estamos praticando ser uma praia de oração para deter as ondas dessa pandemia. Também estamos orando para que o Senhor detenha a onda do colapso econômico que já está começando a aparecer. Oramos para que possamos ter ambiente e condições de avançar com a pregação do evangelho do reino e a obra do Senhor.

De ontem para hoje mais dois irmãos faleceram no Equador. Também no Brasil vários irmãos já partiram para estar com o Senhor. Vamos orar pelo Equador e por muitos irmãos e irmãs em situações críticas nos hospitais e nas casas. Vamos orar também pelo governo. Esperamos que o ministro atual possa continuar a fazer um bom trabalho. Vamos orar para que haja harmonia no governo e seus ministérios, para que possam fazer frente a essa pandemia. Orar pelos EUA, que é o país mais afetado hoje. Orar pela Europa. Esse é nosso exercício do ministério da oração.

O segundo item é a Palavra. Em tudo que fazemos, devemos ter a oração primeiro. A oração não é um monologo, mas é você e Deus dialogando. Você, fala, Deus ouve. Deus fala, e você ouve. Então, você pode receber a mensagem de Deus.

A palavra fundamental está na Bíblia. Aproveitemos esse período de isolamento para ler mais a Bíblia. Vamos ler os livros espirituais que nos ajudam a conhecer os fundamentos da Fé cristã, os fundamentos da liderança cristã. Temos também a palavra atual que é o que está sendo falado nos finais de semana. Ontem tivemos uma palavra especial para os irmãos da América do Norte. Temos muita palavra. Tem havido através de vídeo conferência comunhões entre irmãs, entre jovens, reuniões de lideranças. Todos precisamos da palavra fundamental e da palavra atual.

  1. Um mensageiro tem a palavra fundamental e profética – 1 Co 12:8; Ef 1:17; 1Co 14:1-6

Um mensageiro não transmite seu próprio conhecimento, sua própria verdade, mas é a palavra profética do Senhor. nesses versículos há uma relação de dons. Os primeiros dois são a palavra da sabedoria e a palavra do conhecimento. Depois vêm os demais dons e línguas e interpretação são os últimos. A cabeça é a palavra e a cauda, as línguas.

A palavra de sabedoria é a palavra de revelação. É a palavra profética que vem da revelação de Deus. A palavra de conhecimento é o que nos dá fundamento, são as verdades do evangelho, como a redenção de Cristo por exemplo. A palavra fundamental praticamente não tem variação. Pode até haver uma ou outra luz adicional, mas ela não muda ao longo dos anos. Deus nos salva por Sua redenção, nos concede o perdão dos pecados, com a propiciação e a justificação por meio de crermos em Sua obra na cruz. Somos assim reconciliados com Deus. Ele, então, nos coloca na igreja para operar em nós a transformação, a santificação a conformação e, finalmente, a glorificação. Recentemente, o Senhor nos falou muito amis sobre a glorificação. Nos tem mostrado que isso se refere a sermos inseridos em Deus.

Sabedoria e revelação são sempre colocadas juntas. Par termos revelação precisamos de um espírito de sabedoria e revelação. Há uma conexão direta entre nós e Deus. A conexão se realiza e deus nos passa a sabedoria e a revelação. Não se trata de um conhecimento superficial, mas um conhecimento real Dele.

Profetizar significa falar por Deus. Edificar a igreja é mais importante que falar em outras línguas. Os que ministram a palavra, os que exercem a função de pastor e mensageiro edificam a igreja e são superiores àqueles que curam o s ouros. Revelação e conhecimento estão juntos. Revelação é a palavra profética e conhecimento é a palavra fundamental.

Profecia e doutrina são a palavra profética e doutrina, ou seja, ensinamento, é a palavra fundamental. Temos sempre esse par: a palavra profética e a palavra fundamental. Precisamos conhecer a palavra fundamental e a palavra profética. Temos esses dois na igreja. Nos livros que a Editora Árvore da Vida publica temos esses dois aspectos. O Senhor nos dá equilíbrio. Ele nos dá tanto a palavra fundamental como a palavra profética para nos dar a direção para seguirmos como um exército. Podemos então nos mover juntos.

Aproveitemos esse isolamento para ler, para estudar e ter comunhão com o Senhor. Para nos permear com as verdades e com a palavra profética. Isso para que quando terminar esse isolamento saiamos totalmente focados, engajados e comprometidos, respirando a palavra profética e cheios da palavra fundamental.

  1. Um mensageiro tem o ministério que recebeu do Senhor Jesus – At 20:24; 21:19; Rm 11:13; Cl 4:17; 2 Tm 4:5

Um mensageiro também tem um ministério que ele recebeu. É algo muito pessoal que Deus lhe passou. Não é o ministério de Paulo ou de outra pessoa. Isso significa e ocorre que Deus chamou você e você sabe que Deus te chamou. Sabe que Ele te chamou para cuidar das pessoas. Sabe que foi chamado para ser Seu mensageiro.

Paulo queria completar duas coisas. Primeiro, a sua carreira. Nossa vida cristã é uma carreira individual, mas também coletiva. Todos devemos levar os que estão a nossa volta para levar os que estão a nossa volta até o destino. Devemos levar nossa família par achegar juntos ao final. Chegar juntos com os irmãos com os quais servimos, junto também com os irmãos com que nos reunimos. Ele queria completar o ministério que ele recebeu do Senhor Jesus. Que todos possamos falar isso – o ministério que recebemos do Senhor Jesus. Um mensageiro é alguém que recebeu um ministério do Senhor Jesus. Você recebeu do Senhor? Ore ao Senhor: quero teu Tu me passes o teu ministério. Quando eu servia juntamente com o amado irmão Dong Yu Lan Eu orava ao Senhor: o mesmo fogo que queima em teu servo, quero que queime em mim. Quando Elias estava para partir, Eliseu pediu a porção dobrada do espírito que ele tinha. Ele queria a porção dobrada, queria o fogo que ardia em Elias duas vezes mais forte dentro dele (2 Rs 2:9, 15).

Recebemos este ministério e temos O ministério. Todos os ministérios fazem parte do único ministério de edificação do Corpo de Cristo. o que o mensageiro tem não é uma agenda pessoal, mas é o que faz parte do todo. Esse todo é o ministério neotestamentário.

Você recebeu um ministério! Devemos atender ao que recebemos. Você recebeu o ministério do Senhor Jesus. Cumpra o seu ministério! Esse ministério tem origem em Deus. Não é algo que nós inventamos e é somente nosso. É o que Deus originou. É o ministério que edifica a igreja, que prepara o filho varão, o guerreiro coletivo para o tempo final. O mensageiro tem esse ministério que recebeu do Senhor Jesus.

O mensageiro tem a palavra fundamental e profética e tem o ministério que recebeu do Senhor Jesus.

  1. Um mensageiro vai ao Senhor, ouve a Palavra e a pratica – Mt 7:24-27; Lc 6:47-49; Jo 5:39-40

O mensageiro é o que vai ao Senhor ouve a palavra e prática. Ele é um mensageiro porque ouve a palavra e a prática. Não basta ouvir. É preciso também praticar. Ontem, ouvimos sobre os chamados, eleitos e fiéis. Cada um desses nomes é um subconjunto do outro. Muitos são chamados, mas um número menor são os eleitos e os que perseveram até o fim são os fiéis, os vencedores. Aqui também. Muitos ouvem as palavras do Senhor. Há um número menor que pratica a palavra, que são os eleitos, os escolhidos. Então, há as tribulações, que são as tempestades. São os ataques que recebemos. Os que edificaram sobre a areia também estão edificando, também têm uma obra. Nesses dias de isolamento precisamos cavar fundo e encontrar uma rocha. Não queremos somente ouvir, mas queremos praticar a palavra.

Na porção de Lucas tem algo além: ir ao Senhor. A primeira coisa que um mensageiro precisa fazer é ir ao Senhor. Para isso, é preciso gastar tempo diante do Senhor. Vamos aproveitar esse tempo de isolamento para edificar o hábito de irmos ao Senhor. De conversarmos com o Senhor e ouvi-Lo. Ir ao Senhor, ouvir e praticar. Ir, ouvir e praticar.

Mutas vezes ouvimos sem ir ao Senhor. Isso nos faz ouvir de longe. Podemos estar ouvindo, mas não estar perto do Senhor. Marta ouviu a palavra assim como Maria, mas ela ouviu fazendo muitas coisas. Já Maria, se assentou perto do Senhor e ouviu atentamente. É preciso ir ao Senhor.

Os fariseus estudavam a Bíblia. Eles examinavam as escrituras. Não há nada de mal aqui. Nós também lemos as escrituras. Eles criam que nas Escrituras estava a vida eterna. Mas o problema é que eles não queriam ir ao Senhor. Apenas examinar as escrituras não é suficiente. Examinar não é suficiente. Somente quem vai ao Senhor é que tem vida. Não é apenas receber a letra preta em papel branco. Um mensageiro é aquele que vai ao Senhor, ouve a palavra e a pratica.

  1. Um mensageiro conhece a Palavra, nela crê, dela fala e a vive, obtendo vitória e ajudando outros a vencer. – 2 Co 4:13; Mt 4:1-11; Ap 12:11; 2Co 4:16; 5:1

Um mensageiro é alguém que ouve a palavra, crê na palavra e, porque crê nela, ele fala a palavra. Muitos não falam porque não creem. As pessoas precisam sentir firmeza quando falamos a palavra. Por isso, precisamos crer nela. Quando não temos nenhuma sombra de dívida quanto a palavra, as pessoas são impactadas. Precisamos crer e, por isso que falamos!

Jesus obteve a vitória na tentação do diabo porque cria na palavra. Ele ouvia, cria e falava a palavra. Ele conhecia a palavra, ele cria nela e falou a palavra para obter a vitória. As três vezes que Jesus rebateu, ele citou um versículo da Palavra.

Os vencedores, mencionados em Apocalipse 12 obtiveram a vitória pelo sangue do cordeiro e pela palavra do testemunho. Esses vencedores conheciam a palavra, criam na palavra e seu viver era a palavra. Era um falar da palavra através da vida deles. Eles viviam a palavra e isso derrotou Satanás.

Não desistir é não desfalecer. A palavra e o Espírito nos fazem vencer. Se não conhecemos a palavra, não temos em que crer. Paulo sempre perguntava: sabeis? Um grande problema é a falta de conhecimento da palavra. Quando conhecemos, podemos crer e falar.

  1. Um mensageiro é uma carta de Cristo e escreve cartas de cristo nos corações dos homens – 2 Co 3:1-3

Quando transmitimos a mensagem de Deus, escrevermos essa mensagem que, primeiro foi gravada em nosso coração, também no coração dos irmãos. A mensagem que vem de Deus é gravada em nós e então a transmitimos essa mensagem para o coração dos irmãos.

Os coríntios haviam sido influenciados pelos judaizantes e passaram a questionar o apóstolo Paulo. Ele não usava sua eloquência par afalar, mas usava o seu espírito. ele pregou o evangelho para eles e lhes deu a palavra de Deus. Ele escreveu nos coríntios e eles se tornaram a carta de Paulo. Ele disse que essa carta foi escrita no coração.

Um mensageiro de Deus precisa carregar os irmãos no coração. Sim, ministramos a palavra e pregamos o evangelho. Ao mesmo tempo que essas cartas são escritas nas pessoas, os irmãos são gravados em nosso coração. Quando as pessoas nos tocam, podem ver que dentro de nós estão cartas, que são as pessoas de quem eu cuido, a quem eu ministro a palavra. Essas cartas são escritas não com tinta, mas com amor, com espírito. por isso, não se pode apagar. Se fosse gravada em pedra, alguém poderia apagar. As pessoas são sensíveis e tem sentimentos. Eles têm um coração de carne. Mesmo que o coração seja duro, precisamos amá-las e ministrar com amor, com espírito e com vida. Assim, essas cartas serão escritas em seus corações.

  1. Um mensageiro tem comunhão intima com Deus para sua transformação
    Nessa comunhão intima temos a presença do Senhor para cumprirmos nossa comissão. Sem a presença de Deus não conseguimos prosseguir. Temos de dizer ao Senhor que não seguiremos se não tivermos a Sua presença. Nessa comunhão intima temos um conhecimento profundo do Senhor. Podemos até orar com ousadia lutando pelos irmãos. Nesses dias temos de lutar juntamente om o Senhor para deter essa pandemia. Nessa comunhão intima podemos interceder por nós e pela igreja, o povo de Deus. Orar pelos nossos familiares e amigos que ainda não tem a vida de Deus. Nessa comunhão íntima recebemos uma revelação especial da pessoa de Deus. Nessa intimidade tremenda, Deus nos proclama o Seu nome.

Continuaremos semana que vem. Se nada mudar, veremos esses versículos sobre a comunhão intima com Deus. Sem essa comunhão intima com deus, o mensageiro não poderá receber a mensagem de deus. Um mensageiro precisa estar conectado com Deus.

O mensageiro:

  1. Tem a palavra fundamental e profética
  2. Tem o ministério que recebeu do Senhor Jesus
  3. Vai ao Senhor, ouve a Palavra e a pratica 
  4. Conhece a Palavra, nela crê, dela fala e a vive, obtendo vitória e ajudando outros a vencer.
  5. É uma carta de Cristo e escreve cartas de cristo nos corações dos homens
  6. Tem comunhão intima com Deus para sua transformação

Um comentário em “A palavra da reconciliação (2) – Ezra Ma”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *