A palavra da reconciliação (3) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 25/04/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 31 – A palavra da reconciliação (3)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Oração:

Senhor, Te agradecemos por essa noite. Estamos mais uma vez reunidos para ouvir a tua palavra. Pedimos que possas nos abençoar com a unção do espírito santo. Que a Tua palavra possa nos alegrar e alimentar e suprir. Senhor, encoraja a todos os que estão nos assistindo e ouvindo neste momento. Os que estão enfermos possam ser curados, os que estão desencorajados possas encorajar. Aos que estão nas trevas, sejas a luz. Senhor, nos mostra qual é a nossa missão nessa terra nos dias que nos restam. Abençoa a palavra desta noite.

Bem-vindos à Central de Transmissão do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida neste lugar maravilhoso que Deus nos deu.

Hoje à noite veremos a mensagem 31 na sequência do que temos visto. Temos a visto a palavra da reconciliação e veremos a parte 3. Vimos que hoje somos ministros da nova aliança, temos a palavra de revelação, palavra da perseverança, mas em 2 Coríntios, especialmente no capítulo 5, há um termo chamado a palavra da reconciliação. Quando pregamos o evangelho estamos na verdade reconciliando as pessoas com Deus. Existe a reconciliação entre as pessoas, entre familiares, pais e filhos etc. Um ministro da nova aliança é alguém que Deus usa para trazer aos homens, os que não creram no Senhor, a palavra da reconciliação para que possam se reconciliar com Deus. Para os que já creram no Senhor, precisam dar um passo além. É preciso se reconciliar com os irmãos. Sabemos que há problemas entre as pessoas. existe uma reconciliação adicional com Deus que é o nosso serviço a Deus, para que estejamos no santo dos santos. Quem traz a palavra da reconciliação é o ministro da nova aliança.

Vimos que um ministro da nova aliança é um pastor. É alguém que tem a função de consolar, encorajar, dar luz onde há trevas, esperança onde há desespero. O Senhor nos use como esses pastores. Muitos são como ovelhas que não têm pastor. Temos esse ministério hoje. Posso orar por você? Milhares de irmãos funcionando. Estamos fazendo cartões pessoais oferecendo oração. É incrível como as pessoas reagem e essas orações têm efetuado milagres.

Vimos, ainda, que um ministro da nova aliannça é um mensageiro, com as seguintes características:

  1. São canais que estão conectados com Deus e são livres para que Deus possa fluir. Nós, os ministros da nova aliança precisam ser esses canais que Deus pode usar para transmitir a palavra do Senhor às pessoas. um mensageiro precisa estar equipado com a palavra fundamental e a palavra profética.
  2. Tem o ministério que recebeu do Senhor Jesus – recebeu um comissionamento, um chamamento diretamente do Senhor. É a sua missão.
  3. Vai ao Senhor, ouve a palavra e a pratica.
  4. Conhece a palavra e nela crê, por isso, fala e vive a palavra.
  5. É uma carta de Cristo – ele mesmo é uma carta que Deus escreveu e é quem escreve cartas, ministrando a palavra de Deus às pessoas. Essas pessoas que recebem a palavra de Deus, se tornam a carta de cristo escrita em nosso coração. Amamos as pessoas e oramos por elas, que são gravadas em nosso coração.
  6. Tem comunhão íntima com Deus.
  7. Aquele que volta o coração ao Senhor, tem o véu totalmente removido, contempla o Senhor e a Sua glória.

Um mensageiro de Deus tem comunhão íntima com Deus – 2 Co 3:5-11
Para ter comunhão intima com Deus é necessário investir tempo. Não sabemos administrar nosso tempo e o desperdiçamos muitas vezes. O Smartphone é um grande ladrão de tempo. O povo brasileiro, em geral, gasta mais de duas horas por dia nas redes sociais. Não temos tempo para ler a Bíblia, para orar, para pregar o evangelho, mas temos tempo para ficar no celular. Esta é uma ferramenta maravilhosa para podemos transmitir a palavra de Deus, mas precisamos separar um tempo para ter comunhão com Deus. Precisamos gastar tempo diante de Deus.

Se queremos ser ministros da nova aliança, com as características que falamos, não devemos pensar que somos capazes de alguma coisa. É Deus quem nos capacita e habilita. Esses ministros da nova aliança não são da letra, que cobra e faz demandas, mas é do Espírito, que dá vida. (vs. 5-6)

O ministério é da morte, porque não havia o Espírito naquele momento. O povo de Israel fracassou todo o tempo em cumprir a lei e por causa disso eram condenados. O ministério da velha aliança só tinha cobrança e não havia suprimento. Por isso, só havia condenação e morte. O povo ainda não se humilhava e pensava ser capaz de fazer tudo o que o Senhor dissesse. O ministério da antiga aliança era gravada em tabuas de pedra e a glória desvanecia. Havia glória no rosto de Moisés quando este falava com o povo, mas esta glória se desvanecia. O resultado do ministério de Moisés era condenação, porque ninguém podia cumprir as exigências da lei. Hoje, na nova aliança, quando andamos no espírito podemos cumprir todas as exigências da lei. É por meio do Espírito. nesses versículos vemos uma comparação entre o ministério do antigo testamento e o ministério da nova aliança. A glória da nova aliança é permanente (vs. 7-11).

Por esses versículos vemos como é importante conhecermos a palavra de Deus. Os judeus que estavam na igreja em Corinto entendiam muito bem o que Paulo estava falando, porque se referia a um acontecimento do Antigo Testamento. Se você não conhece o que está em Êxodo, não entenderá muita coisa ao ler esses versículos. Quero encorajar a todos a ler mais a Bíblia. Paulo escreveu esses versículos tendo como pano de fundo a história registrada em Êxodo. Nessa mensagem vamos ler as passagens do Antigo Testamento relacionadas a esse fato.

Esse texto em 2 Coríntios nos mostra a comunhão íntima com Deus. Os textos que deram base para tudo isso é a comunhão intima com Deus que Moisés tinha.

Comunhão intima com Deus traz transformação – Ex 34:1-9, 28-35; 2 Co 3:13; Êx 33:7; Hb 13:12-13
Um mensageiro de Deus precisa amadurecer e ser transformado. Ele não pode permanecer sempre o mesmo. Moisés era alguém que tinha comunhão íntima com Deus. No Antigo Testamento ele foi quem mais caracteriza nossa comunhão íntima com Deus.

Deus disse a Moisés que escreveria novamente duas tabuas com os dez mandamentos, porque a primeira tábua foi quebrada por Moisés, quando este representou bem a ira de Deus diante da idolatria do povo com o bezerro de ouro. Deus escreveu as mesmas palavras nessas novas tábuas.

Deus marcou um horário para ter comunhão intima com Moisés. Deus nos chama todos os dias para subirmos ao monte Sinai e termos comunhão com Deus. É de manhã o melhor horário para termos essa comunhão com Deus.  Essa comunhão é apenas entre Deus e nós. É necessário deixar de lado o gado e as ovelhas. É preciso deixar de lado as pessoas e as coisas para ter essa comunhão. Deixe o celular, o telefone e as pessoas. vá somente você e Deus para essa comunhão. O Senhor Jesus ensinou a orar indo ao quarto e fechando a porta. (v. 3)

Primeiro Moisés subiu ao monte. Então, Deus desceu na nuvem. Muitas vezes nós esperamos Deus descer até nós. O princípio é primeiro nós subirmos. Quando deus desce é para nos resgatar, para nos corrigir e direcionar, mas em uma condição normal é nós subirmos. Quando subimos, Deus se revela para nós. (vs 4-5)

Deus demonstrou a Moisés que era um Deus compassivo, clemente e longânimo. Ele desceu da nuvem e se revelou a Moisés o Seu nome e Seus atributos a ele. Moisés reagiu e se curvou adorando a Deus. Quando Ele se revela a nós, nos prostramos diante Dele e há esse momento de adoração, em que reconhecemos o Seu senhorio sobre nós, que Ele é o que nos salvou e nós os pecadores que ganharam graça. Que Ele é o Pai e nós os Seus filhos. (vs. 6-8)

Um mensageiro de Deus é um líder que cuida do povo de Deus, é um pastor. Por isso, o pedido de Moisés foi que Deus ficasse com o povo. Apesar de nossa lentidão em reagir à palavra, de nossa rebeldia e dificuldade em seguir a palavra, pedimos que Ele fique conosco. Devemos nos humilhar diante do Senhor em nossa comunhão intima com Ele (v. 9).

Essa comunhão não era curta. Foram 40 dias e 40 noites. Moisés não comeu nem bebeu, porque Deus estava com ele, em contato direto. Moisés experimentou um alimento e uma água que não conhecia. Moisés e Deus eram tão unidos, como um só, que Deus escrevendo era Moisés escrevendo de Moisés escrevendo era Deus escrevendo. (vs. 28)

Quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto resplandecia. No original hebraico esse versículo está: quando ele falava com ele. Ninguém sabe quem falava primeiro com quem. Os tradutores interpretaram Ele tendo falado com ele. Muitas vezes, somente nós falamos e Deus não tem chance de falar conosco. Nossa comunhão intima é para deixar Deus falar conosco. Somos Seus mensageiros. Portanto, devemos deixar que Deus nos passe Sua mensagem para nós, Sua mensagem para o povo, Sua mensagem para nossos amigos e familiares.

Moisés não sabia que seu rosto estava brilhando. Estava assim porque ele gastou tempo na presença de Deus. Deus lhe falou 40 dias e 40 noites. Muitas vezes, quando temos comunhão com Deus apenas nos preocupamos com as tabuas da lei, ou seja, com o que temos de fazer, e mal sabemos que nosso rosto está brilhando. Claro que Deus quer nos transmitir Sua palavra para que a levemos, mas o que Ele mais quer é infundir-Se em nós, é transmitir Sua glória a nós. O objetivo de Deus não é passar tarefas par nós, mas infundir você com Sua presença e com Sua glória. Deus quer fazer seu rosto brilhar. Moisés só estava preocupado com as duas tábuas da lei, mas não sabia que seu rosto estava brilhando. Quando voltamos de nossa comunhão intima com Deus e vamos para o trabalho, para o contato com as outras pessoas, nosso rosto deve estar brilhando.

Embora Moisés não soubesse, o povo sabia que seu rosto brilhava. Brilhava tanto que o povo tinha medo de olhar para ele. Ele era o mensageiro de Deus e falou tudo o que o Senhor disse. Um mensageiro de Deus não segura nada, mas fala tudo o que o Senhor lhe disse (vs. 30-34)

Moisés tinha um lugar em que tinha comunhão com Deus. Ele descobria o rosto quando ia falar com Deus e cobria novamente quando saía da comunhão com Deus. A glória do Antigo Testamento se desvanecia. Então, ele cobria o rosto. Mas quando voltava à comunhão intima com Deus, seu rosto voltava a brilhar. Isso mostra que nossa comunhão com Deus não é apenas para recebermos o que Ele quer que façamos, mas também para receber Sua glória, Sua santidade. Isso era algo que Moisés fazia habitualmente. O pretérito imperfeito demonstra uma ação contínua. O processo de ir diante do Senhor descobrir véu e voltar e cobrir o véu novamente acontecia habitualmente. (v. 34-35; 2 Co 3:13; Êx 33:7)

O acampamento de Israel havia se tornado acampamento de rebeldes. Então, Moisés armava a sua barraca bem longe do arraial. Ele chamava essa barraca a tenda da congregação. Enquanto o tabernáculo ainda não havia sido erigido a tenda de Moisés era a tenda da congregação. Moisés com sua tenda representavam Jesus fora do arraial. Todos os dias nós precisamos ir a Cristo. Ele não está na religião, no mundo ou em nossa tradição, conceitos ou afazeres do dia a dia. Precisamos deixar o arraial e ter comunhão íntima com o Senhor. Quando Moisés estava na tenda, Deus descia e falava com Moisés. Não sabemos exatamente como era estar diante de Deus. Quando temos comunhão com Deus não é de forma formal, mas é como qualquer fala a seu amigo. Não conversamos de maneira formal com nossos amigos. O que temos é uma conversa. Quando Moisés estava com Deus, falavam como amigos. Quando Deus estava com Abraão falando acerca do julgamento de Sodoma e Gomorra e da salvação de Ló, conversavam como amigos. (Êx 33:7-11; Hb 13:12-13)

Moisés tinha o hábito de ter comunhão intima com Deus. É disso que Paulo estava falando em 2 Co 3:5-11.

A comunhão íntima com Deus é para nossa transformação. Nosso rosto brilha porque somos infundidos com Sua santidade. É porque temos mais dos elementos e da natureza de Deus acrescentada a você.

A comunhão íntima com Deus é para intercessão – Êx 32:1-35; Êx 24:18
Na primeira vez que Deus deu os dez mandamentos a Moisés, o povo caiu em idolatria. As mulheres tinham seus adornos, que deveriam ser Deus, mas as levaram à idolatria. Muitas vezes nos adornamos com as coisas naturais e mundanas. Embelezamos nossa alma e nosso corpo em vez de depender do Senhor e isso leva a idolatria. O primeiro passo para a idolatria é o adorno.

O povo assentou-se para comer, beber e levantou-se para divertir-se. Essa era a situação antes da pandemia. Agora essas coisas se acabaram. Acabaram-se as baladas, as bebedeiras. Isso é o juízo de Deus. Deus falou para Moisés: “o teu povo que fizestes sair do Egito”. Ele revelou a Moisés que estava decepcionado e querendo acabar com o povo. O povo já havia se rebelado outras vezes até aquele momento. Se fossemos Moisés, talvez agradeceríamos e aceitaríamos que Deus fizesse de nós uma grande nação. Mas porque Moisés tinha comunhão com Deus, ele se deu para o povo. Um mensageiro de deus não é apenas alguém que recebe uma mensagem de Deus, mas é também alguém que leva a voz do povo diante de Deus. Isso é intercessão. Estamos intercedendo por muitos irmãos, pela situação de saúde, por casamentos, pelas igrejas (vs. 6-10).

Precisamos aprender com Moisés como interceder. Ele primeiramente louvou a Deus (v. 11). Teve muita ousadia na oração. Ele disse a Deus que voltasse a trás e retirasse seu furor e ira. Moisés disse para Deus se arrepender o que havia falado sobre o povo. Moisés conhecia a Deus. Ele conhecia a palavra, conhecia a história e o que deus havia falado a Abraão, Isaque e Jacó (vs. 12-13). É inacreditável, mas por causa da intercessão de Moisés Deus se arrependeu do que ia fazer (v. 14-15). Quando Deus mandou ele descer, ele já estava no monte há 40 dias e 40 noites (Êx 24:18).

Josué estava aprendendo a ser um mensageiro de Deus. Ele não tinha muita experiencia e foi aperfeiçoado por Moisés que lhe explicou o que de fato estava acontecendo. Moisés jogou as tábuas ao pé do monte (vs. 16-18).

Após as desculpas de Arão, Moisés voltou a interceder pelo povo. Quando você tem comunhão íntima com Deus você é transformado e é infundido com a santidade, com a natureza e glória de Deus, mas também recebe o encargo de orar por Seus irmãos, pelos seus familiares e pelas pessoas. ao interceder, Moisés colocou em risco seu próprio destino. Ele trocou o seu destino pelo destino do povo. Você pode me riscar do teu livro, mas não risca o povo. Esse era o espírito de intercessão de Moisés. Deus demonstrou a sua justiça, mas no v. 34, disse que levaria o povo adiante. Ele atendeu a intercessão de Moisés e não riscou o povo (Ex 32:30-35).

Na próxima semana falaremos que o mensageiro de Deus tem a presença do Senhor para cumprir o seu ministério e tem comunhão íntima com Deus para ter um conhecimento profundo e subjetivo de Deus. Ele tem uma experiencia íntima com Deus.

Esperamos também abordar o item de que o mensageiro de Deus é aquele que volta o coração ao Senhor, tem o véu totalmente removido, contempla o Senhor e a Sua glória.

Que o Senhor faça de nós o Seu mensageiro. Que possamos sempre entrar na tenda da congregação. Que possamos sair do arraial e estar na presença do Senhor em nosso espírito, para que sejamos infundidos com a presença do Senhor e a Sua natureza. Mesmo que as pessoas não possam te ver hoje, mas possam sentir a glória do Senhor em você. nossa comunhão intima é para nossa transformação. Nos tornamos verdadeiramente um canal de Deus.

Pela comunhão intima com Deus nosso ministério da nova aliança é um ministério de intercessão. Deus estava de mal com o povo, mas através de sua intercessão, reconciliou ou povo com Deus e Deus om o povo. Deus, que queria matar o povo, decidiu continuar usando Moisés para conduzir aquele povo.

Aproveitemos esses dias para estabelecer esse hábito de nossa comunhão íntima com Deus. Isso nos levará a subir nosso nível de relacionamento com Deus e nossa inserção em Deus será então mais profunda.

Oração final:

Senhor Jesus, Te agradecemos poque podemos ter esse privilégio de nos achegar diante de Ti e estar em Tua presença para ter comunhão íntima contigo. Queremos ser infundidos contigo. Não queremos apenas receber tarefas. Tu queres nossa presença para infundir Tua santidade, glória e natureza em nós. Queres nos tornar ministros da nova aliança, com o ministério da reconciliação, fazer de nós mensageiros que têm o ministério da intercessão para reconciliar muitas pessoas Contigo. Lembra-Te dos enfermos que estão nos hospitais e em suas casas. Oramos por este País, por sua situação política e econômica. Que haja paz! Que haja arrependimento de todas as pessoas nesse mundo. Que reconheçam que se afastaram de Ti e se voltem a Deus. Guarda e abençoa também a tua igreja. Nós oramos e intercedemos em nome do Senhor Jesus. Amém!

3 comentários em “A palavra da reconciliação (3) – Ezra Ma”

  1. Que possamos ser mensageiros de Deus, fiéis, intercessores do povo de Deus, levando as pessoas a se reconciliarem com Deus e com os homens mediante o sangue de Jesus e a Palavra. Senhor, ajuda-nos a reservar um tempo toda manhã para ter comunhão contigo, ouvir Teu falar, investir tempo para Te conhecer! Obrigada pelos servos que o Senhor colocou na Igreja para nos aperfeiçoar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *