Sacerdócio de Cristo – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 03/05/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 34 – Sacerdócio de Cristo
Leitura Bíblica: Hb 10:14, 19-23

 

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, bem vindos à Central de transmissão do Instituto Vida para Todos, diretamente da Estância Árvore da Vida.

Domingo é o dia que separamos especialmente para o Senhor e O honramos com nossos bens que não foram adquiridas por nosso braço, mas pela bênção e misericórdia do Senhor. Não se esqueçam de ofertar para as Missões no Exterior. Somente quando se completar o número dos vencedores o filho varão será gerado e seremos arrebatados como vencedores para o Senhor. Até lá, precisamos sustentar essa obra. Deve-se lembrar também da igreja a que você pertence

Quando falamos do ministério da nova aliança, vemos que fazemos parte do ministério que o Senhor Jesus começou. Ele foi o primeiro ministro e profeta do ministério da nova aliança. ele completou sua obra em seu ministério terreno morrendo por nós e os 12 apóstolos, liderados por Pedro e João, depois esse ministério passou ao apóstolo Paulo, que abriu os mistério do plano de Deus para nós e depois que Paulo passou, Deus levantou João, que em sua maturidade, levou a cabo tudo o que Paulo trouxe de revelação para a esfera do Espírito e da vida. É muito fácil o homem permanecer na esfera da análise racional e lógica humanas. João nos levou para o ambiente celestial pela esfera da fé. Hoje conseguimos enxergar coisas invisíveis espirituais maravilhosas. Vamos alcançar a completa salvação de Deus. A plena salvação de Deus e o plano da salvação completa de Deus dizem respeito a mesma coisa. Na salvação de Deus não faltará nada ao homem. Ela é completa.

O ministério de João é do Espírito e da vida, nos levando ao ambiente celestial. Seu pico está em Jo 14-17. Em Seu plano Deus quer levar o homem para dentro de Si mesmo, para dentro de Sua glória. Ele recebeu a humanidade de Jesus para dentro de Si mesmo e foi aperfeiçoado por meio do s sofrimentos para se tornar o autor da nossa salvação. Isso significa que ele abriu o caminho para todos nós e está nos conduzindo à glória. Estamos todos nesse processo da plena salvação de Deus. Quando vimos esse pico da revelação, o Senhor nos mostrou como podemos chegar ao final desse plano da salvação completa de Deus. Vimos que Hebreus nos mostra como Deus planejou para que o homem possa alcançar o final dessa plena salvação de Deus.

A igreja em Filadélfia é o fruto do ministério de João, com tudo o que Deus usou para restaurar um grupo de pessoas que, finalmente, vivem no espírito e na presença do Senhor. A sesse Deus tem dado a palavra profética e está preparando para a Sua volta. Nós que estamos ouvindo essa palavra fazemos parte desses povos escolhidos, da igreja em Filadélfia. Eles não são numerosos ou poderosos, mas não negaram o nome do Senhor, guardaram e praticam a palavra. O senhor conta com eles para esse processo de sua vinda. O senhor os livrará da grande tribulação que virá sobre o mundo inteiro.

Hb 10:1-4; Sl 32:1; Rm 4:7-8; Jo 1:29; Hb 7:11
Hoje veremos Hebreus 10. A lei foi dada por meio de Moisés. Ela é a Antiga Aliança que Deus fez com o povo de Israel. Deus deu a lei como sombra dos bens vindouros. Esses bens são celestiais e reais. São bens divinos e espirituais. São esses bens que são o corpo real das sobras que podem ser mostradas pela lei. Por serem sombra e não realidade, a lei jamais pode tornar perfeitos os ofertantes. A lei não consegue levar o homem à perfeição. Se Deus planejou levar o homem para dentro de Sua glória, precisa trabalhar até a perfeição esse homem. Se a lei não pode levá-lo até a perfeição, ela precisa ser substituída por oura coisa que tenha essa condição de levar-nos ao que é perfeito. Isso foi o que Cristo fez.

Pela lei precisamos oferecer os mesmos sacrifícios todos os anos. Se a lei pudesses resolver os problemas de pecados de uma vez por todas, não haveria necessidade de se repetir os mesmos sacrifícios ano após ano. Nesses sacrifícios são feitas recordações de pecados todos os anos.

As coisas básicas que falarei hoje darão fundamento para entendermos coisas mais profundas. Os sacrifícios jamais purificam os homens de uma vez por todas dos pecados. É impossível que o sangue de bodes e de ovelhas remova pecados. Uma vez que não podem remover, os pecados ainda estão lá e toda vez que o sacrifício é realizado os pecados estão ali sendo lembrados na consciência do homem. Os pecados não eram removidos no Antigo Testamento, mas apenas cobertos (Sl 32:1).

Na dispensação da lei, os pecados são perdoados por meio dos sacrifícios, que não podem ser removidos por esses sacrifícios de bodes e ovelhas. O Senhor somente remove pecados pelo sangue de Cristo (Rm 4:7-8). João Batista apresentou o Senhor Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). O Seu sacrifício não é com sangue de animais, mas valeu de uma vez por todas para remover pecados e não somente para os cobrir.

Na arca do testemunho havia uma tampa, a cobertura para a propiciação. Quando Jesus veio, essa tampa da propiciação se tornou o trono da graça. O que não era perfeito e jamais poderia introduzir o homem na perfeição, Deus enviou o Seu filho e não nos levou somente à sombra dos bens vindouros, mas aos próprios bens vindouros, para a realidade das coisas celestiais e espirituais. Ele ressuscitou e foi elevado à destra da majestade. Ele está servindo em seu sacerdócio nos céus. Essa é a realidade das coisas celestiais e espirituais, onde Deus quer nos levar.

o sacerdócio levítico, segundo a ordem de Arão não pode levar o homem à perfeição. Esse é o plano de Deus – levar o homem à perfeição. Graças a Deus, nosso Senhor Jesus Cristo trouxe um sacerdócio perfeito que pode nos levar à perfeição (Hb 7:11).

A expressão “tornar perfeito” em Hebreus 10:1; 14) é diferente de perfeito. Tornar perfeito é teleioo, que significa um processo de aperfeiçoamento e andamento. Nós estamos no processo de nos tornar perfeito. Já a palavra perfeito é teleios, que é o processo de aperfeiçoamento finalizado. Neste ponto já não falta mais nada. Esse termo é usado em Mateus 5:48. Nosso pai celeste é perfeito e está no nível da perfeição. Não há nada que se possa acrescentar a Ele.

Em 1 Coríntios 13:8-10 vemos que o amor é perfeito. Tanto profecias como ciência não são perfeitas. Quando chegar o que é perfeito já não precisaremos dessas coisas. Deus nos levará à perfeição.

Hb 9:13-15; 1 Jo 1:9
Jesus é o mediador da nova aliança e e Sua morte serviu para remissão das transgressões. Agora, mediante o Seu sangue, foram removidas. Hebreus 9:15 nos mostra que Jesus é o mediador da nova aliança. Todo o processo da morte de animais e do sacrifício envolve a questão de purificação. É por causa do problema na consciência que os sacrifícios são oferecidos. No entanto, aquele sacrifício não é perfeito ao ponto de purificar nossa consciência de obras mortas. O sangue de Cristo, por outro lado, sim. O processo de lavagem do sacrifício, e a consagração de todos os utensílios eram necessários para purificação. Todos esses processos eram provisórios no Antigo Testamento. O sangue de Cristo pode nos purificar a consciência para servirmos ao Deus vivo. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para remover os nossos pecados, purificando-nos de toda injustiça (1 Jo 1:9)

Lv 8:5-6, 10-; Ef 5:25
Todo o processo de salvação dos sacrifícios é para santificar. Cristo nos santificou pela lavagem de água pela palavra. Quanto mais recebemos a Palavra de Deus, mais ela nos lava. Precisamos do sangue de Cristo para nos purificar e da palavra para nos santificar. Deus então poderá nos apresenta como igreja sem mácula nem ruga, porém santa e sem defeito. Precisamos da purificação de água pela palavra.

Lv 8:11-15, 18-29, 21-24; Êx 30; Jo 7:37-39; Hb 9:13
Para servir a dEus precisamos ser ungidos com o óleo sagrado da unão. Esse óleo era preparado a partir de um him de azeite puro, que representa o Espírito santo, acrescentado de 4 especiarias, que representam os elementos humanos de que Jesus teve experiencia em sua encarnação e viver humano. Em Jo 7:37-39 fala que o Espírito ainda não havia sido dada. Após a morte e ressurreição de Jesus, essas especiarias foram adicionadas ao 1 him de azeite, ao Espírito Santo e o Espírito agora é o Espírito composto, o espírito como o óleo sagrado da unção. Os ministros da nova aliança estão cheios deste Espírito.

No Antigo Testamento foi feita a oferta pelo pecado e depois a oferta da consagração dos sacerdotes para o Senhor. No processo do sacrifício era importante a purificação com sangue e a lavagem com água. Arão e seus filhos foram santificados pelo sangue do carneiro e lavados com água. Quando se fala desse processo de santificação e purificação, era feito com sangue e água no Antigo Testamento.

Hb 10:5-16
Os sacrifícios da Antiga Aliança não podiam tornar perfeitos os homens. Jesus precisava de um corpo para fazer essa purificação. Ele ofereceu o Seu corpo para fazer um sacrifício perfeito que valeria de uma vez por todas, tirando o pecado do mundo. Jesus se ofereceu por meio do seu corpo que recebeu de Deus para fazer a vontade de Deus e oferecer pelo espírito eterno esse sacrifício de uma vez por todas. Fomos santificados de uma vez por todas mediante a oferta desse corpo de Deus deu a Jesus. Ele se ofereceu como um sacrifício vivo.

Os sacrifícios repetitivos da lei não podem remover pecados. Jesus resolveu o problema de pecado de uma vez por todas e está esperando para resolver o problema dos inimigos, que serão colocados todos debaixo dos seus pés. O sacerdócio se refere a aperfeiçoar os homens, o povo de Deus. Essa oferta aperfeiçoou de uma vez por todas todos os que estão sendo santificados.

Fomos santificados pela oferta de Jesus (v. 10) mas ainda estamos sendo santificados (v. 14). Quando cremos no Senhor Jesus, segundo Romanos 10:9, fomos salvos e todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Fomos santificados de uma vez por todo as pelo sangue de Cristo. não somos mais um povo comum como todo o mundo, mas fomos separados do mundo para Deus.

No entanto, ainda carregamos em nós o velho homem, a natureza da velha criação. Nosso espírito foi salvo quando cremos em Jesus. Nascemos do Espírito quando cremos e aceitamos Jesus Cristo como nossos Senhor e Salvador (Jo 3:5). Nosso corpo receberá a redenção no final do processo da salvação completa de Deus. Nossos corpos serão transfigurados e revestidos de um corpo espiritual e incorruptível. o problema principal nosso é a nossa alma. Mesmo tendo crido em Jesus, nossa alma ainda não se afastou muito da alma de antes da salvação. Ainda somos muito problemáticos, especialmente no relacionamento com as pessoas. Deus quer nos salvar completamente.

Já não somos mais comuns uma vez que fomos santificados pelo sangue de Cristo. nessa base santa, Deus pode dispensar Seus elementos santos em nós. Estamos sendo santificados dia após dia. Por isso, em Romanos 12:2 nos fala que estamos sendo transformados pela renovação de nossa mente. Através de Seu trabalhar em Sua salvação, Deus está transformando a nossa alma com Seus elementos santos. Em Romanos 6:6 nos diz que foi crucificado com Ele o nosso velho homem. Através da palavra de Deus e de respirar o nome do Senhor, através das experiencias que passamos e por conhecermos os caminhos do Senhor, estamos sendo transformados. Os elementos santos de Deus estão entrando em nosso ser e removendo os elementos não santos, naturais. Este é o processo de aperfeiçoamento pelo qual estamos passando.

Pela morte de Cristo Deus fez um Novo Testamento e colocou as leis vivas do Espírito em nosso coração e as inscreveu essas leis da realidade do reino dos céus em nossas mentes. (Hb 10:15-16). Já não precisamos de nossas ofertas pelos pecados, porque Ele já removeu todo o pecado de uma vez por todas por sua oferta. Graças a Deus!

Se não tivermos essa base, não poderemos ter nada sobre ela. A salvação de Deus tem uma base extremamente sólida.

Hb 10:19-22; Hb 4:14; 6:20; 8:1-2; 9:12, 24; Ef 1:13-14
A partir desse versículo começa a nossa responsabilidade. O fundamento da oferta e do sacrifício de Cristo nos santificou, purificou nossa consciência de obras mortas, removeu os nossos pecados e podemos voltar a servir o Deus vivo. O sacerdócio de Arão não pode remover nossos pecados, mas por esse sacrifício, Deus jamais se lembrará de nossos pecados. Agora, começa a nossa responsabilidade e cooperação.

Que fazermos com o sangue de Cristo? Cabe a nós entrar no santo dos santos. Não estamos perfeitos e totalmente santos para estar na presença de Deus. Mas graças a Deus temos o sangue de cristo como a base de justiça e santidade para entrarmos na presença de Deus. O verdadeiro santo dos santos está nos céus. Ele faz parte dos bens vindouros, da realidade dos céus (Hb 4:14). Ele é o grande sumo sacerdote que está servindo no santuário nos céus. Ali está o verdadeiro santuário. Como nosso precursor ele já entrou no Santo dos Santos nos céus por nós (6:20) Esse verdadeiro santuário está nos céus e Jesus está no santo dos santos deste santuário (9:12, 24).

Em Hebreus 10:19 fala para termos intrepidez para entrar no santo dos santos pelo sangue de Jesus. Como entrar no santuário nos céus. Os céus serão a nossa herança. O próprio Deus será a nossa herança. Deus nos deu uma garantia disso, que é o Espírito Santo como penhor, como selo em nosso espírito (Ef 1:13-14). SE não estamos prontos e perfeitos para servir a Deus no santo dos santos nos céus, Deus colocou o Santo Espírito da promessa em nosso espírito como um selo. Somos de Deus. Fomos selados por deus para dizer a todo o universo que somos a propriedade de Deus e Ele nos tem por herança. Satanás e seus anjos olharão para nós e verão esse selo. Somos a propriedade de Deus que ninguém pode invadir. Por outro lado, esse Espírito Santo da promessa é par anos o penhor da nossa herança. Deus é a nossa herança. Por um lado, ele nos selou para mostrar que somos a Sua herança. Por outro, nos deu esse penhor como uma garantia.

Ao se vender uma terra antigamente, o vendedor pegava uma amostra da terra que estava vendendo para que este não precisasse ir até o local para examinar a terra que estava para comprar. Essa amostra era a garantia da terra que estava comprando. Nosso penhor é a garantia que um dia resgataremos Deus como a nossa herança. O Espírito Santo em nosso espírito é o nosso penhor. O santo dos santos hoje é o nosso espírito. Para a nossa experiencia, o santo dos santos está em nosso espírito. por isso, como Paulo encorajou, devemos andar sempre no espírito.

Por Seu sacrifício na cruz, o véu do santuário foi rasgado e podemos hoje nos aproximar no Santo dos Santos. Temos o livro de Hebreus que nos dá esperança. Esse livro nos fala que Deus vai nos salvar até o final. Ele nos mostra que Ele vai nos salvar até o final.

Hb 3:6; 6:11, 18; 7:19; 10:23-24
A esperança deve ser tão forte em nós que nos faz ser ousados. Não receba essa palavra sem confiança, pensando que ela é para alguns irmãos que estão mais à frente. Temos de ter essa ousadia e esperança., porque quem fez a promessa é fiel. Não podemos hesitar nem titubear, mas ter a plena certeza da esperança. Deus nos propôs essa esperança. Temos uma esperança superior que nos leva a ser inseridos em Deus! Não duvidamos dessa esperança.

Hb 10:24-25; Fp 2:1-3; Jo 13:34
Dentro de nossa responsabilidade, a vida da igreja é crucial para que essa esperança se cumpra em nós. Precisamos viver a vida da igreja com afinco e entrega. Precisamos aprender a nos relacionar com as pessoas. o ser humano tem essa grande dificuldade. É por isso que há tantos problemas. Somos pessoas de difícil socialização. Por isso, Hebreus nos pede para considerarmos uns aos outros e estimularmos uns aos outros ao amor e boas obras.

É por isso que precisamos do splagchnon de Cristo (Fp 2:1), onde está a mais perfeita humanidade. Por meio da palavra que estamos desfrutando cada dia, estamos sendo transformados e podemos nos relacionar bem com as pessoas. precisamos aprender com Cristo que nesse splagchnon há a empatia e a compaixão. Muitas vezes julgamos os irmãos sem nos colocarmos no lugar deles. Em vez de sermos rápidos para julgar e condenar, tenhamos empatia. Aprendamos a ter o mesmo amor e mesma alma. É disso que precisamos. É disso que Deus precisa para completar a plena salvação de Deus. Sabemos o que os outros estão passando e aprendemos a humildade de Cristo, considerando os outros superiores a nós mesmos. Sempre achamos que estamos certos e os outros errados. Não temos costume de achar que outros estão pensando melhor que nós. Uma vida no amor fraternal é a vida da igreja que Deus preparou para vivermos.

A verdadeira vida da igreja é em amor. Essa vida da igreja real irá nos levar ao amor ágape. Estamos no processo de ser levados à perfeição e isso acontece na vida da igreja.

Precisamos das reuniões da igreja. Não podemos deixar de nos reunir. Satanás sabe que é a igreja que irá derrotá-lo. Por isso, quer nos tirar das reuniões. As reuniões são importantes pra nos ensinar a servir ao Senhor e cada membro funcione com seus dons. A plena salvação de Deus será levada a cabo quando vivermos a vida da igreja. Mesmo nesse tempo de isolamento, precisamos reunir por videoconferência. Deixar de reunir pode virar um hábito. Quando voltarmos, precisamos continuar a reunir. Satanás quer nos tirar do convício da vida da igreja. Precisamos voltar e valorizar as reuniões. O dia da volta do Senhor está se aproximando e todos compareceremos perante o tribunal de Cristo (Hb 10:25)

Internamente, como igreja, precisamos saber que temos de prestar contas com o Senhor. Isso não é para salvação eterna, que já recebemos ao crer, mas termos de prestar contas do que fazemos hoje. É pelas obras que se define se seremos ou não vencedores. Estes vencedores receberão o galardão do reino milenar e serão sacerdotes de Deus por mil anos.

Hb 10:36-39
A salvação da alma é ganhar a nossa vida, como mostrado em Mt 16:24. Se a todo tempo negamos nossa alma hoje, a ganharemos naquele dia. Então, teremos salvação do nosso espírito, do nosso corpo e da nossa alma, porque perseveramos e perdemos a nossa vida da alma. Não somos dos que retrocedem. Avancemos para a salvação de nossa alma.

Um comentário em “Sacerdócio de Cristo – Pedro Dong”

  1. Obrigado Senhor Jesus… Ele é tudo para nós… que possamos ser também tudo para Ele, Ele é o cordeiro, e também o Sumo Sacerdote não segundo a ordem carnal, mas segundo a ordem de Mequisedeque, e é também o óleo da unção, Ele realmente É o EU SOU o EU SOU… todas as coisas impossíveis para os homens é possível com Ele, pois é Ele em nós! Oh Ele é o Espirito em Nós…. que hino lindo… por isso o Evangelho do Reino é possivel através de nós,,, Mt 24:14 e também o Evangelho da Glória… 2Co 4:4, ALELUIA… Obrigado Senhor pela Tua Palavra e pelos Profetas… Obrigado Senhor pela vida da igreja.. que JARDIM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *