A palavra da reconciliação (5) – Ezra Ma

 

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 09/05/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 27 – A palavra da reconciliação (5)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Oração:
Estamos aqui humildes diante de Ti. Nos humilhamos diante de Tua grandeza e Teu poder, diante de tudo que Tu és. Queremos orar pelo nosso País, pela população que está passando por tanta dificuldade. Leva-as a reconhecer que há um Deus que reina no universo. Oramos tenhas misericórdia e abrevia o sofrimento das pessoas. Abrevia o tempo dessa pandemia nessa terra. Queremos nos arrepender de nossos pecados, nos arrepender de nossa indiferença, de nossa mornidão diante de Ti. Leva-nos a reconsiderar os nossos caminhões e nos dá nova oportunidade de Te servir de acordo com o Teu coração. Poupa as pessoas da morte. Oramos também pelas pesquisas para que uma vacina possa ser criada e as pessoas possam se vacinar. Oramos também para que através de toda essa situação os corações possam se abrir para Tua palavra para que possamos pregar o evangelho e Tua vida possa conquistar os corações. Abençoa a Tua palavra essa noite. Há muito que Tu queres nos falar. Coisas que já ouvimos, mas que não demos importância. Hoje queremos reconsiderar os nossos caminhos. Obrigado, Senhor. Oramos em nome de Jesus. Amém!

Hoje estamos na quinta parte da palavra sobre a reconciliação. Esperamos que essas palavras possam penetrar fundo em nossos corações e nos levar a ater uma nova vida diante do Senhor. Levar-nos a estarmos reconciliados com Deus, com nosso próximo, com nossos irmãos. Este é um encargo que Deus nos deu. Deus nos deu o ministério da reconciliação e a palavra da reconciliação.

Vimos nas últimas semanas os mensageiros na igreja. Vimos que Deus precisa nos dias de hoje de pastores e pastoras na igreja. Talvez alguns digam que não são os líderes das igrejas, mas nós todos somos esses pastores e pastoras. Deus quer passar essa missão a todos os Seus filhos. As pessoas estão cada vez mais necessitadas e precisam ser apascentadas. Em todas as casas que estão praticando o isolamento está havendo cansaço e enfermidades emocionalmente. Precisamos nos levantar como os pastores para confortar e alentar, levar luz nas trevas e alegria onde há tristeza. Precisamos ser os mensageiros de Deus para ser os canais pelos quais Deus pode fluir e dispensar a Sua palavra. Para cada pessoa necessitada Ele tem uma palavra específica e quer usar você. onde você está, Deus quer usá-lo como Seu mensageiro.

Vimos seis itens sobre ser um mensageiro de Deus e hoje veremos o sétimo.

  1. Está equipado com a palavra fundamental e profética. A palavra fundamental é a base das verdades do evangelho, desde a plena salvação de Deus e todas as verdades profundas do plano de Deus para nós, a economia netotestamentária de Deus. É o plano que Deus tem para o homem desde a sua salvação até sua glorificação. A palavra fundamental contempla desde a parte das verdades até a parte das práticas. A palavra profética é a direção que Deus dá para o Seu povo hoje, que é o ministério da nova aliança. Deus quer levar o Seu povo de um ponto de partida até um ponto de chegada. Todos nós estamos nessa corrida e queremos levar o maior número de irmãos a levar ao destino, que é reinar com o Senhor, o nosso galardão. Também devemos pregar o evangelho para quer os que não conhecem o plano que Deus tem para eles também participarem do que Deus lhes preparou. Queremos nos unir nessa corrida, renunciando a nossos interesses pessoais e buscar os interesses do povo de Deus.
  2. Tem o ministério que recebeu do Senhor Jesus. A ênfase aqui é você receber algo de Deus. É você se tornar focado, engajado e comprometido porque tem a certeza de que recebeu algo de Deus. Você recebeu uma missão. Um homem sem missão não tem sentido para sua vida. Se você ainda não recebeu essa missão, que possa abrir seu coração e receber esse ministério do Senhor Jesus.
  3. É aquele que vai ao Senhor. A origem de sua mensagem vem de Deus. Não é algo que ele criou, mas que recebeu de Deus. Não é fazer a obra de Deus alheio a Deus. O mensageiro vai ao Senhor. O Senhor falou aos fariseus que sabiam que a vida eterna estava nas Escrituras, mas eles não iam ao Senhor.
  4. Conhece a Palavra, labuta na palavra e crê naquilo que Deus falou. Então, fala essa palavra. Nada pode substituir a Bíblia, mas temos muitos livros cheios de verdades para nos ajudar a compreender a Bíblia de uma maneira correta. O mensageiro é alguém que Labuta na palavra e a conhece, crê no que Deus fala e, por isso, fala do que tem convicção.
  5. É uma carta de Cristo e escreve cartas de Cristo, tendo os irmãos de quem cuida como cartas de Cristo em seu próprio coração. Ele é um papel branco sobre o qual Cristo pode escrever para que as pessoas leiam. Por outro lado, ele escreve cartas de Cristo em seu próprio coração, com os nomes dos irmãos de quem ele cuida. Precisamos ter pessoas inscritas em nosso coração.
  6. Tem comunhão intima com o Senhor. Vimos exemplos de Moisés e a história de sua comunhão íntima com Deus: a) é transformado pela infusão da glória, da presença de Deus. B) recebe o ministério da intercessão na comunhão intima com Deus. Moisés intercedeu pelo povo de Deus várias vezes salvando aquele povo de ser aniquilado pelo próprio Deus. Devemos interceder por este mundo, interceder pelos que estão à beira da morte e abalados emocionalmente. Precisamos oferecer oração às pessoas. interceder para que o Senhor faça cessar essa pandemia e possa intervir na questão econômica, que afetará a igreja tremendamente. Precisamos interceder. C) temos a presença de Deus para o cumprimento de nossa missão. Sem a presença de Deus não vamos adiante. Moisés negociou com Deus. Disse que se Deus não fosse com ele, não iria adiante. Ele pediu ousadamente a Deus para ver a Sua glória e recebeu uma revelação especial de Deus.
  7. O mensageiro é alguém que volta o Seu coração ao Senhor, tem seu véu removido, contempla o Senhor e reflete Sua glória.

Esta noite veremos esse último item sobre o mensageiro. Muitas vezes, quando menos notamos, nosso coração já está voltado para outros lados. O mensageiro se dá conta de onde está o seu coração e o volta ao Senhor. Quando faz isso, o véu é removido para contemplar o Senhor e refletir a Sua glória. Somos como um espelho, que não pode ter nada em sua frente para poder refletir a imagem que está diante dele.

2 Co 3:12-18; 2 Co 5:17; Jo 1:1, 14; 7:37-39; At 20:28; 1 Co 15:45
Essa esperança é aquela que está nos versículos 1-11 deste capítulo. Ele nos fala a respeito do ministro da nova aliança. Do versículo 7 ao 11 o assunto principal é a glória, que denota a presença do Senhor. Quando Moisés estava na presença do Senhor, seu rosto ficava resplandecente, cheio de glória. Paulo aqui estava comprando a glória do ministério da antiga aliança com o ministério da nova aliança. A palavra “glória” e suas variações são encontradas em todos os versículos desse trecho. Essa glória é a esperança que nós temos. A nova luz da revelação de Deus nos mostrou que fomos convidados a participar da unidade do Deus triúno. Fomos chamados para participar de Sua santidade e Sua glória. O Senhor nos mostrou um passo adicional no processo de glorificação. A glória final será quando formos totalmente inseridos no Pai. A glorificação se consumará quando estivermos totalmente inseridos em Deus e seremos o tabernáculo de Deus com os homens. Os vencedores da igreja em Filadélfia irão se tornar esse tabernáculo antes de todos. Um mensageiro de Deus tem essa esperança e, por isso tem essa ousadia (1 Co 3:12).

Moisés colocava um véu quando falava diante do povo, porque essa glória se desvanecia. Para que o povo não visse esse desvanecimento, ele colocava esse véu (1 Co 3:13).

Os sentidos se embotarem se refere à percepção que alguém tem em sua mente. É a capacidade e que a mente tem de perceber as coisas. Quando alguém está cozinhando você percebe que está sendo feito um churrasco. Quando alguém lê a palavra de Deus com uma mente debaixo do espírito, ele consegue perceber o que Deus está falando com ele. Para esses filhos de Israel, esses sentidos espirituais estavam desligados.

A palavra “embotaram” (2 Co 3:14) tem o sentido de uma faca que perdeu seu fio e se tornou uma faca cega. Significa também algo que perdeu o vigor e a sensibilidade. A mente se embotar significa uma mente perder sua sensibilidade. No grego significa pele endurecida, com calo. É como o couro de um hipopótamo, que é muito grosso. Os morcegos não conseguem tirar seu sangue de tão grossa que é sua pele. Paulo estava dizendo que a mente dos filhos de Israel estava totalmente insensível, de modo que eles já não percebiam mais nada. Quantas vezes lemos a Palavra e não sentimos mais nada? Isso ocorre porque nossos sentidos ficaram embotados. Ficamos com um véu, impedindo que possamos ver. Graças ao Senhor estamos na nova aliança e hoje temos Cristo. Em Cristo o véu é removido! Se alguém está em Cristo, é nova criação! Tudo se fez novo! (2 Co 5:17)

O véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém o coração se converte ao Senhor, o véu é retirado (2 Co 3:15-16). Por isso oramos: “Senhor, eu volto o meu coração a Ti”. Converter significa voltar. Converter-se, muitas vezes, toma meramente o sentido de mudar de religião, mas essa palavra significa fazer uma volta. É como no trânsito em que fazemos conversão à direita e conversão à esquerda. Por isso, quando o coração se converte ao Senhor, ocorre que o coração se volta ao Senhor. Quando uma pessoa se converte a Deus, significa que ele estava de costas para Deus, mas agora se voltou a Ele. Quando o coração se volta ao Senhor, o véu lhe é retirado.

Por isso, a todo momento devemos invocar o nome do Senhor. Periodicamente precisamos checar onde está o nosso coração e voltá-lo ao Senhor. Senhor Jesus, eu volto o meu coração a Ti. Então, o véu cai.

Quando removemos o véu, o Senhor é o Espírito. hoje Ele é O Espírito. O irmão Pedro explicou em mensagens anteriores. No Antigo Testamento havia a figura do óleo sagrado da unção, composto por um him de azeite de oliva ao qual era acrescentado várias especiarias, que representam a encarnação de Cristo, seus sofrimentos, morte e ressurreição. Quando falamos apenas do Espírito Santo, que fez Maria conceber, ele é diferente do que temos hoje, porque hoje o Deus do Antigo Testamento tem a humanidade de Jesus. Deus sofreu na carne de Jesus e derramou Seu sangue por nós. Em Atos 20:28 nos mostra que o sangue que foi derramado foi o sangue de Deus. Deus é maravilhoso! Ele é três e é um ao mesmo tempo. Não é possível separar o Pai do Filho, pois eles são um. Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue. Deus se tornou carne (Jo 1:1, 14), teve o viver humano, passou pela morte, ressuscitou e ascendeu. Todos essas experiencias foram incluídas no Espírito. Em 1 Co 15:45 vemos que Cristo é o segundo homem e o último Adão. O primeiro homem foi Adão, que fracassou. Depois dele, milhões de Adão vieram e todos fracassaram. As coisas antigas da raça adâmica foram finalizadas por Cristo na cruz. Ele é o último Adão. Hoje ele é o Espírito que dá vida.

Hoje o Espírito é o Espírito Santo mais a humanidade de Cristo, seu viver humano, sofrimentos, morte, sepultamento, ressurreição e ascensão. Após Sua ascensão, voltou como o Espírito que ´da vida, o outro consolador. É Esse Espírito que entra em nós. Por isso, João 7:37-39 mostra que o Espírito até aquele momento ainda não era, conforme o original grego. Sim, o Espírito Santo existia, mas não havia ainda o Espírito com todos os elementos das experiencias de Cristo. somente quando Cristo ressuscitou e soprou sobre os discípulos, esse Espírito foi dado ao homem. O Espírito ainda não era em Jo 7. Porque somente quando Cristo foi ressuscitado o último Adão se tornou o Espírito que dá vida.

Em 2 Co 3:17 lemos que O Senhor é o Espírito. Quando voltamos o coração ao Senhor, experimentamos O Espírito. Experimentamos a encarnação de Cristo, Sua humanidade com seu amor, seu perdão, Sua justiça e todos os atributos divinos expressos nas virtudes humanas. Os sofrimentos de Cristo estão neste Espírito. Também temos nesse Espírito a Sua morte. Podemos experimentar o matar da cruz de Cristo para o nosso homem natural, nossa rebeldia, nossa falta de paciência, nossa vontade de discutir, falta de harmonia e de amor. A cruz, no Espírito eliminará todas essas coisas. Mas também experimentaremos a Sua ressurreição (1 Co 1:8-9). Quando perdemos a esperança, experimentamos a morte de Cristo e podemos experimentar o Espírito com o elemento da ressurreição de Cristo para confiar no Deus que ressuscita os mortos. Rogamos ao Senhor que conceda a cada um dos irmãos que está passando por sofrimentos para experimentar o poder de Sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos. Esses sofrimentos que os irmãos que perderam seus entes queridos estão passando não são porque erraram, mas são os sofrimentos em favor do Seu Corpo (Fp 3:10).

A visão de que o Senhor é o Espírito Deus deu a nós na vida da igreja. Muitos causam polemica sobre isso, mas este é o grande segredo para uma vida vitoriosa em Cristo. a grande descoberta hoje é que Cristo é o Espírito. muitos estão vendo um Cristo pendurado na cruz e seguram e veneram crucifixos. Mas Cristo já não está naquela cruz. Hoje Cristo é o Espírito e quando vemos isso, somos libertos. O Senhor é o Espírito. o último Adão se tornou o Espírito que dá vida. O Pai, o Filho e o Espírito são um só. Ele é o Deus triúno. O Pai é inacessível, assim como a energia em uma usina hidrelétrica. O Filho é Aquele que trouxe o Pai a nós, como uma linha de transmissão traz a energia da usina para nossas casas e o Espírito torna Deus acessível como o transformador que torna possível a energia ser usada nas tomadas.

Não tente se esforçar, somente o Espírito pode te libertar. Vemos quão importante é voltar o nosso coração ao Senhor. Quando voltamos o nosso coração ao Senhor o véu é removido e aí há libertação. Ele nos liberta fisicamente das enfermidades e limitações, nos liberta emocionalmente, liberta nossa mente das tradições e conceitos.

Todos nós com o rosto desvendado. Não precisamos de um véu como Moisés. Um espelho não somente contempla, mas ele também reflete. Quando contemplamos o Senhor, também O refletimos. Por isso, a glória sai de nós. Somos transformados. Essa palavra tem muito mais sentido par anos hoje. Estamos recebendo cada vez mais os elementos santos de Deus em nós. O Senhor é a fonte de tudo. O Senhor é o Espírito.

Este é o Espírito que escreve as cartas de Cristo no versículo 3, que dá vida no versículo 6, que tem um ministério no versículo 8, que liberta, no versículo 17 e transforma no versículo 18. Tudo isso é a porção de um mensageiro de Deus. Ele começa a recebê-la ao voltar o Seu coração ao Senhor. É muito simples. Todos podemos fazer isso. Não é algo extraordinário. Todos podemos voltar o nosso coração ao Senhor.

O mensageiro de Deus é aquele que precisa voltar o Seu coração ao Senhor. Isso é o mesmo que viver no espírito. durante o dia, pare algumas vezes e cheque onde está o seu coração. Se não estiver voltado ao Senhor, volte-o ao Senhor. O véu cairá e você estará na presença do Espírito e você irá experimentar todo o poder do Espírito que tem todos os elementos do que Cristo passou. Louvado seja o Senhor!

Quero encorajar todos a terem essa prática de voltar diariamente o coração ao Senhor. Especialmente nesses dias atuais, para que Ele possa nos iluminar. Todos possamos contemplar e refletir o Senhor, para sermos transformados de glória em glória, até que sejamos inseridos em Deus.

Oração:
Senhor, Te agradecemos porque Tu és o Espírito. Perdoa-nos, porque muitas vezes ficamos com o rosto coberto com um véu e não conseguimos ver a Ti. Senhor, nosso coração não está voltado a ti. Hoje pedimos que nosso coração se volte a Ti para que o véu seja removido e possamos Te contemplar sem o véu. Possamos ver o que Tu és O Espírito e tudo que realizaste por nós e estás revelando a nós. Queremos ser os teus mensageiros, que voltam o coração, te o véu removido e contemplam a ti, recebendo a Tua glória. Cuida de cada irmão. Oramos que possas curar os enfermos por qualquer enfermidade. Pedimos que nesse tempo Tu posas curar os irmãos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Queremos interceder. A tua igreja Te roga que abrevies esse tempo de pandemia, por causa do Teu evangelho, por causa da Tua palavra. Pedimos que Tu abras as portas físicas do evangelho para que possamos ir às casas e visitar as pessoas. Tu possas usar a igreja para cuidar os que tem necessidades. Senhor, cuida de Tua igreja. Cuida dos irmãos. Oramos, intercedemos e abençoamos em nome do Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *