Realeza de Cristo – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 10/05/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 36 – Realeza de Cristo
Leitura Bíblica: Hb 10:12-13

Domingo passado falei sobre o sacerdócio de Cristo. viemos desde o livro de 2 Coríntios mostrando que somos ministros da nova aliança, que executam o ministério da nova aliança para executar a vontade de Deus na terra por meio da igreja. Hoje estamos no ministério de João. Estamos na fase final. Até a volta do Senhor estamos no ministério de João, que é o ministério do Espírito e da vida. Quem estiver no espírito consegue ver pelos olhos da fé as coisas invisíveis de Deus e recebe revelações de Deus. A igreja do Senhor hoje está mergulhada nesse ministério do Espírito. a igreja em Filadélfia coopera com o Senhor através do ministério de João para levar a cabo o seu propósito.

Os capítulos 14 a 17 do Evangelho de João revela o ápice da revelação da economia de Deus. O livro de Hebreus nos mostra como Deus cumprirá isso. Depois que o nosso Senhor Jesus Cristo foi feito o Filho primogênito de Deus. Como Primogênito ele foi designado sumo sacerdote da ordem de Melquisedeque. Isso fez com que o nosso Senhor Jesus Cristo saísse da limitação do tempo e espaço e fosse para a esfera onde está o nosso Deus, passando a ministrar por nós no tabernáculo celestial, fazendo com que a Sua igreja se torne a igreja gloriosa. O sacerdócio de Cristo faz com que sejamos levados desde a nossa salvação pela fé em Cristo a experimentarmos a plena salvação de Deus. Desde que cremos o Senhor passou a operar em nós o processo de santificação, que engloba a renovação de nossa mente. Em nossa mente só havia a vaidade de nossos pensamentos, mas ela está agora sendo renovada e estamos sendo transformados por meio disso. O Senhor Jesus é o molde ao qual estamos sendo conformados. Deus é santo e a santificação não é fazer coisas ruins, mas é ter cada vez mais Seus elementos santos em nós. Deus está dispensando Sua natureza com Seus elementos santos a nós. Deus deseja nos santificar interiormente. Nossa alma está passando pelo processo de santificação, com vistas à glorificação. Um dia seremos todos glorificados. Nosso espírito já foi regenerado, nossa alma está sendo santificada e glorificada e o processo terminará com a glorificação de nosso corpo, chamada de redenção de nosso corpo. Então, nosso corpo será revestido de incorruptibilidade e estaremos para sempre com o nosso Senhor como o tabernáculo de Deus com os homens.

Hb 5:5-6, 10; Jo 17:5
Jesus foi nomeado o sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque para levar a cavo essa obra em nós (Hb 5:5-6). Em sua ressureição o Senhor foi feito o filho primogênito de Deus, tornando-se sacerdote para sempre. Com base nesses versículos, podemos provar que Jesus foi recebido para dentro da glória de Deus (Jo 17:5) como o filho primogênito de Deus por meio de Sua ressurreição. Antes que houvesse mundo, Jesus vivia na glória do Pai e rogou que o Pai o glorificasse outra vez, pois trazia consigo a humanidade. Ele pedia que o Pai aceitasse Sua oferta pelo corpo que recebeu. Deus aceitou e O glorificou com Deus mesmo, que é a própria glória. Ele foi, então, nomeado (Hb 5:10) sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Por isso, hoje Ele já entrou além do véu no santo dos santos do santuário nos céus, aguardando que o trabalho de glorificação seja completado em nós.

Hb 8:1
Deus Pai é a majestade, o Rei dos Reis. Ele tem um trono de onde governa todo o universo como autoridade máxima. Jesus foi elevado ao céu e está à direita do trono da majestade. Quando fala de trono, fala de autoridade e a majestade diz respeito à realeza. Quando foi feito sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, Jesus recebeu também a realeza, que foi profetizada em toda a Bíblia.

Em Hebreus 10, o versículo 12 indica que além do sacerdócio que Jesus tem para cuidar os que estão na igreja (v. 14), aperfeiçoando, ou seja tornando-nos perfeitos como nosso Senhor é perfeito. O livro todo de Hebreus trata da plena salvação de Deus. Ele fala do ponto de vista da salvação completa do homem, o que não termina o propósito de Deus. Através da salvação completa de Deus no homem, culminará, por fim, no cumprimento do plano completo de Deus.

Hb 2:6-8
O Espírito conceda espírito de sabedoria e revelação a todos nós, pois essas revelações são muito elevadas. Ao lermos os versículos esperamos que Deus possa revelar a cada um o que Ele tem no coração. Deus foi criado com a expectativa de que todas as coisas fossem sujeitas debaixo de seus pés. Não conseguimos ver isso se realizando. Mas podemos ver Jesus, que provou a morte por todas as coisas. Jesus foi, primeiramente, como homem, coroado de glória e de honra. Portanto, a glória refere-se à pessoa sendo conduzida à glória que somente Deus tem. Quando formos totalmente glorificados a nossa pessoa estará na glória de Deus, que estará em nós. A honra, por sua vez, é a posição. A pessoa de Jesus foi saturada de glória, mas a honra indica a sua posição. Deus O colocou acima de toda autoridade, para que pudesse assumir a posição de rei.

Jo 7:37-39; Ex 30:22-25
Deus deseja nos glorificar, fazendo com que nossa pessoa seja totalmente saturada de Deus e nos colocar em uma posição de honra, para que possamos reinar com Cristo. Vimos novamente sobre o Espírito na mensagem 35. João 7:37-39 mostra que o Espírito que temos hoje não é somente o Espírito Santo. Nessa passagem não diz que não havia o Espírito Santo, mas que não havia, ou não era, conforme o original, O Espírito. Êxodo 30:22-25 mostra que o óleo sagrado da unção era composto por quatro especiarias adicionadas a um him de azeite puro de oliva. todas as experiencias que Jesus teve em Seu viver humano foram acrescentadas ao Espírito Santo. Essas experiencias que são úteis para nos auxiliar em nosso processo de salvação foram acrescentadas ao Espírito Santo, na trindade. A igreja precisa ser levada à realeza. Não apenas para ser glorificada, mas também para reinar com Cristo. Quem aplica e opera em nós tudo o que Deus planejou e tudo o que o Filho executou, é O Espírito. Não estamos só. Cristo não está nos céus deixando-nos órfãos aqui na terra. Cristo está nos conduzindo a toda realidade de Deus por meio do Espírito.

Hb 10:12-14, 23
Cristo como sacerdote se assentou à destra de Deus aguardando que todos os inimigos sejam colocados debaixo de Seus pés, conforme a promessa de Deus Pai. Hb 9:12 mostra que Ele realizou a eterna redenção para nos aperfeiçoar (Hb 10:14), como propósito de sua redenção. Por isso Ele está nos santificando. Hebreus 10:23 nos mostra que não somos dos que retrocedem porque temos a esperança da promessa daquele que é fiel de que seremos glorificados e seremos perfeitos como perfeito é o nosso Pai. Tudo isso é para que Deus possa colocar os inimigos debaixo dos pés de Cristo.

Sl 110:1; Ef 1:9-10; 3:5
neste ponto começamos a ver sobre a realeza. Tudo que Deus fez, o pico da revelação quanto ao plano de salvação de Deus para o homem, inserindo-o em Deus, conforme Jo 14-17, cujo detalhamento está no libro Hebreus nos traz À esperança maravilhosa segundo a ministração de Cristo como o sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Através da plena salvação de Deus ele está nos levando à Sua plena salvação. Não merecemos essa consideração. Somos rebeldes e desobedientes a Deus, mas somos a herança de Deus, que nos receberá Nele mesmo.

Contudo, do ponto de vista de Deus, a plena salvação do homem faz parte do meio para Ele chegar ao fim. Esse fim, não é apenas nos salvar dos pecados, nos tirar do lago de fogo, mas Deus quer nos salvar completamente, inserindo-nos completamente em Deus, fazendo com que os elementos perfeitos de Deus em nós. Mas o fim de tudo isso, com todo o processo da plena salvação de Deus é que Cristo seja o cabeça sobre todas as coisas. Todo o processo que para o homem é inimaginável e maravilhoso tem como objetivo inserir-nos em Deus. Não somos o quarto elemento na trindade. Em Apocalipse 21:3 diz que Deus será Deus-com-eles, indicando que estaremos em Deus. Mas é preciso sabermos que estaremos inseridos no Deus triuno por meio do Filho. Faremos parte do Filho e pelo Filho estaremos em Deus. Provérbios 8 nos mostra que o Pai e o Filho viviam no ambiente de felicidade mais perfeito que existe neste universo. Ele não tinha falta de felicidade antes de criar o homem. Ele criou o homem para que este fosse a noiva de Cristo. pela união do homem com Cristo, por meio do Filho, o homem habitará em Deus. Todo o processo da salvação de Deus visa nos unir a Cristo e colocar-nos Nele. Deus deseja que Cristo seja o cabeça.

Deus tem uma vontade que ninguém conhecia. Por que a criação? Esse mistério foi revelado (Ef 1:9; 3:5). Ninguém sabia a razão de toda criação ou qual era a vontade de Deus. Deus deu a conhecer por meio dos profetas e apóstolos. Conhecemos a vontade de Deus que é segundo o Seu beneplácito que propôs em Cristo. é o seu bom prazer, ou seja, aquilo no que Deus tem satisfação. Baseando neste beneplácito, Deus tem a Sua vontade. Toda a Sua vontade está proposta em Cristo. tudo acontecerá por meio de Cristo, em Cristo e para Cristo. Em Ef 1:10 vemos a dispensação da plenitude dos tempos, que é a economia da plenitude dos tempos. Essa economia é fazer com que Cristo seja o ponto de convergência de todas as coisas. Quando terminar essa economia da plenitude dos tempos, não apenas a igreja será convergida em Cristo, mas toda as coisas. Para que isso aconteça, Deus precisa primeiramente encabeçar a igreja.

Hb 1:1-2, 13-14
A ênfase nestes versículos não está no falar do Filho, mas em Deus ter constituído o Filho herdeiro de todas as coisas e pelo Filho também ter feito o universo. Quem executou o que o Pai planejou foi o Filho. Uma vez finalizado tudo isso, Deus dará todas as coisas como herança ao Filho. Deus planejou e o Filho arquitetou e executou o plano de Deus. Uma vez executado todo o plano de Deus todas as coisas serão entregues como herança ao Filho. Contudo, há um problema nesse processo que são os inimigos de Deus na terra. Para fazer convergir todas as coisas em Cristo, o problema dos inimigos de Deus precisa ser solucionado.

Jo 1:1-3; Cl 1:13-18
Todas as coisas foram feitas por meio do Filho. Vemos nestes versículos que há uma disputa de reino. Quando Jesus ofereceu-Se a Si mesmo como uma só oferta, ofereceu-se como homem, que foi introduzido na eternidade, tornando-se o primogênito da criação. No Filho foram criadas todas as coisas e tudo foi criado por meio dele e para ele. Mesmo nós, a igreja, estamos sendo aperfeiçoados e levados À glória de Deus para fazer parte de Deus, ainda não somos o fim. O fim é Cristo assumir o centro de todas as coisas, o governo de todas as coisas. Ele é a cabeça do Corpo, da igreja. Deus deseja fazer Cristo ser o primeiro em todas as coisas. Por isso, aprouve a Deus que em Cristo residisse toda a plenitude. Essa palavra plenitude significa que Nele residirá tudo de positivo que Deus criou. Cristo é o cabeça da igreja, que é a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Deus deseja que Cristo seja o centro de todas as coisas e seja também o universo de todas as coisas. Este é o encabeçamento de Cristo, a centralidade de Cristo e a universalidade e Cristo. Cristo é a cabeça e é tudo em todos.

Cl 1:20; Hb 2:9; Rm 11:33-36; 1 Co 8:6; Fp 2:8-11; At 2:36
Deus precisa usar Cristo para reconciliar todas as coisas com Deus. Se há elementos contrários a Deus na criação, Deus usará cristo para reconciliar todas a coisas com Deus. A morte de Cristo redimiu todas as coisas e pacificou todas as coisas com Deus, para que todas essas coisas fossem também encabeçadas em Cristo, de modo que Cristo possa ser o centro de todas as coisas e o universo de todas as coisas. Tudo está sendo reconciliado com Deus em Cristo (Hb 2:9). O plano se originou pelo Pai e o meio pelo qual todas s coisas foram feitas é o Filho e o destino de todas as coisas é também o Filho. Para que o Filho seja o primeiro de todas as coisas, o centro de todas das coisas e o domínio, o universo que Ele governa (Rm 11:36; 1 Co 8:6). Tudo tem como propósito fazer Cristo ser o cabeça de todas as coisas, a plenitude de todas as coisas. Aquele Jesus que os judeus crucificaram Deus o fez Senhor e Cristo. Cristo é o ungido de Deus para ser o rei, o cabeça e o centro de todas as coisas. Quando falamos que Jesus é o Senhor devemos ter esse sentimento.

Ef 1:20-23
Jesus Cristo hoje é o Cristo que está à direita de Deus nos lugares celestiais. Esses lugares celestiais estão acima de todos os principados, potestades, domínio, sobre todo nome. A vontade de Deus, o objetivo final de Deus é Cristo ser o cabeça de todas as coisas. Com esse objetivo Deus deu Cristo como cabeça à igreja. A igreja estar encabeçada em Cristo ainda não é o objetivo final, mas o final é Cristo ser o cabeça de todas as coisas. Cristo está no trono da majestade e está exercendo Sua realeza no céu. Quem opera na terra hoje é o Espírito por meio da igreja. Esse O Espírito, por meio da igreja, colocará todos os inimigos debaixo dos pés de Cristo.

Rm 8:14, 17
Dentro desse contexto está o sacerdócio. Cristo nos redimiu, está nos santificando, transformando conformando a imagem do primogênito e nos glorificando. Esse processo está nos levando ao encabeçamento de Cristo. conforme a vida divina vai crescendo em nós, vamos sendo mais encabeçados em cristo. Deus precisa que Seus filhos cresçam a tal ponto que sejam filhos huiós, filhos adultos. Precisamos sair da infantilidade de apenas tomar leite espiritual. Uma criança não sabe o que o pai quer e não consegue entender o coração do pai, sem poder lutar por essa vontade. Enquanto crianças (Rm 8:17 – tecknon), infantis em Cristo, estamos recebendo a plena salvação de Deus e passamos a andar pelo Espírito de Deus. É o Espírito que executará o que falta no plano de Deus. O plano de Deus é que Cristo seja o herdeiro de todas as coisas, mas Ele nos incluiu neste Filho herdeiro. Portanto, se crescermos, passando a nos preocupar com a vontade de Deus e passamos a ser a igreja em Filadélfia, que coopera com a sua vontade, passaremos a ser não apenas filhos maduros, mas também herdeiros. Por meio de Cristo, que será o herdeiro de todas as coisas, seremos coerdeiros de todas as coisas com Ele. A igreja precisa cooperar com Deus para que isso aconteça.

1 Co 12:28; Ef 4:11-16; Gl 5:16, 24-25
Para que isso aconteça, é preciso que haja autoridade bem definida na igreja. Deus deu essa ordem à igreja. Apóstolos, profetas e mestres. Esta é a ordem na casa de Deus, que é a igreja. Deus deseja edificar a Sua igreja. Todo o trabalho na igreja visa a sua edificação. Se queremos cooperar com o Senhor vamos trabalhar para crescer em vida, ligados à cabeça.

Objetivamente, a igreja precisa ter vitória sobre três coisas: a carne, o mundo e Satanás. A carne vencemos ao viver pelo Espírito (Gl 5:16, 24-25). Os que são de Cristo crucificaram a carne com suas concupiscências. Quando passamos à fase adulta não andamos mais segundo a carne, mas segundo o espírito.

1 Jo 2:15-17; 5:19; Hb 2:14; Jo 14:16-17
Em segundo lugar, o mundo precisa ser vencido em nossa experiencia. O mundo é um sistema montado por Satanás para opor-se a Deus. Satanás é o príncipe deste mundo e o mundo todo jaz no maligno. Satanás usa esse mundo por meio de podres organizados em hierarquia que governam o sistema mundial. Toda a humanidade é dominada por Satanás pela cultura, política e economia. Satanás tem o domínio sobre toda a humanidade. Ele está usando o mundo sistematizado atraindo os homens pela concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Não ame este mundo colorido, pois ele está em oposição a Deus, o Pai. Cristo já teve a vitória sobre Satanás, que governa o mundo, destruindo-o na cruz. Cabe a nós, na igreja, aplicarmos essa vitória. Precisamos do Espírito da verdade que foi dado a nós para executar o que resta por meio da igreja. Deus deu o Espírito da verdade para que por meio dele toda realidade seja aplicada a nós em nossa experiencia.

Hb 1:13; Sl 110:1; Zc 6:13
Deus quer usar a igreja, usar Sua soberania para derrotar esses inimigos – a carne, o mundo e Satanás. Essa é a missão da igreja – cooperar com o Espírito para executar essa missão. Jesus Cristo se tornou sacerdote, mas tem um trono, a realeza. Reinará com realeza e o sacerdócio. As duas coisas andam juntas para que Deus consiga chegar ao Seu objetivo. Cristo é o único que conseguiu unir o sacerdócio e a realeza.

Sl 2:1-7
No momento em que Cristo foi ressuscitado foi gerado por Deus Filho primogênito de Deus. Ele foi designado sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Este versículo está no contexto de Deus lidar com as nações, de Deus lidar com os inimigos para colocá-los por estrado dos pés de Cristo. Satanás está usando este mundo de uma maneira sutil e sorrateira levando pouco a pouco as nações a se oporem a Deus. Ninguém percebe, mas as nações vão ficando com um sentimento contra Deus até o ponto em que se levantarão contra tudo que se refere a Deus. Esse sentimento aumentará daqui para frente, fruto desse complô satânico que trabalha ocultamente. Jesus Cristo é o rei sobre o seu santo monte. Sião representa onde Cristo reina. Sião representa a parte forte de Jerusalém, a parte que derrota os inimigos. Foi em Sião que Davi venceu os jebuseus e conquistou Jerusalém.

2Ts 2:3-7
Satanás sempre quis ser igual ao próprio Deus. Portanto, o mundo que ele domina com os poderes do céu e as forças demoníacas na terra, faz com que tudo se oponha a Deus. O que detém o aparecimento do anticristo ainda é esse ambiente da legalidade. Quando tudo isso for derrubado, ele terá ambiente para aparecer. A sociedade humana recebeu muita influência da lei judaica. A Bíblia e a igreja depois de Cristo também influenciaram, tornando-se uma referência para a sociedade humana. Isso ainda faz com que tenhamos um certo ambiente de legalidade. Tudo isso, contudo, está sendo derrubado. A referência da Bíblia está sendo substituído por coisas da iniquidade. O mistério da iniquidade está operando e chegará o momento em que haverá ambiente para o surgimento do anticristo. Estamos na terra para colocar em ordem todas as coisas. Ninguém sabe como será o dia de amanhã após essa pandemia. Não sabemos para onde irá a força política do mundo. Cada vez um sentimento de um governo global surge e o ambiente de legalidade vai sendo derrubado, trazendo a iniquidade. Não podemos sucumbir a esse ambiente. Estamos em Cristo para cooperar com ele para que todas as coisas sejam colocadas debaixo do domínio de Cristo.

Estejamos firmes e inabaláveis, lutando com a palavra e com a oração como nossas armas. De nosso lado, não amamos a nossa vida da alma e fazemos a vontade de Deus e do Cordeiro. Cristo como o herdeiro virá para governar e nós seremos sacerdotes de Deus e reis com Cristo para todo o sempre. Vamos prosseguir! Temos objetivo final: Cristo será o centro e a universalidade de todas as coisas.

Oração:
Senhor, obrigado por essa palavra. Tu possas encabeçar cada vez mais todas as coisas. Não queremos andar na carne, nem amar esse mundo. Como a igreja, pelo Espírito da realidade, aplicamos essa vitória. Por meio de Sua igreja podemos operar. Podemos cooperar contigo para que os teus inimigos sejam postos debaixo dos teus pés. Nos dá visão nesse tempo difícil. Somos os que são para a salvação da alma. Cuida de cada um, cuidando do lado emocional e físico de cada um. Guarda Teus fiéis e chamados. Guarda os Teus escolhidos. Em nome de Jesus. Amém!

3 comentários em “Realeza de Cristo – Pedro Dong”

  1. Amém… isso é o Evangelho da Glória de Cristo, que o deus deste mundo não quer de modo algum que os incrédulos vejam, assim o Apóstolo Paulo escreveu “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Co 4:4, que imagem de Deus é essa? É a de todos nós sendo UM com ELE, é de arrepiar, AMÉM… para os judeus é a religião e para os cristãos pode ser o mundo…. Oh Senhor obrigado pela Tua palavra, obrigado pelos teus profetas, obrigado pela vida da igreja. Para ser essa “imagem” Ele é o nosso cordeiro, o nosso Sumo Sacerdote não sendo segundo a concepção carnal, mas segundo a ordem de Mequisedeque, sendo Eterno e permanente, também é o Óleo da Unção – O Espiríto que dá a Vida, nos capacitando e nos qualificando… EU CREIO.

  2. Graças ao Senhor!
    Eu ia começar a ruminar a mensagem para fazer anotações dos versículos, aí recebo este link pelo meu grupo famíliar! Oh glória! Deus é bom! Está sempre nos assistindo e a cada momento esquadrinha nossos pensamentos. 😊 Agora tenho todas as notações prontinha! Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

  3. É Isso mesmo!
    Estou envolvido cem por cento com a causa Divina na Terra!!!
    Coopero cem por cento com o Senhor Jesus Cristo para por em ordem o Seu governo com Sua Realeza Coletiva aqui na Terra como o Centro do Governo Celestial do Universo pela vontade do Nosso Deus Pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *