A palavra da reconciliação (6) – Ezra Ma

 OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 37 – A palavra da reconciliação (6)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Oração:

Senhor, nós Te agradecemos por estarmos aqui mais uma vez. No humilhamos em Tua presença. Reconhecemos-Te como nossos Deus, nossos Pai e salvador. Nos humilhamos diante de Ti por toda situação que estamos vivendo no mundo hoje. Queremos aprender as lições. Tanto aquelas que vêm de Ti, como também aquelas com relação ao nosso próximo. Queremos avançar e cumprir o Teu propósito hoje. Temos uma missão a cumprir e queremos levar a cabo o Teu propósito. Não queremos estar passivos diante de tudo que está acontecendo. Abençoa a Tua igreja e o povo deste País. Abençoa a humanidade que está passando por essa situação esses dias. Que todos os líderes e povos possam se arrepender e reconhecer que há um Rei. Há um Rei dos reis, um Soberano dos reis da terra. Seja com os enfermos e com os que perderam entes queridos. Muitos estão passando por crises emocionais, situação financeira difícil, enfermidades. Pedimos que tu preserves o nosso espírito, alma e corpo. Fala conosco e nos supre com a Tua palavra. Agradecemos e pedimos em nome de Jesus. Amém.

Esta noite veremos a parte 6 da Palavra da Reconciliação. Não imaginávamos que teríamos tantas mensagens sobre esse tema, mas à medida que fomos falando, fomos recebendo muito. A palavra que vamos falar hoje é bastante fundamental quanto ao fundamental, mas no nosso relacionamento com Deus e com os irmãos no Corpo de Cristo e com nossos familiares e nosso próximo em geral, é de extrema importância. Muitas vezes esse assunto é negligenciado e deixa de ser resolvido. Precisamos resolver essas questões, porque pode comprometer o nosso galardão no reino.

Esse assunto tem a ver com o tema da palavra da reconciliação. Esta noite, o assunto é perdão e reconciliação. Quando expusermos os versículos veremos o aspecto fundamental da palavra. Veremos o perdão em dois aspectos e a reconciliação em dois aspectos. Temos o perdão e a reconciliação com Deus e também com as pessoas. veremos vários versículos que dão a base sobre isso. Sem essa boa base e fundamento, dificilmente avançaremos. Apesar de ser um assunto básico, a essa altura é importante apresentarmos essa questão. No próximo sábado vamos apresentar algo bastante profundo de nossa reconciliação com Deus, uma reconciliação adicional com Ele, que nem todos os cristãos conhecem.

O perdão que Deus nos concede e nossa reconciliação com Ele – Rm 5:10
Esse versículo é um divisor de águas. Ele consegue resumir toda obra de redenção de Cristo. ele fala que antes éramos inimigos de Deus e não tínhamos parte na salvação de Deus. Éramos inimigos e nosso destino era o lago de fogo, mas Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o Seu filho unigênito para que todos os que nele cressem não pereçam, mas tenham a vida eterna. Não foi o homem que iniciou o processo de reconciliação, mas Deus. Ele enviou Seu filho para nos reconciliar com Ele. Éramos inimigos, mas fomos reconciliados com Ele.

Quando Jesus Cristo veio à terra, era Deus que se encarnou. Ele trouxe a divindade para a humanidade para resgatar o homem de sua perdição e levar o homem de volta para Ele. Por causa de nossos pecados, nosso destino era a morte. Todos pecaram e carecem da glória de Deus e o salário do pecado é a morte. Mas por nos amar, Deus não queria que o homem perecesse eternamente no lago de fogo. Deus enviou o Seu filho unigênito para que fossemos salvos por Ele. Nesse processo houve a encarnação de Jesus Cristo. Deus assumiu a forma humana. É algo maravilhoso. Ele veio para ficar entre os homens e viveu uma vida humana perfeita. Ele vivenciou todo o padecimento humano. Estamos sofrendo nesses dias de isolamento. Ele veio para experimentar a vida humana e o viver humano para se tornar o nosso compassivo e misericordioso sumo sacerdote da ordem de Melquisedeque. Ele sofreu e morreu na cruz por nós. Foi sepultado e no terceiro dia, ressuscitou, ascendeu aos céus e se tornou o Espírito que dá vida.

Em sua morte, ele realizou a redenção de Cristo, na qual estão incluídos a propiciação, obteve por nós o perdão dos nossos pecados, obteve nossa reconciliação com Deus e nossa justificação com Ele. No Antigo Testamento havia os sacrifícios, mas sempre que alguém pecava os mesmos sacrifícios precisavam ser oferecidos. Estes sacrifícios eram o meio que Deus usou para cobrir os pecados, mas quando Cristo morreu por nós Ele obteve o perdão definitivo de nossos pecados. Por isso, em Romanos 5:10 diz que formos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho. Através de Sua morte, Ele obteve nossa justificação. Antes, não podíamos sequer olhar para Deus por causa de nossos pecados. O Deus justo, puro e santo não poderia receber-nos em Sua presença, mas o sangue precioso de Cristo nos purificou e fomos justificados. Agora nos vestimos de Cristo como nossa justiça. Antes éramos imundos e tudo que fazíamos para agradar a Deus era trapo de imundícia. Hoje, ao olhar para nós Deus vê o Seu Filho. Somos justificados. Antes éramos injustos e pecadores, mas agora podemos ir à presença de Deus por temos o Seu filho como nossa justiça. Tudo isso Ele obteve por nós através de Sua morte.

A grande maioria dos cristãos estacionam nessa primeira parte do versículo. Contudo, depois que somos reconciliados mediante a morte de Seu Filho, Deus nos coloca na vida da igreja. A igreja é um viver. Deus quer que tenhamos um viver da igreja. Não temos uma vida durante a semana e outra quando vamos às reuniões, mas temos uma só vida da igreja. A cruz de Cristo é o ponto de separação, o divisor de águas. As duas palavras chaves são a morte e a vida do filho de Deus. Agora ele nos colocou na igreja e está trabalhando dentro de nós. Por sua morte, Cristo fez tudo por nós, mas hoje Ele precisa de nossa cooperação para trabalhar em nós de dentro para fora por meio de Sua vida. Isso inclui a santificação, que é ter mais e mais os elementos de Deus acrescentados a nós. Temos a transformação, a conformação e, no final, a glorificação. Esse é o processo da salvação completa de Deus.

Fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho. – Hb 2:17; Hb 9:1-7, 11, 25-27; 2 Co 5:18-20
Cristo passou pelos mesmos sofrimentos e conflitos que passamos hoje, mas salvou. Ele veio para fazer a propiciação. Essa palavra é muito importante tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento. A propiciação tem a ver com a tampa da arca da aliança que havia no tabernáculo, no santo dos santos. Sobre a tampa da arca havia dois querubins e dentro dela estavam a vara de Arão que floresceu, as duas tabuas da lei e a urna com o maná. As tabuas da lei continham todos os mandamentos. Sabemos que o homem falhava em cumprir esses mandamentos todos os dias. Os querubins representam a glória de Deus. Qualquer homem que entrasse naquele ambiente receberia a exigência da lei e a glória de Deus, representada pelos querubins, morreria. O sumo sacerdote entrava uma vez ao ano no santo dos santos para fazer a expiação por ele mesmo e pelo povo. Para entrar ali ele precisava entrar com incenso para lançar no ambiente quando abrisse o véu. Quando subia a fumaça, ele aspergia o sangue que trazia consigo desde o altar sobre o propiciatório, a tampa da arca. Quando os querubins enxergavam o sangue sobre o propiciatório e viam a provisão de Deus, não fulminando o pecador. Através do sangue o pecador era salvo.

Os filhos do sumo sacerdote podiam entrar no santo lugar para fazer os serviços sagrados de manter o incenso queimando no altar de ouro do incenso, manter os pães da proposição e o candelabro aceso. No santo dos santos, apenas o sumo sacerdote podia entrar para fazer a propiciação. Aquele sumo sacerdote era prefiguração do verdadeiro sumo sacerdote que é Cristo. (Hb 9:1-7, 11, 25-27)

Jesus ofereceu-se a Si mesmo com Seu próprio sangue. Ele entrou no Santo dos Santos uma vez por todas obtendo eterna redenção. Quando Jesus veio, o verdadeiro sumo sacerdote ofereceu uma só vez sua pessoa como oferta. A obra de Cristo foi realizada na terra, mas quando ele ascendeu aos céus, Ele levou toda a Sua obra para a esfera eterna. Por isso, a redenção é eterna. Hoje a Sua obra redentora não está restrita ao tempo, mas se aplica a todas as eras. Ele realizou, uma vez por todas, eterna propiciação por nós. Espero que valorizemos mais a obra redentora de Cristo. possamos nos lembrar do que Cristo realizou por nós.

Tudo partiu de Deus. Ele tomou a iniciativa de nos reconciliar com Ele. Nos reconciliou e quer nos usar para reconciliar as pessoas com Deus também. Hoje ele conta conosco para que através de nós possa reconciliar as pessoas com Deus. (2 Co 5:18-20)

Estamos falando de nossa reconciliação com Deus. Temos a reconciliação inicial. Quando há duas partes que se ofendem, para haver reconciliação é preciso haver perdão. Deus nos reconciliou consigo. Obtivemos o perdão de nossos pecados e fomos reconciliados com Deus. Mesmo após essa experiencia há algo mais profundo que precisamos experimentar e que veremos em mensagens futuras.

O perdão de Deus – Sl 103:12, Mc 1:4; Mc 1:4; Mt 26:28; Lc 24:46; At 2:38; At 5:31 At 10:13; 13:38-39; At 26:15-18; Ef 1:7; Hb 9:22; Cl 1:13-14; 1 Jo 1:9; Sl 51:1-12, 17
Quando Deus perdoa, lança para longe. Ele se esquece. Ele lança para longe os nossos pecados e não se lembra mais deles. Quando falarmos de nosso perdão para com o próximo temos de pensar também nisso.

Para o homem receber o perdão de Deus é necessário se arrepender. Deus já realizou a redenção, já nos perdoou e nos reconciliou com Ele. De nossa parte, precisamos fazer a aplicação do que Deus realizou por nós. No momento em que um homem se ajoelha, se arrepende e perde o perdão de Seus pecados, ele aplica o que Deus realizou. O arrependimento é a base do evangelho. O arrependimento é para o perdão dos pecados, que é a remissão dos pecados. Ele derramou Seu sangue na cruz para obter o perdão de nossos pecados. Isso é a essência do evangelho da graça. Uma pessoa que não tem o Senhor, para experimentar uma salvação forte e dinâmica precisa se arrepender de seus pecados. Precisamos pregar o arrependimento. Quando alguém se arrepende, pode receber o perdão dos pecados que Deus obteve. Não basta pedir que Deus perdoe os pecados, mas é preciso se arrepender. O início do evangelho é o perdão dos pecados que as pessoas obtêm ao se arrepender e crer no Senhor Jesus. Devemos pregar o evangelho dessa maneira (Mc 1:4; Mt 26:28; Lc 24:46; At 2:38; At 5:31 At 10:13; 13:38-39).

Tenho um sentimento de que por um lado toda essa situação de pandemia está acontecendo porque Deus está julgando a humanidade, mas para nós, que somos a igreja, precisamos nos humilhar e nos arrepender. Devemos aproveitar essa oportunidade.

O primeiro passo do evangelho e da salvação do homem é o perdão de pecados pela fé em Cristo. Tudo isso que vimos até aqui é para percebermos e impressionar-=nos com o fato de que Deus nos perdoou. O perdão dos pecados veio através do sangue. Em Sua divina provisão, Deus determinou que os homens derramassem sangue de animais como substituto temporário do sangue do homem. Quando Cristo morreu e derramou o Seu sangue todos aqueles pecados que antes foram cobertos pelo sangue de animais foram então removidos perdoados por Deus. (At 26:15-18; Ef 1:7; Hb 9:22; Cl 1:13-14)

Cristo realizou a redenção há dois mil anos. Contudo, ainda hoje nós cometemos pecados. Todos precisamos ter a prática de confessar os nossos pecados. Quando confessamos, Ele nos perdoa e purifica. Ele é fiel e justo. Davi confessou a Deus o seu pecado e sua oração é muito boa para vermos um exemplo de alguém que confessa o Seu pecado. (1 Jo 1:9; Sl 51:1-12, 17).

Temos então o perdão da parte de Deus. Essa é a base do evangelho. A base de nossa reconciliação com Deus é o perdão de nossos pecados. Hoje precisamos ser iluminados por Deus de qualquer coisa que não agrade a Deus em nosso viver. Pecado não é necessariamente algo ruim que cometemos. Mas tudo que não é de acordo com a vontade de Deus deve ser confessado e é necessário pedir o perdão a Deus por essas coisas. É preciso nos reconciliarmos totalmente com Deus. Em nosso serviço a Deus há algo que não agrada a Deus? Precisamos nos reconciliar com Deus em relação a isso.

A reconciliação com o próximo, o perdão para com o próximo – Mt 5:23-26; At 24:16
A segunda parte dessa palavra é nossa reconciliação com o próximo. Em Mateus 5:23 fala de trazermos a nossa oferta, ou seja, fala de nossa comunhão com Deus. Quando temos ofensas entre irmãos, ofensas na família entre o casal, nossa consciência está com ofensa. Nessa situação, precisamos ir diante do Senhor e resolver isso. Mas ainda mais precisamos nos reconciliar com a pessoa com quem estamos com o problema. É preciso se reconciliar primeiro porque uma das partes pode morrer sem se reconciliar ou o Senhor Jesus pode voltar antes que nos reconciliemos.

O Senhor não permitirá que dois irmãos que não estão reconciliados entrem no reino. De acordo com Mateus 5, o padrão do reino dos céus para entrar no reino para reinar com o Senhor, não pode haver nenhuma barreira entre meu irmão e eu, entre eu e minha esposa, etc. É preciso que eu me reconcilie com meu irmão para que a ofensa em minha consciência seja removida. Precisamos de uma consciência pura, sem ofensa. Quando nos reconciliamos, a ofensa é removida de nossa consciência e podemos ter comunhão com Deus. (At 24:16)

Mt 5:25-26; 2Co 5:10 Rm 14:10
O irmão com quem temos problema se torna nosso adversário, aquele que traz queixa contra nós diante do nosso Juiz em Sua volta. Enquanto estamos vivos e o Senhor ainda não voltou estamos em tempo e devemos nos reconciliar. Se não nos reconciliarmos com os irmãos, não poderemos estar no reino, mas ficaremos nas trevas exteriores. Não vale a pena levar suas mágoas e ressentimentos para o choro e ranger de dentes. Não vale a pena levar os seus ressentimentos para as trevas, para fora do reino. Quero perdoar hoje, para que Deus me perdoe. Quero perdoar hoje, usar de misericórdia para com os outros, ser justo para comigo mesmo, para que no dia do juízo Deus tenha misericórdia de mim e eu possa desfrutar o galardão do reino. (2 Co 5:10 Rm 14:10)

Mt 6:12, 14-15; Mc 11:25-26; Lc 6:37
Dívida nesse versículo é estar em falta com alguém. São pecados e ofensas. O Senhor contou a parábola do servo que teve sua dívida impagável perdoada pelo rei, mas que não perdoou a dívida, bem menor de seu conservo. Quando o rei descobriu, o colocou na prisão. Deus nos perdoou os pecados, pelos quais jamais poderíamos pagar. A partir do momento que não perdoamos a ofensa de algum irmão, Deus deixa de nos perdoar os pecados. Alguns podem entrar em depressão por não perdoar outros. Isso ocorre porque há mágoas e ressentimentos no coração que se acumulam na consciência e Deus não nos perdoa. Isso me levou a resolver todas essas questões.

Há três palavras para perdão no Novo Testamento. A mais usada é aphiemi, que significa enviar para outro lugar, mandar embora, deixar ir, não guardar ou deixar para trás. É como o conceito do Antigo Testamento, em que Deus disse que levará para longe os nossos pecados. As ofensas de nossos irmãos devemos enviar para longe e esquecer. Em Lucas 6:37, a palavra é apoluo, que significa deixar ir ou soltar as correntes. Quando você guarda magoas e ressentimentos em seu coração, você está preso àquela pessoa que te ofendeu. É como dois prisioneiros que querem fugir, mas estão acorrentados um ao outro. Quando você perdoa, tanto você quanto a pessoa que ofendeu são libertos. Somos assim libertos da mágoa, do ressentimento e da amargura.

2 Co 2:10
Essa palavra presença de Cristo é muito especial, pois diz respeito ao semblante do rosto. Os filhos conhecem o semblante dos pais. Marido e esposa conhecem a expressão dos sentimentos e pensamentos íntimos um do outro. Paulo estava sempre olhando para o semblante de Cristo. Devemos viver dessa maneira diante do Senhor. Se perdoamos, não é por nossa bondade, mas é pela presença de Cristo. o perdão vem de um relacionamento profundo que você tem com Cristo.

Ef 4:25-32
Depois de falar de coisas tão elevadas nos primeiros capítulos de Efésios, Paulo toca em coisas muito práticas e até negativas. Aqui ele fala longe de vós toda amargura, que são as mágoas, causadas por ira, gritaria, falar mal um do outro. A terceira palavra para perdão, que está em Efésios 4:32, é charizomai, que significa conceder graça. Precisamos da graça de Deus para perdoar os outros. Oramos para que quando essa pandemia acabar já não tenhamos nenhuma barreira com nenhum membro de nossa família, com nenhum irmão na igreja.

Cl 3:12-13
são os sentimentos que brotam do mais profundo da humanidade de Cristo, que se baseiam nos atributos de Deus de que precisamos para vivermos. Será que temos motivo de queixa contra outros? Assim como o Senhor nos perdoou, assim também devemos perdoar.

Esses são os versículos. A palavra de hoje é bem simples: reconciliação com Deus e reconciliação com o próximo. Ele nos perdoou e nos reconciliou Consigo. De nossa parte somente precisamos aceitar o que Ele fez. Hoje ainda ocasionalmente pecamos e quando ofendemos a Deus seja em palavra, ação ou pensamento, precisamos da luz de Deus para nos iluminar e podemos confessar os nossos pecados. Assim, o Seu sangue nos purifica de nosso pecado. De outro lado, precisamos nos reconciliar com nosso próximo, que são nossos familiares, os irmãos na igreja e as pessoas de nosso convívio. A reconciliação vem pelo perdão. Uma vez que há o perdão, a reconciliação pode ocorrer em um ambiente alegre. Perdoar é a coisa mais difícil. Sinto que esse é um dos itens chave da palavra da reconciliação. Vamos perdoar-nos uns aos outros. Se não perdoarmos, tampouco nosso Pai celestial nos perdoará e não ganharemos o galardão. Queremos perdoar os outros para que no dia do Juízo Deus tenha misericórdia de mim e eu possa entrar no reino.

Oração

Senhor Jesus, Te agradecemos. Apesar de ser uma palavra simples, é algo necessário que não podemos adiar mais, mas resolver. Te agradecemos por Teu perdão e pela reconciliação pela morte de Teu Filho. Confessamos nossos pecados hoje e Tu és fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Concede-nos a Tua graça para nos reconciliarmos com o nosso próximo. Que tenhamos essa graça. Nós te amamos. Fortalece todos os irmãos e cura os que estão doentes. Cuida os irmãos de toda ansiedade e nos dá força para cuidarmos uns dos outros.

2 comentários em “A palavra da reconciliação (6) – Ezra Ma”

  1. Sinto que não tenho nada contra alguém mas tenho uma prima que sempre retruca as palavras faladas por mim e minhas irmãs no grupo. Aproveitei a oportunidade e perguntei: alguém tem algo contra mim? Eu quero reinar. Houve silêncio no grupo por algum tempo …ao que somente ela me respondeu: Eu não tenho. Vamos reinar juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *