A parousia do Senhor – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 14/06/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 46 – A parousia do Senhor
Leitura Bíblica: Mt 24:3; 1 Ts 4:15; Tg 5:7-8

 

Queridos irmãos e irmãs em Cristo e amigos que nos acompanham, bem-vindos todos à central de transmissão do Instituto Vida para Todos, na Estância Árvore da Vida em Sumaré – SP.

Sl 23
Temos uma palavra muito doce no Salmo 23, que o Senhor tem falado conosco todos os sábados. Após nos alimentar e apascentar, Ele espera o nosso crescimento. Mesmo passando por momentos difíceis não tememos. Esses momentos são também para nossa maturidade. O Senhor não é somente nosso Pastor, mas também o nosso sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele está cuidando de nós como esse Pastor, que tem um cajado e um bordão na mão. Esses itens se referem à Sua autoridade. Ele tem, além do sacerdócio, a realeza, para nos ajustar, corrigir e conduzir, colocando todas as coisas em ordem, para que possa apascentar o Seu povo. Temos adversários em nossa caminhada, mas o Senhor nos prepara uma mesa na presença de nossos adversários.

A vinda do Senhor tem muitas implicações que tem a ver conosco. Por um lado, o Senhor preparou a Sua igreja por Sua morte e ressurreição e estamos debaixo de seu cuidado como pastor. Estamos sendo santificados por esse processo. Com amor ele está substituindo nossos elementos por Sua natureza santa. Isso está nos conduzindo à glorificação, para sermos introduzidos em Deus. Por outro lado, Ele está nos levando a experimentar a Sua realeza, para que possa colocar sujeitar todos os Seus inimigos.

Essa palavra é principalmente para alertar você. Minha intenção é alertar a igreja sobre vários pontos relacionados à volta do Senhor.

Mt 24:32-42; 1 Ts 5:4-11
Quando o Senhor mostrou aos discípulos como seria a sua vinda, falou a respeito da figueira, que é a representação da nação de Israel. Somente em 1948 o Estado de Israel nasceu novamente. a figueira começou a brotar naquele momento e isso é um forte indício da proximidade da volta do Senhor. Dou graças a Deus por esse ano diferente. 2020 será sempre marcado em nossa memória por ter sido um ano diferente. A invasão de um vírus conseguiu parar as potencias poderosíssimas da terra, sujeitas a essa pandemia. Isso foi bom para nós, nos tirando de nossa rotina. Poderíamos estar desapercebidos da proximidade da volta do Senhor. Estávamos vivendo em nossa rotina e o Senhor nos deu uma chacoalhada. Não sabemos como será a economia mundial e como as coisas andarão daqui para frente. Não estamos aqui para nosso bem estar material, mas para que a vontade do Senhor seja feita. Tudo isso despertou a igreja e causará um grande avanço para a volta do Senhor. Desde 1948 a volta do Senhor está às portas, mas isso já foi há algum tempo e precisamos deste momento para ser despertados.

O Senhor quer  nos alertar que, para Ele voltar, muitas coisas precisam ser realizadas. Somente o Pai sabe a hora que o Senhor virá. Eu disse há algumas semanas que se a era da igreja durar 2 mil, valendo a partir da morte do Senhor Jesus, 2030 estaria muito próximo da volta do Senhor. Precisamos fazer tudo para nos preparar para a volta do Senhor e devemos cuidar de nossa família e ter a nossa vida normal. Contudo, espiritualmente, precisamos estar apercebidos e vigilantes.

A geração de Noé zombou dele ao vê-lo construindo uma arca em terra seca. Continuaram vivendo para o seu prazer. Cada vez mais o homem se aprimora em seu desfrute seja para comer ou beber. Contudo, quando Noé entrou na arca uma chuva copiosa que não parou levou a todos. Precisamos viver apercebidos.

Suponhamos que você coloque um pouco de água fria em uma panela e nela algumas rãs. Elas estarão tranquilas em seu habitat natural na água. Contudo, você colocará fogo e muito vagarosamente subirá a temperatura. Elas não perceberão até que sejam completamente cozidas. Podemos estar desapercebidos e levando a nossa vida como as pessoas do mundo. Quando chegar o momento, todos estarão como presa na mão de Satanás.

A tecnologia é boa, porque facilitou muito a nossa vida, mas ele está formando uma geração inteira debaixo da água cuja temperatura está subindo. Um simples celular se tornará um ídolo e controlará a vida de pessoas. Satanás está conseguindo arregimentar uma geração que hoje ainda é adolescentes, mas se tornará o exército do anticristo daqui alguns anos. Parece que tudo está normal, mas as coisas estão sendo preparadas para a vinda do Senhor.

A Conferência de Adolescentes e Jovens que temos a cada semestre é justamente para não perdermos esses adolescentes e jovens para o exército do anticristo. Queremos que eles lutem do lado do Senhor para trazê-Lo de volta. Quero encorajar você, porque somos diferentes. Não somos entorpecidos pelas drogas desse mundo. Sabemos usar a tecnologia desse mundo, mas não somos entorpecidos por ela.

O Senhor virá como ladrão em Sua vinda secreta. Nesse momento, ele virá para arrebatar os vencedores. Viver em união com o Senhor, vivendo no espírito, é o segredo da vitória.

Mt 24:1-4
Os discípulos pareciam estar impressionados com as construções do templo. Eles ficaram preocupados quando perceberam que o Senhor não estava tão entusiasmado com aquelas construções. A vinda do Senhor tem muita ligação com a história do povo de Israel, que está ligada ao templo, em Jerusalém. A história de Israel diante de Deus terá continuidade na última semana profetizada em Daniel 9. Eles reconstruirão o templo nesse período. Na metade desta última semana, o anticristo quebrará sua aliança com Israel e a grande tribulação terá início. Portanto, precisamos estar atentos à história de Israel e ao templo em Jerusalém.

Não tenho intenção de fazer um estudo exaustivo, mas quero dar uma noção sobre o templo. Por volta de mil anos antes de Cristo, foi construído o primeiro templo. Davi deu ordem para edificar aquele templo em 1015 a.C. Três anos depois, a fundação daquele primeiro templo foi lançada (1012 aC) e seu término ocorreu 1005 a.C. Davi preparou tudo para que essa construção fosse possível, o que ocorreu no tempo de Salomão. Esse templo foi destruído no ano 586 a.C., por Nabucodonosor.

Desde o primeiro ano do cativeiro na Babilônia, quando Daniel e seus amigos foram levados, por volta de 605 a.C., até o decreto de Ciro para que o povo judeu pusesse voltar a Jerusalém para reconstruir o seu templo, em 538 a.C., passaram-se aproximadamente 70 anos.

Mas se tomarmos a data da destruição do templo em 586 a.C até a reconstrução do templo em 516 a.C. temos também 70 anos, conforme as profecias de Jeremias. O segundo templo foi reconstruído em 516 a.C, quando a partir do decreto de Ciro, voltaram aproximadamente 50 mil homens, sob a direção do governador Zorobabel e do sumo sacerdote Josué. Eles reconstruíram o templo em 516 a.C. Contudo, os muros de Jerusalém estavam todos destruídos e a cidade em desolação e abandonada. A partir da reconstrução do templo até que Esdras fosse liberado para voltar a Jerusalém, houve um intervalo de 58 anos, quando ocorreu a história do livro de Ester. Quando Esdras voltou, seu principal feito foi restaurar o povo, o serviço sacerdotal, o livro da lei e o ânimo espiritual do povo em Jerusalém. Treze anos depois, Neemias recebeu autorização para voltar a Jerusalém para reconstruir os muros de Jerusalém. Zorobabel é anterior a Esdras, que foi apenas no ano 458 a.C. e passou apensas um ano em Jerusalém para animar o povo. Neemias voltou em 445 a.C. para reconstruir o templo.

Após a reconstrução do segundo templo, feito por Zorobabel, no ano 167 a.C., Antíoco Epifânio, um tipo do anticristo, domina o povo judeu, coloca a estátua do deus Zeus no Santo dos Santos, profanando o templo. Ele dedicou os últimos anos de seu reinado apenas para perseguir os judeus. Os Macabeus o venceram e restauraram o templo, fazendo dele uma casa fortificada para se proteger da invasão de Pompeo. Contudo, no ano 63 a.C, Pompeu conseguiu finalmente destruir aquele segundo templo. No ano 19 a.C., Herodes resolveu restaurar o templo. Ele reconstruiu o templo, em dimensões maiores. Ele não fez isso por causa de Deus, mas para agradar os judeus, por ser um rei gentio. Foi esse templo que os discípulos apreciaram. Quarenta anos após o Senhor Jesus profetizar sobre a destruição do templo, no ano 70 d.C, o príncipe Tito destruiu o templo de Herodes. Dele somente sobrou um muro que foi deixado como memorial de sua destruição, que hoje é o muro das lamentações, em Jerusalém. Esse templo voltará a ser construído durante a última semana profetizada em Daniel 9.

É nesse contexto que os discípulos estavam animados com as construções do templo de Herodes.

Ap 12:1-12
O filho varão representa a parte forte do povo de Deus, que é representado pela mulher. A igreja é representada hoje por essa mulher. A parte forte da igreja é o filho varão. Eu comparei o filho varão à fortaleza de Sião. Jerusalém é a cidade de Deus, mas Sião é a parte que luta pelo estabelecimento do reino de Deus novamente nessa terra. O mundo está um caos em todos os segmentos. Pecado, morte, roubos, etc,. se espalharam por causa da desordem causada por Satanás. Deus quer reaver sua autoridade por meio do grupo de vencedores, que faz parte da fortaleza de Sião, para tomar de volta o reino para Deus.

Em toda história da igreja o dragão se preocupou em impedir o surgimento dos vencedores. Ele sabe que um cristão morno, apenas de nome, que somente usa Deus para fazer a sua própria vontade e dar-lhe uma vida boa na terra, está sob o domínio do dragão. Os vencedores, por sua vez, não amam esse mundo. Eles têm uma característica: as riquezas e o bem-estar material não atraem o seu coração, porque o coração deles está em fazer a vontade de Deus na terra. a sedução de Satanás é com as coisas materiais desse mundo. Por isso, ele odeia os vencedores, não podendo ganhá-los.

Durante toda história da igreja, com base nas sete igrejas de Apocalipse, por mais degradação que a igreja tenha sofrido há sempre um grupo de vencedores que não se dobou às artimanhas de Satanás em seu tempo. Na era da igreja em Filadélfia, contudo, é o momento do nascimento do filho varão. Essas mensagens de domingo visam despertar você para o fato de que somos essa parte forte da mulher, a fortaleza de Sião. Estamos aqui para trazer o reino de Deus de volta. Se vivemos assim, fazermos parte do filho varão.

As mensagens de sábado contribuem com as de domingo, porque visam a cuidar do povo de Deus para que cresçam e amadureçam. Um filho criança não entende o que o pai quer, mas um filho maduro compreende o desejo do pai e vive para cumpri-lo. Estamos convocando você para deixar de viver superficialmente nessa terra. se o mundo ainda te atrai, você ainda faz parte do grupo de pessoas que são seduzidos por Satanás. Mas se você fizer parte do filho varão, Satanás não poderá mais seduzi-lo.

Quando o filho varão nascer, será arrebatado até o trono de Deus. Esse é o primeiro arrebatamento, antes da grande tribulação, que ocorrerá quando o dragão for lançado para a terra. Quando o filho varão for arrebatado, haverá luta no céu. Hoje Satanás e seus anjos ainda têm lugar nos céus e nos ares, assim como os príncipes da Grécia e da Pérsia combateram contra o povo de Israel e contra Daniel no livro de Daniel. eles perderão espaço no céu e serão lançados para a terra, onde lutarão com toda fúria. Ele fará o maior estrago possível nos 3,5 anos que lhe restarão. Já nos céus e nos ares, haverá jubilo, porque o Senhor já reinará ali.

O diabo é o acusador, que acusa a cada um de nós diante de Deus de dia e de noite. Nós defendemos a nossa consciência pelo sangue do Cordeiro. Não se enfraqueça por causa de sua consciência fraca. Se você confessar os seus pecados, Deus é fiel e justo para perdoar os seus pecados e purificar de toda injustiça (1 Jo 1:9). Deus também nos alimenta com Sua palavra, com a palavra fundamental, palavra de nutrição e encorajamento, mas também palavra de direção e orientação. Tomamos essa palavra como nosso viver e não somente como conhecimento em nossa mente. Essa palavra é a nossa prática e se torna o nosso testemunho, que nos faz vencer. Os vencedores também não amam a sua vida psiché. Nada os atrai mais do que fazer a vontade de Deus.

Ap 14:1-4, 14
Esse filho varão faz parte dos primeiros vencedores que serão arrebatados até o terceiro céu. Esses vencedores estão no monte Sião no céu. Eles não estarão na terra, mas no céu. Esses 144 mil representam os vencedores que estarão vivos na parousia do Senhor. Eles são como uma virgem pura, desposada a Cristo (2 Co 11:2). Eles somente têm olhos para Cristo e para nada mais, por isso, são castos. São puros para com Deus. Mesmo em relação à prostituição carnal tem sempre ligação com a idolatria. Sucesso nesse mundo sempre leva à prostituição espiritual, deixando de lado Cristo como nosso noivo. A palavra que temos recebido aos sábados visa nos amadurecer. Esses vencedores foram os primeiros a amadurecer. Deus quer preparar você para se tornar maduro, para colher você como parte das primícias, antes da grande tribulação. Em Ap 14:14 temos a colheita da messe. Esses serão os cristãos arrebatados depois da grande tribulação. As primícias serão arrebatadas antes da grande tribulação. As primícias e o filho varão farão parte do primeiro grupo.

Temos ainda para ver o arrebatamento dos vencedores tardios durante a grande tribulação, o arrebatamento da maioria dos santos no final da grande tribulação, o tribunal de Cristo, as bodas do cordeiro, a batalha de Armagedom e o estabelecimento do reino de Cristo. Isso veremos nas próximas semanas.

Sl 110:1-3
O encargo de tudo isso vem de Salmo 110. Falta fazer algo muito importante. A igreja não está aqui apenas para engordar e amadurecer, mas é para que, na maturidade, possa colocar os inimigos de Cristo debaixo do Seu domínio. A versão de King James Atualizada do versículo 3 nos mostra a necessidade de Deus: “Teu povo se apresentará generoso, no dia da convocação. Nos montes santos, mais numerosos do que gotas de orvalho no seio da aurora, tu terás teus exércitos de jovens santos!” Ele precisa de um exército para cooperar com Ele a fim de que Seu domínio se concretize. Hoje é o dia da convocação. Mensagem após mensagem nesses meses é uma santa convocação. Todos precisam se dedicar à palavra para crescer e amadurecer. Ainda há tempo de Deus convocar a todos nós e nós nos alistarmos nesse exército. Nesse tempo devemos ser generosos no tempo da convocação. Quando chegar a aurora, antes de amanhecer, a descida do orvalho é com abundância de gotas. Assim como essa abundância de gotas de orvalho, o Pai prometeu a Cristo que Ele terá seus exércitos de jovens santos, que precisam amadurecer e prontos a lutar. Deus está convocando você, jovem e adolescente para que seja preparado nos próximos dez anos.

Muitos jovens estão sendo convocados para militância pelos interesses de tantas ideologias. Não devemos entrar nisso. Embora cada um tenha sua posição como cidadão, a nossa luta é outra. Tanto os que estão em um ou em outro polo, estão debaixo do principado de Satanás. Quanto mais confusão e caos, melhor para Satanás. Não devemos cair nisso. Devemos praticar a palavra, crescer e amadurecer, passar por experiencias de morte e ressurreição, conhecendo a nós mesmos, conhecendo ao nosso Senhor e não confiando mais em nós mesmo. esse serão os seguidores do Cordeiro e serão arrebatados antes da grande tribulação.

Satanás está ganhando muitos jovens pelo entorpecimento desse mundo. Quando o anticristo vier, terá duzentos milhões de cavaleiros para lutar contra o povo de israel. Esses exércitos, juntamente com os 10 reis que estarão debaixo do controle do anticristo e do falso profeta, que irão lutar contra o povo de Deus. Ele já começou essa lavagem cerebral, tirando a sobriedade das pessoas para controlá-las no futuro. Que todos possamos ser capturados com a visão do arrebatamento, porque Deus precisa de nós para fazermos parte dos exércitos de jovens santos. Deus quer que façamos a vontade do pai, para que posamos dominar contra os inimigos.

Oração:
Obrigado, Senhor, por Tuas palavras de alerta. Não nos deixe viver em nossa rotina, desapercebidos. Muitas vezes vivemos rotineiramente, sem perceber que o fim está próximo e que tu tens algo grande a fazer. ainda que estejamos despreparados, Tu podes nos preparar ao longo dos próximos anos. Tu possas ter em nós um grupo de pessoas fortes que vencem pelo sangue do Cordeiro, que tem a palavra como testemunho de sua vida e que não amam sua vida da lama. Tu possas fazer de muitos o Teu exército de jovens santos, com quem Cristo pode contar. Esteja nos preparando e lembra-Te da necessidade de cada um. Oramos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

2 comentários em “A parousia do Senhor – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *