Até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, 28/06/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 50 – Até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés
Leitura Bíblica: Lc 20:43; Sl 110:1

Damos graças a Deus pela palavra profética que não tem faltado à Sua igreja. O Senhor ama a Sua igreja, porque fazemos parte de Sião, que é a fortaleza que cuida de fazer a vontade de Deus e avançar para o estabelecimento do reino de Deus, fazendo Cristo ser o cabeça sobre todas as coisas. Para isso, ele usa Sião, que é formada pelos vencedores. Nem todos os filhos de Deus estão apercebidos dessa necessidade. Nem todos estão negando seu próprio benefício e conforto, mas há alguns que buscam ser vencedores, lutando pelo reino de Deus.

A última mensagem terminou com um assunto que foi falado muito rapidamente. Deus disse a Seu Filho: assenta-te a minha direita até que eu ponha teus inimigos por estrado de teus pés.

2Sm 7:1, 8-16; Hb 1:5, 8, 12; Sl 110:1
O descanso está relacionado a derrotar todos os inimigos ao redor. Quando Deus nos dá descanso de todos os nossos inimigos, ou seja, nossos problemas que enfrentamos, nossa própria vida da alma, a natureza pecaminosa, a velha criação que tanto insiste em viver, a carne que ainda nos perturba dia a dia, a nossa preocupação passa a ser dar descanso ao Senhor.

O Senhor é o Senhor dos exércitos porque ainda há batalhas a ser vencidas. Deus tem seus inimigos neste universo. O rei Davi não foi tomado em uma escola de reis, mas foi treinado por Deus detrás das ovelhas, cuidando delas. Para o Senhor, reinar sobre as ovelhas é apascentá-las. Reger as nações em grego significa pastorear e apascentar. Não seremos reis por exercermos autoridade obrigando o povo a fazer o que se quer. Mas Deus está formando os reis por detrás das ovelhas. Quando cuidamos das pessoas que o Senhor confia a nós, dando direção a elas e corrigindo a sua rota, estamos sendo preparados como reis.

O Senhor foi com Davi. O irmão Ezra enfatizou muito que o Salmo 23 mostra que Deus está conosco. Quando a presença de Deus está conosco, temos descanso. Primeiramente Deus quer nos dar descanso.

Salomão foi a extensão de Davi e representou a Cristo, o Filho, conforme Hebreus capítulo 1. Para nos conduzir à glória Deus ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos e o constituiu sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Deus lhe deu a realeza para sujeitar todas as coisas debaixo dos pés de Cristo.

O estrado de um trono é para descanso dos pés. Os inimigos estarem debaixo dos pés significa que são estrado dos pés. Salmos 110:1, na versão Septuaginta, que está em grego koiné está assim: “O Senhor disse ao meu Senhor: assenta-te A minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” O escabelo é como um pequeno banquinho. Isso é para descanso dos pés. Cristo precisa de estrado para os seus pés. Quem dará descanso para seus pés é a igreja.

“O Senhor enviará de Sião um cetro de poder para ti; reinarás no meio dos teus inimigos. Contigo está o domínio no dia do teu poder, nos esplendores dos teus santos. Eu te gerei desde o ventre materno, antes da manhã.” (v. 2-3). O domínio é o reinado e a realeza. Ele está nos esplendores de teus santos. Não somos grandes e poderosos, mas a nós foi encarregado dar domínio para Cristo reinar. O exército de jovens santos é o filho varão que foi gerado da mulher de Apocalipse 12. Este filho nascerá antes da manhã. Ele é aparte forte de Cristo que foi preparada. Ele está sendo gestado nesse momento pelo povo de Deus na igreja.

Ap 22:16
De um lado, o Senhor veio como o sol nascente das alturas em sua primeira vinda. De outro lado, hoje estamos no meio da noite e quem prenuncia a aurora é a estrela da manhã. Estamos sendo gestados nesse período. O filho varão nascerá antes da manhã chegar como os vencedores.

2 Cr 9:17-18; Êx 20:10; Gn 2:1-2; 2 Pe 3:8
O trono de Salomão possuía seis degraus e o último degrau é o escabelo, o estrado para o descanso de seus pés. É interessante que seis mais um é sete e o sexto é o que antecede o sétimo. Os seis degraus do trono de Salomão são para execução do plano de Deus e o sétimo é para o descanso. Como Deus, ele habita a eternidade e é o pai das luzes, em quem não há variação. Ele é a própria luz. Einstein concluiu que em está na velocidade da luz não está sujeito ao tempo. Isso é na esfera física. Deus não está sujeito ao tempo como nós estamos. Nós não conseguimos resgatar o tempo. Ele passa e se consome sem parar, porque estamos vivendo limitados ao tempo e ao espaço. Para Deus, mil anos ou um dia é o mesmo, porque Ele não está sujeito a ele. No entanto, ao levar o apóstolo Pedro a falar isso, Deus estava mostrando a nós que os seis mil anos de história da humanidade corresponde aos seis dias da criação de Deus. A morte de Cristo demarca o início de uma nova dispensação em relação ao Antigo Testamento. A partir de sua morte, a era da igreja, a dispensação da graça, teve início. Já se passaram dois mil anos dessa era. Se formos por aí, para que se completem os seis dias para Deus falta muito pouco.

Estamos completando a subida do sexto degrau e estamos indo para o sétimo degrau. Estamos caminhando para que definitivamente os inimigos de Cristo sejam colocados por estrado dos Seus pés e ele tenha descanso.

Hb 3:18-19; 4:8-11
A entrada na boa terra representa a entrada na manifestação do reino dos céus. Hoje estamos lutando para viver a realidade do reino dos céus. Estamos saindo do deserto, passando pelo Jordão para termos o descanso do sétimo milênio. O que impediu a velha geração do povo de Israel de entrar no descanso que Deus preparou para o Seu povo foi a incredulidade. A desobediência está ligado a não se sujeitar à vontade de Deus, viver por Sua própria capacidade, em sua carne e não se sujeitar a Deus.

Deus ainda reservou um repouso para o povo de Deus. Este repouso pode ser traduzido para descanso sabático, ou seja, o descanso do sétimo dia. Resta um descanso sabático para o povo de Deus, que é o reino milenar.

Depois que Deus deu descanso a Davi de todos os seus inimigos, ele passou a se preocupar com o descanso de Deus. Contudo, em Hebreus fala mais de deus nos dar descanso do que Deus ter descanso.

Dt 12:8-9; Rm 8:14, 17; 6:6; Cl 3:2-3, 5-15; Rm 14:17
Terminamos a mensagem passada com o coração de dar descanso ao Senhor, mas em Hebreus diz que Deus quer nos dar descanso. A final, nós queremos dar descanso ao Senhor ou Ele quer nos dar descanso. Se não soubermos viver no descanso de Deus, não poderemos dar descanso a Deus. A luta para colocar os inimigos de Deus debaixo dos pés de cristo está em aprendermos a descansar primeiro. Como Sião, precisamos ser os primeiros a vencer os nossos inimigos.

Uma pessoa que está acostumada a vive e fazer tudo o que bem lhe parece aos seus olhos não pode dar descanso a Deus, porque em primeiro lugar ele mesmo não está sujeito à realeza, autoridade e governo de Cristo. Ele não tem a presença de Deus e vive por conta própria. Temos um Deus que cuida de nós e nos disciplina. Precisamos aprender a não viver mais segundo ao que melhor nos parece. Precisamos viver debaixo da direção e guiar de Deus.,

Deis quer nos dar descanso para aprendermos a não mais viver segundo nossa própria capacidade e opiniões. Tudo isso precisa morrer no deserto. Ao entrar na boa terra de Canaã, precisamos estar encabeçados em Cristo, caso contrário, não estaremos reinando sobre nossos inimigos. Precisamos vencer nossos inimigos em nós mesmos.

Precisamos crescer. Em Romanos 8 vemos os filhos maduros são os que são guiados pelo Espírito de Deus. Os filhos adultos, que vivem debaixo do encabeçamento de Cristo serão os herdeiros de Deus. Se sofremos com Cristo, negando a nós mesmos, seremos os herdeiros de Deus.

O Senhor já crucificou nosso velho homem. Esse fato só é nossa realidade quando vivemos pela fé. Quando não vivemos pela fé, não temos essa realidade. Como queremos dar descanso aos pés de Cristo se não vencemos nossos próprios inimigos? Muitas vezes não temos essa realidade porque nosso velho homem ainda vive. Os que vivem pela fé em Cristo estarão com Cristo em glória. O amago de nosso problema está em fazer morrer a nossa natureza terrena. Cristo já levou nosso velho homem à cruz, mas se não estivemos no espírito, a todo momento invocando o nome do Senhor, ainda vivermos por nossa natureza terrena e carnal. Essa natureza inclui prostituição, paixão lasciva e outras coisas negativas. Éramos dominados pela natureza terrena, como todas as pessoas. Com essa pandemia estamos vivendo muito tempo junto. Essa natureza terrena não tarda a aparecer. Começamos a nos irritar uns com os outros. Maldade, maledicência, linguagem obscena começam a se manifestar.

No fato, Cristo já removeu nosso velho homem, mas na experiencia, ainda vivemos como velho homem. Precisamos nos despojar, como alguém que tira uma roupa. A nova roupa é o novo homem. A travessia do Jordão é para que nós, na prática, nos dispamos do velho homem e nos revistamos do novo homem. Somente conseguimos viver no novo homem quando Cristo é o cabeça em tudo em nossa vida. Cristo é o cabeça em nossa pessoa, nos irmãos na igreja, etc.

Não somos quaisquer homens, mas os escolhidos de Deus. Somos Sião que trará o Senhor de volta. Precisamos lutar para que o Senhor nos dê descanso hoje. Precisamos do splagchnon de Cristo, que ama e cuida dos outros. Defendemos muito a nós mesmos com justificativas, mas o splagchnon de Cristo tem compaixão dos outros. Ele nos reveste de mansidão, longanimidade. Não deixe que o tempo de isolamento passe em vão em sua vida. É o momento de ganharmos essa realidade.

Nos últimos 3 anos temos falado que precisamos parar de competir uns com os outros. Não queremos ter mais holofote do que o outro. Devemos respeitar a porção uns dos outros e não viver em ciúmes e contendas. Vamos aprender a viver com nosso coração grande e dilatado. Em vez de vivermos na carne, vamos viver no novo homem. Deus quer nos dar descanso e a sua paz, que é a perfeição.

Rm 14:17; Sl 23:3; Mt 16:24; Ap 14:1-5
O reino de Deus significa que quando nos sujeitamos ao encabeçamento de Cristo, deixando de viver na carne, mas é guiado pelo Espírito de Deus, sendo governado por Ele, em nossa vida ocorre a justiça. Alguns já deixaram de apenas comer pastos verdejantes e estar junto as águas de descanso e agora estão indo pelas veredas da justiça. Andar na justiça é andar de acordo com a pessoa de Deus. Quando João Batista ia batizar Jesus, disse a Ele que ele é que precisava ser batizado por Jesus, mas o Senhor lhe disse que era preciso cumprir a justiça. Em outras palavras, o Filho estava sendo obediente. Isso é andar pelo caminho da justiça. A velha geração caiu no deserto porque era desobediente a Deus. Eles tinham incredulidade e desobediência.

Nosso caminho é viver pela fé e obedientes ao Senhor. Viver pelo caminho da justiça é deixar de tomar leite e passar a comer alimento sólido. A palavra da justiça nos leva a fazer a vontade de Deus. Não temos mais liberdade de fazer nossa própria vontade, mas devemos fazer a vontade de Deus. Os que andam nas veredas da justiça são os que seguem o Senhor. Para isso, tomam a sua cruz e negam a si mesmos. Estes são os vencedores representados pelas primícias em Apocalipse 14.

Êx 33:14; Sl 23:4b; Hb 4:10
Essa palavra é chave para mim. Quando Moisés já não sabia o que fazer diante do povo tão rebelde que logo caiu na idolatria, disse ao Senhor que não poderia seguir adiante sem o Senhor. Ele recebeu a promessa do Senhor de que iria com ele e teria descanso. Quando o Senhor é o rei sobre nossa vida, sobre nossa obra e afazeres, sobre o que pensamos e imaginamos, temos descanso. A presença do Senhor nos governa. Não se queixe de um pai que te disciplina. Sua presença nos dá descanso e não nos deixa ir pelo caminho errado.

Quem nos dá direção e nos apascenta é o nosso pastor. Ele governa com Seu cetro pra nosso benefício. Ele está conosco. O descanso diante dos quais ele coloca uma mesa não são exteriores a nós. pelo contrário, é nosso próprio velho homem, nosso homem natural. Quando entramos no descanso de Deus, Ele entra em Seu descanso final.

Estamos no limiar da volta do Senhor. Isso não é para nos assustar, mas para que nos preparemos. Estejamos preparados quando Ele voltar. Devemos aprender ainda hoje a viver no descanso de Deus. não viver por nossa carne e nossa natureza terrena. Nos despimos do velho homem e nos vestimos do novo homem. Estes serão o filho varão, as primícias de Deus, o monte Sião que Deus tanto ama para trazer o reino de volta. Os acontecimentos recentes indicam a proximidade da volta do Senhor. Precisamos viver apercebidos.

Não apenas precisamos apascentar o povo de Deus, mas também espalhar o reino de Deus pregando o evangelho e colonizar terras desocupadas. Queremos já nos preparar para ganhar as cidades vizinhas e bairros de nossa própria cidade que precisam ser ganhos. Assim, a mulher terá lugar para ser guardada e cuidada durante a grande tribulação. Assim, o Senhor terá descanso.

Oração:
Senhor Jesus, pedimos espírito de sabedoria e revelação para entendermos o que o Senhor quer e Sua revelação. Queremos dar importância à tua palavra. Tu olhas para nós como Sião que tanto amas. Queremos ser os que não usam de valentia para luta por nós mesmos, mas para lutarmos contra nós mesmos. Nesse isolamento queremos aprender a viver debaixo do teu governo e governar. Teu cetro e teu cajado possam nos corrigir e dar direção nesse tempo. Consola aqueles que perderam entes queridos. Não nos deixes estar perdidos em nossa direção, mas queremos ser os que estão preparados para ser gerados como filho varão antes da manhã e sermos as primícias para ser colhidas. Jesus é o Senhor!

3 comentários em “Até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés – Pedro Dong”

  1. Palavra Espetacular
    Muita luz,muita revelação.
    Senhor Jesus, nos leva a negar a nós mesmos e viver a Tua palavra.
    OH SENHOR JESUS
    OH SENHOR JESUS
    OH SENHOR JESUS
    Na presença do Senhor temos descanso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *