A FÉ DO EVANGELHO – A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO – Ezra Ma – Mensagem 2

CONFERÊNCIA REGIONAL EM CAMPINAS

25-26/08/2018

A FÉ DO EVANGELHO – A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na manhã de 26/08/18. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 02 – A liberdade do Espírito em nosso espírito
Leitura Bíblica: Rm 8:1-6

Ontem conseguimos terminar todo o capítulo 7. Aquela experiencia relatada por Paulo dizia respeito a quando ele não havia crido no Senhor. Contudo, Paulo era uma pessoa excepcional. Ele, mesmo antes de crer no Senhor, procurava cumprir a lei. Ele testemunhou em Filipenses que era irrepreensível quanto ao cumprimento da lei antes de se converter. Mas em Romanos 7 ele confessa seu conflito. Hoje há muitos que amam a Deus e procuram seguir a orientação religiosa que receberam. Eles desejam cumprir, por causa do seu homem bom, que é influenciado pela lei da sua mente, mas ao querer cumprir, a lei dos seus membros os impede de fazer. Quantos querem orar, ler a Bíblia, servir, mas acabam não fazendo, ficando ao contrário em outras atividades. Por isso Paulo mostrou as três leis no final de Romanos 7. Esse é o suprassumo da revelação.

A grande maioria de nós na dava a mínima para a lei de Deus, mas no dia em que recebemos o Senhor Jesus decidimos ser um bom cristão e seguir os mandamentos. Nesse momento, vemos que não conseguimos. Nesse momento temos experiência do conflito descrito em Romanos 7.  Fora de nós há a lei de Deus, que demanda, que cobre e exige. A segunda lei é a lei de nossa mente. Essa mente é a mente do velho homem, do velho marido. Deus nos criou para ser esposa, mas o velho marido nos tornou independentes de Deus. Uma vez que isso ocorreu, Deus enviou a lei para mostrar ao homem quem Ele é. O irmão Pedro ministrou várias mensagens sobre o que é a idolatria. Quero encorajar todos vocês a ouvir e assistir as mensagens pelo Portal do Instituto (http://institutovidaparatodos.org.br/) O verdadeiro princípio da idolatria é a independência de Deus. No momento em que a lei da mente decide cumprir a lei de Deus, a lei dos membros desperta e age impedindo-nos de fazer cumprir a lei de Deus.

Rm 7:24 Essa desgraça e morte são geradas através da tentativa do homem de guardar a lei pela carne, por seu velho homem.

Rm 7:14, 15-20, 24; 6:6  Paulo se sentia incapaz e impotente.  O que prefere, não faz, mas o que detesta, faz. O pecado fixou residência, fez morada em nós. Este corpo é o corpo corrompido pelo pecado. Não é o corpo criado por Deus, mas um corpo transmutado por causa do pecado. Esse pecado faz com que o corpo morra e seja o corpo desta morte. O corpo do pecado é cheio de energia, é como tomar um energético para ficar acordado para as coisas do pecado. Mas para as coisas de Deus esse corpo é o corpo desta morte. Para assistir TV, fica aceso, mas para ler a Bíblia, dorme. Para servir, para pregar o evangelho, não tem força, mas para assistir um filme, tem muita energia.

O corpo desta morte tem sua morte causada por três fatores. É causado pelo pecado, que usa a lei como arma. Quando a lei vem, o pecado encontra uma faca para nos enganar e matar. O corpo desta morte é causado pelo pecado com a arma da lei. Não tente guardar a lei com

A morte é causada também pela sensação de estar sempre derrotado. Em terceiro lugar, essa morte é causada pelas nossas tentativas de agradar a Deus e nos tornarmos escravos do pecado.

Rm 7:25 A tradução mais exata é servir como escravo à lei de Deus, mas segundo a carne, servirmos a lei do pecado. Paulo diz: “eu, de mim mesmo”. É o nosso eu, independentemente de Deus que está tentando. Isso é derrota certa. Você pensa que a lei de sua mente é forte e entra no octógono contra o campeão dos pesos pesados. A lei do pecado é muito mais forte. Eu, de mim mesmo, tento servir a Deus. Isso é querer ser o marido. Deus quer ser o marido. Deus quer suprir, fortalecer e sustentar você, mas você quer fazer por si mesmo. Então, Deus dá a lei para mostrar que nós não conseguimos. Lei do pecado, pecado e mal são sinônimos, utilizados por Paulo em Romanos 7.

Graças a Deus pelo capítulo 8!

Rm 8:1 Este versículo é um aprova de que a experiencia descrita em Romanos 7 era algo que ele experimentava quando era incrédulo. Mas Paulo era extraordinário. Quantos de nós queríamos cumprir a lei de Deus antes de nos convertermos? Começamos a ter essa experiencia depois de nos convertermos e passamos a buscar cumprir a palavra de Deus.

Rm 5:16, 18 Aqui falamos da condição do ser humano. Essa condenação é objetiva por causa da violação da lei de Deus. É algo fora de nós. A condenação de Deus vem porque não cumprimos a Sua lei. A punição que está nos 3 primeiros capítulos de Romanos é a condenação eterna, mas a condenação apresentada em Romanos 8 é diferente.

A condenação descrita em Romanos 8 não é a condenação objetiva, que condena aquele que é rebelde contra Deus, exteriormente. Essa condenação apresentada em Rm 8 é subjetiva, ou seja, é a condenação que nós sentimos. Uma coisa é Deus nos condenar, outra coisa é nós nos sentirmos condenados por ter falhado tantas vezes. Nos sentimos condenados por nos sentirmos condenados. Muitos pensam que já não têm esperança de ir para o reino e acham que já irão para as trevas. Essa condenação é subjetiva.

O remédio para a condenação objetiva é o sangue de Jesus, a redenção de Cristo. o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (1Jo 2:1-2, 1:9). O sangue de Cristo tira toda condenação. Por isso, uma vez que pecamos, não precisamos nos justificar, mas apenas

Rm 8:2 O remédio para a condenação de ter falhado tantas vezes é o Espírito da Vida. é Cristo como o Espírito que dá vida que tira a nossa condenação.

No versículo 1 temos a expressão “em Cristo”. Primeiramente, isso indica nossa posição. Isso tem a ver com Romanos 6, que fala da nossa união com Cristo. Agora estamos unidos com Cristo. Quando ele foi à cruz, fomos juntos, quando ele morreu, fomos juntos e quando foi sepultado, fomos também com ele, pelo batismo. Logo depois, somos então ressuscitados para andar em novidade de vida. Isso mudou a nossa posição. Além de nossa união, também indica a nossa condição. Em segundo lugar fala da nossa realidade. A nossa nova condição é que estamos sendo salvos por Sua vida.

Rm 8:2 A lei do Espírito da Vida é o tema de todo esse capítulo de Romanos. Temos duas palavras-chave: Espírito e vida. Quando fala “lei”, está se referindo àquela que tem a seguinte definição: é a formula geral que enuncia uma relação constante que regula os fenômenos. É uma lei natural, como a lei da gravidade. É um princípio. É um fenômeno natural que acontece 100% das vezes. Essa lei funciona todas as vezes.

Não é a lei como a constituição do Brasil. Se você viola uma lei do Código Penal, você vai preso. É um conjunto de normas. Assim é a lei de Deus. A Bíblia é a constituição do reino dos céus. Quem viola essa lei, não crendo em Jesus, irá preso, no lago de fogo. Nessa lei de Deus está escrito: não furtarás, não matarás, não cobiçarás. Mas quando fala da lei da mente que deseja fazer e a lei dos membros se levanta para impedir, de que tipo de lei está falando? Essa lei não é uma norma de direito.

Quando a lei de Deus diz algo, há uma lei natural que deseja cumpri-la e, neste momento, outra lei natural começa a agir impedindo que a cumpramos. Muitos homens tentaram voar e não conseguiram. Muitos até morreram nessa tentativa de vencer a lei da gravidade. Até que foi descoberta a lei de Bernoulli. Essa lei é o princípio aplicado às asas de avião. Esse princípio diz que onde a velocidade do fluido é menor, a pressão é mais alta e vice-versa. Isso foi aplicado às asas de avião. O seu formato faz com que o ar, que é o fluido, começa a bater contra a asa com maior pressão embaixo da asa do que em cima dela, fazendo com que o ar eleve as asas, fazendo o avião decolar. Esse princípio funciona cem por cento das vezes. Toda vez que o avião chega a certa velocidade, ele decola. A força de baixo para cima sustenta o avião no ar. É preciso ter velocidade para levantar. Por isso, a pista de avião deve ser longa e

Esse princípio de Bernoulli é a lei do Espírito da vida. Essa lei nos faz levantar voo. Ela funciona 100% das vezes. Para isso é preciso exercitar o espírito. Você pode ter um belo avião com asas com a forma correta, mas se não tiver velocidade, não decolará. Muitos têm a palavra, mas não tem o Espírito. precisamos exercitar o nosso espírito. É essa lei que Deus usa para nos libertar.

Paulo estava desesperado, mas descobriu essa lei. Deus deseja que no dia a dia em nossas semanas, meses e anos experimentemos essa lei. Vencer essas derrotas devem ser a coisa mais comum para nós hoje. É só entrar no avião e decolar. Basta exercitar o nosso espírito. Por isso, devemos invocar o nome do Senhor. invocar é para pegarmos velocidade. No início estamos parados, mas é preciso tirar o avião do angar e começar a invocar o nome do Senhor. isso nos faz pegar velocidade e de repente, decolamos.

Quem opera aqui não é Deus nem o Espírito. Deus já nos concedeu essa lei e quem deve fazê-la funcionar somos nós. precisamos colocar essa lei para funcionar. A nós cabe fazer essa lei funcionar exercitando nosso espírito. Louvado seja o Senhor!

Essa lei é um poder espontâneo do Espírito da vida. toda vez que satisfizermos suas condições, o “avião” decolará.

Satanás moram dentro de nós e Deus também mora dentro de nós. tanto um como outro, quando operam em nós, não o fazem diretamente, mas por um princípio. Temos a

Façamos um comparativo:

Lei do Espírito da Vida

Lei do Pecado e da Morte

Lei x Lei

Espírito x Pecado

Vida x Morte.

Em Rm 5:21 temos pecado versus graça. Em Rm 8:2 temos Espírito x pecado. Assim, a graça que Deus nos concedeu é o Espírito.

Vemos as referências à vida em Rm 1: 17; 2:7; 5:10, 17-18, 21; 6:4, 22-23

No capítulo 8 a vida é mencionada sempre ligada ao Espírito, porque a vida está no Espírito e o Espírito é de vida. Jo 6:63 nos mostram que a vida está no Espírito.

Rm 8:10 Nosso espírito é vida.

Rm 8:6 A tradução literal é “a mente da carne” Por isso, quando colocamos a mente no espírito, ela ganha vida.

Rm 8:11 O Espírito que é vida

Quando o Espírito da vida entra em nós, dá vida ao nosso espírito e depois dá vida à  nossa alma e, quando Cristo voltar nossos corpos serão transfigurados, ou seja, nosso corpo receberá a vida.

A lei do Espírito da vida te libertou da lei do pecado e da morte. Apeguem-se a esta lei. Essa responsabilidade é nossa e não de Deus. Exercite seu espírito e você decolará.

Ela nos livrou da lei do pecado e da morte. A lei do pecado nos faz escravos do pecado (Jo 8:34). A lei da morte leva o homem a ficar fraco. Essa lei está em nós. ela nos faz secar, ficar fracos e por fim morrer. A lei da morte nos anula e incapacita quando tentamos fazer o bem e a lei do pecado nos insensibiliza ao cometer o pecado.

Rm 8:3 Esse versículo é muito condensado e contém muitas verdades. Fala da carne que está enferma (Rm 7:17-18, 24; 3:20). É impossível à lei, porque o homem tenta cumpri-la, mas ela é incapaz de leva-lo a agradar a Deus. é incapaz, primeiro porque a carne do homem está enferma pelo pecado e a própria lei não pode dar vida. a lei apenas cobra e a carne leva a pecar. Então, Deus se tornou carne no Filho de Deus (Jo 1:1, 14; Hb 2:14; 4:15; 2Co 5:21) Deus não se tornou apenas corpo, mas carne. Quando jesus veio ao mundo, tinha possibilidade de pecar. Se não tivesse a possibilidade de pecar, Satanás não o tentaria. Jesus veio com duas missões à terra. Primeiro, veio para cumprir a redenção por nós e a segunda missão era nos entender como homem. Ele passou até mesmo por depressão (Mc 14:33). Ele veio em semelhança da carne pecaminosa (Jo 3:14). É como o que ocorreu em Números 21, quando o povo pecou e Deus permitiu que serpentes abrasadoras picassem o povo. Quando Moisés orou a Deus para que removesse as serpentes, recebeu a ordem de fazer uma serpente de bronze e pendurar em um pedaço de pau, erguendo-o bem alto. Todos que olhassem para a serpente de bronze sarariam. Essa serpente de bronze é Jesus. Ele foi levantado na cruz. Todos os que foram picados pela serpente e hoje têm a lei do pecado e da morte precisam olhar para Jesus e serão curados. Ele tinha a semelhança da serpente, mas não tinha o veneno. Ele não tinha pecado. A Bíblia é realmente maravilhosa! Hoje todos os que olham para Cristo são sarados. Ainda mais, Ele é o Espírito da vida e está dentro de nós. Ele foi crucificado no corpo da carne, de modo que crucificou a carne (Cl 1:22; 1Pe 3:18). Ele nos reconciliou no corpo da sua carne. Na Sua carne ele também julgou a Satanás na cruz (Jo 12:31; 16:11; Hb 2:14) ao ir à cruz, levou Satanás, que estava na carne para a cruz. Jesus nunca cometeu pecado e essa é a diferença dele para nós. por isso ele tinha a semelhança da carne do pecado.

Todos esses itens são verdades do evangelho. Espero que todos revisem essa palavra e penetrem em seu conteúdo. Precisamos nos aprofundar. Basta de muitos cristãos na superficialidade. Precisamos ouvir a palavra profética e ter fundamentação bíblica em nosso viver, tendo raízes profundas em nosso viver.

Rm 8:3-4 Deus condenou o pecado na carne. Ele crucificou o pecado com o objetivo de que o preceito da lei que tem cobrado o homem todo o tempo e levando-o a tentar cumpri-lo e sendo derrotado toda vez, possa finalmente cumprir o preceito da lei uma vez que ande segundo o espírito. se continuar vivendo na carne, continuará a ser derrotado, mas se andar pelo espírito, o mandamento da lei se cumprirá em nós espontaneamente. o v. 3 é para dizer que Cristo por Sua morte na cruz se tornou o Espírito da vida para entrar em nós e nos libertar.

  1. 4 A palavra espírito nesse versículo deve ser grafada com “e” minúsculo, porque diz respeito ao nosso espírito humano e não ao Espírito de Deus, que se grafa com “e” maiúsculo. Esse espírito é o nosso espírito humano regenerado habitado pelo Espírito Santo. é o nosso espírito humano mesclado com o Espírito Santo, conforme 1Co 6:17.

Rm 8:5 Os que se inclinam para a carne. No grego está escrito: “os que são de acordo com a carne”, se inclinam para a carne. A palavra é “froneo”, ou seja, fica pensando nas coisas da carne. Mas os que são do espírito, cogitam, das coisas do espírito. tudo depende de onde está nossa mente.

Rm 8:6 O pendor, no grego é: “a mente da carne dá para morte e a mente do espírito dá para vida”. Por isso, o irmão Lee interpretou: a mente colocada na carne é morte e a mente colocada no espírito é vida e paz. Colocando a mente na carne, seremos derrotados novamente e nossa sensação será de morte e frustração. Quando colocamos a mente no espírito, sentimos vida e paz. Sentimo-nos então, muito bem.

Novamente, estamos com a decisão em nossas mãos. Não adianta ficarmos pedindo a Deus que faça algo. Nós é que precisamos exercitar nosso espírito. Somos nós que precisamos decolar. Somos nós que precisamos colocar a nossa mente no espírito para ter vida e paz.

Conseguimos terminar!  Louvado seja o Senhor! O resto veremos na Conferência Internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *