A vida coletiva da igreja – a expressão das virtudes divinas – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM CAMPINAS – 23-24/02/2019

SALVOS PELA SUA VIDA

 

Notas da Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na manhã de 24/02/2019. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 02 – A vida coletiva da igreja – a expressão das virtudes divinas
Leitura Bíblica: Rm 12:9-18 

Vimos ontem como sem a experiencia dos capítulos 12 a 16 de Romanos, a salvação plena de Deus não se realizará por completo em nós. Vimos que não basta crescermos em vida, mas precisamos aprender a aproveitar a janela da oportunidade no tempo de hoje para aprender a mexer nos negócios de Deus. Precisamos ser treinados hoje. É por isso que ontem nós falamos sobre a vida coletiva da igreja – a função de cada membro. Cada u m de nós recebeu um dom pela graça de Cristo. Assim como todos temos músculos, mas alguns exercitam mais e possuem mais músculos, que recebem mais corrente sanguíneas e outros que não se exercitam possuem menos músculos e menos corrente sanguínea, aqueles que usam seus dons, os tem desenvolvidos e recebem mais da graça de Deus.

Estamos em um único serviço no Corpo de Cristo. Estamos apresentando nosso corpo por um sacrifício vivo e sendo renovados em nossa mente para ser transformados. Nossa mente é a líder do nossos ser. As divisões ocorrem por causa dos pontos de vista. Temos de ver como cuidar dos assuntos da igreja. A coisa mais difícil é coordenar com os irmãos. Mas não tem como não coordenar e servir, porque fomos chamados.

Ontem lemos até o versículo 8 e vimos os princípios de não pensar de nós mesmos nem além nem aquém do que convém. Precisamos de cada membro.

O capítulo 16 também fala da função de cada membro e nos mostra uma vida da igreja normal na igreja em Roma. Por ser a capital do império, o testemunho deles influenciou todas as igrejas.

O livro de Romanos poderia ter terminado no capítulo 8, mas se assim fosse, faltaria algo. Quando estamos servindo com os outros no Corpo é que somos de fato transformados. Em meu homem natural eu não gosto de coordenar com ninguém, porque eu sou muito rápido. Eu não aguento a morosidade dos irmãos e sua falta de decisão. Algumas coisas são fáceis de decidir, mas na vida do Corpo temos de ligar para os irmãos e coordenar. Aprendi a não ser perfeccionista e viver em amor. Sem os capítulos 16 em diante a nossa salvação ainda é teórica. Com a diversidade que há na igreja é que somos temperados, equilibrados e a nossa vida é desenvolvida.

Rm 16:1-2 É interessante que a primeira saudação seja para uma irmã. Ela era uma diaconisa que vivia em Cencreia. Crê-se que foi Febe quem levou a carta de Paulo aos Romanos.

Aqui ha um princípio que devemos praticar nas igrejas. Se um irmão ou irmã se muda de uma igreja para outra, o ideal seria que os irmãos responsáveis enviassem por eles uma carta de recomendação daqueles irmãos. A comunicação entre as igrejas é muito importante e nos protege. Isso também

Febe foi uma patrocinadora e cuidava das necessidades dos pobres, dos judeus e das viúvas. Era ela quem patrocinava o ministério de Paulo. Aqui há uma irmã oculta que cuidou de Paulo. Aqui está o ministério das irmãs. Ela era um modelo.

Rm 12:3-4 Aqui menciona a esposa primeiro. Isso mostra que Priscila era mais crescida que Áquila naquele momento. Não há problema nisso. A igreja se reunia na casa deles. Isso é o viver da igreja. A multiplicação vem de um viver normal em que muitos abrem as suas casas para receber os irmãos.

Rm 16:5-6 O que me chama a atenção na vida da igreja em Roma é o papel das irmãs. Uma igreja normal e saudável é aquela em que as irmãs trabalham e são ativas. Neste caso ela trabalhou ao ponto de exaustão.

Rm 16:7-9 O apóstolo conhecia cada pessoa e os chamava pelo nome.

Rm 16:10-11 Aristóbolo e Narciso não eram irmaõs da igreja, porque não fala para saudar Aristóbolo e a igreja que se reúne na casa deles. A casa nesse versículo não é no conceito de família, mas é todos os envolvidos com a casa, inclusive os servos, escravos, etc. Na casa dessas duas pessoas havia irmãos que se reuniam.

Fp 4:22 Da mesma forma foi saudado os da casa de Cesar. Cesar e sua esposa não haviam se convertido, mas irmãos que estavam envolvidos com sua casa haviam se convertido. Na igreja há irmãos que

Rm 16:12 Trifena e Trifosa provavelmente eram gêmeas. Todas essas irmãs trabalhavam muito. Isso é um viver normal. As irmãs precisam desempenhar sua função. Rufo era irmão de Cirineu, que carregou a cruzo do Senhor Jesus.

A igreja é dos irmãos e de Cristo. Não é de nenhum apóstolo, de nenhum bispo, etc, mas é de todos os irmãos. Temos muitos irmãos e irmãs no viver da igrea e todos têm a sua função.

Rm 12:9-18 A igreja é uma só e se expressa em cada cidade. A igreja em Campinas pode ter milhares de irmãos, mas será sempre uma só. A igreja é o lugar onde expressamos as virtudes divinas para glorificar o Senhor e ganhar as pessoas. Sem essa expressão, é impossível ficarmos juntos. Se formos santificados, transformados, conformados, teremos cada vez mais a expressão das virtudes divinas.

Rm 12:9 até 12:21 temos a expressão de uma vida cristã normal, que é a base para a vida da igreja. Tomando você como referencia, na igreja temos os outros irmãos, temos Deus, cada um de nós, temos aqueles que nos difamam, atacam que nos perseguem e temos as pessoas em geral. Esses versículos tratam de como devemos nos reslacionar com os diferentes grupos de pessoas.

Rm 12:9-10, 13 Com relação aos outros, devemos praticar o amor sem falsidade, mas o amor genuíno. Tudo que mal deve ser rejeitado. Precisamos ceder para os outros, dar preferência aos outros.

Rm 12:13, 15-16 Estamos compartilhando bastante as necessidades dos santos na Venezuela, que estão passando por muito sofrimento e necessidade. Na vida da igreja temos oportunidade de praticar a hospitalidade. Alegrar-se com quem se alegra é sentir empatia para com os outros. É a parte da nossa emoção sendo transformada, sentindo o que os outros sentem. No momento em que uma bigorna cai no pé, todo o corpo reage e sofre na mesma hora. Deus nos deu os meios modernos de comunicação para que todos possamos sofrer e se alegrar juntos e ao mesmo tempo. Ninguém deve ser sábio aos seus próprios olhos.

Rm 12:11 Isso é como devemos ser para com Deus. Não devemos ser preguiçosos. Muitas vezse nos movemos na igreja como uma preguiça no galho de uma árvore. Para as coisas do Senhor devemos ser diligentes, fazendo com entusiasmos e excelência. Sejamos ardentes, queimando no espírito. O serviço ao Senohr deve ser algo espiritual. É algo para com Deus.

Rm 12:12 Isso é como devcemos ser para conosco mesmo. Se formos alegres, seremos curados de muitas enfermidades. Não perca a esperança, pois Deus pode fazer muitas coisas. Não perca a esperança em seu marido ou esposa. Quero ajudar vocês: se seu marido já está com vovce há 40 anos, naõ tente mais muda-lo, porque ele não irá mais mudar. Aceite o fato de que vocês estão ajudando um ao outro a crescer em vida. Sejamos perseverantes na oração.

Rm 12:14, 17-21  Isso é para com os inimigos. Há irmãos de quem não gostamos e não queremos ter comunhão com eles. Até fazemos de conta que ele não existe e evitamos essas pessoas. Como abençoar o irmão que nos persegue! Só quem tem a vida divina é capaz de fazer isso. Isso é sobrenatural. Só quem é transformado consegue fazer isso. Se conseguimos fazer isso, é uma evidencia de que iremos reinar no reino. Essas coisas são as mais difíceis de fazer. Por isso, não estou impondo. Apenas lendo a Palavra. A falta de perdão causa dificuldades no Corpo de Cristo. Paulo falou bem: se possível, se depender só de você… Essa paz com todos os homens não tem preço. Não precisamos nos vingar. Se Deus achar necessário, Ele fará algo por nós. Toda vez que você faz um bem a alguém que persegue você, você vai colocar brasas vivas sobre sua cabeça e chegará o momento em que ele não aguentará mais e te pedirá perdão.

Rm 14:1 Este capítulo é chave e muito importante. Neste capítulo são apresentadas alguns princípios que são os principais problemas que a igreja tem. A primeira coisa que devemos levar em conta é que há alguns que não são fortes na fé. Os que tem mais experiencias, que conhecem mais a palavra, devem acolher. Discutir opiniões é julgar o que os outros pensam. Ficamos julgando as pessoas pelo que eles pensam. Não discutir opiniões, de uma maneira geral estão incluídas as doutrinas em geral, as práticas (como reunir, como dispor as cadeiras, como vamos fazer para pregar o evangelho).

Claro que há coisas que não podemos negociar, como a divindade de Cristo (2 Jo 7-11), da idolatria (1 Jo 5:21; 1 Co 8:4-7) com alguém que dizendo-se irmão na igreja vive em pecado (1 Co 5:9-11; 6:9-10). (1 Co 6:16-17), divisão na igreja (Tt 3:10). Nestas questões, não negociamos. Isso não está em discussão. Fora isso, quanto as questões práticas, não devemos julgar ou discutir. Quando começamos a bater às portas, houve críticas, quando começamos a pular nas reuniões, houve críticas, quando uns tinham BooKafé e outros não, houve críticas. São as nossas experiencias por discutir as coisas das práticas.

Rm 14:2-22 A comida aqui é usada por Paulo como ilustração. Os que comiam carne julgavam os que não comiam rotulando-os como fracos. São questões de prática. Os que pulam julgam os que não pulam, condenando-os como morto. Os que não pulam ficam criticando os que pulam julgando que eles são superficiais e estão na alma. Mas a referência aqui é se Cristo acolheu ou não. Quem faz de uma maneira, faz para o Senhor e quem faz de outra maneira, faz para Deus. Os julgamentos têm de acabar entre nós. Há um juízo silencioso em nossos corações por causa de certas coisas. Não vamos julgar os outros, porque vamos prestar contas a Deus. Não insista na sua prática. Se um irmão fica reparando no que você faz e isso o faz tropeçar, você será responsável por ele. Você tem consciência forte e não tem problema, mas um irmão fraco vem na sua casa e vai tropeçar. O reino de Deus não é comida nem bebida. Justiça é estar correto para com Deus, correto para com as coisas e correto com os outros. Então, teremos paz com Deus, com os outros e consigo mesmo, podendo servir com alegria. A obra de Deus nesses versículos é a obra que Ele está fazendo em cada um de nós. Por causa da nossa prática podemos destruir a obra que Deus está fazendo em um irmão.

Rm 14:23 Não faça nada com dúvidas. Tudo o que não provém de fé é pecado. As divisões no cristianismo hoje ocorrem porque não há acolhimento. Por causa de práticas, de comida, bebida e dias, há problemas. Estamos aqui para expressar as virtudes divinas.

Rm 15:1-7 Cometemos um erro no passado: demos a impressão de que a igreja é apenas para os fortes. Mas a igreja é também para os fracos. Em uma família há os pais e os irmos mais velhos, mas também os bebês, que são frágeis. A vida da igreja é para todos. É para os sãos e para os doentes e todos têm sua parte aqui. Todos devemos suportar as debilidades dos outros. Tudo que está Bíblia é para o nosso ensino. Deus quer nos levar a pensar do mesmo modo uns dos outros. Ele quer que tenhamos a mesma mente, vontade e propósito. Quando Deus olha para a igreja em Campinas, ele quer ver uma só boca e uma só voz. Cristo nos acolheu. O que Deus acolheu Cristo acolheu também e nós devemos acolher da mesma maneira.

Rm 13:1-7 Na vida do Corpo temos quase o capítulo todo para a questão da obediência e da submissão. Se não aprendemos essas lições, o serviço estará comprometido. Na igreja existe a ordem. Não existe hierarquia, mas a ordem de Deus. A coisa mais difícil hoje na igreja é a obediência. Os jovens, especialmente, precisam aprender a obedecer. Quando não aprendemos a obedecer a rebelião vem.

Paulo fala da autoridade do governo, mas podemos aplicar à autoridade na igreja. Temos de tomar cuidado ao criticar o governo. Muitas vezes não estamos satisfeitos, mas foi Deus quem os colocou lá. Os princípios da submissão e obediência devem ser aplicados na igreja e faz parte das virtudes divinas. Cristo, sendo igual a Deus, se humilhou e obedeceu como homem tudo o que o Pai lhe ordenou.

Já vimos as funções de cada membro e a expressão das virtudes divinas. Agora vamos ver orientações de Paulo quanto ao nosso serviço. Estas são as três grandes seções dos capítulos 12-16.

Rm 13:8-10 Se não tem amor, paciência e acolhimento, não tem serviço. Para funcionarmos como membros do Corpo de Cristo precisamos exercitar as virtudes divinas.

Rm 13:11-14 Aqui há muitas picuinhas e também coisas do mundo. I que precisamos é nos revestir de Cristo (Gl 3:17; 2:20; Fp 1:20-21).

Rm 15:8-33 No versículo 16 vemos que pregar o evangelho é um serviço sacerdotal e quando alguém se converte é uma oferta que você dá a Deus. V. 17-21 mostra o espírito pioneiro que devemos ter. Há um perigo de que quando ficamos muito tempo em uma só cidade, perdemos o espírito de desbravador. O Expolivro veio para revitalizar o nosso espírito de pioneirismo. Devemos ter o mesmo espírito de propagação. Se o tivermos e trabalharmos de forma diligente, ganharemos muitos para o Senhor. No v. 22 vemos a intenção de Paulo ir até a Espanha, porque naquele tempo acreditava-se que li fosse os confins da terra. Este era o espírito de Paulo. Quando ofertamos também participamos da bênção de participar na obra do Senhor em toda a terra.

Para poder servir adequadamente, a única solução é crescer em vida, ser transformado e

Na Conferência na Estância o irmão Pedro Dong ainda fará uma conclusão de todo o livro de Romanos e, então, entraremos em 1 Coríntios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *