Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente de Salvador – Bahia, em 04/06/2022. Notas tomadas no local da reunião. Texto não revisado pelo autor.
Bahia, Sergipe e Colômbia são lugares em que o Senhor está dando uma virada com as várias ferramentas que possuímos, turbinando Sua obra, para que a igreja avance ainda mais. Essas regiões estavam defasadas e ficaram para trás. Mas graças a Deus, a Colômbia já está reagindo. Na última Fábrica de Vencedores, mais de cem igrejas na Colômbia saíram para pregar o evangelho. Essa viagem e Conferência é para que as igrejas na Bahia e Sergipe estejam no mesmo ritmo das demais igrejas. Todas as igrejas devem seguir muito juntas. A nuvem é que guiava o povo de Israel no Antigo Testamento e todas as tribos tinham de seguir a nuvem. Moisés era ouvido por todas as doze tribos. Há um conceito muito nocivo de que a igreja é a igreja e a obra é a obra. Isso não é verdade! O que o Senhor está fazendo nas igrejas que estão acompanhando a nuvem é algo grandioso. Podemos ver que houve um avivamento pelo trabalho dos irmãos Valdir e Berg, cooperadores que visitaram as igrejas nos últimos meses. A alegria de vocês nessa Conferência é notória e coroa a conclusão dessa fase do trabalho. A igreja em Salvador é uma das tribos e deve seguir a nuvem, marchando juntos, como um só corpo, para que o Senhor faça grandes coisas também aqui. Em uma comunhão que tive com os irmãos das cidades de Rondonópolis e Foz do Iguaçu, eles testemunharam que, no passado, tinham picos de alegria, mas agora têm alegria constante, e que essa alegria já não depende de um evento especial ou uma conferência.
Há alguns anos éramos como agentes secretos, desconhecidos da sociedade. Não colocávamos placas de identificação em nosso local de reunião e nossa pregação do evangelho era muito tímida. Ouvíamos a melhor palavra, porque Deus tem-nos dado Sua revelação, uma vez que estamos na base correta. Contudo, mesmo recebendo a melhor palavra, ainda não fazíamos efeito na sociedade. Mas o Senhor fez uma virada. O que está acontecendo entre nós não é algo pequeno.
O Senhor usou o irmão Dong e deu todas as ferramentas necessárias para a edificação da igreja, ainda que em sua época elas ainda não funcionassem de modo completo. Quando o irmão Dong falou da colportagem, Reinaldo Silva iniciou esse trabalho na região de Belo Horizonte e Amir na região de Foz do Iguaçu. Contudo, o trabalho desses irmãos era muito difícil.
Em 2017 o Senhor fez algo. O irmão Dong criou o PAC – Posto Avançado de Colportores, com alguns jovens. Eles não eram colportores, mas creram no que o irmão Dong lhes falou. Foram para Foz do Iguaçu pedir livros ao irmão Amir para levantar um valor para ofertar para os custos de uma cirurgia que o irmão Dong precisava fazer. Em três dias, eles levantaram o valor equivalente à necessidade.
Em 2016 e 2017 falamos de entusiasmo, excelência e inclusão. Com o retorno da alegria nas reuniões, a excelência dos serviços também foi restaurada, e hoje damos nosso melhor. A inclusão dos mais jovens e das mulheres, também deu nova dinâmica à obra do Senhor. Se após vinte anos a igreja continua com os mesmos irmãos, não haverá frutos. É necessária essa mudança.
Em 2018 houve grande avanço desses colportores dinâmicos, e em 2019 houve o desafio de levantar pelo menos vinte e cinco equipes de colportores atuando nesse nível de colportagem dinâmica. O resultado foi que, em 2019, um milhão de livros foram escoados; em 2020, um milhão e seiscentos mil, e, em 2021, três milhões, duzentos e cinquenta mil.
Em 2020 o Senhor revelou que havia chegado o momento da aurora. Recebemos esse anúncio pela palavra profética. A aurora é percebida primeiramente pelos especialistas e não pelo povo em geral. Nós percebemos pela palavra profética. Nesse momento fomos levados ao livro de Apocalipse. Estamos vivendo a era desse livro. Deus liberou os sete espíritos, como as sete tochas e os sete olhos do Cordeiro, fazendo esses milagres diariamente. O Espírito é capaz de fazer Sua obra.
Sl 110:1-3; Sl 2:1-9
Salmo 110:3 revela que a aurora chegou e com ela dois milagres acontecem. Em primeiro lugar, o povo de Deus apresenta-se voluntariamente para a luta final. Irmãos, jovens, adolescentes e crianças estão se apresentando para a batalha final. O “Avança, Jovem!” começou com um grupo de adolescentes do Maranhão, os quais queriam fazer coisas diferentes para os jovens, mas foram orientados pelos cooperadores a se ocupar com a palavra profética. Por obedecerem e seguirem essa direção, experimentaram a bênção.
1Ts 1:13; Jo 6:29
A palavra profética vem de Deus. Ela passa pelo homem, mas sua procedência é Deus. Os tessalonicenses ouviam a palavra de Paulo, mas acolhiam como palavra de Deus. Essa palavra está operando eficazmente em quem crê. Se você quer ter bênção para sua igreja, seja simples e creia que essa palavra é de Deus. A palavra faz a obra. A bênção se espalhará nas igrejas por meio da palavra profética.
Os judeus queriam que o Senhor Jesus lhes desse um sinal forte de que Ele tinha autoridade dada por Deus. Mas Ele lhes falou que a obra de Deus é crer Naquele que Ele enviou. Ninguém pode dizer de si mesmo que é profeta de Deus. Outro deve dar esse testemunho a respeito do profeta. O testemunho do Senhor Jesus era maior do que o testemunho que João Batista dava. Como provar que um profeta foi enviado por Deus? É necessário mostrar que a obra que esse profeta está fazendo é algo que o homem não consegue fazer. Se isso ocorre, há o testemunho de que esse profeta vem de Deus. O que está acontecendo nos últimos anos é algo que homem nenhum consegue fazer. Estávamos escondidos em nossos locais de reuniões, mas hoje uma mesma pessoa é abordada por colportores no Norte, no DF, em São Paulo e no Rio Grande do Sul em uma mesma semana.
Dt 18:15-22
Um profeta que é verdadeiramente de Deus não pode falar sua própria palavra. Ele deve falar o que o Senhor ordenar. Alguns querem falar para mostrar aos outros que é um bom mestre da Bíblia. Mesmo os mestres não podem falar de si mesmos. Eles devem falar de acordo com o que o profeta de Deus falou. Se alguém falar suas próprias palavras, Deus mesmo irá lidar com ele. Muitos ainda hoje, antes mesmo da vinda do Senhor, recebem a disciplina de Deus. Sempre que a palavra profética toca em um assunto, as coisas seculares começam a acontecer. Quando começamos a falar sobre Israel, a situação naquela região começou a ser afetada.
Nm 12:1-3, 6-11
Miriã e Arão usaram o fato de Moisés ter tomado uma mulher cuxita para falar contra Moisés. Cuidado ao falar com crítica a respeito do profeta de Deus. O profeta não vindica por si. Ele mesmo não precisa fazê-lo, pois Deus mesmo o vindica. Aquele que profetiza sem conexão ao que Deus está fazendo tem liberdade e fala o que melhor lhe parece, mas um profeta verdadeiro é fiel em toda casa de Deus. Quando ele profetiza, seu objetivo é claro: ele não busca fama e glória para si, mas se mantém fiel ao Senhor e à edificação da igreja.
O resultado do falar de Miriã e Arão foi lepra. Crer na palavra profética que Deus está enviando e obedecê-la é o caminho da bênção. Se vocês querem benção para as igrejas nessa região, esse é o ponto crucial. Esse é o segredo de nossa bênção. Isso também faz com que tenhamos uma mesma direção, um mesmo alvo. Deus tem apenas um exército. Ele não tem dois exércitos. Cada igreja não é um pequeno reinado dos irmãos responsáveis, mas faz parte do exército de Deus. Todos devem seguir a voz do único comando. Devemos ter temor nessa questão. A palavra profética está nos dando direção. Não podemos nos acomodar em uma igreja apenas recebendo benefício para nós mesmos. Somos servos de Deus para benefício de Seus filhos.
2 Pe 1:19
O Senhor voltará para tomar posse do reino. Ele assumirá o reino desse mundo que foi usurpado por Satanás. Ele virá na glória de Seu Pai. Pedro, Tiago e João viram Sua glória. Embora Pedro tenha negado o Senhor três vezes, na noite em que Jesus foi julgado e condenado, ao ser chamado em Sua ressurreição, foi confortado. Ele decidiu ser um guerreiro e lutar pelo reino do Senhor. A palavra profética está ligada ao reino. Se queremos vencer a guerra do reino, precisamos atentar à palavra profética. Vivemos em uma noite escura em que as pessoas cometem toda sorte de torpeza. Nós não somos da noite, mas somos do dia. Temos uma luz que nos guia. Essa candeia é a palavra profética.
Como sabemos qual a direção dada por Deus à igreja? Se não temos reverência quanto ao que Deus fala, não possuímos direção. Com reverência ao que Deus fala, uma pessoa vai seguindo em direção ao nascimento do sol da justiça, que é a vinda do Senhor. A palavra profética é a luz que direciona. Há situações em que não conseguimos enxergar um palmo à frente. Nesses momentos, qualquer luz dá direção. Nós temos uma candeia que nos dá direção em meio ao mundo de trevas.
Mt 16:18
O Senhor quer edificar Sua igreja. Ela é o reino celestial! Nos primeiros quinze capítulos de Mateus, o Senhor labutou para trazer cidadãos para este reino. Esse mundo aparentemente é colorido, com muitas atrações, mas o que ele dá como resultado é canseira, ansiedade, sobrecarga e angústia. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, mas o Senhor vem para que tenhamos vida e vida em abundância. Por isso o Rei do Reino dos Céus apareceu. Ele veio ganhar as pessoas para Seu reino. Por isso, hoje estamos dando muita atenção ao CEAPE, para produzir muitos guerreiros colportores. Esses CEAPE’s precisam produzir um exército de colportores para ganhar muitas pessoas.
Ao chegar ao capítulo 16, vemos que o Senhor perguntou aos discípulos quem Ele era. Nas universidades hoje formam muitos conceitos nos jovens. Porém, não importa o que o mundo diz, mas o que o Senhor diz. Pedro ganhou revelação: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Ele foi ungido para uma missão específica. Ele cumprirá essa missão por meio da vida de Deus, que é o Filho do Deus vivo.
Aparentemente, o ministério de Jesus foi um fracasso, pois foi concluído na terra com 120 galileus, mas ele veio para gerar a igreja com vida e não com organização humana. Em Mateus 13 vemos que a semente que o semeador saiu a semear é a palavra do reino. Essa palavra produz o governo celestial naquela pessoa e ela é introduzida na igreja.
Até hoje, 20 séculos se passaram desde que a igreja foi gerada em Jerusalém e os gentios foram introduzidos também no reino. Contudo, a igreja ainda foi completamente edificada. O Senhor enviou os seus sete Espíritos para trabalhar forte entre nós para concluir a edificação da igreja. Estou aqui não para dar uma bela mensagem e receber elogios depois. Estou aqui para cooperar com a edificação. O Senhor está para voltar. Sua igreja não pode ficar fazendo sua própria obra, acomodada para seu próprio benefício. Precisamos esquecer nossos interesses próprios e negar a nós mesmos. Vamos edificar a igreja!
O Senhor quer ter descanso em Sua casa. Que descanso um pai de família pode ter em sua casa em que os membros brigam entre si? Chegou o momento em que precisamos pagar o preço e negar a nós mesmos. Como vimos em Filipenses e Colossenses, tenhamos o mesmo sentimento uns com os outros, suportando uns aos outros em amor, em vez de puxar o tapete, fazendo competições entre nós. Concorrência e disputa de posição é algo deplorável na igreja. O Senhor não pode voltar dessa forma. Vamos aprender a perdoar, ainda que tenhamos motivo justo de ofensa. Jesus nos perdoou todas as ofensas. O amor é nosso vínculo de perfeição. Inveja e ciúmes não nos vinculam. Esse amor produz a paz de Cristo em nosso coração. Quando temos paz, Deus tem descanso. Temos shalom, que significa conclusão, completude. Quando todas as peças se encaixam perfeitamente, vem shalom e Deus tem descanso. Tudo isso vem pela palavra profética.
Não precisamos de outras coisas. A solução para os problemas que todos enfrentamos é a palavra profética. Em tudo podemos usar a palavra profética para ajudar as pessoas. Todas as ferramentas que temos disponíveis estão produzindo muitas pessoas novas. Irmãos têm saído para fazer colportagem por hora e colportagem por oportunidade. Essas pessoas estão sendo introduzidas na igreja para ser edificadas. Quando servimos juntos, percebemos como temos problemas de relacionamento com as pessoas. Quando servimos juntos, aprendemos a nos edificar com outros.
2 Co 4:7; 3:5-6
O poder de Deus usa o homem, conforme sua capacidade. Somos os condutores para Deus usar. Por isso, temos necessidade de aperfeiçoamento para aumentar a nossa capacidade. Contudo, o poder não é nosso, mas de Deus! Temos um tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Somos ministros da nova aliança, mas não somos capazes de pensar nada como se partisse de nós. Ele nos habilitou para sermos ministros dessa nova aliança, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, mas o espírito dá vida! Jesus é o Senhor!