Conferência Internacional M05 – Habitação de Deus no Espírito

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 05. Habitação de Deus no Espírito | Leitura Bíblica: Ef 2:13-22

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos  diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 20/02/2022.  Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Gostaria de lembrá-los das ofertas para a Estância Árvore da Vida, “A EAV é minha”. Devido a pandemia  não temos eventos na estância e precisamos da cooperação dos irmãos. O Projeto Celeiro mantém as  operações mínimas da estância e ainda necessitamos da ajuda dos irmãos, principalmente no período de  Conferência Internacional, quando os gastos aumentam. 

Estamos transmitindo essa mensagem dentro do contexto da conferência internacional de fevereiro. O título  da mensagem 05 é “Habitação de Deus no Espírito” (Ef 2:13-22). Desde que iniciamos a mensagem 1  dessa série “Então Virá o Fim”, entramos na segunda parte do estudo do livro de Mateus. Desde a  mensagem 1, pela soberania de Deus, entramos no capítulo 16 que faz uma mudança de rumo e de foco.  Neste capítulo, o livro de Mateus entra em outra direção. 

A partir do capítulo 1 do livro de Mateus, nós vemos a apresentação do Rei do Reino dos Céus, seu precursor (João Batista), o Senhor curando, expulsando demônios e trazendo o homem de volta para Deus. A  humanidade está vivendo no meio de total desordem e confusão. O homem perdeu o governo de Deus e  vive de maneira desordenada. Jesus veio cumprir a vontade do Pai e pregar o evangelho do reino para  restabelecer o governo de Deus na terra. A Sua prioridade era pregar o evangelho, apesar de sofrer toda  a sorte de perseguição. 

Is 66:1 

A ênfase do capítulo 16 de Mateus é a edificação da igreja. A partir do capítulo 16, precisamos nos preocupar  em dar descanso para Deus. Deus não quer uma casa material de cedros, pois todo o céu é Seu trono e a  terra o estrado dos Seus pés. Ele quer uma casa espiritual, uma casa feita dos seus redimidos que  compõe o reino dos céus, aqueles de espírito pobre e simples, coração quebrantado e contrito. Esses  poderão formar a Sua igreja. Por meio do processo de edificação, Deus terá um lugar definitivo aqui  na terra.  

Ef 2:13-22 

Os gentios estavam longe e não tínhamos participação da promessa, mas fomos aproximados pelo  sangue de Cristo, pois Ele é a nossa paz. De ambos fez um, judeus e gentios. Depois que o pecado entrou  e o homem atendeu a oferta de Satanás de discernir o bem e o mal sem Deus, a alma do homem foi  contaminada e passou a ter uma personalidade autônoma a Deus. A partir deste momento, a Alma do  homem passou a ter muitas dificuldades de relacionamento. A cultura, os costumes diferentes se tornam motivo para dividir-se. Havia uma parede de inimizade entre judeus e gentios. Nos separamos facilmente  por língua, seguimento social diferente e etc. Nós temos todas as dificuldades possíveis para a edificação.  Contudo, no Novo Homem não tem judeus, gregos, brasileiros ou italianos. O caminho da edificação é o  caminho da cruz, sem isso, não podemos ser edificados. Temos muitas dificuldades de relacionamento,  mas Ele nos evangelizou paz. Agora, somos de uma só família, edificados sobre o fundamento dos  apóstolos. 

O resultado final é a edificação. Ele nos colocou na igreja como elementos para nos relacionarmos, sermos  edificados juntos, perdermos nosso individualismo e preferências do passado. Ele está fazendo o trabalho  de unidade e, no fim do processo, teremos casa edificada para que Deus tenha descanso. Deus quer  uma casa espiritual. Deus precisa a partir de agora trabalhar no nosso interior. Toda obra de evangelização  por meio da igreja, resgatando as pessoas e cuidando através da Central de Acolhimento e da Rede de  Cuidados está introduzindo as pessoas na edificação da igreja. Deixemos Deus trabalhar em nosso interior para, por fim, entregar um edifício sólido para a habitação de Deus. 

“Shalom”, cujo significado básico é paz, aparece na Bíblia mais de 200 vezes. A saudação na chegada  significa “Olá” e na despedida “Tchau”. “Shalom Aleichem” significa a paz seja com você. Aos sábados, usa se “Shabat Shalom” para desejar sábado de paz. Cada palavra Hebraica tem sua raiz e a raiz da palavra  “Shoresh” é formada pelas principais letras. A raiz de cada palavra está principalmente em suas consoantes.  “Adama” significa terra e a raiz da palavra é ADM. Dessa mesma raiz deriva a palavra Adão. Em Adão corre  sangue (DAM), que deriva de ADM, da cor vermelha (“Adom”).

“Shalom”, por sua vez, tem raiz como raiz “Sh”, “I” e “m”. Dela deriva “Shalem” que significa completo ou plenitude. O rei Salomão, quando terminou o templo, trouxe o “Shalom” para o templo. Quando o templo é  terminado, vem o “Shalom”. Somente quando todas as peças do templo se encaixam, se tornam completas para o funcionamento e estão em harmonia, tem-se o “Shalom”. Quando o Senhor conseguir nos edificar  juntos e obter os materiais de construção bem encaixados, bem ajustados, negando a nós mesmos  e perdendo o egoísmo, nos consagrando, sendo ajustados, então crescemos para o santuário, o  templo dedicado ao Senhor. Aí acontece o “Shalom”, a plenitude. Nós buscamos isso e apartir de  Mateus 16, Deus quer ter esse resultado. Jerusalém em hebraico não tem som de J, mas em vez de J é “i” (Yud), compondo “Yerushalaim” que tem a mesma raiz de “Shalom”. Siginifica a cidade da paz, da plenitude  e harmonia. A unidade final.  

Is 9:6 

Seu nome é maravilhoso. Ele é o Príncipe da Paz. Na Strong´s é Sar-Shalom: ministro da paz. Através do  Seu ministério produz-se a paz. A Sua incumbência é para executar o ministério e produzir a paz, algo  completo, pleno, edificado e ajustado em harmonia. Jesus Cristo tem esse papel. 

Jo 20:21 

Jesus disse: Paz seja convosco (Shalom Aleichem). Shalom Aleichem” não apenas para os discípulos  ficarem sem conflitos, é muito mais do que isso, mas estarem plenos em harmonia e restaurarem a  conexão com o próximo e a conexão com Deus, a fim de gerar um mundo mais harmonioso e  completo. Isso coincide com o encargo que estamos falando. Deus quer obter um edifício harmonioso, onde não há membros em evidência ou no holofote, buscando fama e a própria glória. Nós damos ao Senhor  um edifício. Todas as peças estão bem encaixas e não apresenta uma peça no Showroom. Todas as peças  sabem a sua função. Todos estamos na igreja para funcionar. Estamos aqui para compor um edifício  harmonioso onde Ele se sente à vontade. Esse é o propósito da edificação. 

Strong´s explica “Shalom”: 

  1. Completo, saúde, bem-estar e paz.  
  2. Totalidade em número. Quando tudo estiver completo o edifício estará pronto para Deus.  3. Segurança e saúde no corpo. 
  3. Bem-estar saúde e prosperidade. 
  4. Paz sossego, tranquilidade e contentamento. 
  5. Paz, amizade, referindo-se às relações humanas com Deus. Paz no relacionamento. Na edificação o  trabalho principal é no relacionamento entre nós e Deus. 
  6. Paz ausência de guerra e como adjetivo. 

Gn 2:2-3; Gn 1:26-31 

Deus criou o homem no sexto dia depois de preparar toda a criação e o ambiente para a sobrevivência e  bem-estar do homem. Quando o homem foi gerado todas as peças se encaixaram e estava tudo  perfeito e em harmonia. O universo sem o elemento da queda é perfeito. O equilíbrio ecológico e os itens  da criação são perfeitos. Quando olhamos para o corpo humano vemos muitas coisas acontecendo em  harmonia. Quando Deus fez tudo, disse: muito bom. 

2 Pe 3:8-9 

Quando Ele fala que um dia é como mil anos e mil anos como um dia, se refere a vinda do Senhor. Por que  menciona um dia como mil anos? Porque isso tem relação com Genesis capitulo 1 e 2. Estamos no final do  sexto milênio e a próxima era será o sétimo milênio, o reino milenar. Para o reino dos mil anos chegar,  Ele precisa ter tudo encaixado no sexto milênio. Aqui entendemos nossa responsabilidade. Somos  os trabalhadores da última hora e estamos no limiar da vinda do Senhor. Temos a responsabilidade de entregar para o Senhor todas as coisas em harmonia, plenitude e paz (“Shalom”). Vamos todos  trabalhar nessa direção para dar descanso ao Senhor.  

Mt 16:24 

Como o Senhor vai obter descanso se não conseguimos conviver e servir juntos? Não é só fazer a obra  exterior, mas precisamos ser trabalhados para encontrar harmonia dentro da casa. Por isso ele diz: quem  quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Essa é direção para darmos  descanso ao Senhor. Precisamos negar a nós mesmos para chegar no “Shalom” final.  

A igreja em Filadélfia está sendo consolidada. A igreja, a partir do final do primeiro século, só desceu  ladeira abaixo. No século XV, houve uma verdadeira reação, mas Deus não conseguiu consumar essa  edificação. A igreja em Filadélfia é a única que dá abertura para Deus completar o processo.  

Ap 3:7-8 

Na igreja em Filadélfia temos um Senhor que tem a chave de Davi. O livro de Mateus registra a Sua  genealogia dizendo que Ele é Filho de Davi e veio da realeza. Ele tem a autoridade de rei. Não é por nossa  capacidade e poder. A única virtude da igreja em Filadélfia é reconhecer que tem pouca força e ter  amor reverente à Palavra de Deus. Apreciamos a Palavra e vamos em direção a ela e não negamos o  nome do Senhor. Nós temos que crer que a Palavra Profética é a Palavra de Deus. Nenhuma dessas  Palavras foram planejadas por mim. Não temos capacidade. Temos pouca força, mas amamos a Palavra do  Senhor. 

Na era do Apocalipse, o Senhor nos entregou o momento final. Ele entregou à Geração Final. Nós ouvimos  a Palavra e praticamos a Palavra. A era do Apocalipse está chagando no nosso tempo. Os especialistas  que estão atentos à Palavra de Deus sabem que o Senhor está voltando. Esse peso está sobre os nossos  ombros e nossa responsabilidade aumenta, pois a conclusão da edificação da igreja precisa acontecer em nosso dias. Quando todas as peças se encaixaram para dar descanso a Deus. 

Ag 2:4 

Zorobabel está no lugar do rei e do governador. Ele tem a responsabilidade de restaurar o templo que havia  sido destruído no tempo dos Babilônios. O sacerdócio está com Josué e, por meio desses dois ofícios, se  faz a edificação do templo, da igreja. Essa edificação acontece em momentos angustiantes e muito difíceis. No primeiro templo, Davi havia preparado todos os materiais para a edificação. Deus havia dado descanso  de todos os inimigos ao redor. Salomão recebeu de “’mão beijada” todo material e todos os recursos para  construir o templo. Quando Zorobabel reconstruiu, não havia todos esses recursos e, ao chegar lá, tiveram oposição de todos os lados. Essa reconstrução representa o nosso tempo. Quando se  terminou o alicerce da segunda casa, os mais velhos, que viram a primeira casa, choraram e os mais jovens  gritaram de alegria. Os mais velhos choraram porque o templo era mais “acanhado”. O segundo templo era  reconstruído em um tempo de muita angústia, pois tudo estava destruído. No meio do cristianismo parece  que tudo está destruído. Por isso, nesses tempos precisamos de homens de fé, como Josué e  Zorobabel. Não tenhamos medo, o Senhor disse que é conosco. 

Ag 2:5-9 

Nesse lugar darei a paz e o “Shalom”. Nesse lugar direi que está completo, “Shalom”. Não somos muito  numerosos, parecemos muito acanhados, mas temos 300 guerreiros nas ruas que parecem ser mais de  10000. Porque a mão do Senhor dos exércitos está conosco. 

Hb 12:26-29 

Essa Palavra diz respeito à vinda do Senhor. A partir de Mateus 16, o Senhor vai começar a abalar cada um  de nós. Para Ele ter uma casa em harmonia, em plenitude, completa, precisa remover tudo que pode  ser abalado: o egoísmo, o individualismo, a superioridade, o ciúmes, a inveja, a inimizade, a  dissenção e as facções. Tudo precisa ser abalado para permanecer apenas o inabalável. Uma maneira de  ilustrar é com o abalo. Outra maneira de ilustrar esse trabalhar do Senhor é o queimar com fogo (1 Co 3).  Se estamos fazendo com muito volume sem apresentar a Deus, vai queimar tudo, pois Ele é fogo  consumidor.  

Mt 7:22-23 

“Senhor, eu não expulsei demônios em teu nome? O Senhor dirá: Eu nunca vos conheci. Se o resultado final  não for produzir um reino inabalável, um edifício, “Shalom” terminado com plenitude e harmonia, para Deus  não servirá. Podemos dizer: “Senhor, eu fiz Colportagem e preguei o evangelho”. Se não produzir o resultado  da igreja edificada, essa casa em “Shalom”, Deus vai queimar tudo. Vamos prestar atenção ao pregar o  evangelho e fazer Colportagem. Continuemos a pregar, mas vamos cuidar agora para deixar Deus  trabalhar em nós, deixar abalar o que é abalável e queimar tudo o que não é ouro e prata na edificação.  Assim, Deus vai obter uma casa harmoniosa.

Mt 16:8; Ef 4:11 (KJA) 

Ele mesmo vai edificar a Sua igreja. Graças ao Senhor! Deus tem me dado voz para poder passar esse  encargo que está dentro do Seu coração. Quem vai edificar a igreja? Cristo. Ele designou alguns para  apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres a fim de obter um conjunto. Deus levantou muitos  membros habilidosos para edificar o templo nos tempos de Salomão. Deus concedeu homens como profetas,  evangelistas para fazer Colportagem, pastores e mestres para cuidar das igrejas. O propósito não é para  aparecer e estar sob holofote, mas para aperfeiçoar os santos. Vamos trazer as pessoas resgatadas para  a Rede de Cuidados e aperfeiçoar para a obra do ministério, para edificar o Corpo de Cristo. 

Ef 1:22 

Deus só tem um foco: edificar o corpo de Cristo. Cada pessoa foi designada para aperfeiçoar e não para  substituí-los em suas funções. No final do primeiro século houve disputa pelo poder e a função do Corpo de  Cristo foi apagada. Graças a Deus! No final do sexto dia, a vida da igreja foi normalizada e os membros  podem funcionar como um organismo vivo onde Deus, o cabeça, comanda. O objetivo é alcançar a  unidade pela prática da vida do Corpo. A unidade é produzida pela Palavra da revelação. Você vai se  surpreender se dedicar tempo para rever a Palavra da revelação e aquilo que você deixou escapar. Essa  Palavra vai gerar a maturidade à medida da estatura da plenitude de Cristo.  

Ef 4:14-15 

A igreja é um organismo vivo e o Cabeça comanda. Estamos em harmonia e não estamos mais em conflito.  Crianças são facilmente levadas pelas ondas teológicas e malícias de certas pessoas que induzem os  incautos ao erro. Nós amamos a Palavra que Deus tem mandado para igreja. Seguimos a verdade em  amor e crescemos a partir do cabeça que é Cristo. Porque trocar o certo pelo incerto? Edificação é uma  questão de crescimento, além do ajuste entre nós. A Palavra nos conecta com o Cabeça e nos faz crescer  em Cristo.  

Ef 4:16 

As pessoas precisam se encaixar, não como materiais inertes, mas através da vida. Consolidar  significa compactar, entrelaçar. É importante ajudar os irmãos a realizar a sua função. Quando cada um  realizar a sua função, todos seremos edificados juntos.  

Ef 5:25-26 

Cristo morreu pela igreja não só para salvar os pecadores, mas para trabalhar na igreja e no final ter a igreja  edificada. As portas do Hades não prevalecerão sobre a igreja edificada. A única maneira de vencer é estar  totalmente edificado. Dessa maneira, não terá ninguém que nos engane. O Senhor não somente morreu  na cruz pelos pecados, mas quer edificar, mudar da natureza terrena e caída, que só serve para criar  conflitos, para a natureza santa. Cristo precisa nos santificar, sendo purificados pela lavagem de água  pela Palavra. A Palavra vai abalar toda parte removível e trocar nossa natureza. O objetivo final é apresentar  uma igreja glorioso, sem mancha, nem mácula, sem ruga ou velhice, mas santa e sem defeito. Deus está  fazendo esse trabalho. 

Ap 19:7-8; Ap 20:6; Ap 21:1-7 (Versão Jerusalém) 

Aqui apresenta os santos com uma natureza nova, com uma vida sem fingimento, mas prática e  representada pelos atos de justiça. Essa noiva vai estar vestida de linho finíssimo que são os atos de justiça  dos santos. Quando dermos a igreja edificada e gloriosa, não tem porque Cristo não vir. Eu tenho esperança  de ser arrebatado vivo. Por tudo que o Senhor está nos revelando, só falta a igreja cooperar. Nós vamos  poder trazer o Senhor logo, logo. Deus achou lugar de habitação. “Ele, Deus-com-eles, será o seu Deus”. O  nome Dele será: Deus-com-eles. A realidade do nome Emanuel se realizou em Apocalipse 21:3. Deus  e o homem estarão unidos e Deus terá descanso. Deus está satisfeito com este lugar de habitação.  

Ap 22:1-5; Ap 22:10-13 

Nós vamos continuar servindo para todo sempre. Em Gênesis 3:17, quando o homem caiu, a terra se tornou  maldita, mas no final, depois de todo esse processo, não haverá mais maldição e tudo será colocado em  ordem sob o governo de Deus. Nós que fomos aperfeiçoados para servir, o serviremos para sempre. Vamos  servir. Às vezes, parece pequeno o que estamos fazendo, mas temos que ter uma visão grande: nós  estamos edificando a igreja e, quando Deus obter descanso, já estaremos habituados a servi-Lo.  Muita gente não enxerga a volta do Senhor. Essa palavra é para os vencedores, para nós, a igreja em  Filadélfia. Talvez a cristandade não entenda o que falamos, mas a igreja em Filadélfia entende. Ele começou  e vai terminar a boa obra. Estou muito alegre e vislumbrando o que virá no futuro. Que o Senhor abençoe  a igreja e obtenha a igreja que vai chegar no “Shalom”, na plenitude, quando tudo se encaixar e todas  as coisas abaláveis estiverem removidas, sobrando apenas ouro, prata e pedras preciosas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *