Conferência Internacional M06 – A Transfiguração de Jesus

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 06. A Transfiguração de Jesus | Leitura Bíblica:Mt 17:1-2

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos  diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 26/02/2022.  Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Agora chegamos na mensagem 6 da conferência internacional, fevereiro de 2022. 

Queremos dizer para vocês que não foi programação humana termos entrado no assunto de  Mateus 16 desde a mensagem 1 até a mensagem 5. Neste capítulo, temos uma mudança de  foco, uma virada. Graças a Deus pela providência divina que preparou Mateus para escrever este  evangelho. Ele, que era um coletor de impostos, foi chamado e seguiu ao Senhor! Com a sua  experiência no governo, ele pôde descrever a realidade do Reino dos Céus. Do capítulo 1 ao  capítulo 15, vemos desde a geração do Rei do Reino dos Céus, a sua genealogia, a sua introdução  por João Batista, a tentação pelo diabo e seu início do ministério, saindo para pregar o evangelho  do Reino, curando todas doenças e enfermidades, expulsado demônios e arrumando a desordem  que estava a vida das pessoas, aflitas e exaustas. Quando a autoridade de Deus chega, toda  desordem se acaba! O Inimigo usurpou a autoridade de Deus, levando tudo ao caos. 

O modus operandi de Jesus era ir para a rua e pregar o evangelho! Essa deve ser a postura da  igreja, sem ficar apenas dentro das quatro paredes, mas sair para as ruas, salvando as pessoas e  as tirando da autoridade de Satanás. Vamos resgatar as ovelhas perdidas e exaustas! A partir daí,  Jesus fala para seus apóstolos que roguem ao Senhor da seara para que mande mais  trabalhadores, porque a seara é grande e poucos os trabalhadores. É justamente por isso que  você está aqui! Você foi convocado para ser um desses trabalhadores. E mais ainda, veremos  na última mensagem sobre os trabalhadores da era final da igreja. 

Surge então a oposição por parte dos líderes religiosos, dos fariseus, dos saduceus, dos escribas.  Chegaram ao ponto de dizer que Jesus expulsava demônios pelo rei dos demônios, blasfemando  assim contra o Espírito. Jesus sofreu também oposição de João Batista, que testemunhou que  Jesus era o Cristo, o messias que Israel tanto esperava. Porém ele não encerrou seu ministério  quando Jesus passou a pregar, e chegou a pedir para seus discípulos perguntarem a Jesus se ele  era o Cristo ou ainda havia outra para vir. Isso entristeceu muito o coração do nosso Senhor, Rei  do Reino dos céus. Por isso ele terminou mostrando sua autoridade sobre o mar, sobre os  demônios, sobre os anjos caídos, e assim continuou até o capítulo 15. 

A partir do capítulo 16 era necessário que o Cristo fosse revelado por Deus, o Pai. Pedro, pela  revelação do Pai, disse “tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Ele viu que Jesus foi ungido para  cumprir uma missão especial, executar a incumbência de Deus. Essa incumbência é a  edificação da igreja! Então Jesus diz para Pedro “tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha  igreja” (Mt 16:16-18). Então o Cristo foi incumbido por Deus para edificar a sua igreja! 

Por isso, a partir do capítulo 16 tudo muda e nós também temos que mudar! A igreja edificada  é aquela que as portas do hades não encontram nenhum apoio para se apoiar. O inimigo ainda  tem muitos pontos para se apoiar em nós, ainda não estamos totalmente livres do pecado,  estamos? Não estamos totalmente livres da nossa carne. Não estamos totalmente livres das ações  do velho homem. Ainda há, infelizmente, inimizades, ciúmes, contendas, insatisfações, divisões,  facções, dissensões. Anos atras era muito comum as críticas contra a liderança, competições entre  nós. Mas graças a Deus o Senhor o mudou a nossa sorte! Podemos ver mais unidade entre nós.  Estamos juntos para edificar a igreja, mas ainda há muitas brechas que precisamos fechar. 

Vamos cuidar da edificação da igreja! Nos últimos anos o Senhor tem feito milagres em  nosso meio. A colportagem dinâmica saiu para fazer diferença, começando por apenas 300  guerreiros nas ruas, hoje vemos em todos os lugares. O “Avança, Jovem!” tem sido usado pelo  Senhor para a formação de um exército fabuloso, tendo a convocação até de crianças e  adolescentes para saírem as ruas. Os nossos jovens, como orvalho que descem do céu, como  dadiva de Deus, para formar esse exército maravilhoso. Os CEAPEs estão funcionando muito bem  para levar esse exército para a rua! 

As nossas mulheres não estão paradas, estão se conectando e cuidando de outras mulheres.  Também os homens, que estavam parados por um tempo, agora estão começando a funcionar  como homens de oração. Os serviços estão cada vez melhores. A pregação do evangelho, por  parte dos irmãos e irmãs, usando a frase que veio dos Céus “Posso orar por você?”. Muitos estão  aprendendo a abrir a boca e soltar o leão da jaula! Você não precisa saber pregar o  evangelho, mas apenas soltar o leão. O leão sabe cuidar de si mesmo. Estamos ganhando  muitas pessoas para a rede de cuidado, na central de acolhimento. Mesmo em meio a pandemia,  muitas igrejas têm crescido em número! Colportagem por hora, colportagem por oportunidade.  Irmãos, isso tudo é maravilhoso! 

Irmãos, vamos fechar esse circuito. Essas pessoas que estamos introduzindo na igreja, o que será feito delas? Elas são materiais de construção! Precisam ser colocados com outros materiais  para serem edificados. Materiais sozinhos não são úteis. Eu sou engenheiro civil, vocês sabem  como é feito o concreto armado? Você compra uma quantidade de areia, de pedra, de cimento, e  é preciso, na dosagem certa, misturar com água. A água é importante para começar a reação  química. Todos esses materiais, misturados na dosagem certa, viram um só material, que é o  concreto armado. Os irmãos que estão embaixo do mezanino conseguem ver as colunas, mas não  veem pedras, areia, elementos soltos, apenas a coluna edificada. É isso que Deus quer conosco.  Ele não quer elementos soltos, mas sim edificados. Nós temos muita dificuldade de nos  edificarmos com outros. É fácil falar, mas na hora de servir com outro irmão, você já encontra  dificuldade. Você tem suas opiniões, seu modo de fazer. Mas Deus em um jeito de edificar-nos!  Ao longo da conferência veremos mais sobre isso, e ao final vamos perder nosso egoísmo, nosso  individualismo. Vamos ser edificados em um só corpo, em um só edifício para dar descanso para  Deus! 

Se você não teve a oportunidade de ruminar as últimas cinco mensagens, é muito importante que  você as ouça novamente e rumine, penetre na palavra! O Senhor tem muito o que falar. 

Antes de avançar, queria explicar sobre o logo da conferência, que é muito semelhante ao logo da  conferência passada. Mas esse cavaleiro, na primeira conferência estava de capacete, mas  hoje está com uma coroa! Que é a mesma coroa usada na logo do Instituto Vida Para Todos. Em 2014 o Senhor nos deu um presente. O IVPT acabou sendo criado para representar a obra do Senhor aqui na terra. Assim como a igreja, a obra é celestial, mas ainda assim é feita aqui na terra. De um lado a igreja é celestial, mas por outro lado, ela opera na terra. O IVPT representa a obra de Deus (At 13:2). Deus tem uma obra aqui na terra! (Ef 4:12 – KJA) Essa obra é a edificação da igreja. Essa obra agora cabe a você fazer! A edificação do Corpo de Cristo. Na época da criação do IVPT,  nós tínhamos algumas ferramentas: CEAPE, Editora Árvore da Vida, Colportor, Bookafé,  Comunicação e Projetos Sociais.

Todas essas ferramentas foram feitas para a edificação da igreja. Hoje nós temos as mesmas  ferramentas, com o 288 em Comunicação e o Expolivro em Projetos Sociais. O resultado do  trabalho dessas ferramentas é para a edificação do corpo de Cristo! Juntando as ferramentas,  temos a figura de uma coroa! 

A coroa do cavaleiro representa os vencedores, você faz parte? Nós estamos lutando pelo  restabelecimento do Reino de Deus aqui na terra. Isso só vai se cumprir quando a igreja estiver  edificada. (Lc 12:32) Nós somos pequenino rebanho, mas ao Pai agradou nos dar o seu Reino.  Nós somos a Igreja em Filadelfia (Ap 3:7-8) A igreja em Filadelfia tem pouca força, mas aquele  que está em nós tem a chave de Davi! Quando ele abre, ninguém fecha, e quando ele fecha,  ninguém abre. Nós temos pouca força, não temos poder econômico ou político, mas temos algo  que não largamos, que é o amor pela palavra. Nós amamos a palavra e não negamos o nome do  Senhor! Nós sabemos que não temos capacidade, mas ele colocou diante de nós uma porta aberta.  

(Pv 31:11 – KJA) Essa mulher é a igreja edificada! A miséria nunca nos chegará, pois nunca nos  afastaremos da palavra. (Pv 31:18) Graças a Deus, o Senhor pela sua misericórdia, pela direção da sua palavra, nós temos desfrutado das bençãos do Senhor. O CEAPE, Avança Jovem, Pregação  do evangelho, Mulheres Conectadas, Homens de Oração, tudo isso tem dado lucro! Mas não  podemos parar por aqui. Não podemos focar apenas nas muitas obras que fazemos, o Senhor  quer que essas obras tenham como fim a edificação da igreja. Toda nossa obra tem que resultar  na Igreja edificada.  

Nós não vamos parar de fazer colportagem dinâmica, de semear livros, de orar pelas pessoas, de  colher contatos para a rede de cuidados, de cuidar das nossas crianças e adolescentes. Mas  precisamos focar na edificação da igreja. Não podemos ir de mãos vazias para o Tribunal de Cristo.  Precisamos apresentar para o Senhor uma igreja edificada. Nesse processo nós pagamos um  preço, isso começa a exigir de nós. Precisamos negar a nós mesmos, deixar nosso individualismo,  nosso egoísmo, que sempre nos faz considerar-nos maiores que os outros, sempre achando que  nossa maneira é a melhor. Se continuarmos com essas peculiaridades, o Senhor não vai  conseguir uma igreja edificada. Então temos que andar o caminho da cruz! Precisamos dar  fruto! Quem é preguiçoso não vai entregar um bom produto no dia do Tribunal de Cristo. 

Mt 17:1 

No capítulo 16, Jesus tinha levado os discípulos a revelação maravilhosa de Cristo e a Igreja, em  Cesareia de Filipe, longe do peso da religião. Agora, Cristo os levou para o Monte Hermom. Para  receber a revelação de Cristo, você precisa estar no sopé do monte Hermom, sair do plano  terreno. Mas a partir do capítulo 17, você precisa ir a um lugar ainda mais alto, você está disposto?  Essa conferência foi inaugurada no Alto monte!  

Os principais apóstolos estão ali representados, sendo Pedro, Tiago e João. 25% dos 12 apóstolos.  Espero que você esteja incluído nesses 25%. Esses três apóstolos tinham a responsabilidade  da igreja. Eles, em especial, precisavam ver cristo na sua glória. Essa conferência já começou  assim, Ele quer te levar no alto monte para ver Cristo na sua glória. Os discípulos precisavam ser  levados ao nível mais alto para poderem contemplar a glória. 

Mt 17:2 

É impossível, com palavras humanas, descrever essa visão da gloria. É preciso ter revelação. Até  então, os discípulos conheciam um Senhor humilde, sofredor, rejeitado, injuriado, complacente, que  ama as almas das ovelhas aflitas e exaustas, paciente e cheio de compaixão. Mas quem vai levar  a liderança da Igreja, precisa ver o Senhor na glória, na manifestação do Reino dos Céus! O  que eles viram foi uma manifestação do reino vindouro! (Mt 16:27-28) Os três viram o Senhor como  no dia que Ele virá na gloria do seu Pai. Isso tem que nos impactar, aumentar nossa  perseverança! Se você não vê o Senhor na sua glória, não terá força suficiente, não terá  perseverança suficiente. Os líderes precisam ver o Senhor na glória! 

2Pe 1:16-17 

Quando Pedro fala sobre a palavra profética, ele começa dizendo sobre a visão que os três viram.  Eles viram o poder e a vinda do nosso Senhor Jesus. Nós precisamos ter essa visão! Essa visão  impactou a Pedro. Essa visão vai mudar a nossa vida, pois teremos visto a majestade do  Senhor, a glória excelsa!  

Essa palavra “Testemunhas oculares” (“epoptes”), significa que eles foram admitidos na visão imediata da gloria. Essa palavra é usada para a plena iniciação nos mistérios. Essa palavra era o  nome dado para aquele que chegasse ao mais alto dos mistérios elusínios, referente a mitologia  grega. (Ap 2:24) Nós precisamos conhecer os mistérios de Jesus, da majestade, da glória  excelsa! (Lc 9:26-36)  

A transfiguração do Senhor em glória foi um fato e Pedro estava presente. A vinda do Senhor  também será tão real como sua transfiguração.  

Majestade é a magnificência, grandiosidade em esplendor, honra e gloria, até mesmo glória  magnificente. (vs 17.)

Pedro, Tiago e João viam o reino de Deus antes de morrer (Lc 9:27). Eu quero ver o reino nessa  conferência! (Jo 1:14) Precisamos ver essa glória! Estou ficando louco! (1Jo 3:1-2) Seu colega pode  dizer que ser nascido de Deus seja algo absurdo, mas Deus nos fez filhos! (Jo 1:12) O mundo não  nos conhece como filhos de Deus, assim como não reconheceram Jesus. Pela fé, nós  enxergamos claramente que somos filhos de Deus. João o viu como Ele é! Nós também  veremos! As coisas que você dá valor aqui na terra perderão seu valor. (1Jo 4:9-12). Deus dá o seu  próprio filho para vivermos por meio dele, isso mostra o seu grande amor por nós! Ele não cobra o  ar que respiramos. Deus está nos dando tudo o que precisamos, mas a maior manifestação  do seu amor é dar seu próprio filho. Ele nos dá seu próprio filho para que possamos edificar a  igreja! 

O amor que Deus nos dá, nos faz amarmos uns aos outros! Esse amor em nós é aperfeiçoado  (“teleioo” – tornar perfeito, completar, até o fim proposto. Vs. 12). O Shalom acontece quando todas  as peças para a edificação do templo se ajustarem e tornarem o templo completo. Quando o homem  é levado na esfera da glória de Deus, ele tem revelação dos mistérios de Deus, e é imerso na esfera  do amor. O objetivo é introduzir o homem na glória de Deus! Somente amando com o amor de  Deus ocorrerá a edificação da igreja, e quando a igreja estiver pronta, a glória do Senhor  encherá o Seu lugar de habitação (2Cr 6:13-14). (Ag 2:6-9) Nós precisamos ser abalados, então  ficará apenas o inabalável! Quando terminar, o Senhor dará a paz. Vamos nos dispor para dar lugar  de descanso ao Senhor.  

At 7:2-3 

O que realmente mudou a vida de Abraão? Foi a visão do Deus da glória! Ele foi levado para outra  dimensão. Ele percebeu que receberia a sua promessa na esfera celestial. Vamos rogar ao  Senhor para o vermos como o Deus da glória!  

Jo 17:21-22 

Deus deseja aperfeiçoar a nossa unidade! Ele quer nos dar a verdadeira unidade, como Ele e o  Filho tem. Ele quer nos introduzir na Sua unidade. Nosso nível de unidade tem que subir para  outro nível, só assim a edificação terá um fim. Quem quer cooperar com Ele? Se muitos irmãos  entre nós estiverem dispostos a se entregarem a Ele, a serem trabalhados, logo veremos o Senhor. 

Isso só será possível com a operação da Glória que Cristo revela a igreja. (Cl 1:11; 2Co 4:4; 1Tm  1:11) O resultado do trabalho da glória é que nós sejamos um como o Pai é um com o Filho. 

Ef 4:15-16 

Esse ajuste nos dói, mas temos que estar dispostos a esse ajuste. Sem amor não se edifica.  (1Co 13:13) Nós ainda conhecemos em parte. Nós vamos ver o perfeito, seremos levados a  perfeição! Quando vemos a glória do Senhor, deixamos de ser apenas meninos. Agora vemos em  parte, mas veremos face a face! O amor é a própria perfeição. Deus precisa da perfeição do amor  para ter sua habitação. Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas! Vamos cooperar  para encontrarmos o Senhor. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *