Conferência Internacional M06 – Espírito de Sabedoria e de Revelação

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na Conferência Internacional, realizada  na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos  em 03/09/2022. Texto não revisado pelo autor. 

O livro de Mateus relata sobre a geração do Rei. Ele nasceu com o nome de Jesus para tirar os  pecados do Seu povo e também nasceu com outro nome: Emanuel, que é Deus conosco. O Senhor  Jesus passou por muitas dificuldades, sofrimentos e tribulações. Ele veio buscar pecadores,  ovelhas perdidas, por isso, foi de cidade em cidade, de aldeia em aldeia atrás dessas ovelhas  aflitas e exaustas. E, hoje, não é diferente. Jesus chamou 12 discípulos e os enviou para a pregação  do evangelho, porque a ceifa é grande, mas há poucos trabalhadores. 

O Senhor Jesus foi a Jerusalém para sofrer nas mãos dos principais sacerdotes e anciãos do povo. Sua morte foi cruel. Ele morreu como um bandido, malfeitor, mas a morte não O deteve e, ao  terceiro dia, ressuscitou e voltou em forma do Espírito e gerou a igreja com Sua ressurreição. 

Em Mt 16 vemos um quadro em que Jesus, o Filho de Deus, foi ungido para fazer a vontade do  Pai: edificar a igreja, a fim de que as portas do Hades não prevaleçam contra ela e remover toda  usurpação da autoridade de Deus sobre o mundo. Em Mt 28, Jesus disse a seus discípulos: IDE! Agora, chegou a nossa vez: a nossa missão é a edificação do Corpo de Cristo. É com esse  espírito que entramos no livro de Efésios. Estávamos voando num voo de cruzeiro com 35 mil pés  e não baixamos de altitude: entramos no livro de Efésios voando nos mesmos 35 mil pés. 

Para a igreja realizar a missão que Cristo a incumbiu precisamos compreender: o que Deus quer  produzir por meio da igreja, não é um produto terreno, material (físico); não é pela nossa  capacidade humana, conhecimento ou experiências – mas é totalmente uma questão de Deus  nos abençoar com a benção espiritual nos lugares celestiais. Somente Deus pode produzir o  que Ele quer, por isso, Ele precisa derramar Sua bênção para a igreja.  

Para recebermos essa benção espiritual nos lugares celestiais, temos um caminho muito simples:  nossa fé, pois basta crer. Quem crê, recebe tal bênção. Quem duvida, não a recebe. Crer com  simplicidade e obediência. E, crendo, recebemos A BÊNÇÃO DO PAI, que é: a escolha, a eleição  e a predestinação. Dentre tantas pessoas, Deus nos escolheu, nos elegeu e nos predestinou. Mas  qual é a base da eleição do homem? Em Rm 9 vemos que a eleição é totalmente uma questão de  Deus. Ele é o Criador, por isso, Deus como oleiro pode fazer um vaso para desonra e outro para  honra. Não depende da obra dos homens ou de quem quer ou de quem corre, mas de Deus usar  Sua misericórdia. E como alcançamos essa misericórdia? 

1 Pe 1:2 

Tal versículo nos diz que a eleição de Deus é segundo a sua presciência. Deus está e vive na  eternidade, por isso, Ele pode acessar o tempo no momento que for. Pode acessar o tempo antes  mesmo dele acontecer. Se a eleição e predestinação forem pela mera determinação de Deus, não 

haveria necessidade de ter a presciência, nem de nos esforçarmos para pregar o evangelho. Mas  a Bíblia mostra que não é assim. A misericórdia de Deus chega para quem crer. Um dia, pela  misericórdia de Deus, o evangelho chegou até nós e cremos. Nesse momento, a presciência de  Deus foi acionada para nos predestinar e nos escolher. É simples. Continuamos crendo, a nossa  vida é uma questão de crer. Quem está indo às ruas pregar o evangelho? Quem presenciou  milagres? De onde vêm esses milagres? Pelo seu crer na palavra. A fé faz milagres! 

A eleição de Deus não é apenas para sermos salvos, mas também para sermos santos e  irrepreensíveis. A nossa natureza cheia de defeitos será removida e colocada uma natureza  irrepreensível. Ele nos predestinou para a filiação. Não é apenas para ser filho, precisamos crescer  e ser maduros até o nível de herdeiros de Deus e, por fim, ser filhos que revelam a glória de  Deus.  

Quando cremos, A BÊNÇÃO DO FILHO chegou até nós. Tudo o que Cristo realizou na terra fez  com que Deus nos redimisse, perdoasse nossos pecados, nos justificasse e nos fizesse seus filhos.  O encabeçamento de Cristo também começa pelo crer. Não vivemos mais como “galinha sem  cabeça”. Hoje, temos alguém quem nos governa. Cristo é nossa cabeça e, a cada dia, exerce seu  governo sobre nós. 

Ef 1:13 

A BÊNÇÃO DO ESPÍRITO. “tendo nele também crido” – basta crer, é tão simples. Como é  importante crer e, nesse caso, ao crer, somos selados. Você tem uma marca do Espírito Santo e  todos os seres angelicais veem que você pertence a Deus. Você é de Deus, você sequer é de  você mesmo. Deus comprou Sua igreja com o próprio sangue. Deus quer nos ganhar a cada dia,  até que todo o nosso ser tripartido seja tomado por Sua vida e natureza, bem como Sua glória.  Deus quer nos introduzir na glória, Nele mesmo.  

O Espírito Santo é nosso penhor, garantia de que Deus também é nosso. Pertencemos a Deus e  Ele pertence a nós. Deus, em garantia, nos deu o Espírito Santo como uma amostra do que  Deus é e temos desfrutado dessa amostra. Quem está alegre? Quem está vivendo uma vida de  amar as pessoas, amar a Deus? Tudo isso é feito por esse penhor, essa “porção da terra” que Deus  nos deu como garantia. É o que lemos em 1 Pe 1:8: “a quem não temos visto, amais; no qual, não  vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória”. Nós amamos porque  temos o penhor. Tanta glória e amor numa pequena amostra, então, imagina quando o Senhor  voltar naquele dia e tomarmos como herança o próprio Deus em Sua plenitude! Tudo isso você  pode desfrutar pela fé. 

No v. 15 lemos que a fé na palavra nos traz coisas sobrenaturais, da dimensão de Deus. Você pode  procurar qualquer fornecedor aqui na terra que não encontrará o que vemos em Ef 1; tem que ir ao  “supermercado celestial”, porque o fornecedor é Deus. Por isso, a igreja não é conforme a  capacidade e habilidade do homem. O que Deus quer obter entre nós é feito pela fé na palavra 

(crer) e, essa fé que produz a obra de Deus com milagres, produz amor. Quem está envolvido em  tudo isso e não sente o amor sendo produzido em seu interior? Seu amor por Deus foi restaurado,  assim como pelas pessoas que você está cuidando e os irmãos. O amor vem logo depois da fé.  

Hb 1:3; 11:1, 3 

Essa palavra “Ser”, no grego, é “hupostasis” (substância). A fé substantifica a própria substância  (“hupostasis”) de Deus. O Ser de Deus é sua substância. Essa palavra “hupostasis”, em Hb 11:1, está na palavra “certeza”. A fé a substantificação de coisas que se esperam. Nem tudo o que você  não vê, não existe. A fé faz você ter acesso a Deus, à própria substância de Deus que não está  neste mundo – do tempo e espaço. Por isso não vivemos pela nossa capacidade, nós cremos e  assim temos a cesso à dimensão celestial. Por mais capacidade que o homem tenha será produto  terreno. Só que Deus não quer esse produto terreno e sim espiritual. 

Aprender a viver pela fé, crendo na palavra. Em Rm 10:16 vemos que a fé vem pelo ouvir e ouvir a  palavra de Cristo. A palavra profética traz a própria presença invisível de Cristo e, quando  Cristo fala, nós ouvimos e surge em nós essa fé. Dessa forma tem surgido as coisas sobrenaturais  na colportagem, Avança, jovem!, redes de cuidado, conectadas. Por isso, a partir de amanhã todas 

as tardes aprenderemos como fazer a imersão na palavra profética. Que essa imersão na palavra  possa ser uma prática de todos e não apenas dos ceapistas e colportores. 

Você tem seu trabalho secular, então, use o tempo vago para essa imersão. Os colportores, durante  o trajeto até o local da colportagem, vão ruminando a palavra profética. Depois, pregam o evangelho  e, durante a colportagem, quando notam que a coisa começa a declinar, eles param e vão ruminar  novamente a palavra. Depois de meia hora de ruminar estão como um leão solto. Será que a igreja  não pode praticar isso? A imersão na palavra nos empodera

Na bênção que recebemos, veio o próprio Deus e Deus é amor (1 Jo 4:8-16). Quando temos  acesso, pela fé, às coisas espirituais, recebemos a fonte do amor (ágape) que nos supre para amar  a todos. 

Ef 3:16-19; 4:12, 16 

Quando você exercita a fé, você enraíza, tem alicerce firme no amor. Quão largo tem a largura  é Cristo; o comprimento é Cristo, a altura é Cristo. Cristo é imensurável! Há justa cooperação de  cada parte – todos têm parte nessa edificação. A edificação do Corpo de Cristo só ocorrerá se  houver amor, o qual vem pelo exercício da fé. Quanto mais exercitamos a fé, mais amor temos. 

O versículo 16 aborda a questão de dar graças a Deus pelas pessoas que Ele nos deu e pelas  igrejas levantadas em cada cidade, pois isso dá base para Deus fazer Sua vontade. Ao resgatarmos  as pessoas, nós as colocamos na central de atendimento (primeiro atendimento de socorro) e depois são entregues para a rede de cuidado, a qual introduz essas pessoas na edificação da igreja.  

Ao ver o desfrute dos irmãos nesta noite, vejo alegria genuína. Tem muitos shows cristãos que as  pessoas ficam pulando por causa da emoção momentânea, mas os nossos irmãos pulam diferente:  não pulam por mera emoção, porque a música está boa ou por causa da batida, pulam com  conteúdo. Pulamos porque vimos coisas sobrenaturais acontecendo conosco, a palavra profética  mudando nossa vida. Quem foi ajudado em seu casamento por praticar a colportagem? Por isso  estamos alegres! O nosso pulo tem conteúdo, tem consistência, realidade; não é pular porque todo mundo pula.  

Somos pessoas comprometidas com o propósito do Senhor. Deus tem um exército que Ele pode  mobilizar. Precisamos conquistar o continente africano. A região 6 foi pra Angola e com um  custo alto: a primeira viagem gastou 225 mil reais; a segunda, que será realizada, custará mais 480  reais; mas já temos esse dinheiro. Quem faz isso? Tudo é sobrenatural.  

O cone sul está preparando para ir ao Quênia, Uganda e Congo. A região 1 e a região 8 vão para  a África do sul, Moçambique e Madagascar. A região 4 vai para o Cabo Verde e Guiné Bissau. Deus  nos entregou mais um continente: a Austrália. Em novembro, voltaremos lá para fazer uma grande  força tarefa. Deus conta com vocês que provaram essa coisa sobrenatural. Vocês estão dispostos?  Não podemos voltar atrás. Com essa simplicidade e a fé na palavra profética, ninguém nos segura.  Nós somos imparáveis (unstoppable)! Não somos melhores do que ninguém ou os mais capazes; pelo contrário, temos pouca força, somos um pequeno rebanho, mas Deus tem posto diante de nós  uma porta aberta que ninguém vai fechar. 

Todas as pessoas que o Senhor nos entregou, precisamos orar por elas. Elas são a razão de nosso serviço. Não pensem que ao ir às ruas evangelizar, estamos trazendo problema para a  igreja. Os irmãos são a nossa glória, resgatamos as pessoas para cuidarmos delas. Orar pelas  pessoas para quê? (v.17). 

Ef 1:17; At 17:24; Jo 17:5; 1 Pe 1:3; Rm 8:30; 9:23 

Em Efésios 1:17 vemos que Ele é o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo porque Jesus Cristo era o  Unigênito do Pai e se tornou homem (uma criatura) e, como Criador, Deus é Deus de toda a criação.  O nosso Deus criou tudo o que existe. Mas a oração de Paulo foi mais específica: ele ora para  o Pai da glória, o qual é a fonte, origem da glória. A glória, para nós, era um esplendor, um brilho,  mas a glória não é só isso. O Filho pediu, como homem, que fosse glorificado. Então, quem é essa  glória? É o próprio Pai (glorifica-me contigo mesmo). O pai da glória significa que Dele é que emana 

toda a glória para fazer a vontade do Pai. Jesus não se apegou ao fato de ser o próprio Deus, mas  se esvaziou e assumiu a figura de servo.  

“O Pai da glória” indica que Ele é o Pai que nos gerou com Sua vida por meio do Espírito (Jo 3:5- 7), mediante a ressurreição de Jesus Cristo (1Pe 1:3). O novo nascimento veio pela ressurreição. Foi depois da ressurreição que Jesus foi glorificado e veio o Espírito da realidade. E Seu objetivo  em nos regenerar é nos glorificar (Rm 8:30). Deus quer nos glorificar. Você foi chamado e Deus  o justificou e seu destino final é ser glorificado. Deus preparou você de antemão para Sua glória. 

Jo 17:21-22 

Essa glória é para fazer o quê? A glória trabalha a favor de nós sermos um. Não é uma unidade  de comer pizza juntos, é muito superior, intrínseca e orgânica entre o Pai e o Filho. Por isso,  precisamos pedir ao Pai da glória para nos dar essa revelação. No Ceape, antigamente, era cheio  de problemas entre irmãos e irmãs, mas a imersão na palavra acabou com esses problemas porque  é a glória trabalhando. Deus fez Cristo transmitir a glória Dele por meio de praticarmos a palavra.  

Hoje, todos fazem a mesma obra, não tem competição entre as regiões; o Ceape é um. Agora,  Ceape Brasil, Ceape África…, porque todos respiramos e falamos a mesma coisa. A glória está  nos unindo. O Pai no Filho, o Filho no Pai e nós no Filho e no Pai (Deus conosco, Deus com os  homens). Somos parte inerente do Filho e o Filho está no Pai. Organismo vivo (Jo 15): você  consegue separar a videira do ramo? Onde termina a videira e onde começa o ramo? É uma  coisa só.  

Ef 1:17 

No “pleno conhecimento” é “epignosis”, ou seja, é o conhecimento completo, correto e adequado.  Precisamos do Espírito de sabedoria e de revelação para obter esse conhecimento. Não é  teológico, nem teoria; quanto mais pratica a palavra profética, mais você conhece a Deus.  Quando cuidamos de uma pessoa com paciência, longanimidade e amor – tudo isso nos faz  conhecer mais o Senhor.  

Pois nenhum homem, em sua lógica humana, entenderia. Se Deus não der a capacidade  espiritual do saber, e se Ele não revelar as coisas espirituais, nenhum homem teria a  capacidade do pleno conhecimento de Deus. Por isso requer oração, pois depende de Deus revelar  e do homem ter coração adequado de receber. 

Vamos começar essa conferência tendo uma oração: “Senhor, dá-me um coração adequado, me  revela. Dá-me esse Espírito de sabedoria e de revelação”. Depende de Deus revelar e de você ter  um coração adequado. 

Ef 1:18; 2 Co 4:2-6; 1 Tm 1:5; 2 Tm 2:22; Pv 4:23; Is 57:15 [KJA]; 66:2 [KJA] No versículo 18, vemos que Deus precisa iluminar os olhos de nosso coração para ter revelação.  Para ver um objeto fisicamente, precisa de duas coisas: luz e capacidade de visão. Se não  houver luz, não adianta ter visão porque não enxergaria nada. Também não adianta ter a luz se  você não tem capacidade de ver.  

Para ver, primeiramente, precisamos ter luz. Deus precisa nos dar a luz. Por outro lado, se tenho a  luz, preciso da capacidade de ver – olhos que veem. Precisamos também de um coração puro.  Pedir ao Senhor: Senhor, dá-nos a visão e um coração puro. Que o nosso coração não ame as  coisas da terra, nem busque a glória dos homens e sim seja puro para Deus. Ter um coração  quebrantado, arrependido e humilde. 

Rm 8:28-30 

E qual é a esperança de nosso chamamento? “A esperança de Seu chamamento” indica a  grande expectativa que Deus tem ao nos chamar. Ele nos escolheu e nos predestinou para ser conformados à imagem de Seu Filho, para Ele ser o Primogênito entre muitos irmãos. E no tempo  Deus nos chamou, também nos justificou, com o fim de nos glorificar. 

A esperança de Deus ao nos chamar é sermos conformados no molde de Seu Filho primogênito. E  Deus está fazendo esse trabalho. Cristo era o Filho Unigênito de Deus desde a eternidade passada 

(Jo 1:18). Quando Deus O ressuscitou dentre os mortos, Jesus homem foi gerado como o Filho  Primogênito de Deus entre muitos irmãos (At 13:33; Hb 1:5-6; Mt 28:10). 

Hb 2:5-10 

Quem somos nós? Deus quer sujeitar todas as coisas debaixo de nossos pés. O Senhor está nos  conduzindo à glória. A vontade de Deus é coroar o homem de glória e de honra, pois Ele  constituiu o homem para sujeitar todas as coisas debaixo de seus pés. O Pai enviou a Jesus  homem, que foi feito menor que os anjos, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória  e de honra. Ele se tornou o protótipo e a fôrma para transformar e conformar Seus muitos irmãos,  a fim de conduzir os muitos filhos de Deus à glória, como o Autor, Capitão ou Pioneiro deles (Hb  2:5-10). 

Ef 1:18 

A riqueza da glória são todos os atributos de Deus em Sua vida e natureza, tais como luz, amor,  justiça, santidade, autoridade, poder, felicidade e unidade. 

Ao nos abençoar com toda sorte de bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo, a vontade  de Deus é tomar posse de nós plenamente, para que sejamos Sua herança, Sua propriedade e  possessão pela eternidade (Ef 1:11,14b). E, ao mesmo tempo, ao participar da riqueza de Sua  glória, Deus mesmo se tornará nossa herança e propriedade pela eternidade (v.14a). 

Tudo isso que Deus fez é pela fé, é para nos conduzir à glória. Vamos exultar com alegria indizível e cheia de glória. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *