Conferência Internacional M07 – O Poder e a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 07. O Poder e a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo | Leitura Bíblica: Mt 17:1-8; 2Pe 1:16-17

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 27/02/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Estamos no segundo dia da conferência internacional, no domingo. Domingo é o dia do Senhor e, portanto, gostaríamos de lembrá-los da necessidade de honrarmos ao Senhor também com nossos bens materiais, ainda mais durante o período atual, de conferências presenciais, no qual a Estância naturalmente conta com despesas maiores. Portanto, que tenhamos um coração de ofertar para colaborar com essa maravilhosa ferramenta que nos foi dada pelo Senhor. 

Mt 17:1-8; Is 53:2-7; 2Pe 1:16-17 

Nós podemos contemplar a glória do Senhor na manifestação do reino dos céus assim como os três apóstolos puderam contemplar. Espero que essa conferência seja um momento no qual cada um de nós, assim como os discípulos, seja levado pelo Senhor ao monte. Surgiu em mim o pensamento de que nós talvez não ficássemos tão impactados quanto Pedro, Tiago e João ficaram ao ver a manifestação de Jesus. 

Em Isaías lemos que Ele não possuía boa aparência ou beleza física, e aos olhos dos homens parecia apenas um homem humilde, sem formosura. 

Embora tenham presenciado os milagres e feitos de Jesus, os discípulos ainda o enxergavam fisicamente como esse homem humilde; até que, ao serem chamados ao monte, puderam vê-Lo como Ele de fato é, e se impressionaram com a cena. Ao olhar para Jesus revelado, o viram como filho de Deus, Rei do Reino dos Céus, em glória. É essa visão de Jesus que precisamos ter ao edificar Sua igreja: precisamos vê-Lo em glória, precisamos nos impressionar! 

Lc 9:26-36 

Moisés e Elias também apareceram no monte da transfiguração. E Jesus, ali, foi revelado. Embora tivesse uma aparência humilde, quem estava próximo a Cristo sabia que Ele era filho de Deus, e o que Ele realizava. Que hoje possamos ser aqueles que O conhecem e reconhecem Sua soberania e realeza. Ainda hoje, as pessoas ao nosso redor não podem ver o Cristo revelado em nós, mas, no dia de Sua vinda, todos poderemos vê-Lo em Sua glória, na plenitude do que Ele é! Essa foi a visão contagiante que os discípulos tiveram no monte da transfiguração e é a visão que deve nos guiar hoje. Jesus está sentado no trono, acima de tudo e todos, na plenitude de Sua realeza. Que tenhamos esse fato como realidade para nós hoje! 

Com o mover atual, a igreja, graças a Deus, está avançando. Com isso, o fim de Satanás se aproxima, o que o torna desesperado por já não ter onde se apoiar entre nós. Com o crescimento em vida, antigas atitudes que serviam de ponto de atuação para o Diabo têm se tornado cada vez mais escassas no meio

do Corpo de Cristo, tem sido cada vez mais difícil encontrar críticas, maledicências e discórdias entre nós. Nós precisamos continuar avançando, sendo um lugar de repouso para Deus e dando nossas vidas para a edificação da igreja. 

Mt 17:3; Dt 34:5; Jd 1:9; 2Re 2:10-11; Ap 11:3-4 

Deus preservou o corpo de Moisés, assim como preservou a Elias. Em Deuteronômio vemos que o Senhor preservou e ocultou o corpo de Moisés, pois ele seria usado no monte da transfiguração, assim como será usado no final dos tempos. Elias não morreu aqui na terra. Assim como a Moisés, Deus o preservou para os momentos em que seu corpo será novamente usado. Após a revelação de Moisés e Elias no monte da transfiguração, ambos aparecerão novamente só no momento da Grande Tribulação, para cuidar e apascentar o povo de Deus. Dessa forma, qualquer fala e anúncio que indique que eles já estão entre nós nos tempos atuais é falsa e deve ser desconsiderada, pois ambos só surgirão novamente após a era da igreja, no final dos tempos. Hoje vivemos a atuação do próprio Senhor Jesus, que, enviando o Espírito Santo juntamente com a igreja, visa finalizar sua tarefa: a edificação da igreja. Uma vez terminada a era da igreja, Moisés e Elias surgirão novamente. 

Mt 11:13; Lc 9:31; Lc 24:25-27,44; 1Co 15:3; Gl 3:22-28 

Moisés representa a lei e Elias representa os profetas. Tanto a lei quanto os profetas tiveram sua serventia no Antigo Testamento até o momento em que o precursor de Jesus, João Batista, surgiu. Todos os profetas e todas as escrituras falam a respeito de Jesus, e como o Cristo deveria morrer para nos salvar. Tudo o que as escrituras disseram através dos profetas precisava da vinda de Jesus para se concretizar. 

No Antigo Testamento, a lei serviu ao povo de Deus como tutor, como aio. Ela cumpriu o papel de preceptor, guardando-os até que Cristo viesse, até que viesse a fé. Ao vir Jesus, porém, o povo não mais estava sob a lei, pois agora estavam revestidos de Cristo, foram feitos filhos de Deus. Assim, podemos fazer uma distinção entre a importância de Moisés, que representa a lei, Elias, que representa os profetas, e Jesus, que é o maior de todos e cuja importância é a maior de todas. 

Jo 1:17; Rm 4:9-13; Rm 10:4-13 

A lei nos foi dada por intermédio de Moisés, mas por Cristo recebemos a graça! Ele veio até nós como graça e realidade. Graças a Deus nós recebemos a promessa de sermos herdeiros não sob o regime de circuncisão, pois assim estaríamos fora. Abraão recebeu a promessa de herança do mundo antes da circuncisão, e portanto essa foi uma promessa dada a ele não através da lei, mas pela fé. Essa promessa se estende até nós, ainda hoje. 

O fim da lei é Cristo. A lei guardou o povo como tutor, como aio, mas somente para que um dia o entregasse a Cristo. Quando cremos, a nós é imputada justiça, não a decorrente da lei, mas a decorrente da fé. Através da fé, já não temos o que provar em nossa própria força e capacidade, pois Cristo cumpriu tudo por nós. Nos basta confessar que Jesus Cristo é o nosso Senhor, crendo em nosso coração que Ele ressuscitou de entre os mortos, e somos salvos e justificados! Do homem mais justo ao mais simples, basta crer no coração e confessar com a boca. Deus aceitou o trabalho, aceitou a redenção de Jesus para hoje fôssemos salvos e vivêssemos por Ele. Nossa salvação vem hoje sem exigências, sem preço e recebemos com ela a promessa de que quando Cristo voltar, em Sua glória e majestade, reinaremos com Ele! Ao crermos, já não há mais distinção dos salvos diante de Deus: somos todos seus filhos. 

Rm 10:14-15 

Atualmente a pregação do evangelho se tornou muito mais facilitada para nós. Irmãos que antes se achavam incapazes de orar pelas pessoas e pregar a palavra se sentem mais confortáveis ao passar a vida do Senhor através das ferramentas preciosas que Ele tem nos dado. Não é necessário tomarmos a totalidade do nosso viver diário para podermos levar o evangelho a outros! Podemos acessar as pessoas no trabalho, no transporte, no nosso ambiente de estudos. Basta deixar escapar o “Posso orar por você?” e o Senhor fará o resto. Hoje precisamos estar focados em edificar a casa do Senhor, ser lar para Ele na terra. Para isso, porém, é necessário que estejamos indo às ruas para buscar madeira, material para a edificação. As pessoas são o material, e precisamos estar buscando cada uma delas para a casa de Deus.

At 3:13-2; Lc 24:26; 1Pe 1:3-4 

Jesus padeceu, mas o fez por um objetivo: resgatar a igreja e fazer dela uma igreja gloriosa para Si. Todos os profetas profetizaram a respeito de Jesus, e também sobre a importância de seu padecimento em favor da edificação da igreja e de sua morte necessária para que a mesma igreja surgisse. Não podemos, portanto, colocar Moisés e Elias no mesmo nível de Jesus, pois Ele é o único em todo o universo que pode edificar sua igreja, o único capaz de gerá-la. Através de Cristo, fomos regenerados e recebemos uma esperança viva que vai muito além de tudo o que podemos acessar aqui na terra. Essa viva esperança é mediante a ressurreição de Jesus Cristo entre os mortos. Temos uma herança incorruptível reservada no céu, uma salvação preparada para se revelar no último tempo. Hoje, já temos a salvação do nosso espírito, que tem vida pois o Espírito de Deus está em nós. Nossa alma está sendo preparada para a salvação que será revelada no último tempo. Por isso somos colocados na igreja, pois somente quando nos dispusermos a trabalhar juntamente com os irmãos na edificação da igreja é que ocorrerá a salvação da nossa alma. No corpo somos trabalhados para cooperarmos uns com os outros, nos tornando um com os irmãos, negando a nós mesmos em prol da obra do Senhor. 

1Pe 1:7-8 

O Senhor nos coloca para conviver com indivíduos diferentes de nós para que sejamos aperfeiçoados, percamos nossa individualidade e possamos ser um em Cristo. Assim, somos transformados e recebemos a salvação que será revelada no último tempo. 

Nossa fé, por conta da nossa alma ainda não transformada, ainda tem impurezas. O Senhor, portanto, nos traz o fogo, as provações, para que as impurezas da nossa alma possam ser retiradas. Quanto mais puro é o minério de ouro, maior o seu valor. Um ouro com 60% de pureza tem determinado valor, e um com 90% de pureza possui um valor muito mais alto. Hoje, Deus quer nos refinar até estarmos 100% puros, para a honra e glória Dele. 

As provações que chegam até nós são bênçãos, pois em meio aos momentos mais difíceis das provações nós podemos experimentar o alívio e salvação do Senhor. Nesses momentos podemos conhecer e amar mais o Senhor, pois O conhecemos mais e mais a cada provação. Podemos enxergar a mão Dele em cada situação que outros podem chamar de “maldição”. Nesses momentos experimentamos a alegria da salvação: não uma alegria passageira que temos quando tudo está tranquilo, mas a alegria em Cristo, na fé de que Ele está sempre conosco cuidando de tudo. 

1Pe 1:9-1 

A fé serve para que possamos acessar as coisas do Senhor. Um dia, porém, ela não mais será necessária. Depois de tanto tempo tendo nossa alma trabalhada por Deus, Ele poderá, enfim, salvá-la.. Essa é a conclusão da edificação da igreja, e o Senhor passa a ter um lugar de descanso. Quando a salvação da nossa alma, quando a edificação da igreja chegar ao fim, Deus terá um lugar de habitação para o Seu descanso eterno: sem mais haver meios para Satanás trabalhar, sem mais contendas no corpo, sem mais conflitos. 

A conclusão da edificação da igreja recaiu para nós, os trabalhadores da última hora. Pedro, Tiago e João viram a glória do Senhor mas não tiveram a graça que temos hoje, a de finalizar essa era. Quando nossas almas forem totalmente transformadas, quando a igreja for totalmente edificada, só haverá glória! Então o Senhor dará paz, dará Shalom! 

Essa salvação, que anjos só puderam ver, foi dada a nós. Que possamos valorizar nosso direito de primogenitura, não o trocando por nada passageiro e terreno, mesmo que o mundo brilhe aos nossos olhos. 

Mt 17:4-9 

Depois da visão no monte da transfiguração, Pedro estava emocionado, e se dispôs a fazer três tendas, igualando Jesus a Moisés e Elias. Irmãos, não façamos isso, não igualemos Jesus a outras coisas. Precisamos estar desapegados de qualquer outra coisa, de tudo o que sabemos, de nossa maneira própria de edificar a igreja e de servir ao Senhor. Tudo isso precisa ser colocado de lado para que possamos ouvir somente a Ele, seguindo somente ao falar Dele. Não podemos servir a igreja divididos entre a lei, os profetas e Jesus. Devemos ser absolutos, ouvir somente a Cristo.

At 2:32-36 

Jesus padeceu, morreu e ressuscitou, mas não parou por aí. Ele enviou o Espírito Santo no dia de pentecostes para que a igreja fosse gerada, e ela pudesse finalizar a incumbência de Jesus na terra. Hoje devemos dizer ao Senhor: “Eis-nos aqui!” e estar dispostos a obedecer a palavra, obedecer o Espírito Santo para que a edificação da igreja possa ser finalizada. 

Deus precisa ter todos os Seus inimigos debaixo dos pés para a edificação da igreja, e isso inclui os inimigos que estão dentro de nós mesmos, que precisam ser dominados por Ele. 

Jo 17:4-5 

Enquanto estava na terra, Jesus negou suas próprias vontades e fez tudo conforme a vontade do Pai, para Sua glória. Ao vir como homem, Cristo buscou a vontade de Deus para que seu sacrifício em terra fosse aceito, e por tal sacrifício fomos salvos. Ao ser aprovado como homem, a humanidade de Jesus foi introduzida na glória, Cristo foi assentado à direita de Deus. O objetivo de tudo isso é que o Senhor possa também nos introduzir na glória. 

Mt 16:27; Mt 25:31; 2Co 5:9-10; 1Co 3:12-14 

Enquanto estivermos aqui em corpo, devemos almejar ser fiéis no serviço ao Senhor, no nosso aperfeiçoamento, na edificação da igreja aqui. É necessário também que estejamos sendo edificados naquilo que é verdadeiro, naquilo que não pode ser abalado. O Senhor nos abala hoje para que tudo o que é madeira, feno e palha seja revelado. Naquele Dia, Ele fará toda a nossa obra passar pelo fogo e será provada, consumindo e tornando em pó toda madeira, feno e palha. Mas àqueles cuja edificação permanecer firme após a passagem pelo fogo, será dado o galardão! 

Hb 11:26,35-40; Ap 21:12-14,17 

Que o Senhor abençoe a cada um de vocês, elevando a todos no mais alto monte para que possamos ver a glória do Senhor, ver sua majestade e reconhecer que Ele foi ungido por Deus para realizar essa tarefa tão importante: a edificação da igreja. O Senhor hoje está trabalhando na salvação da nossa alma, para que possamos edificar a igreja e alcancemos plena salvação, sem obstáculo algum para que Deus possa nos introduzir em Sua glória para todo o sempre! Essa edificação vale a pena, vamos nos entregar ao Senhor para edificar Sua igreja! Aleluia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *