Conferência Internacional M08 – As Lições Necessárias Para a Edificação da Igreja

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 08. As Lições Necessárias Para a Edificação da Igreja | Leitura Bíblica: Mt 17:14-27

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 27/02/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Sejam todos muito bem vindos para mais uma transmissão do Instituto Vida para Todos. Estamos no meio de uma conferência maravilhosa, na qual O Senhor quer nos levar para o monte da transfiguração. A visão do monte talvez não seja necessária para todo cristianismo, mas para aqueles que têm encargo de finalizar junto com O Senhor a obra na era da igreja é necessário ter essa visão. Esse Senhor que nos convoca para trabalhar na sua vinha precisa de alguns que tenham não somente a visão de um Jesus compassivo e perdoador, que se preocupa com as ovelhas, mas também enxergar Jesus como Rei do Reino dos Céus. O Senhor está introduzindo aqui o seu Reino por meio da sua Igreja nessa terra. 

Toda vez que se introduz um reino, no outro há guerras. Estamos envolvidos numa luta. Para quem está à frente da batalha, quem comanda a batalha, precisa ter a visão de que O Senhor que nos convocou é O Rei. Ele precisa mostrar sua majestade para nós. Mostrar O Seu poder e sua glória. Se vocês não estivessem envolvidos nessa guerra de reinos talvez não fosse necessária essa visão, mas para quem está envolvido é preciso ver que Jesus é Rei. Jesus é cheio de poder para instalar o Reino de Deus aqui nessa terra. Nosso Senhor é majestoso. 

Essa visão vai vir numa ascendente, talvez não de uma hora para outra, mas numa ascendente. Tive a sensação hoje na sala de comunhão com os cooperadores que estávamos todos num elevador. Nós estávamos juntos subindo. O monte Hermon tem 3 mil metros, mas já saímos do chão. Estamos subindo mais e mais. Eu creio que se você tem o desejo no coração O Senhor vai te levar aos 3 mil metros, pois você se preocupa com o Reino de Deus. 

Está havendo uma guerra no leste europeu, a atenção do mundo todo se voltou para lá, e os protagonistas são os principais líderes das nações. Os líderes das nações que possuem o maior poder militar estão em evidência. Talvez eles tenham em suas mãos as armas nucleares que podem destruir a terra várias vezes. E as decisões são tomadas por eles. O clima está tenso. 

Mas eu digo para vocês irmãos, que a verdadeira sala de guerra estava na sala dos cooperadores. Quem vai mudar o destino do mundo somos nós. A nossa importância é maior que desses líderes das nações. Deus vai usar sua Igreja, Ele depende de nós para operar a edificação da Igreja. Uma parte já fizemos nesses cinco anos, que foi alcançar muitas pessoas nas ruas. Subimos ao monte para trazer madeira e trouxemos um número significativo de materiais para edificar a Igreja. Agora, a partir de Mateus 16, O Senhor está nos mostrando que Ele precisa de uma casa para repouso.

Não é uma casa física. Que casa podemos dar ao Senhor? 

Isaías 66:1-2 KJA 

Aquelas catedrais de 40 metros de pé direito, é naquela catedral que Deus mora? Aquela casa pode dar descanso a Deus? Tudo o que podemos criar é Deus que criou. Ele quem fez tudo. Quando Deus deu descanso ao Rei Davi, ele procurou o profeta Natã para dizer que desejava edificar uma casa para O Senhor. Deus lhe apareceu em sonho a noite “Eu nunca pedi para ninguém edificar uma casa para mim. Minha arca tem andado de tenda em tenda. Nunca reivindiquei uma casa. Mas vou permitir que o seu filho Salomão edifique um templo para mim”. 

Salmos 132:1-8,13-14 

Sião é quem luta pelo Reino. Onde você está? O Senhor escolheu a Sião. Nós estamos edificando uma verdadeira casa, que é uma habitação de Deus no espírito. Não há uma casa material suficiente para satisfazer a Deus. Deus quer habitar nos contritos de coração e espírito quebrantado, e que amam com amor reverente a sua palavra. Esses vão edificar uma casa para Deus, que é a Igreja. 

Mateus 17:9-21 

Elias já veio na pessoa de João Batista e endireitou as veredas e aplainou o terreno para chegar como Rei do Reino dos Céus. Depois dessa visão houve um relato da cura de um jovem possesso. Agora parece que voltam os casos parecidos com os casos antes do capítulo 16. Mas até o capítulo 15 haviam muitos casos de doenças, enfermidades e expulsão de demônios por causa da queda do homem e desconexão entre o homem e Deus. O caos se instalou na sociedade humana, e Jesus como Rei do Reino dos céus precisava curar, a fim de que os curados se tornem cidadãos do Reino dos Céus. 

Mas depois do capítulo 16 a natureza da narração começa a mudar. Esse lunático pode ser traduzido como epilético. Depois da revelação da Igreja e da necessidade de sua edificação, tudo mudou para um nível mais elevado. A epilepsia é uma doença neurológica crônica, que pode ocorrer de distúrbio genético ou lesão cerebral adquirida, como AVC ou traumatismo. Espiritualmente falando, o ser humano tem um problema crônico com a cabeça, quando se desconectou de Deus, perdendo o encabeçamento de Cristo em sua vida. Quando se desconecta da cabeça, tudo vira uma confusão. 

Em setembro de 2020, numa quinta-feira, eu acordei e percebi que havia perdido a força na mão direita. Houve uma lesão neurológica que desconectou a função motora da mão do cérebro. O cérebro não consegue mais controlar a mão. Quando se perde a conexão com a cabeça, com a autoridade de Deus, o seu músculo fica nulo. Você pode ser forte mas não consegue mover um dedo. Vocês estão entendendo como é importante não perdemos a conexão com o cérebro, com a cabeça? 

Você pode dizer que é muito forte, mas quando você perde a conexão com a autoridade de Deus essa força fica anulada. 

Efésios 4:16 

Na reunião anterior eu falei que Deus é amor, e a maior demonstração do amor de Deus não está apenas na sua doação constante para o homem sobreviver, mas em Deus enviar o Seu próprio filho para nos resgatar. Porque Deus enviou seu filho? Para que pudéssemos usar esse mesmo amor para amar uns aos outros. 

Vocês sabem que a história que vai permanecer para a eternidade é a história escrita com amor? Essa história é a história que vem desde a eternidade passada. Antes de Deus criar o mundo, só havia Deus, mas Ele já tinha experiências de relacionamento. Se houvesse alguma coisa que Deus não conhece Ele não seria Deus. Ele sabe de tudo, Ele é a origem e fonte de tudo. Se lhe carecesse da experiência de relacionamento, Ele não seria Deus. Apesar de ser um, é triúno.

Provérbios 8:30-31 KJA 

O filho tinha relacionamento com o Pai. Deus não precisa de nada. Ele mesmo tem relacionamento entre o Pai e o Filho. O Filho era o prazer do Pai, e o Filho vivia uma verdadeira felicidade com o Pai. No versículo 31 Deus criou o mundo. Nesse momento entra mais um elemento, os seres humanos. 

Você sabe como é feito o tecido? Os fios no sentido longitudinal chamamos de urdidura. Os fios transversais chamamos de trama. O tecido é feito com os fios em duas direções. Hoje de manhã eu disse que precisamos da fé, esperança e amor. A fé é para ter realidade das coisas espirituais, a esperança nos mantém com perseverança, e tudo isso visa o amor. 

O amor é o que vai permanecer para sempre. A história que fica, que permanece, é a história do amor. Se você não sabe o que é edificação na vida da igreja, você não sabe o que é a história do amor. Amar uns aos outros é porque Deus quer escrever uma história de amor com o nosso relacionamento. Uma pessoa individual não consegue escrever essa história de amor, precisa de relacionamento, precisa edificar a igreja. 

Antes da igreja surgir estava o Pai e o Filho, e o Pai é o amor. O receptor desse amor era o Filho. O Filho usava esse amor e voltava a amar a Deus. O amor ia do Pai para o Filho, e assim se tecia uma história ao longo da eternidade. Entrou o homem como mais um elemento. Agora o homem é o receptor do amor de Deus. Devemos usar esse amor para amar a Deus e amar o próximo. 

Mas se eu não me preocupo com a edificação da igreja, se eu apenas me tranco no meu quarto, se eu não tenho relacionamento não consigo tecer a história do amor. Nós precisamos de relacionamento. O relacionamento é a nossa fraqueza. Tudo o que recebemos na queda vai de encontro ao relacionamento. 

Mas Deus quer nos salvar completamente.Deus está salvando completamente a nossa alma. Vamos correr um risco, vale a pena correr o risco. O homem que não corre o risco não executa nada. Vamos sair de nosso individualismo, de nosso isolamento, vamos nos abrir e nos arriscar para ter relacionamento com os irmãos e amar os irmãos. Vamos escrever com Deus uma história de amor. 

João 7:37-39 

Qual a fonte desses rios? O amor de Deus. Quando você crê em Jesus, você toca em Deus e recebe da fonte o amor. Quando você creu em Jesus você recebeu o Espírito. Nesse Espírito Deus é amor, e agora esse amor não pode ficar retido numa caixa d’água. Vamos deixar com que esse amor que recebemos de Deus vire rios de água viva. Usar esse amor para amar os outros. Assim faremos parte desse tecido que tem sido tecido desde a eternidade passada. 

Estamos terminando esse tecido nessa era. Não perca a história, não fique de fora. Vamos correr o risco. Vamos entregar nossa vida para a igreja, para Deus poder nos edificar nesse verdadeiro relacionamento de amor. Precisamos exercitar a fé na palavra de Deus e nada será impossível. Apesar de haver muitas dores e dificuldades, o resultado é uma coisa gostosa, uma felicidade infinda, um amor indizível, é compensador. 

Mateus 17:22 

Essa é a segunda vez que Jesus fala que será entregue nas mãos dos homens. Sem o caminho da cruz a morte e a ressurreição de Cristo não aconteceria e não haveria a geração da Igreja e muito menos sua edificação. Se Jesus correu o risco, porque você não pode correr o risco? Se Jesus se entregou para que a Igreja fosse gerada, você não poderia também se entregar para que a Igreja seja edificada? 

Efésios 5:25-27

Cristo amou a Igreja não só de boca, Ele se entregou por ela. A palavra nos lava e nos santifica de nossas impurezas. Para apresentar a Igreja sem mácula e sem defeito é que Cristo entregou sua vida pela Igreja. E nós devemos também entregar nossa vida pela Igreja. 

Mateus 17:24-27 

O imposto das duas dracmas era cobrado anualmente de todos os judeus de 20 anos para cima sendo destinado à manutenção do templo. O templo precisava de manutenção e o imposto era cobrado de todo judeu. Se todo judeu paga, pagaria Jesus? Para Pedro, sim. 

Esse registro está aqui, depois do capítulo 16 de Mateus, pois a partir de agora Jesus quer mostrar nossas dificuldades na edificação da igreja. Como homem natural andamos em nossa lógica, somos homens racionais. Quando Jesus disse que importava o filho do homem morrer na mão dos sacerdotes e ressuscitar, Pedro no homem natural puxou Jesus de lado e começou a repreender. Jesus disse “Arreda Satanás”. A razão do homem está debaixo do controle de Satanás, pois não cogita das coisas de Deus e cogita das coisas dos homens. 

A coisa que não edifica a Igreja não é necessariamente pecado e imundícia, são coisas boas. As coisas boas do homem natural não edificam a Igreja. Se nossa atitude for “a partir de então vou dar todas as minhas energias para edificar a igreja” vai dar tudo errado. Você vai ser um estorvo na edificação da Igreja. Sua lógica e sua razão são uma com Satanás. Nosso homem natural não cogita das coisas de Deus, é impossível nossa mente cogitar das coisas espirituais. 

Alguns usam sua prática natural que aprenderam no mundo sem passar pela ressurreição. Precisamos levar nosso velho homem com todas as suas razões e lógicas para a Cruz. Somente no novo homem, na nova criação cogitaremos das coisas de Deus e edificaremos a Igreja. Pedro foi na lógica e disse que Jesus pagava o imposto. Jesus o mandou ao mar pescar. No primeiro peixe que fisgar achará um estáter. Pelo modo humano não podemos aprender a lição. Pedro quando foi pescar teve tempo de refletir. 

Deus faz essas coisas para você aprender a lição da edificação da Igreja. Não use sua capacidade natural, deixe ela na morte. Deus vai usar sua capacidade na ressurreição. Deus não usou Moisés em seu maior momento de vigor e energia. Aos oitenta anos de idade Deus chamou Moisés numa sarça que não se consumia no fogo. Deus o chamou para tirar o povo do Egito. Quando você está cheio de capacidade natural Deus não consegue usar você. Quando você se vê sem capacidade para edificar a Igreja, agora está num momento bom para Deus usar. 

Deus precisa tirar a nossa força natural para Ele nos usar na edificação da Igreja. 

Mateus 18:1-5 

Usar a força natural, nossa mente lógica racional não edifica a Igreja, só destrói a Igreja. Todo homem caído quer ter posição e disputa pelo poder. Luta pelo primeiro lugar. Essa disputa é vida e morte. Um maldiz o outro, puxa o tapete do outro. Deus quer tratar por nossa ambição por posição. Todo mundo quer poder, e essa disputa por posição arruinou a Igreja. No final do primeiro século, quando acabou o apostolado de João já não havia palavra profética, e sem palavra o povo se corrompe. 

Desse modo, o bispo Inácio teve a boa intenção de conservar a Igreja no ensinamento dos apóstolos e guardar a unidade das igrejas. Assim se começou a se considerar os bispos uma hierarquia superior aos presbíteros. Não é assim que se vê na Bíblia. Bispo é uma função dos presbíteros de supervisionar. Essa hierarquia começa a criar uma confusão. Começou a disputa pelo poder e o clericalismo surgiu na Igreja. E o clericalismo acabou com a função dos membros do corpo de Cristo. Todos nós precisamos voltar a ser uma criança, na Igreja não há disputa pelo poder. 

Pra haver a edificação precisamos acabar com o conceito natural de posição. Aquele que a si mesmo se humilhar como uma criança será o maior no Reino dos Céus.

Mateus 5:3 

O Reino dos Céus é composto por aqueles que são pobres de espírito. 

Isaías 57:15 KJA 

Quanto mais você luta pelo poder de destaque na Igreja você não vai ter nada. É melhor ir pelo caminho inverso, um contrito em espírito. 

Isaías 66:2 

São esses que vão edificar a Igreja. Não são os que lutam pela posição. Jesus não buscou pela posição, quando Ele se humilhou até o final, Deus o exaltou sobremaneira, e lhe deu o nome que está acima de todo nome. E todo joelho se dobrará à Ele, e toda boca confessará que Jesus Cristo é O Senhor. Não tome o caminho de Satanás. Na igreja seja contrito e humilde de espírito, sempre considerando os outros superiores à você. Todos devemos ter clareza da ordem na Igreja. Não busque ser o primeiro, a busca pela posição fez a Igreja sucumbir. O irmão Dong nos ensinou a não procurar privilégios. Vamos buscar ser assim. O primeiro é o último e servo de todos. 

Mateus 18:6-9 

A terceira lição para a edificação é saber que na vida da igreja nenhum de nós vive para si mesmo. 

Romanos 14:7-19 

Na edificação da Igreja Deus precisa desses homens. Não vivemos para nós, não somos egoístas ou vivemos para nosso próprio interesse. Se estamos vivos é para O Senhor, e se morremos é para O Senhor. Deus não colocou você para ser juiz dos outros, não se ponha no lugar de juiz na igreja, não despreza ninguém. Não olhe os irmãos com seus olhos naturais. 

No tocante a ser fiel a Deus você dá conta de você. Não somos fofoqueiros ou bisbilhoteiros, não falamos dos outros, cada um dá conta de si mesmo. Porque você despreza ou julga? Quem é você? Você não morreu por ele. Vamos buscar a justiça mas não como a gente vê. Você não é juiz. Assim temos a paz, e a edificação se dá por meio da paz. A paz gera alegria, e apesar de muito sofrimento na edificação somos alegres. 

1 Co 6:12 

Viver sozinho sem relacionamento te proporciona viver muitas coisas lícitas. Quando você se casa não convém fazer as coisas de antes. 

1 Co 10:23 

1 Co 12:14-15;20-25 

Somos egocêntricos e pensamos na igreja como único membro. Nenhum membro vive para si, todos os membros vivem para o corpo. Nunca podemos dizer para outro irmão que não precisamos dele. Vamos nos arriscar e nos perdemos no corpo? Eu sou para o corpo, não sou para mim mesmo. 

Mateus 18:10-35 

Esse pequenino que você despreza, os anjos dele vão diante do pai interceder por ele. Muitos dos jovens que se tornaram úteis hoje não estavam numa situação boa. O Senhor os encontrou e foram para O Ceape. Não vamos julgar com nossos olhos naturais. Deus pode transformar um pequeno Saulo em Paulo. Pode transformar um Onésimo que nada valia em um cooperador de Paulo. 

No capítulo 16 o Senhor dá a visão da Igreja, em diante até o capítulo 18 o Senhor dá recomendações sobre a edificação da Igreja, e a partir do versículo 17 do capítulo 18 começa a prática da Igreja. Na prática podemos ter muitos problemas, ofensas de um contra o outro. Os conflitos na Igreja são para aprendermos a lição. Se alguém te ofendeu, procure a pessoa que te ofendeu. Vamos nos rebaixar. Vá com a intenção de resgatar o irmão, de levar luz. Se não for

suficiente, leve mais um ou dois irmãos para resgatá-lo. Se o irmão não escutá-los, leve a situação para a Igreja. Vamos procurar introduzir a paz, o que temos de tratar, vamos tratar, sempre buscando a edificação. A autoridade da Igreja vem do Céu, pois Jesus é O Senhor. 

Perdão é uma lição extremamente importante na edificação da Igreja. Se não perdoarmos não haverá edificação da Igreja, e se não pedirmos perdão a Igreja também não será edificada. A nossa dívida com Deus é impagável. 

Tiago 2:13 

Se você aqui na terra não usou de misericórdia, Deus não vai ser misericordioso com você. A misericórdia tem mais vitória sobre o juízo. Se você exercer a misericórdia você vai ter mais lucro. 

Colossenses 3:12-14 KJA 

Vamos aprender a ter compaixão um pelo outro. Vamos usar a mansidão e paciência. Tudo isso é fruto do amor. Assim você vai escrever a história de amor. O perdão nos liberta de nosso ressentimento de de raiz de amargura. Vamos aprender a perdoar para a edificação da Igreja. Estamos tecendo um tecido de amor e de relacionamento. Estamos na reta final. 

Jesus é O Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *