Conferência Internacional M09 – Preparando o Material para Edificação

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 09. Preparando o Material para Edificação | Leitura Bíblica: Ag 1:8; Mt 13:1

Palavra ministrada pelo irmão André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 28/02/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Ag 1:7-8 

Há várias etapas aqui em um só versículo.

  1. Subir ao monte, trazer madeira 
  2. Edificar a casa do Senhor 
  3. O Senhor se agradará dela e será glorificado 

Precisamos sair às ruas em busca de madeira, de material de construção! Hoje a porta para a salvação dos gentios ainda está aberta. Temos de aproveitar isso, pois um dia essa porta fechará. Aproveitemos para ir às ruas, contatar as pessoas, pois o Senhor quer salvá-las! Usem o “Posso orar por você?”, essa ferramenta incrível que Deus nos deu. 

Mt 16:14 

Jesus levou os discípulos para Cesareia de Filipe, um lugar límpido. Da mesma forma, o Senhor nos trouxe para a conferência, um lugar onde somos guardados, no meio dos irmãos, um ambiente saudável, para que o Senhor nos revele algo. Este lugar é único que o Senhor nos deu para a revelação Dele. 

Neste lugar, Jesus perguntou aos discípulos quem eles acham que Jesus era. Simão Pedro, representando os discípulos, disse que Jesus é Cristo, o Filho do Deus vivo. “Cristo” é ungido para a realização da obra de Deus. Ele recebeu uma missão do Pai. Mas o Filho do Deus vivo significa que Ele realiza essas obras de Deus na vida divina. É crucial sempre dependermos dessa vida de Deus, nunca dependendo de nós mesmos. 

Jesus respondeu a Pedro que a resposta foi revelada a ele pelo próprio Deus. Aqui nos é mostrado que o Senhor tem um mistério, e quem é o mistério Dele? É Cristo! Naquela época, as pessoas encontravam Deus em Jesus. Onde está Deus? Em Cristo, pois Ele e o Pai são um. Há, todavia, outra metade do mistério: “Tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha igreja”. “Pedro” é pedra pequena, “rocha” é pedra grande. O próprio Senhor edificará a igreja! Essa igreja é o mistério de Cristo. 

O mistério de Deus (que é Cristo) foi revelado por Deus. Agora, o mistério de Cristo será revelado por Cristo – Ele nos mostrou a revelação da igreja. Quando as pessoas querem conhecer a Deus, devem ir à Cristo, e quem quer conhecer a Cristo deve ir à igreja! E não somente uma igreja composta por materiais soltos, mas uma igreja edificada, como Deus a quer. As portas do Hades não prevalecem sobre uma igreja edificada. Hoje as portas do Hades ainda podem nos atrapalhar, pois ainda damos

brecha para a atuação do inimigo na carne, na nossa alma. Mas um dia cresceremos totalmente em vida! Estamos na igreja para sermos aperfeiçoados, e termos os atributos da carne retirados – discórdia, ciúme, inimizade, etc – quando isso acontecer seremos a igreja edificada. O quanto Deus pode trabalhar em você é o mais importante em nossas vidas! Por meio da colportagem, o Senhor trabalha na sua vida, pois Ele quer que você seja um dos que edificam a igreja. 

Quando formos edificados, prevaleceremos contra o inimigo! 

Mt 16:19 

A palavra correta para “ligar” é “atar”. O Senhor sabe o que deve-se atar ou desatar, porém Ele depende da igreja para liberar a ordem! Atar é para o inimigo, amarrar as obras do inferno, e desatar é para livrar os irmão do cativeiro. O Senhor comentou que dará as chaves do reino dos céus a Pedro. Por que “chaves” está no plural? Pedro, com uma das chaves, abriu a porta de salvação aos judeus, primeiramente (At 2). A outra chave foi usada para abrir a porta de salvação para os gentios! Por meio dessa outra abertura nós estamos aqui! Pedro abriu a porta de salvação, e teve de ser o mesmo para abrir a porta de salvação aos gentios. 

Mt 16:21-24 

Para edificar a igreja, abrir a porta de salvação para judeus e gentios, o Senhor teve de passar por uma etapa. Ele precisava ir à Jerusalém, ser morto e ressuscitado ao terceiro dia e, assim, a edificação da igreja se tornou real. Jesus se tornou o Espírito que dá vida, entrando em todos que creem em seu nome. 

Curiosamente, o mesmo Pedro que foi usado para revelar Cristo como mistério de Deus, foi usado por Satanás. Pedro é nosso maior representante, em um momento somos muito inspirados, cheios de espírito, porém em outro momento podemos ficar abatidos, e somos usados por Satanás. 

A vida da igreja é seguir o Senhor, é tomar sua cruz. A cruz não é para te trazer sofrimento, ela serve para te matar. Dentro de você há o Leviatã, há o Beemote, que falam por sua boca, então você precisa matá-los! O Senhor quer salvar a nossa alma. O Homem caiu na sua alma e por isso o Senhor diz que quem quiser salvar a própria alma, deve perdê-la. Após a queda, o Homem desenvolveu uma personalidade autônoma. No Jardim do Éden, o Homem não se preocupava com nada, Deus cuidava de tudo. Quando Satanás seduziu Eva, ele usou a mente para ganhá-la. Essa é a parte mais danificada e difícil de ser salva. Deus também quer salvar nossa mente, nossa alma. O que devemos fazer? Colocar nossa mente no espírito. A mente posta na carne dá para a morte, com certeza, mas a mente no espírito é vida e paz! Quando o Senhor edificar a igreja, quando Ele salvar nossa alma, aí aparecerá a manifestação do reino dos céus! No alto monte, o Senhor só levou três discípulos, os principais. Mas hoje, graças a Deus, a glorificação está disponível para todos nós! 

Jesus é rei do reino dos céus, mas Ele precisa de pessoas para compor Seu reino. Satanás não sabe edificar, ele só consegue matar, roubar e destruir. Com a desconexão de Deus, o mundo se tornou um caos. Esse é o resultado da queda do homem e, Deus, então, precisa reconectar essas pessoas. Ele foi como um semeador trazendo a semente da vida aos corações de cada um. Na parábola do semeador, vemos 3 situações adversas e uma que produz fruto. Mas não desanimemos, mesmo as três situações adversas tem resolução, basta cuidar das terras! Só não é salvo quem não quer; a salvação depende de nós! 

Cl 1:13; Mt 8:20; Mc 1:35-45; Mc 2:1-5; Mc 3:31-35 

Estávamos no reino das trevas, e fomos transportados por Deus para o reino do filho do seu amor. Agora, Ele quer que estejamos dispostos a ir para as ruas em busca de material para construção. Jesus não tinha tempo para si, Ele não parava um minuto, pois era para isso que Ele veio. Nós estamos aqui, e devemos ser dedicados nas nossas missões porque foi para isso que viemos! 

Havia muita gente indo atrás do Senhor. Ele tinha um magnetismo por conta do amor de Deus que tinha pelas pessoas, Ele era diferente. Jesus tinha profunda compaixão pelas pessoas, se condoía por elas, Ele poderia se sacrificar, sem dormir ou descansar, desde que ganhasse as pessoas para Deus. 

Jesus tinha um caráter emergente, e não media esforços para levar as pessoas ao reino de Deus. Mesmo na sua casa, em Cafarnaum, Ele não descansava, mas anunciava a palavra do Senhor às pessoas, e era essa palavra que as atraía. O amor pelas pessoas era tão grande, que Ele não queria perdê-las. Esse é nosso coração? Vendo a situação das pessoas, temos compaixão por elas? Cabe a nós fazer algo por elas, assim como Jesus fez! Ele deixava tudo pelo evangelho, inclusive a família ficava em segundo plano frente à pregação da palavra. 

Mt 8:24 

Jesus dormia no barco não obstante as ondas fortes que batiam. Porém o Senhor estava tão cansado, que dormia. Que espírito o do Senhor! Nós ficamos exigindo nosso próprio travesseiro e cobertor, mas o Senhor descansava mesmo frente a dificuldades. 

O Senhor também não tinha privacidade, algo que muitos de nós prezamos tanto. O único momento de sossego era quando subia o monte e orava ao Pai. Nesse momento de conversa com o Pai, Ele restaurava Suas energias. Nós, que fazemos o trabalho do Senhor, devemos ter o mesmo caráter: nos sacrificarmos, enfrentarmos adversidades em prol do reino de Deus, para que ele ganhe com meu sacrifício. A pregação do evangelho é crucial em nossa vida. O Senhor saía para semear, e contatava todas as pessoas. 

Mt 9:35-38; Lc 10:1-3 

A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Se você foi tocado pelo caráter emergencial do Senhor pelo evangelho, vá para o CEAPE. Lá você vai adquirir o desespero do Senhor pelos pecadores. Precisamos ser esses trabalhadores na seara. Nossa seara é composta por uma multidão de pessoas aflitas como ovelhas que não têm pastor, devemos atendê-las como o Senhor as atendeu. Mesmo diante de lobos, não temamos, pois o Senhor será conosco e colocará palavras em nossa boca para lidar com eles. 

Lc 12:49 

Até então o Senhor estava na carne, limitado no tempo e espaço. O Senhor estava consciente disso, e neste versículo nos mostra que gostaria que fosse de outra maneira. Ele veio para lançar fogo na terra, mas, para tal, deveria antes passar por um processo. Imagine a angústia do Senhor por não conseguir fazer mais por estar na terra, por ser limitado mesmo chamando os doze, mesmo enviando os setenta. Jesus precisava ser batizado, o que se refere à morte e ressurreição do Senhor, a partir de quando Ele se tornou Espírito, e agora quando invocamos crendo em Seu nome somos salvos. E o que aconteceu em At 2, quando abriu a porta dos judeus, 3000 foram batizados em uma noite, e depois, 5000! As coisas com o Espírito andam muito mais rapidamente! O Senhor nos dirige no Espírito, e podemos pregar o evangelho no Espírito para trazer o material de edificação da casa de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *