Conferência Internacional M10 – A Plenitude dos Gentios

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 10. A Plenitude dos Gentios | Leitura Bíblica: Rm 11:25

Palavra ministrada pelo irmão André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos  diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – São Paulo, em 28/02/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.  

Aleluia, vida para todos!!! Hoje de manhã vimos o exemplo que o Senhor deu, revelando-se uma  pessoa focado no evangelho e Ele se sacrificava para isso. O Senhor Jesus teve três anos e meio,  ou seja, pouco tempo, por isso Ele aproveitava cada minuto para a edificação. E nós hoje devemos  fazer o mesmo, porque não temos muito tempo. Precisamos ter o mesmo ritmo do Senhor, o  mesmo amor pelas pessoas – pregando o evangelho, praticando a colportagem dinâmica, por hora  ou por oportunidade; temos o Avança, Jovem!, a rede de cuidado; as mulheres conectadas e, agora,  temos os homens de oração. Temos todas essas ferramentas funcionando para que a edificação  possa ocorrer nas igrejas. Quando o Senhor Jesus completar Sua edificação, então chegará o  shalom [a paz].  

Mt 10:5; Jo 1:11-12  

Como os gentios ganharam essa maravilhosa salvação? A instrução que o Senhor deu para os  discípulos foi para dar preferência à casa de Israel. Isso mostra que o Senhor estava acatando a  promessa de Deus com relação ao Seu povo Israel. Até aqui Deus deu chances para a conversão  de Israel. A rejeição de Israel nunca partiu do Senhor Jesus, mas de Israel mesmo. O Senhor sempre  respeitou a aliança de Deus com Seu povo Israel, mas “os seus [judeus] não o receberam”.  

Mt 12:14, 24-32; Lc 4:28-30; Mc 3:6  

O povo de Israel, além de não reconhecer o Senhor Jesus como o Salvador, conspiraram contra a  vida Dele. Israel chegou ao máximo na rejeição ao dizer que o Senhor Jesus expulsava demônios  pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios. Eles se encheram de ira contra o Senhor. Muita  maldade. Mas vemos que, quando chega o reino de Deus, os demônios vão embora. Por isso, em  nosso ambiente aqui na Conferência o demônio não chega perto. O pecado dos judeus foi ter  blasfemado contra o próprio Espírito chamando o Senhor Jesus de belzebu. Isso é um alerta! O  Senhor Jesus é fruto do Espírito Santo, a Sua obra é do Espírito Santo. Por isso que dessa rejeição  dos judeus, o Senhor Jesus se volta aos gentios.  

Rm 9:1-29  

Os capítulos 9 ao 11 de Romanos são Paulo falando aos seus compatriotas. Paulo era judeu da  tribo de Benjamim, mas ele se converteu ao Senhor e este o comissionou para pregar evangelho aos  gentios. Por isso, Paulo mesmo fala que era apóstolo dos gentios. A partir do v. 6 de Rm 9 vemos  Paulo mostrando a rejeição de Israel e ele nos diz que em Isaque será chamada a descendência  de Abraão. Isaque veio antes da Lei, portanto, é pela fé. Paulo também relata a experiência de  Abraão e Sara quanto à promessa de Deus de terem um filho (Isaque). Vemos que Isaque é a  descendência verdadeira de Abraão.  

Isaque casou-se com Rebeca e tiveram gêmeos, os quais brigavam no ventre. Deus disse que o  mais velho seria servo do mais moço. Ambos na mesma condição, filhos do mesmo pai, por que Deus escolheu um e não o outro? É a escolha de Deus, devemos aceitá-la e ponto final. Não  depende de você correr ou não, mas de Deus usar a sua misericórdia. Deus é Deus, é Ele quem  define as coisas. Quem somos nós para discutirmos com Deus? Ele é o oleiro, Deus faz da massa  o que quer. Nós somos vasos de misericórdia preparados para a glória.  

No v. 24 é como se o dissesse aos judeus: “a lei não trouxe justiça nenhuma, ela avultou a lei, então  voltem-se ao Senhor e recebam a salvação”. Nós somos esse povo amado de Deus (v. 25), somos  filhos do Deus vivo (v. 26). O Senhor ainda prometeu salvação para Israel, mas será o remanescente que no final desta era apertados pela situação de perseguição, invocarão o nome do Senhor  reconhecendo que o Senhor que antes eles haviam rejeitado era o verdadeiro Messias.  

Rm 11:1-12, 16-25, 33-36  

Deus não rejeitou Seu povo e sim o povo que O rejeitou. Sobrevive no tempo de hoje um  remanescente de Israel segundo a eleição da graça. Os judeus se endureceram (v. 7), é que vemos  também Mt 13 quando o Senhor explicou aos discípulos que falou ao povo por parábolas porque  este tem olhos, mas não vê; tem ouvidos, mas não ouve, visto que o coração do povo estava  endurecido. Assim, também com respeito ao divórcio em Mt 19 em que o Senhor respondeu que no  princípio não era assim, mas por causa da dureza do coração dos judeus é que Moisés permitiu a  carta de divórcio. Que não tenhamos um coração duro, mas sim humilde, contrito e abatido que  só ama a palavra do Senhor. Por causa da dureza de coração de Israel, Deus deu a ele espírito de  entorpecimento para não verem nem ouvirem (v. 7).  

Os judeus eram os ramos naturais dessa oliveira, mas por causa da rejeição, eles foram quebrados. Já nós, os gentios, éramos oliveira brava – estávamos sem Deus e no mundo, mas fomos  enxertados e nos tornamos participantes da raiz e da seiva da oliveira. Aleluia! Estamos aqui pela  misericórdia, por isso, não devemos nos orgulhar porque, do contrário, seremos cortados da oliveira. O coração de Deus sempre esteve aberto a Israel: se o povo de Israel voltar a crer Nele, Ele dará  nova chance para conectá-los na oliveira (v. 23-24). Ao recebermos a seiva da oliveira com o tempo  somos santificados, mas se nos orgulharmos, o Senhor nos corta fora. Por isso, vamos sempre  agradecer ao Senhor.  

Vemos então que essa salvação chegou aos gentios. Primeiramente, a salvação veio para os  judeus, depois aos gentios. Em At 2 surgiu a igreja em Jerusalém, que era formada pelos judeus. Em At 10 o Senhor abriu a porta de salvação para os gentios, através da casa do  centurião Cornélio, homem temente a Deus. O Senhor entregou as chaves do reino para Pedro para  abrir com uma chave a porta da salvação para os judeus e, com a outra, a porta para os gentios.  

A partir de At 10:9, há o relato da visão de Pedro – desceu um lençol branco do céu carregado com  todo tipo de quadrúpedes e Deus disse para Pedro matar e comer, para não considerar imundo o  que Deus santificou. Mas Pedro recusou. Isso ocorreu três vezes e depois Pedro passou a meditar  e entendeu que a porta da salvação era também para os gentios, para nós.  

At 13:1  

A igreja de Antioquia era também conhecida como a igreja dos gentios. Dentre os profetas e  mestres citados, temos: Barnabé que era judeu; Simeão que, provavelmente, era da África, porque  seu sobrenome Níger significa negro; Lúcio de Cirene, cidade gentia; Manaém pode ser judeu e  também Saulo, que também era judeu. Na igreja não tem diferença de nacionalidade, ela é o  novo homem. Foi ali em Antioquia que pela primeira vez os discípulos foram chamados cristãos,  que quer dizer: aquele que segue a Cristo. O nosso encargo é continuar pregando o evangelho,  trazendo material de construção para a casa de Deus.  

Dn 9:24-26  

Daniel profetizou sobre as 70 semanas. Esse “teu povo” é o povo de Israel. As primeiras sete  semanas foi a partir da ordem do rei gentio Ciro para que os judeus voltassem de Babilônia e  trouxessem material para a edificação da casa do Senhor em Jerusalém, que seria o segundo templo,  o qual levou 49 anos para ser concluído, ou seja, sete semanas de anos. A partir disso, correu mais  62 semanas que foi até a morte do Senhor Jesus. Está faltando uma semana, a qual seria a  continuação da história de Israel. 

Houve uma interrupção da história de Israel a partir da morte do Ungido [Cristo], quando começa a  salvação dos gentios. Já se passaram mais de 2 anos e estamos pertos do fim, perto dessa última  semana que voltará a contagem da história de Israel. Estamos às portas, por isso vamos pregar o  evangelho; vamos pra rua – colportagem dinâmica. Se uma pessoa for salva, é menos uma no  lago de fogo, portanto, vamos esvaziar o lago de fogo. Aproveite cada oportunidade e pergunte  para as pessoas “posso orar por você?” Assim, encontraremos muitas pessoas desejosas que  querem ser cuidadas. Então, vamos colocá-las na rede de cuidado como material para a edificação  da igreja.  

A era da graça está findando e logo chegará o milênio (o reino dos céus). Pode ser que essa última  semana se inicie em 2023. Estaremos preparados? Quanto mais livros distribuirmos hoje para  as pessoas, mais elas terão chance de vencer na grande tribulação. Não queremos estar aqui na  grande tribulação, então, quem vai ajudar as pessoas nesse período? Os livros espirituais que  distribuímos, por isso, vamos semeá-los.  

Is 55:6  

Devemos buscar o Senhor enquanto podemos achá-Lo e invocá-Lo enquanto está perto porque  haverá um tempo em que você vai procurá-Lo e não vai achá-Lo. Você vai invocá-Lo e Ele não estará  perto. Ó Senhor Jesus! Vamos, então, buscar e invocar o Senhor hoje e aproveitar o finalzinho desta  era para, através da pregação do evangelho, colocar todos os gentios que pudermos dentro da era  da graça para a edificação da igreja. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *