Conferência Internacional M10 – As Bem-aventuranças e o Evangelho do Reino

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 10.  As Bem-aventuranças e o Evangelho do Reino | Leitura Bíblica: Mt 5:1-16 

 

Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 07/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

 Chegamos a mensagem 10, As Bem Aventuranças e o Evangelho do Reino. Bem-aventurados os que estão participando desta conferência. Esta é uma conferência para mim, para você, para Deus, pois Ele quer fazer algo nesta terra. Ele conta com todos nós. Estamos vendo o evangelho de Mateus, o evangelho que fala do reino dos céus, o evangelho que trará o Senhor de volta. 

 Mt 24:14
Sabemos que este versículo fala do reino. Os versículos anteriores mostram que os discípulos queriam respostas. A parte que nos cabe é saber que será pregado o evangelho do reino e então virá o fim. O final dos tempos será marcado pela pregação do evangelho do reino. Isto é uma marca dos tempos do fim. A igreja é marcada pela pregação do evangelho do reino. Se a igreja tem esta marca, você e eu temos esta marca. Este é o sinal de que o fim virá. Quando o irmão Pedro nos falou do tema desta conferência, vimos dois pontos: 1) Nós não veremos o evangelho de Mateus de maneira convencional, mas veremos o evangelho de Mateus sobre o foco do evangelho do reino. 2) O Senhor hoje está fazendo uma transferência de esfera e Ele quer nos transferir do plano terrenal para o plano celestial. Precisamos estar na terra, caminhando na terra, mas ao mesmo tempo estar caminhando os céus. Em que tempos vivemos? Uma coisa é estudar Apocalipse sob a perspectiva do futuro. Outra coisa é vermos o Apocalipse acontecendo. Não estamos falando apenas do evangelho do reino, mas da pregação do evangelho do reino nos tempos finais. Esta mudança depende de nosso arrependimento. O irmão André compartilhou conosco sobre arrependimento e ganhamos muita luz. Ouvimos sobre o arrependimento da nova criação. Do terrenal para o espiritual, uma transferência. Se esta conferência vai trazer benefício a você, depende de arrependimento. Não apenas uma mudança de direção, mas uma mudança de esfera. Da esfera de derrota para a esfera de vitória. 

 Mt 4:1-2
Vimos sobre a tentação do Senhor ontem. A vitória do Senhor é a nossa vitória. Ele não estava no plano terreno, material. O Espírito levou o Senhor Jesus para ser tentado no deserto, para passar por uma determinada situação. Foram 40 dias e 40 noites, você pode calcular o tamanho desta fome. A estratégia do Satanás era entrar no momento em que Ele estivesse mais necessitado. É assim conosco também. Aí ele irá oferecer algo irrecusável. Se Ele fez isto com o Senhor, será que não usará com você? Esta era a maior necessidade de Jesus, mas ele somente via no plano terrenal. Jesus tinha necessidade terrenal, mas estava no plano celestial.  

 Mt 4:8-11
Foi oferecido ao Senhor Jesus todas as coisas para satisfazer as coisas deste plano terrenal. O reino do Senhor não é deste mundo, Ele vive em outra esfera. Este é o caminho da vitória. Você pode ver que foi o Espírito quem levou o Senhor ao deserto. O Senhor Jesus não usou as coisas terrenais para sair daquela situação. Se o Espírito o trouxe para esta situação, então Ele sabia que o Espírito o iria tirar também. Vieram anjos para o servir. A saída foi celestial pois Ele vivia numa esfera celestial. 

 Lc 4:13
O diabo foi embora, mas até um momento oportuno. “Vou te pegar na próxima curva”, na próxima necessidade. Se estamos na esfera terrena, se mudamos de direção o inimigo ainda pode pegar você neste plano. Temos um sentimento de carência, precisamos de uma vida no plano celestial. Devemos estar acostumados a viver nesta esfera. 

 Mt 5:1-4
Ele subiu para a dimensão celestial e os discípulos também foram levados para este outro plano. Estamos subindo para a dimensão celestial, mudando de esfera. Queremos a realidade desta esfera. Não somos as multidões, somos os discípulos. Vamos para a esfera onde o Senhor está. Estamos em qual esfera? Naquela que o Senhor está. Bem-aventurado quer dizer ser feliz. Ele estava mostrando o caminho da felicidade. Muitos não acreditam que este é o caminho. Ser humilde, ser um mendigo no espírito. O espírito é a nossa parte mais interior. Arrependimento é jogar nossas coisas velhas fora, para que as coisas novas do Espírito possam nos encher. Se formos um mendigo no espírito então podemos receber nem que seja uma moedinha. Um mendigo que não tem nada recebe uma moedinha e fica feliz. Você está pedindo só um pouquinho, mas o Senhor quer te dar tudo. Porque deles é o reino dos céus. O Senhor quer te dar tudo! Tudo que é da esfera divina, deste outro plano. Deus quer te dar tudo para que você possa dar outros. Pregar o evangelho para outros. Hoje estamos dando ênfase a pregação do evangelho do reino. Os que choram, serão consolados. Aqueles que recebem a revelação celestial e olham para o que existe no plano terreno, então você chora. Quando vê a condição das pessoas, você chora.  

Lc 23:28
Choramos por nossa condição. Nos arrependemos, choramos e aí podemos chorar pela condição dos outros. Tenho que olhar para a minha condição primeiro, chorar e então veremos as condições dos outros. Esta conferência é Deus falando conosco, numa outra esfera.  

 Mt 4:5
Bem-aventurados os mansos. O mundo diz que você tem que ser violento, bravo. Mas nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades (Ef 6:12). 

 2 Co 10:4
Nesta luta não usamos armas carnais, pois nossa luta é espiritual, é uma guerra. Somos mansos com os homens, mas somos violentos contra o inimigo e declaramos guerra 

 2 Tm 2:24
As pessoas te tratam mal, mas você é manso. O Senhor foi perseguido, mas Ele era manso. O irmão Pedro falou muitas coisas nas mensagens anteriores mostrando que o Senhor Jesus vivia no plano espiritual, não em na esfera terrena. Preparando esta mensagem eu percebi isto claramente. 

Mt 5:6-7
Este é um coração de acordo com o propósito e vontade de Deus. Receber misericórdia é receber o que não merecemos. Se recebemos misericórdia, também somos misericordiosos com as pessoas. 

 Tg 2:13; Mt 7:1-2
Tudo isto está ligado com a pregação do evangelho, com o mover atual de Deus. Por que saímos para orar pelas pessoas? Porque temos misericórdia destas pessoas. A oração que vai salvar as pessoas está em nossas bocas? Temos misericórdia? Choramos pelas pessoas? Se você tem misericórdia hoje, diante do tribunal de Cristo, o Senhor terá misericórdia de você. 

 Mt 5:8-9
Não fazemos as coisas com intenção de comercio, para pegar uma posição, ter um nome, ganhar fama. Estamos aqui porque obedecemos ao Senhor, praticamos a sua palavra. Se somos puros de coração, vemos Deus. Ver Deus é bom demais. Quando vemos Deus e falamos com alguém, transmitimos Deus para aquela pessoa. O inimigo quer semear discórdia, mas nós semeamos a paz. 

 2 Tm 2:22
Seguir a paz, este é o nosso foco. Criar problemas e semear discórdia deve ser substituído pela palavra da Vida. Isto traz paz para as casas e mostra que somos de Deus. 

Pv 6:16-19
O Senhor abomina o que semeia contenda entre os irmãos, mas nós somos pacificadores.  

Mt 5:10
Somos perseguidos por causa da justiça, não da injustiça. 

 1Jo 5:19; Jo 17:14
Nós somos de Deus e o mundo inteiro jaz no maligno. O mundo nos odeia porque não somos do mundo. Quando o mundo persegue a você, ele persegue ao Senhor. O mundo nos persegue porque somos de Deus, não somos do mundo. Se perseguirem você, isto é uma confirmação que você é de Deus. Eu sou de Deus! Se o mundo não odeia você e não o persegue, tem alguma coisa errada. Como é bom nós estarmos na mesma esfera que o Senhor Jesus! 

Mt 5:11-13
Nós somos de Deus, somos perseguidos, mas o reino é nosso. A perseguição é por causa do Senhor. Há um galardão preparado para nós. Grande é o galardão nos céus. Não é galardãozinho! É grande! Queremos as bem-aventuranças. Isto é vivido nesta esfera que esta conferência quer nos introduzir, a esfera celestial. Isto é para que sejamos o sal da terra, a luz do mundo. O sal tem a função de preservar os alimentos, retardar a decomposição. Outra função é dar sabor aos alimentos. No aspecto negativo é para preservação, mas no aspecto positivo é para dar sabor. 

 Ex 30:34-35; Lv 2:13
No incenso tinha sal, era temperado com sal. A oferta também era temperada com sal. Na tipologia o sal significa a morte de Cristo na cruz. Na cruz se mata tudo que não é de Deus. O viver do Senhor na terra foi temperado com sal.  

 Jo 6:38; 7:6,16-18
Quando não faço a minha vontade e faço a vontade de Deus, aí está o sal. Eu faço quando Deus manda. O sal está presente. Não faço o que eu quero, mas o que Deus quer. Isto é sal. Quando o Senhor ensinava, não era o ensino dele, mas do Pai. Aí está o sal. Quando transmitimos a palavra profética, ali está o sal. Há presença de sal. Precisamos ter tal visão.  

 Nm 18:19; 2Rs 2:19-22
O sal permite que tudo seja preservado. A terra era estéril e as águas ruins. Com um prato novo e sal, tudo foi mudado. Quando saímos, somos o sal da terra, tornamos tudo saudável. Sal é para ser usado, não para ser guardado. As coisas de Deus são muito simples. Você é um sal para ser guardado ou para ser usado? Quer ficar apenas guardado na prateleira de temperos? Tem razão de existir o sal apenas para isto? Tem saleiro grande e saleiro pequeno sendo usado, pois tem sal dentro deles. 

Cl 4:6; Jó 6:6; Mc 9:49-50
Quando você diz “posso orar por você?” e então ora pelas necessidades das pessoas, as coisas mudam pois o sal foi aplicado. Clara de ovo sem sal é uma comida insípida, sem gosto. Ovo com uma pitadinha de sal fica muito saboroso. As bem-aventuranças são para isto, para sermos o sal da terra. Onde tem sal, tem paz. Não somos apenas sal, mas luz. 

 Mt 5:14-16
O sal exerce uma influência invisível, já a luz é visível. Tanto o sal quanto a luz fazem a diferença na vida das pessoas. O mundo está apodrecendo, precisa de sal. Você ainda quer viver ligado a este mundo? Ele está apodrecendo. E por que precisa de luz? Porque o mundo está nas trevas. Este é um mundo de trevas e nós somos a luz. As pessoas precisam de nós. As pessoas estão nas trevas. Nós somos luz. Um pouco de luz faz toda a diferença. Quando lemos a Bíblia, vemos a mudança de esfera. Uma cidade edificada sobre o monte é o aspecto coletivo. A candeia é aspecto individual. Brilhamos individualmente e coletivamente. Aqui há algo muito forte: temos que ser visíveis. O Senhor não produz cristão secreto. Tem pessoas que são cristãos “secretos”, “agentes secretos”, não querem revelar a sua real identidade. Acendemos a luz para cobrir e esconder? Não, nós acendemos a luz para iluminar. Quanto mais alto colocamos a lamparina, mais longe a luz alcança. Quanto mais celestial, maior o alcance. A nossa função é iluminar a todos, todos, todos. Brilhar diante das pessoas é uma ordem do Senhor, não é para ficar escondido. Isto é para que os homens vejam. No passado éramos a igreja “secreta”, escondida. As pessoas não sabiam quem éramos. Não estávamos brilhando tanto. Mas agora podemos brilhar. Temos muitas testemunhas brilhando. Nós louvamos ao Senhor! Posso não ter coragem ou força, mas temos instrumentos e ferramentas para nos apoiar. “Não sei pregar o evangelho”, mas você pode orar pelas pessoas. “Eu não sei apascentar”, mas você pode participar da rede de cuidados. Somos o sal da terra e a luz do mundo. 

Fp 2:15; Ap 1:20
As estrelas são os mensageiros, o candeeiro é a igreja. Estamos alegres pois Deus disse que somos o sal da terra e a luz do mundo. Isto é para você e para mim. Deus irá fazer que este evangelho do reino pregado por nós introduza a Sua volta. Nós levamos e temos esta marca. Que o Senhor nos abençoe. Amém! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *