Conferência Internacional M12 – Por que me chamais Senhor?

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 12. Por que me chamais Senhor? Leitura Bíblica: Lc 6:46; Mt 7:24-27 

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 09/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

1 Pe 1:23-25 
Nesta conferência o Senhor está plantando Sua palavra em nós. Esta porção mostra que essa palavra é uma semente incorruptível que é permanente e produz aquilo que é vivo e igualmente permanente. Isso ocorre na esfera celestial. Na esfera terrenal, o que é semeado passa, mas a palavra do Senhor permanece eternamente. O Senhor está semeando essa palavra, a semente, que é viva e permanente. Como é bom receber tal palavra!  

 Mt 3:13 
O versículo é forte. Há plantas que o Pai plantou e há as que Ele não plantou. Estou alegre, pois somos plantas que o Pai plantou e não seremos arrancados! Se nosso coração é como terra, precisamos ver o que temos plantado. A vida divina que há em nós não seca e não cai! Mas, as outras coisas secam e caem. O que está sendo plantado em nossos corações? Muitas vezes permitimos que homens e o inimigo plantem muitas coisas em nós. O que não for de Deus, será arrancado. Porém, a palavra Dele plantada em nós não será arrancada! 

1 Jo 5:18-19 
Vejamos a característica daquilo que Deus semeia e produz em nós. No versículo vemos a nova criação: aquilo que é nascido de Deus é nova criação e o maligno não toca, por ser outra esfera. Somos nascidos de Deus, graças ao Senhor! 
Por que o Pai vai arrancar o que não plantou? Porque não é Dele, porque não é do Espírito, não é celestial. 

Jo 3:6; 1 Jo 2:16-17 
Há dois animais em nosso interior: Leviatã e Beemote. Leviatã é aquele bicho tenebroso, mas o Beemote é “bonitinho”, é a parte boa da carne. Mas lembremos: o que é nascido da carne é carne. Não adianta ser bonitinho, pois no fim levará à morte; é carne. O que é nascido da carne é carne, e compete com aquilo que é nascido do Espírito. A concupiscência da carne, dos olhos e soberba não foram plantados pelo Pai e, portanto, passarão. Aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente. Precisamos ver a necessidade de fazer a vontade de Deus. Se nós recebemos a palavra viva e permanente, é para que façamos a vontade de Deus, e assim permaneceremos eternamente.   

Mt 7:16-20; 1 Co 3:6-9 
Este versículo é uma grande advertência a todos nós. Olhe para seus frutos. O que está produzindo esses frutos: o que Deus plantou ou o que o inimigo plantou? O que fazemos no nosso dia a dia? Esses são nossos frutos. Quais os seus frutos no trabalho, em casa, na vida da igreja? É com base nisso que o Senhor diz quem nós somos.  Essa é a importância de deixar Deus plantar em nós. Tudo o que Deus não plantou será arrancado por Ele.
Somos comparados a uma lavoura de Deus. Ele sempre quer plantar, e nós podemos plantar essa boa semente do Senhor nas pessoas, e permitir que Ele plante cada vez mais e mais em nossos corações.  

Mt 15:18-20; Gl 5:19-23 
Há muitas coisas em nosso interior que nos contaminam. Precisamos ver como são nossos frutos; o que sai de nós. Estamos aqui para sermos aqueles que semeiam a palavra de Deus e que pregam o evangelho. Somos o sal da terra e a luz do mundo. Precisamos ver nossa condição para que ela seja tratada.  

Você quer o reino? Hoje Deus está nos dizendo: “olhe para seus frutos”. Olhando para o nosso interior, veremos que as palavras da conferência são para nossa salvação, pois estão nos levando do nível terrenal para o celestial, da velha criação para a nova. Às vezes mudamos de direção, mas ainda no plano da velha criação; isso ainda é Beemote, ainda é carne, mas agora estamos sendo transferidos para o Espírito! E é isso que Deus quer. Podemos servir a Deus na carne ou no Espírito, e Ele só nos aceita no Espírito! 

Mt 7:1-3,21-23 
Não podemos tomar estas palavras para outros. O Senhor nos adverte para não olhar para os frutos dos outros, mas para os seus próprios. Essa sentença do Senhor é para nossa salvação. Eu não escuto a palavra de Deus para os outros, eu escuto para mim. Assim, perceberemos em nosso interior o que não foi plantado por Deus e precisa ser arrancado, pois isso influencia no nosso serviço a Deus e nos impede de fazer a vontade Dele 

Não adianta vivermos na carne, produzindo frutos considerados “bons” (pois vieram da parte boa da carne), e dizer “Senhor, Senhor”. Aquele que faz a vontade do Pai entrará no reino. Não é somente necessário conhecer, mas fazer a vontade de Deus. Essa palavra é muito séria. Precisamos pensar o que faremos naquele dia. Deus hoje está nos salvando para não sermos aqueles que dizem “Senhor, Senhor” mas que não fazem a vontade do Pai. Queremos ser aqueles que dizem isso e que fazem a vontade do Pai! 

Is 48:11; Ez 20:9 
Por que Deus faz aqueles milagres por meio de homens na carne? Por amor Dele mesmo, Ele não deixaria que Seu nome fosse profanado. O Senhor zelou por Seu nome.  

Lc 6:46; Mt 21:28-31; Mt 7:24-27; Lc 6:46-47 
Qual o significado da palavra “senhor”? Pode ser um pronome de tratamento, mas quando falamos “Senhor, Senhor”, estamos nos referindo a alguém que nos possui. E o Senhor nos pergunta “por que me chamais assim se não me obedece, se não faz o que minha palavra diz?”  

Quantas vezes Deus nos manda fazer algo na conferência, e dizemos “Sim Senhor!”, mas quando voltamos para casa, não fazemos nada? Devemos ser como o segundo filho da parábola em Mateus 21:28-31, que se arrepende e faz aquilo que Deus mandou.  

Na parábola da casa plantada em areia ou em rocha (Mt 7:24-27; Lc 6:46-47), vemos que, primeiramente, devemos ficar perto do Senhor, ir até Ele para ouvir Suas palavras para, então, praticá-las. Vejamos alguns versículos que tratam desse princípio: ir ao Senhor para ouvir e praticar. 

Jo 5:39-40; Jo 15:4-5,16; Mt 11:28; Mt 28:18-20; At 1:8; Lc 6:47-48 
Devemos permanecer no Senhor para fazer, para dar fruto. Devemos ir a Ele, permanecer Nele, nos unir a Ele e ouvir Sua voz, assim nós vamos fazer Sua vontade e dar fruto. Esse é o processo completo. Uma vez sendo um com Ele, o Pai nos dará tudo o que precisamos. Precisamos vir a Deus, para depois irmos: “vinde” para conhecer a vontade de Deus e ser capacitado, e “ide” para fazer a vontade de Deus. Ao irmos ao Senhor, recebemos poder para nos tornar um testemunho para até os confins da terra; para fazer a vontade de Deus.  

Não podemos ser superficiais nas questões do reino, precisamos entrar na profundidade e tocar no Senhor, pois iremos edificar sobre Ele. Essa é uma característica daquele que ouve e pratica. Aquele que ouve não pratica, edifica a casa em cima de areia. Por que ele não pratica? Porque não conhece o Senhor e O julga mal.  

Mt 25:24-27; Lc 19:20-23 
Apesar de terem recebido talento e mina do Senhor, alguns não fizeram nada, pois um escondeu na terra e outro guardou em um lenço. Guardou muito bem, com cuidado para não perder nada, mas o Senhor deu a mina e o talento para serem usados. Deus não nos deu dons? Estamos usando ou guardando nossos dons? Seremos condenados se não usarmos! Deus nos deu dons para usarmos. Por que não usaram? Por conta do conceito de estar sendo exigido algo que está além da capacidade, algo para o qual Deus não capacitou. Esse pensamento é errado. Hoje, podemos multiplicar esses talentos no “banco” que está muito acessível: podemos usar o Whatsapp para pregar para pessoas, sair com outros para orar na rua. Fazer a vontade de Deus é muito importante, assim estaremos muito sólidos espiritualmente. Se você só conhece e não pratica a vontade de Deus, mais cedo ou mais tarde você cai. Quando você pratica, você tem experiência viva com o Senhor, e está edificado sobre ela. 

 Tg 1:19-25 
Acolhamos a palavra que está sendo plantada em nós. Se eu ouço e não pratico, estou enganado a mim mesmo. Estamos na conferência para nos enganarmos? Precisamos nos tornar praticantes da palavra, e não somente ouvintes. Se só ouvimos, a palavra não se fixa em nós e vai embora.  
Aquele que pratica será bem aventurado, será feliz!   

Mt 24:14; At 1:8 
O evangelho do reino será pregado para todo o mundo para todas as nações, e o Espírito nos capacitará. Você é importante para Deus. Você sabe a importância de alguém que pratica a palavra? Devemos vir (vinde) ao Senhor Para conhecermos Sua vontade e sermos capacitados e irmos (ide) para fazermos Sua vontade

At 13:22,36 (ARA, NAA, ARC, NVI) 
Deus ficou feliz ao encontrar Davi, pois encontrou alguém que conhece Seu coração, e que fará sua vontade. Conhecer e fazer, Deus quer alguém que aja assim. Que todos que estão ouvindo possam ter essa realidade, para que Deus possa falar o que disse a Davi para nós: “Achei milhares que conhecem meu coração e que farão toda a minha vontade!”. Por isso estamos nesta conferência.  

Davi serviu a uma geração conforme os desígnios, planos, vontade e propósito de Deus (não conforme seus próprios meios). Temos aqui alguém que, no tempo em que estava vivo, serviu a sua geração. Serviu a todos conforme os desígnios, vontade, plano e propósito de Deus. Você quer isso? Eu quero! 

 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor […] Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.” 

Lucas 4:18-19,21 

 “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.”

Mt 24:14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *