Conferência Internacional M13 – A Suprema Grandeza do Poder de Deus na Produção da Igreja

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na Conferência Internacional, realizada na Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 09/09/2022. Texto não revisado pelo autor.

O título da mensagem de hoje é “A Suprema Grandeza do Poder de Deus na Produção da Igreja”. Mas, antes de entrar na mensagem, tivemos hoje de manhã, uma palavra de comando a respeito da última ferramenta que precisa ser turbinada, que são as ofertas, especialmente as ofertas ordinárias, os dízimos. Creio que as igrejas irão reagir a essa palavra turbinando o terceiro pé do tripé. O ministério da palavra só pode ser desenvolvido quando tem o ministério do serviço e das riquezas materiais apoiando. Além das ofertas extraordinárias precisamos normalizar as ofertas regulares, para que nossa justiça exceda em muito à justiça dos fariseus, a fim das igrejas terem em abundância para participar da obra de expansão.

Ef 1:17-22;23

Efésios 1:19 é um versículo chave para entender o Capítulo 2 de Efésios. A suprema grandeza do poder de Deus é tão grande que exerceu Ele em Cristo ressuscitando-o entre os mortos (v.20). Só Deus tem o poder da ressurreição. Com esse poder, Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos e O elevou ao ponto mais alto do universo, nas regiões celestiais, a sua direita. À direita de Deus significa a quem Deus delega toda Sua autoridade. Não tem nada acima disso. Jesus está acima de todo principado e de todos os príncipes, acima dos territórios que Satanás tem governo. Jesus foi ascendido acima de todo principado, domínio e nome.

É ou não é grande esse poder? Esse poder pôs todas as coisas aos pés de Jesus. Mas Deus deseja, por meio da igreja, que Cristo encabece sobre todas as coisas. Deus não está contente apenas em colocar Cristo em uma posição mais alta, mas Ele precisa encabeçar todas as coisas em Cristo. Efésios 1:22 significa que Deus nos entregou uma grande responsabilidade e nós temos de fazer com que Cristo encabece todas as coisas por meio da igreja, primeiramente. Antes de tudo, Cristo quer encher você de Sua glória. Assim a igreja será a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Você acha que é uma brincadeira se imergir na palavra profética e sair para pregar o evangelho? Essa imersão fará com que você seja mais vazio em seu velho homem e seja totalmente possuído por Cristo!

Ef 1:19

Voltando para o versículo 19, Paulo fala sobre o grande poder que Deus exerceu em Cristo. Aqui diz que existe esse grande poder para com aquele que crê, e depois relata o que esse poder fez em Cristo. Mas o que esse poder quer fazer conosco? Está no capítulo 2: Deus fará a mesma coisa que fez em Cristo, conosco. Mas estamos numa situação bem pior. Cristo foi morto pela maldade dos homens, mas não era pecador. Nós, contudo, estávamos mortos em nossos delitos e pecados.

Rm 5:12

Não apenas pecamos e cometemos delitos, mas estávamos mortos. A morte passou por todos os homens. Não há um justo sequer, todos pecaram. O pecado amorteceu o espírito do homem, e a natureza pecaminosa foi injetada pelo pecado e se tornou carne. O Livro de Romanos dá ênfase que somos pecadores, e os pecadores precisam de perdão e justificação. Mas a ênfase do livro de Efésios é nos tornar um membro vivo do Corpo de Cristo. Estávamos mortos e os mortos precisam de vida.

Ef 2:1-2

A Suprema Grandeza do Poder de Deus tem mais trabalho conosco que com Cristo. Nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados segundo o curso desse mundo. Mundo aqui é cosmos, um sistema que Satanás criou, no qual o príncipe da autoridade do ar domina toda a terra e toda a sociedade humana. Satanás é um ser angelical que se rebelou contra Deus e comanda um exército de homens caídos, cujo objetivo é seduzir o homem com dinheiro, prestígio, fama, glória dos homens.

Ez 28:12;15-18

Esse ser angelical foi criado como o próprio selo da perfeição, a referência da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Esse ser angelical conhecemos como Lúcifer. Deus o colocou para governar o mundo de então. Mas com que método Satanás conseguiu um exército? Em Apocalipse 12:9 está escrito que Satanás é um sedutor. Ele foi o inventor do comércio. Comércio é troca. Satanás seduz com a troca. Que homem caído não gosta de ficar rico? Satanás oferece riqueza em troca de obediência a ele. Satanás tem em suas mãos os poderosos dessa terra, que controlam o sistema econômico e financeiro. Satanás oferece fama, glória, prestígio, poder. Quem não gosta dessas coisas? Satanás controla esse cosmos por meio do comércio dessas coisas.

Precisamos ter cuidado para na igreja não cairmos nisso. Na igreja não fazemos comércio. Não busque riqueza, fama ou poder na igreja. Vamos nos manter humildes de coração contrito e espírito quebrantado. Não vamos cair na armadilha do sedutor. Sejamos sempre simples e obedientes. O resultado da sedução é pecado e ofensa, e o resultado do pecado e ofensa é morte, e o resultado da morte é desobediência. A desobediência é o contrário do mistério da vontade de Deus.

O mistério da vontade de Deus é de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. Satanás trabalha contra isso, nos filhos da desobediência. Por isso, na igreja, qualquer espírito de desobediência vem de Satanás. O curso desse mundo vem como correntes para atrair os homens do que tem de mais atual e moderno. Cada era Satanás precisa enviar uma coisa atraente para nos atrair. Não vamos cair nisso, irmãos! Estamos aqui para fazer a vontade de Deus.

Ef 2:3

Nós andávamos segundo as inclinações de nossa carne, buscando satisfazer nossos desejos. Quando o homem caiu, o pecado e a morte passaram a atuar no homem, e este se tornou carne. A carne é o homem caído, que só pensa nas coisas dos homens e não nas coisas de Deus.

Mt 16:22-24

Cogitar é pensar. O homem que vive na carne, mesmo que fale alguma coisa em relação à adoração a Deus, como na religião, só pensa nas coisas dos homens. O homem que vive na carne não consegue pensar nas coisas de Deus. Os pensamentos do homem caído expressa a vontade de seu eu, de seu ego, que é nossa vida da alma que ganhou corpo. O “a si mesmo se negue” é negar o ego. Ou é o ego ou é Cristo. Só um deles pode dominar nosso viver.

Gl 2:20

Logo já não sou eu, o ego, que vive, mas Cristo vive em mim. Cristo se entregou por mim na cruz, para crucificar o eu, o meu ego, para que esse ego não compita mais com Cristo em minha vida. Como é importante viver pela fé, crendo. Se crermos, a suprema grandeza do poder de Deus atuará em nós.

Gl 5:16-24

Se você continuar vivendo na carne você vai produzir prostituição, idolatria, feitiçaria, inimizade, porfia, ciúmes, iras, discórdia, dissensões, facções, invejas, glutonarias e coisas semelhantes a essas. Não herdarão o Reino de Deus quem tais coisas praticam. O fruto do espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. O ego é oposto a Cristo.

1Jo 2:15-17

Esse sistema criado por Satanás quer afastar você de Deus. Meu ego de opõe a Cristo, minha carne se opõe ao espírito e o mundo se opõe a Deus Pai. O mais importante é fazer a vontade de Deus. O mundo passa, mas quem faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Ef 2:4-5

Deus tem grande amor por nós, mas o homem caiu tanto que Deus precisa buscar em Seu amor um recurso extraordinário, uma ferramenta especial para tirar o homem do lodo, do lamaçal do pecado, isso é a misericórdia de Deus. A misericórdia de Deus alcança onde qualquer outra coisa não alcança. Somente a misericórdia de Deus pode alcançar aqueles que não merecem ser amados, nós. O amor de Deus tem esse recurso que é a misericórdia.

Ele nos deu vida juntamente com Cristo. Quando você creu em Jesus Cristo, você se uniu àquilo que Deus fez em Cristo. Quando você creu, se uniu ao momento da ressurreição de Cristo. Veja o poder da fé! Quando você creu no tempo, Deus o uniu ao momento da ressurreição de Cristo.

Cl 2:13

Quando cremos em Jesus, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, e confessamos nossos pecados, recebemos vida juntamente com Cristo. Quando Cristo ressuscitou fui ressuscitado junto com Ele. Tudo o que Deus fez foi gratuito.

A misericórdia do amor de Deus nos resgatou, e, no momento em que fomos resgatados, fomos salvos pela graça. A graça nos deu tudo o que Deus é, e essa graça nos deu as riquezas insondáveis de Cristo, para nos encher em tudo.

Ef 2:6

Se já era uma coisa extraordinária Cristo estar assentado nos lugares celestiais, hoje, quando cremos em Jesus, com esse mesmo poder, Deus também nos ressuscitou e nos levou lá para cima! Como igreja você está lá! Está nas regiões celestiais! Cristo o fez assentar nos lugares espirituais. Espiritualmente falando, estamos acima de todo principado, domínio e nome que se possa referir, por isso não temos medo de nada!

Jesus na Cruz derrubou toda parede de inimizade, Ele não só nos deu vida, mas quer resolver nosso problema de inimizade, de relacionamento. Deus quer um só corpo. O resultado final é nos edificar para a habitação de Deus no espírito. (Efésios 2:22). Deus quer ter descanso, ele quer habitar em nós! Vamos cooperar com Ele!

Ef 2:7-8

Deus quer exibir sua igreja publicamente nos séculos vindouros, no milênio e por toda eternidade. Em bondade recebemos toda essa graça. Pela graça sois salvos mediante a fé! Tudo é mediante a fé! Não vamos viver pelo que conseguimos ou não fazer. Somos salvos mediante a fé! E isso não vem de nós! É dom de Deus! Não é de obras, para que ninguém se glorie. Não tem glória nenhuma para nós. Cabe a nós viver pela fé, crer e mergulhar na palavra profética e praticar o que O Senhor nos mandou fazer. Vamos trazer os pecadores para a igreja, vamos cuidar deles, vamos edificar a igreja, vamos fazer uma igreja edificada, sem briga, sem contenda, para que Deus tenha descanso entre nós, para que Ele possa voltar.

Ef 2:10

O que é feitura? É o resultado da obra de Deus. Essa palavra em grego é poiema, e pode ser entendida como um poema composto por um profeta, ou a melhor obra de um artífice, sua obra prima. Deus criou maravilhas em sua criação. O homem vai analisando a criação de Deus e percebe como cada detalhe é maravilhoso.

Sl 19:1

A criação é uma maravilha que o homem não consegue sondar. As obras de Deus são maravilhosas. Mas tem uma obra, uma única obra que pode ser chamada de obra-prima de Deus. Essa obra-prima de Deus é a nova criação.

2Cor 5:16-17

Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas. A velha criação, toda a criação que Deus fez já é uma maravilha. Mas a nova criação, a nova criatura é a obra-prima de Deus. Que obra-prima é essa? É a igreja! É o novo homem! É o Corpo de Cristo edificado! É a habitação de Deus no espírito! Aleluia!

O verbo criar aqui significa criar habitável, povoar. Deus não criou uma obra-prima para exibição como um objeto de arte para colocar num museu. Não somos enfeites. Deus está criando essa obra-prima e está tornando-a habitável. Quem vai habitar nessa obra-prima? O próprio Deus!

Deus está querendo povoar essa obra-prima. Essa obra-prima é a família de Deus, a igreja, o lugar de habitação de Deus no espírito! Esse é o resultado da suprema grandeza do poder de Deus para com os que cremos. Estamos em processo de edificação, fazendo o lugar habitável para Deus. Enquanto ainda estamos cheios de carne, disputando espaço, não podemos tornar esse lugar habitável para Deus. Só tem um jeito, que é andar no espírito diante da presença de Deus. A presença de Deus é a palavra profética. Se queremos andar na presença de Deus, devemos receber com obediência e praticar essa palavra.

Jesus é O Senhor! Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *