Conferência Internacional M16 – Nossa Missão – A Edificação do Corpo de Cristo

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na Conferência em São Paulo, realizada no auditório da Igreja em São Paulo (SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos em 18/09/2022. Texto não revisado pelo autor.

Ef 3:14-21

Louvamos a Deus pela condução do Senhor, por meio da qual entramos no livro de Mateus e fomos para Efésios, onde recebemos a mesma comissão que Deus deu a Cristo: edificar o Corpo de Cristo. Deus nos fez entender que os capítulos 1 e 2 de Efésios estão interligados: o primeiro, fala da bênção espiritual nos lugares celestiais. Ambos os capítulos tratam do coração desse livro, cujo tema geral é o que Deus planejou para fazer Sua vontade e o resultado desse trabalho, o que Deus quer para o desejo de Seu coração.

A vontade de Deus é a coisa mais importante e forte deste universo e ela será feita. A igreja possui a missão de fazer essa vontade. Deus deseja obter algo espiritual por meio de Sua igreja aqui na Terra. Enquanto vivermos neste corpo que Deus nos deu, temos a oportunidade de realizar Sua vontade aqui, resgatando pessoas nas ruas, que também serão edificadas para o Corpo de Cristo. Vamos aproveitar para que Deus faça algo celestial dentro de nós, algo que nenhum ser humano consegue fazer – a nova criatura.

Deus nos abençoou com Sua escolha e predestinação. Fomos escolhidos para ser santos e irrepreensíveis, processo no qual estamos por meio das bênçãos que Deus nos dá. Ele também nos predestinou à filiação, não somente para ser filhos infantis – mas sim filhos maduros, ao ponto de podermos receber a herança de Deus.

Ef 1:9-10

A vontade de Deus, proposta em Cristo, é de fazer convergir em Cristo todas as coisas, isto é, encabeçar em Cristo todas as coisas, a começar pelo encabeçamento de cada um de nós na igreja. Dessa forma, Ele encabeçará todas as coisas por meio de nós. A bênção do espírito vem quando a palavra e o evangelho da salvação chegam a nós e nós cremos. Todos os que recebemos o espírito temos o selo de Deus, e agora não somos mais de nós mesmos, mas Dele. Além disso, Ele deseja nos ganhar completamente e, por meio de Cristo, Ele encherá cada espaço dentro de nós e, assim, ocupará toda a igreja. O espírito é a garantia que um dia herdaremos Deus como nossa herança em Sua plenitude. Hoje podemos desfrutar de antemão esse Deus maravilhoso pelo Espírito, e um dia tomaremos posse Dele em Sua plenitude.

Graças a Deus, o Espírito nos dá sabedoria para conhecermos tudo isso, pois, com a mente humana, não conseguimos. Somente pelo espírito sabemos sobre a esperança que Deus tem quando nos chamou, e qual a riqueza da glória de Sua herança nos santos – Deus quer nos encher com Sua glória, tomar posse de nós e fazer-nos Sua herança. Além disso, temos revelação do enorme poder de Deus que está a nossa disposição pela fé. Esse é o mesmo poder que ressuscitou e elevou Cristo ao terceiro céu para acima de qualquer nome. Com esse poder sujeitaremos todas as coisas debaixo dos pés de Cristo, e assim Ele encabeçará todas as coisas por meio da igreja, que será a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas. Não haverá espaço vazio!

Ef 2

A partir do capítulo dois, vemos como o Senhor fará isso no homem, pois ele está em pecado, na morte espiritual. Ele nos deu vida, nos alcançando pela Sua misericórdia e nos trouxe graça, a qual nos salvou. Quando eu creio hoje (2000 anos depois), sou unido a Ele em morte e ressurreição. Basta crer que tudo isso ocorre em nós!

Deus quer fazer de nós Sua obra-prima. Essa obra não é mais a primeira criação, mas a que surgirá a partir dos homens que já foram criados em outro plano – não mais no plano físico, mas no celestial. Somos bem-aventurados, pois fazemos parte do desejo de Deus de ter a nova criação onde Ele possa habitar.

Ef 3

Nesse capítulo vemos que recebemos a graça. O que é graça? Graça é receber tudo o que Deus é e tem por meio da fé, gratuitamente! E quem vai suprir a graça? Deus usa seus dispensadores: aqueles que recebem e distribuem.

Na imagem, há duas oliveiras que suprem o azeite, chamado de azeite dourado em Zacarias 4 – esse azeite é o espírito em forma da palavra dispensada. O azeite cai para os bicos de ouro, que no contexto do livro de Efésios era o apóstolo Paulo, e o azeite por ele dispensado não cai diretamente às lâmpadas, mas em uma vasilha. Essa vasilha foi chamada de “Centro de Distribuição” na mensagem passada, que são os servos de Deus que recebem com amor reverente a palavra e a dispensam à igreja.

Ap 1:1

Deus quer dar revelação, suprir graça, o azeite dourado, a um grupo de servos, que é o Centro de Distribuição. Mas Ele entregou a revelação a João, que seria os bicos de ouro: ele recebe a revelação e dispensa ao grupo de servos, que recebem a palavra com amor reverente, inteiram-se nela e em seu encargo a dispensam à igreja. Esse azeite é o que mantém as lâmpadas acesas. As igrejas estão com testemunho aceso por conta desses distribuidores. Isso mantém a igreja em sua vitalidade, cumprindo a vontade de Deus, fazendo-a crescer até ser a habitação de Deus no espírito.

Ef 3:1,14-16; Cl 1:11,27; Ef 1:18

Paulo fala da necessidade de preparar a igreja para receber as riquezas, comentando sobre a família. Família é a linhagem que precede alguém. Deus é a origem, o criador de todos os seres angelicais (Jó 1:6) e de todas as famílias terrenas (Lc 3:38). Ele é o Pai de todos, tanto no céu como na terra, então Ele tem autoridade de Pai sobre todas as coisas. Todas as coisas podem interagir segundo o arranjo de Deus para contribuir para a igreja fazer a vontade de Deus.

Quando saímos para fazer colportagem, Deus pode interagir, e levar pessoas certas para receberem a palavra, e assim fazer Sua vontade.

Paulo queria, segundo a riqueza da glória de Deus, que a igreja fosse fortalecida com o poder mediante o espírito de Deus no homem interior. A palavra “glória” costuma ser entendida como algo brilhante, mas a glória é, na realidade, o próprio Deus Pai. Essa glória atua em nós e tem força para fortalecer e para fazer a obra de Deus. Para nos tornar Sua herança, Deus precisa antes nos encher com Sua glória. Deus consegue fazer isso colocando Cristo em nós! Quando cremos em Jesus, recebemos o Espírito Santo, que é o próprio Cristo, que nos enche com o próprio Deus, a glória.

Rm 8:18-21; Jo 17:5,21-23

Quando chegar o dia em que a obra da igreja estiver terminada, a glória será revelada pela igreja. Ao encher nosso interior, a glória nos liberta do homem natural, e um dia libertará toda a criação, que está debaixo do cativeiro da corrupção.

Antes da criação, o Filho vivia na glória do Pai. O Filho se tornou o homem, gerou a igreja por meio da morte e ressurreição. O Pai agora precisava glorificar não só o Filho unigênito da eternidade passada, mas também o homem Jesus que passou pela aprovação de Deus e foi admitido para dentro do Pai. Deus fará esse mesmo processo na igreja! O resultado do trabalho da glória em nós é a unidade. Sem unidade da igreja não há edificação, sem a qual não há paz, e sem paz Deus não pode fazer da igreja um lugar de habitação para descanso.

Ef 3:16-17; Rm 12:2; Ef 4:23; 2 Co 4:16; Rm 8:5-10

Pelo novo nascimento, nosso espírito que estava amortecido pelo pecado reviveu, e nós ganhamos uma nova vida: a vida de Deus dentro de nós. O homem interior tem o espírito regenerado, mas precisa da alma renovada para que o Espírito possa comandar. O espírito regenerado é para Cristo habitar, e assim ele passa a governar nosso ser, governando também nossa alma. A principal parte da alma que Cristo deve governar é nossa mente. Com a mente velha, Cristo não consegue governar, mas somente com mente renovada.

Para fazer a vontade do Pai eu preciso, primeiramente, renovar minha mente e assim permitir que Deus me transforme, colocando mais de Sua vida e natureza dentro de mim. No tempo final, para Deus concluir o que ainda precisa fazer, Ele fará coisas extraordinárias, ainda mais sobrenaturais. Todavia, se nós permanecermos na mente velha, vamos criar impedimentos para a execução de Sua vontade. O Espírito habita em nosso espírito, mas Ele precisa ser controlador de nosso ser, a partir do espírito regenerado.

Primeiramente, Deus manda dispensadores, e a igreja deve se preparar para receber essa graça se fortalecendo pela riqueza da glória de Deus no homem interior. O coração é o centro do homem interior; se Ele governar nosso coração, Ele governará nosso ser. O coração é formado pelas três partes da alma (mente, vontade e emoção, sendo que a mente lidera) e uma parte da alma, a consciência (que liga o espírito humano com a alma). Quem toma nosso coração toma nosso ser. Cristo é quem deve habitar em nosso coração como dono da casa! Quando estamos hospedados na casa de alguém, sabemos que não habitamos lá. Quando convidamos Cristo para nosso coração, nós O estamos convidando para ser o dono da casa; Ele deve se sentir à vontade para viver dentro de mim. Deus já habita no espírito, mas convide-O para entrar em sua mente, vontade e emoção. Esse é o trabalho que Deus faz para a igreja receber Sua graça. Para convidar Cristo em minha alma, a parte líder que vai permitir ou não é minha mente. Se você colocar a mente na carne, receberemos morte, mas se colocarmos no espírito, teremos vida e paz! Dessa forma, Cristo irá governar todo nosso ser.

Hb 11:1

Cristo é a expressão exata do ser de Deus, Ele é a própria substância do ser de Deus. A fé é capaz de fazer você ter acesso ao ser de Deus. Na terra temos acesso a tudo que é material, mas após sermos regenerados, ganhamos um recurso para ter acesso a toda realidade de Deus: a fé!

 Ef 3:17; 1 Co 3:9; Jo 12:24; Jo 15:1-5; Ef 2:20; 1 Jo 4:8; Ef 1:4

A igreja é algo vivo: é tanto uma lavoura como um edifício. Como lavoura, suas plantas devem estar enraizadas no lugar certo. Como edifício, o mesmo deve estar alicerçado em fundamento sólido. O Senhor nos mostra que tanto nossas raízes como alicerces devem estar no amor, no próprio Cristo.

A igreja é uma lavoura, que começou com um grão de trigo que caiu na terra e morreu, cresceu e produziu muitos grãos! A igreja também é a videira, pois Cristo é a videira verdadeira e nós os seus ramos. Hoje estamos ligados Nele, e se permanecermos Nele, daremos muito fruto. Deus não quer fazer obra humana, mas sim a obra que somente Cristo pode fazer. Na analogia da videira/lavoura, o Pai, por Sua vez, é o supridor de tudo o que a planta precisa: Ele é a fonte dos nutrientes, o ar, a água, a luz. Cristo é a pedra de fundação, e o edifício colocado nessa fundação cresce; é vivo. Enquanto cresce, o edifício precisa estar bem ajustado. Precisamos estar bem ajustados um com o outro. Deus deseja nos edificar juntos para formarmos a habitação de Deus no espírito.

Ef 3:18; Ef 2:20-22; 1 Co 12

Um só membro, por mais capaz que seja, não consegue entender as dimensões de Cristo. Ele é infinito em todas as dimensões, assim como Seu amor. Eles são imensuráveis! Conseguimos compreender essas dimensões somente com todos os santos. Se eu resistir ser edificado, nunca conseguirei compreender Cristo e Seu amor totalmente.

Há alguns autores que interpretam que o versículo 18 do capítulo 3 de Efésios se refere à imagem do templo que está em Efésios 2:20-22, pois o templo é uma sombra da igreja, que se confunde com o próprio Cristo. Tínhamos sempre o conceito de que a igreja é algo menor que Cristo em termos de dimensões, mas hoje o conceito mudou. Deus quer trabalhar na igreja, Seu corpo, colocando as riquezas insondáveis de Cristo para dentro do corpo, por meio de Seus dispensadores até à plenitude de Deus. Ele quer encher o vazio de cada membro e tomar posse. Quando Ele possuir todos os membros, no fim teremos Cristo! Ele terá enchido a igreja em todas as partes!

 Ex 40:34; 2 Cr 5:13, 7:1-2

Quando Moisés terminou de levantar o tabernáculo no deserto, a nuvem o cobriu e a glória de Deus o encheu. A nuvem representa a presença e a glória de Deus, e ela encheu a casa de Deus no Velho Testamento. No Novo Testamento a casa de Deus somos nós, a igreja! A igreja é a plenitude daquele que tudo enche em todas as coisas. No final da obra de Deus, faremos parte das dimensões de Cristo, que maravilhoso!

 Ef 3:7-8,19-21; Cl 3:11; Gl 3:14; Zc 4:6

A palavra “tomados” (Ef 3:19) não é a melhor tradução do grego, o mais apropriado seria “enchidos até”. Isso significa que Deus deseja nos encher com Cristo até à plenitude de Deus! As riquezas das insondáveis riquezas de Cristo são para nos encher com o próprio Deus. Para revelar o plano mostrado em Efésios 1 e 2, Deus precisou usar apóstolos e um grupo de servos para distribuir a graça, e isso tudo visa encher a igreja de Cristo, Seu amor e riquezas. Isso resultará na plenitude de Deus, até que Cristo seja tudo em todos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *