Conferência Internacional M17 – A Recompensa do Reino

Conferência Internacional – Fev. 2022

Tema geral: ENTÃO VIRÁ O FIM

Mensagem 17. A Recompensa do Reino | Leitura Bíblica: Mt 19:27-30

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos  diretamente da Estância Árvore da Vida em Sumaré – SP, na manhã de 05/03/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Estamos no meio de uma Conferência Internacional aqui na Estância Arvore de Vida, tema  “Então Virá o Fim”. Agora na mensagem 17. Lembrem-se das ofertas, especialmente da Estância Arvore da Vida. Temos o Programa Celeiro, mas num evento como este, há despesas adicionais.  Vamos direcionar as ofertas de hoje para a suprir a Estância. Este é um lugar útil, grandemente  usado por Deus para nos suprir com a Palavra. Temos todas as ferramentas que o Senhor nos  deu. Entramos na era dos 7 espíritos e tudo passou a andar de forma acelerada. A  colportagem dinâmica veio puxar tudo, acelerar, turbinar. Fábrica de vencedores,  mulheres conectadas, central de acolhimento, homens de oração, Expolivro. As cidades  têm apoiado o Expolivro. Em vários lugares, no exterior também. Agora temos um caminhão, de  dois eixos traseiros, que foi transformado em Expolivro. Várias cidades talvez não tem estrutura  para receber uma carreta. Assim com o caminhão pode visitar as cidades mais facilmente. No  USA temos um motor home. Na Europa também teremos Expolivro.  

O Senhor tem pressa em voltar. Na comunhão dos cooperadores na sala Betânia, tenho  expressado minha esperança que o Senhor vai voltar em breve. Nos 40 anos de ministério do  irmão Dong, ainda éramos imaturos, com conflitos, brigas e discórdias. Graças a Deus,  tudo isto está ficando para trás. Hoje todos estamos empenhados em lutar pelo propósito do  Senhor que é a edificação da igreja. Desta vez este diferente, não estamos naquele clima de  “final de conferência”, alguns indo embora, outros cansados, outros esfriando. Mas no final  desta conferencia temos desfrutado de muitas orações cheias de fervor. Quanto mais  somos um, é porque houve edificação. O Senhor e o Pai são um. A unidade entre nós é  aperfeiçoada. A medida da edificação é a unidade real entre nós. Estou muito contente pois temos bons generais. A sala dos cooperadores é a sala dos generais. Eles estão empenhados.  

Perto da minha cirurgia tive medo, tive temor, frio na barriga. Você não sabe se ainda será útil  nas mãos do Senhor. Entreguei nas mãos do Senhor, quer pela vida, quer pela morte. Duas  coisas me fizeram ter coragem de assumir esta responsabilidade. Fazendo caminhada e  exercício aqui na Estância, na época que o irmão Dong ia e voltava ao hospital. Orei ao Senhor,  pois sentia que a responsabilidade viria sobre mim, não sabia como assumir isto, achava que  não tinha capacidade. Um dia o Senhor me mostrou em Ex 33, quando Deus se indignou contra  o povo de Israel, eles construíram um bezerro de ouro. Queria exterminar o povo. Moisés falou  que o Senhor sobre a promessa dada a Abraão. Povo de dura cerviz, incrédulo, complicado,  desobediente. A primeira geração caiu no deserto. Calebe e Josué tiveram outra atitude.  Moisés não queria sair dali, não queria ir. O Senhor disse que a Sua presença seria com  ele, daria conforto. Esta palavra foi para mim. Eu até posso passar uma palavra de  conhecimento, mas não seria a palavra que o Senhor queria dar para vocês. Em MG estava 

visitando uma cidade. Orei ao Senhor. “Senhor, me diga concretamente o que o Senhor quer de  mim. Qual o meu papel?” Se não tiver certeza, o Senhor pode me levar a qualquer hora. Quero  completar a minha carreira. O que o Senhor me respondeu na oração? “Quero que você leve  meu povo para Canaan”. Graças ao Senhor! Estou seguindo Mateus capítulo por capítulo, não  como um estudo, mas para ganharmos a visão e revelação do reino. Chegamos em Mateus 19. 

Mt 19:3-12; Lc 13:22 

Primeira coisa foi a questão do divórcio. Alguns tem curiosidade de saber qual minha opinião. Meu encargo não é falar sobre divorcio, mas falar da edificação da igreja. O Senhor deixou  a Galileia, norte, e desceu para Judeia, além do Jordão. O povo entrou por leste do Jordão, em  Jericó. Cruzaram ali o Jordão. Hoje é a Jordânia. Havia um monte, onde Moisés conseguiu ver  a terra de Canaan, mas não entrou. Jesus entrou na região da Pereia, em direção a Jerusalém,  onde hoje se situa a Jordânia. Na época fazia parte das terras de Herodes Antipas, ficava a leste  do rio Jordão, estendendo-se do mar da Galileia até próximo ao mar Morto.  

Mt 19:4-12; Gn 2:21-24; Gn 1:9,29 

Nem todos são aptos. O casamento pode ser uma “arapuca”. Não é fácil compartilhar sobre isto.  Que vir aqui no meu lugar? Gn 2:21-24 fala do casamento, mas precisamos ver no prisma  da edificação da igreja. Não é bom estar sozinho. O homem precisa ser edificado com os outros.  Sempre olhamos no sentido da edificação. O verbo transformar vem do hebraico construir,  edificar. Deus que nos edificar. Deus transformou, construiu, edificou a costela numa mulher. Isto  é o que era desde o princípio. Deus criou um homem simples que vivia pela palavra de Deus.  Ele preparou tudo no jardim do Éden. Deus se preocupou com o meio agradável onde o homem  iria viver. O planeta terra é o único que é agradável pra viver, o planeta azul. O Brasil tem muito  verde, somos privilegiados. Deus se preocupa com o homem. A terra é boa para alimento. A  necessidade física de subsistência bastou criar isto. Mas o homem moderno de hoje está  preocupado com o sustento. A maior dificuldade de Deus é alimentar a nossa alma. Ela tem  uma carência enorme, se não for alimentada entra em colapso, esgotamento, ansiedade.  Naquele tempo Deus sabia como alimentar o homem.  

Mt 4:4, Sl 119; 1Co 11:3 

Deus supre o homem com a palavra. A alma precisa de alimento completo. Salmo 119 é o mais  comprido. A tônica dele é falar sobre a palavra. Deus é capaz de suprir toda necessidade do  homem pela sua palavra. Desde o princípio não era difícil viver a vida conjugal. O homem era  simples e puro. Vivia pela palavra de Deus. Mas o homem se complicou. Gn 3 a serpente  ofereceu uma capacidade de discernir o bem o mal, tirando a necessidade de Deus. Nossa alma  foi contaminada. Apareceu uma personalidade autônoma de Deus. O homem tinha uma  personalidade totalmente uma com Deus. Jesus podia ter seus próprios pensamentos, mas  estava totalmente sujeito a Deus Pai. Ele tinha personalidade, mas ela era totalmente uma com  Deus. Temos que voltar. Com a queda surgiu o ego, a personalidade autônoma. Este ego  pode ser o lado bom da alma. Já apresentei para muitos pastores o livro “Os Perigos do Lado  Bom da Alma”. Eles me agradecem. Pedro teve compaixão do Senhor em Mateus 19, mas o  Senhor disse “arreda Satanás”. Nosso ego é totalmente um com Satanás. 

Gl 2:19-20; Ef 5:25-27,31-32 

Eu, meu ego, foi crucificado com Cristo. O eu bom tem compaixão dos sofrimentos de Cristo,  mas foi crucificado. Não mais o ego vive em nós, mas Cristo vive em mim. Jesus não morreu  apenas pelos seus pecados, mas pelo morrer do seu ego. Cristo amou a igreja e se entregou por  ela. Ele a resgatou do império das trevas, mas também resgatou do mundo caído. Quando Adão  adormeceu, era uma figura de Cristo morrendo na cruz. Através da morte de Cristo, uma  mulher foi edificada, a igreja, Cristo se entregou pela igreja. Cristo está edificando uma  mulher, usando a lavar de água pela palavra. A natureza santa é introduzida pela lavagem da  água pela palavra. Dê valor pela palavra.  

Final do ano passado fiquei preocupado pelas regiões que estavam indo muito bem. CEAPE  produzindo colportores dinâmicos. E aqueles que foram formados, estavam trazendo para as  igrejas pessoas novas. Mas a prosperidade pode trazer orgulho, acomodação, estado de  relaxamento. Aí deixa de apreciar tanto a palavra. Tínhamos as lives das quintas-feiras, mas 

depois que tudo dava certo, de repente percebi que o desespero pela palavra diminuiu. Não  temos direito a ter queda. Só podemos subir e trazer o Senhor de volta. Vamos nos manter  humildes, com o coração contrito e arrependido, coração contrito, desesperado, não podemos  falhar. Nos 4 séculos de história da igreja, sempre vimos histórias de derrota. Não vamos nos  contentar com o sucesso, não podemos cair. Vamos amar a palavra. Vamos nos apresentar  como igreja gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem defeito, santa.  

1Co 6:17; Mt 1:23 

A união final que Deus deseja é Cristo com a Igreja. Aí virá as bodas do cordeiro. Deus quer nos  ver numa experiência de união com o Senhor. Se unimos homem e mulher me carne, unimos o  homem e o Senhor em espírito. Deus conosco mostra o desejo do Senhor em edificar, em ser  um conosco. O foco é a edificação. Trabalhamos no mundo, num exercito de jovens santos, as  gotas do orvalho. Tudo é por meio da palavra. O segredo dos colportores dinâmicos é orar pelas  pessoas usando a palavra profética. Todo o trabalho de Deus é feito pela palavra. 

Jo 17:17-23 

Jesus está preocupada não apenas com seus discípulos, mas também conosco. A finalidade da  edificação pela palavra é que todos sejamos um. Somos muitas vezes individualistas. “Ninguém  presta, somente eu.” Não é apenas uma “unidade de pizza”. Na era vindoura, nossa história não  será esquecida. Vamos reconhecer nossos entes queridos no reino vindouro. Na era vindoura,  Ele vai nos colocar imediatamente na era vindoura. A relação será intensa, maravilhosa, que  até o relacionamento com nossos entes queridos deixará de ter uma importância de  destaque. Estaremos todos mergulhados no amor. A unidade que temos hoje marido e  mulher será “fichinha” comparado com o amor do todo. Deus está nos vinculando neste todo.  Isto é algo maravilhoso e profundo. A glória do Senhor trabalha no sentido da edificação. A glória  trabalha na edificação, nos introduz na unidade maravilhosa com Deus. Estamos sento  transferidos para dentro de Deus por meio do Filho. O Filho em nós, quando cremos em Jesus  Ele entrou em nós. O Jesus que está em nós tem o Pai nele. O objetivo do Senhor não é  apenas nos dar uma boa vida da terra, mas nos aperfeiçoar na unidade. Quanto mais  edificados, mais somos um.

Ap 21:1-3 

O resultado final da edificação está em Ap 21. A igreja está edificada, está pronta. Todos os  cristãos amadureceram e agora fazem parte da noiva, adornada para seu esposo. Nova  Jerusalém significa edificação. A igreja edificada é o tabernáculo de Deus com os homens.  “Deus-com-eles”, com hifens, será o Deus da eternidade futura, com os homens, não tem  como separar. Isto é o grande privilégio, o nosso final, o nosso destino. Não precisamos amar  o conforto desta terra, o luxo, o viver bem, as coisas materiais. Nada mais nos atrai. 

Mt 19:4-8; Mt 4:4 

Deus não nos obriga a estar no casamento, por aparência, não é uma lei, não é forçado. No  velho homem o casamento não dá certo. No princípio não era assim. Antes do pecado entrar,  o homem era simples. A queda do homem em Gn 3 o fez independente. É possível tomar a  cruz para edificação. É possível. O casamento é um modelo. Se dá certo o casamento, a  edificação também é. Quando você sentiu amor pelo seu conjugue, a paixão dá sensação que  irá morrer sem o outro. Deus permitiu esta atração, o impulso inicial. Esta paixão não aguenta a  vida toda. Da paixão gera o amor. O amor gera edificação. Será que depois de casado vira um  sapo, a paixão foi embora. Temos que aproveitar que temos paixão e construir, edificar algo. É  tecer um tecido. Tem gente que procura felicidade depois de 5 casados, pagando pensão atrás  de pensão. Vamos edificar alguma coisa. O relacionamento precisa ser um edifício sólido. 

Muitas vezes até usa a Bíblia para bater um no outro. Quase um cárcere privado. Não faça isto. Vamos voltar ao princípio, negando a nós mesmos, um edifício sólido. Gerar um  relacionamento com Esplancno. Isto é edificação. 

Fp 2:1-4 (KJA) 

Temos recebido nestes 40 anos muita palavra profética. Assim deve haver edificação. Pensamos  a mesma coisa. Na sala de generais somos muitos, mas pensamos a mesma coisa. Temos  o mesmo amor. Usamos o amor de Deus. Urdidura e trama. Deus flui o amor pra nós sem restrição. Fluímos o amor por causa da edificação. Avança Jovem, Mulheres Conectadas, Rede  de Cuidados: é feio a rivalidade, a competição, a inveja. Se alguma região faz algo, ficamos  contentes. Não criticar, não rivalizar. Vamos passar isto para todo o corpo. Vamos somar força  e energia para edificação. Não busque evidência na igreja. Cristo não buscou isto, mas se  humilhou. Ele veio buscar a glória de quem O enviou, não a glória dele mesmo. Cada um  considere os demais como superiores. Se sempre acho que sou melhor, não haverá edificação. No casamento não se deve permitir agressão física ou psicológica. Não podemos tolerar  isto. As vezes não separam, mas se torturam diariamente, alguém fica por cima. 

Cl 3:12-15 (KJA) 

A vida conjugal é uma miniatura da vida de igreja. Nós somos um povo escolhido de Deus,  amado. Temos um coração pleno de compaixão, mansidão, humildade, paciência. Vamos cuidar  uns dos outros. Precisamos maturidade e graça para pedir perdão. Aprender a pedir perdão e  também a perdoar. Não carregar mágoas para o caixão. Vamos nos limpar disto, ficar mais  soltos, mais alegres, revestidos do amor. Somos convocados para viver em paz. No meu  corpo, os membros não brigam em sim. Pois no corpo há o amor, assim há vínculo na perfeição.  No fim todos estaremos mergulhados no amor. Estamos num momento positivo e abençoado.  Nunca nos faltou a palavra de Deus. Mas tínhamos dificuldade de influenciar a sociedade em  que vivíamos. Éramos quase agentes secretos, prédios sem placa. Muitas vezes desde 11/12  anos de idade, quando converti, sempre a mesma coisa, será que ficaremos sempre assim? Será  aquilo que o Senhor fez será em vão. Estamos no tempo dos sete espíritos. A colportagem deu  uma virada, a colportagem dinâmica. Estamos em todos os lugares. “Posso orar por você?”. 300  guerreiros nas ruas, trabalhando. Não iremos morrer sem utilidade. Tudo que o Senhor preparou  em mim não será em vão.  

As pessoas novas já estão sendo introduzidas na edificação da igreja. A melhor maneira  de curar um casamento é servir. Um casal procurou um irmão responsável porque tinham  problemas. Foram colocados para servir. Este casal tinha 20 anos tentando ter um filho, aí a  mulher engravidou. Não são as palestras para casais que vão ajudar muito, mas sim praticar a palavra, servindo. Tem lugares que tem problemas com colporagem, com os livros. Mas os livros  nas mãos das pessoas vão fazer toda a diferença. Todo mundo já conhece o defeito de todo  mundo e fechadas em si mesmas não haverá edificação. Servir irá oxigenar, refrescar e levará a edificação. Os velhos, todos, serão edificados. Concreto armado é juntar materiais não muito  nobres. Areia, brita, cimento, ferro, água, forma. Cada um de nós somos um destes materiais.  Se forem depositados nos cantos do canteiro de obras, não haverá edificação. Precisa de  misturar para edificar, construir colunas que aguentarão a carga. Sozinhos não há como aguentar a carga.

Temos armadura, forma, cimento. A forma é a igreja. O cimento nos aglutina, junta os materiais.  Tudo na proporção certa, jogados dentro da forma de madeira. Sozinhos somos apenas pedras  e areia. Não temos mais como escapar da forma. Concreto feito com cimento, água, areia e  pedras. Há uma reação química do cimento, que gera calor. Edificação da igreja gera calor. No  meio do processo não temos mais como sair. Já está no concreto. Não pode mexer na forma,  porque senão perde tudo. Em 7 dias já está com 60% da resistência. 28 dias é a resistência de  85% da resistência final. Esta coluna carrega toneladas. Água é jogada por fora para fazer a  cura.

Depois de tudo pronto é a hora de colocar a carga. Aí as portas do hades não prevalecem contra  a igreja edificada. Os materiais sozinhos não aguentam nada. Uma pedra aguenta muita  carga, muita compressão. Mas não aguenta tração. Uma pedra não é boa para viga. A parte de  cima é comprimida e a de baixo é tração. A pedra não aguenta a tração, mas o aço sim. O  concreto tem pedra e aço. Juntos a porta do hades não prevalece. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *