Conferência Internacional M17 – A Unidade do Espírito no Vínculo da Paz

00

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, na Conferência em Piracicaba, realizada  no auditório da Igreja em Piracicaba (SP) e transmitida pelo Instituto Vida para Todos  em 25/09/2022. Texto não revisado pelo autor. 

Em Efésios, capítulos 1 e 2, está todo o tema central do livro de Efésios, que contém a vontade de  Deus, Seu plano e Seu propósito. Ele quer um lugar de habitação no espírito, é o Seu sonho. Paulo  é o dispensador das riquezas insondáveis de Cristo. Precisamos de muitos dispensadores,  aqueles que recebem a palavra de Deus com amor reverente, fazem imersão na palavra  profética e a executam. Essa é a edificação do Corpo de Cristo. Em Ef 3 o apóstolo Paulo se põe  de joelhos diante do Pai. Precisamos aprender a viver pelo homem interior.  

Nosso espírito recebeu Cristo em nossa regeneração. Nós nos tornamos filhos de Deus, mas Cristo ficou confinado em nosso espírito. Temos de convidá-Lo a vir para nosso coração. A consciência, mais as três partes da alma formam o coração. Esse convite é para Ele fazer habitação  em nossa mente, vontade e emoção, comandando todo o nosso ser. Precisamos do Corpo de  Cristo, pois um indivíduo, sozinho, não consegue compreender as dimensões de Cristo. Ef 3:19  relata que somos enchidos até toda a plenitude de Deus. Ele precisa nos encher com Ele mesmo.  

Eu achava que a igreja era um pouco menor que Cristo. Assim encheria a igreja e também as outras  coisas. Mas o que Ele quer é encher toda a igreja e com isso encher todas as coisas. Deus quer  todas as partes de nosso ser com o próprio Cristo, encher completamente, sem deixar  vazios. O poder está operando em nós. Algo que achamos impossível, com este poder operando,  Ele irá conseguir executar e assim envergonhar Satanás.  

Ef 3:1; Ef 4:1  

Paulo novamente se coloca como prisioneiro. Na postura de um prisioneiro, ele roga à igreja, ele  roga a nós. Qual a diferença desse prisioneiro em relação a Ef 3:1? Para que o evangelho fosse  pregado de maneira pura, Paulo foi perseguido. Ele poderia ter feito uma adaptação, ser político, mas Paulo foi fiel, nos transmitiu o evangelho de maneira pura. Em Ef 3:1 diz que ele é  prisioneiro por amor a nós, por causa do evangelho puro.  

Em Ef 4:1 diz que ele é prisioneiro no próprio Senhor. Quem quer servir ao Senhor, tem de  aprender a ser prisioneiro no próprio Senhor. Com esta postura ele nos roga para andarmos na  vocação a que fomos chamados. Ele não somente está preso por causa de sua fidelidade, mas ele  está preso no Senhor e seu viver está sob o comando do Senhor. 

O chamamento em Ef 4:1 é “klesis” em grego, originário de “kaleo”, que significa chamado. O andar  aqui é “peripateo”, é conduzir-se, um andar com comportamento, seu andar diário. Nosso andar como prisioneiros no Senhor é com uma direção, um comportamento, conduzido por Ele.  

Ef 1:3; Ef 2:21; Ef 4:2; Mt 5:3  

Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos nos lugares celestiais. Ele tem uma grande  esperança. Ef 2:21 destaca que, um edifício bem ajustado e consolidado será o lugar de habitação  de Deus. Ef 3 mostra que Deus envia os apóstolos para dispensarem as riquezas de Cristo, até que  a igreja seja a plenitude de Deus. Ef 4:2 revela o comportamento de quem não tem liberdade  própria: humildade e mansidão. Ser humildade é reconhecer nossa condição de incapacidade,  insignificância. Graças a Deus, andamos sempre humildes. Não permitamos que o sucesso suba a nossa cabeça. Mantenhamo-nos sempre humildes, com espírito contrito, arrependidos,  coração quebrantado

Ser manso é conduzir-se com brandura, sem agressividade. Não precisamos levantar a voz, mas  resolver toda situação com brandura, não resistindo para se defender. Quando falam mal de nós,  naturalmente queremos nos defender. Vemos isso nas brigas de trânsito. Como prisioneiros no  Senhor, não temos essa liberdade de nos defender, de discutir, de usar agressividade. longanimidade (“makrothumia”) é a qualidade de ser tolerante, paciente, que suporta situações  adversas com firmeza e serenidade. Suportar aqui não é aguentar, mas dar apoio. Assim vamos  edificar o Corpo de Cristo. Damos sustentação quando o próximo precisar, não aproveitando o momento de fraqueza dos outros. Não queremos derrubar, mas suportar. Isto não é uma regra  de autoajuda.  

Fp 2:1-4; Cl 3:12-15  

O segredo de tudo isso é o “splagchnon” de Cristo. Sou humilde porque não posso fazer. Estando  ligado a Cristo, não posso fazer por mim mesmo, faço por Cristo. O texto em Cl 3:12-15 confirma  que somente pelo “Splagchnon” de Cristo é que somos capazes de ter um andar de  compaixão, bondade, humildade, mansidão e longanimidade. Somente pela compaixão de  Cristo é que suportamos uns aos outros, e que somos capazes de perdoar. O amor é o vínculo da  perfeição, e o resultado é a paz. No velho homem não tenho humildade, não damos suporte, não  sustentamos ninguém. O novo homem se refaz, criado segundo Deus, sendo que Cristo é tudo  em todos. Somente desta maneira podemos viver a vida da igreja. Ele quer colocar em nós seu  “splagchnon”, sua compaixão. Ternos afetos de misericórdia é o “splachnon” de Cristo.  

Perdão é algo difícil. Muitas vezes até impomos condições para perdoar. Guardamos  ressentimentos de anos. Por exemplo, lembramos de problemas acontecidos no casamento há  cinco, dez, quinze anos atrás. Assim, quando perdoamos, não o fazemos para sempre. Queremos  puxar o rabo do cachorro morto e enterrado para fora. Como homens naturais, sempre ofendemos  uns aos outros. Já vi casais, de 80 anos de idade, um virado de costas para o outros. Será que eles  irão levar isso para o caixão? Não guarde mágoa por ninguém. Vamos pedir força ao Senhor  para pedir perdão. A perfeição tem de ser pelo amor.  

Ef 4:3; Ef 1:19; 2Ts 2:23; 1Ts 2:13  

Se basearmos nossa unidade em qualquer outra coisa que não seja unidade do espírito, não será  possível edificar a igreja. Como conseguiremos ter o andar que executa a vontade de Deus? É pelo Espírito. Já dissemos que o poder de Deus é extremamente grande; porém, é o Espírito quem tem  a eficácia da força desse poder para executar a obra de Deus. Quando acionamos o botão da fé no espírito, temos acesso a esse poder. Em 2 Ts 2:23 lemos que os tessalonicenses creram  na Palavra de Paulo, que era de Deus, e a Palavra passou a operar eficazmente pelo Espírito de  quem creu. A fé na Palavra é que aciona o Espírito para operar e realizar a obra de Deus. Se  quer preservar a unidade do espírito, você precisa da fé e a fé está baseada na Palavra. 

Gl 5:16-26; Jo 17:20-21  

Andar em Gl 5:16 é “peripateo”. Viver de modo digno é andar pelo espírito, nunca andando pela  carne. Gl 5:18 revela que estamos sendo guiados pelo espírito, não estamos sob a lei. Nós somos  prisioneiros no Senhor, é Ele quem manda. Não queremos nenhuma obra da carne, pois isso destrói a edificação e não herdaremos o Reino de Deus. O fruto do espírito é amor. Quando  estamos no espírito, todos ficamos bonitos. Passamos a amar mais uns aos outros. Isso não é por  autoajuda, mas é obra do Espírito. Estamos cada vez mais alegres. Vamos viver mais em paz, sem  falar mal dos outros, sem ser agressivos.  

Gl 5:25 salienta outro tipo de andar, o “stoikeo”. O espírito nos supre tudo, a todo momento. O  “peripateo” é o andar comum, diário, guiados pelo Espírito. Se todos forem assim, teremos um  mesmo ritmo, um mesmo passo, um andar de exército, que se torna o andar “stoikeo”, juntos,  promovendo amor e paz. Praticar a imersão na palavra nos faz exercitar o espírito e sermos um único exército.  

Deus quer produzir em nós uma unidade que não é a unidade produzida pelo homem, mas uma  unidade orgânica, a mesma que existe entre o Filho e Pai, conforme mostrado em Jo 17:20-21. Não  é uma unidade fabricada pelos homens. Deus quer produzir a unidade no Corpo de Cristo, acionando o botão da fé, crendo em Sua Palavra.  

Ef 4:4-6; Ef 1:22-23; 1Co 12:12-13  

Aqui vemos primeiramente três itens: somente um Corpo, um Espírito, uma só esperança de  nosso chamamento. Depois vem um segundo trio: um só Senhor, uma só fé e um só batismo.  Depois, no versículo 6, termina com um só Deus e Pai de todos. A igreja é o Corpo de Cristo e tem  muitos membros, conforme Ef 1:22-23 e 1 Co 12:12-13. Quando se fala de Cristo como Cabeça,  mostra que nós estamos nesse Corpo como membros. Ele quer nos encher com Sua natureza.  Não há lugar para nosso temperamento natural. Quando o universo olhar para a igreja, verá Cristo  enchendo todos as coisas.  

A igreja é o próprio Cristo expandido. Quando você creu em Jesus, você foi batizado pelo Espírito  Santo, para pertencer a um Corpo. Deus o colocou em um Corpo. Você não é um cristão individual,  mas está no Corpo de Cristo. Deus nos dá o beber do Espírito, que é para nos constituir do próprio Cristo, enchendo todas as partes de nosso ser. Não pode haver vácuo de poder. Ele  enche tudo. É isso que o Senhor faz, esta é a maneira de alcançar a unidade. Desta forma Deus  toma posse de nós e tomamos posse do Senhor como herança.  

Ef 4:4-6; 1Co 12:4-6; Ef 1:9-10  

Tudo começa com Corpo, Espírito e esperança do chamamento. Depois: um só Senhor, uma só  fé e um só batismo. Depois termina com Deus. Isso está relacionado à 1 Co 12:4-6. Os dons são  diversos, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.  Também diversidade nas operações, mas Deus é quem opera tudo em todos. Ao associar estes  três versículos à Ef 4:4-6, conseguimos entender. Tudo começa com o Corpo, pois precisamos do Espírito para dar função a cada membro. O Espírito concede dons a cada membro, ou seja,  os dons vêm pelo Espírito.  

Esperança é o que Deus quer obter com a edificação. Nós sermos a herança de Deus e Deus ser  nossa herança. O Espírito é que nos dá dons para funcionar como membros do Corpo de Cristo e  termos a realidade desse Corpo. Corpo, Espírito e Esperança, o primeiro trio, estamos  desvendando esse mistério.  

Temos também o segundo trio: Senhor, Fé e Batismo. Você tem um Senhor, alguém que governa  você, que o comanda. A fé está relacionada à obediência. Se não cremos, não temos nenhuma  realidade e não teremos todas as riquezas que o Corpo de Cristo nos proporciona. 

Quem não crê, não toma posse. O Batismo aqui é pelas águas, é dar o testemunho que você foi  introduzido no Corpo, que pertence ao Senhor. Tanto o Senhor, como Fé, como Batismo, exige  obediência, fé.  

O Senhor é quem dá os ministérios. Um bebê recém-nascido ainda não tem o dom de movimentar  os dedos da mão nem o ministério de segurar um copo, mas você já consegue. Ele tem o dom de  fechar a mão, mas ainda não tem o ministério de segurar o copo. Quando temos somente um Senhor, que governa sobre nós, Ele nos dará o ministério. Todos temos dedos para tocar as  teclas de um piano. Isto é o dom. Mas não somos pianistas, aquele que exercita o dom de tocar o  piano, até se tornar o ministério. Exercitar o dom de tocar as teclas dá o ministério de pianista.  

Se passamos a vida inteira sem exercitar, não transformaremos os dons em ministério. Temos de  obedecer ao comando, que vem do Senhor, executar o dom e ter o ministério. O que Deus  deseja é encabeçar tudo. Recebemos o dom, mas temos de exercitá-lo para tornar ministério.  

Orar pelas pessoas é um dom. Então obedecemos ao Senhor, ao comando, exercitamos o nosso dom. Se obedecemos, passamos a ter um ministério, ganhamos um ministério. Vamos então nos oferecer para Deus, executar as operações. Deus opera tudo em todos.  

Ef 4:5; Lc 8:19-20  

Para termos utilidade no Corpo de Cristo, temos um Senhor, uma Fé e um Batismo. Deus é o  originador de todas as coisas. Ele é sobre todos, é quem manda e nós obedecemos. Cristo age  por meio de todos, por intermédio do Espírito que está dentro de nós. Sobre nós está Deus Pai. A  vontade de Deus é a coisa mais forte desse universo. A família do Senhor é formada por aqueles  que fazem Sua vontade. O importante é fazer a vontade Deus.  

Com relação às pessoas que trazemos para a igreja, pela pregação do evangelho, nós temos de  transmitir isso a elas. Em geral, as pessoas têm uma ideia errada, por influência da religião  tradicional nestes 20 séculos, de que o clero, os que estudaram, os líderes, é quem realizam as coisas. Como acontece em alguns grupos religiosos, elas procuram um padre para se  confessar, pedem ajuda para um sacerdote, um pastor, pois consideram que tem alguém que se comunica com Deus por elas, e, assim, continuam sua vida normalmente, sem compromisso real com Deus e, até mesmo, com um viver pecaminoso. Uma vez que há alguém que interceda por  elas e realize o serviço a Deus e o cuidado delas, podem levar uma “vida cristã” mais confortável.  

Mas nós contatamos as pessoas e as trazemos para serem membros do Corpo de Cristo. Elas  serão um membro e vamos ajudá-la a ser aperfeiçoada. O normal na Bíblia é tornar cada pessoa um membro ativo do Corpo de Cristo. Tem de conscientizar cada uma delas. Nós aperfeiçoamos  as pessoas para funcionar. Nós damos pastoreio e apascentamento, sem substituir suas funções. Em São Paulo um irmão que veio pela primeira vez me procurou, dizendo que iria voltar  à reunião. Eu lhe disse que não iria apenas voltar, mas que seria edificado junto conosco, como  membro do Corpo de Cristo. Vamos inserir no “Posso orar por você?”, para funcionar no Corpo de  Cristo. Ninguém pode substituí-lo na função, mas aperfeiçoar. 

Ef 4:6; Ef 1:10,22; Ef 5:23; Cl 1:18; Jo 14:16-17; Rm 8:10-11  

“Por meio de todos”, em Ef 4:6, se refere a Cristo operando em nós, por meio de quem toda a obra  de Deus foi realizada. Deus deseja que o Filho seja a Cabeça sobre todas as coisas. Ele é o nosso  Senhor e a Cabeça da igreja, o Corpo de Cristo. “Está em todos” em Ef 4:6 se refere ao Espírito  que está em nós, conforme Jo 14:16-17. O Espírito realiza a vontade do Pai e a comissão que  o Filho recebeu do Pai quando foi ungido Cristo. O Senhor voltaria como “o Consolador”. Ele  habitava com os discípulos fisicamente, mas hoje está em nós. Ele é o Espírito, que age por meio  da igreja. Ele habita em nós por meio do Espírito. 

Cristo está em nós. Se estivermos com o conceito de triteísmo (três Deuses separados), ficaremos  confusos. Oramos para o Pai ou para o Filho? É Deus Triúno, três em um, Cristo está em nós, Deus  está em nós, o Espírito está em nós. A base de nossa fé é que temos um só Deus, o Deus único.  Deus é triúno para poder realizar a redenção do homem e para dar-lhe vida. Pelo Espírito, Ele habita  nos crentes, para encher Sua igreja com as riquezas insondáveis de Cristo até à plenitude de Deus.  

Dt 8:7, Jo 7:37-38  

Dt 8:7 revela o Deus Triúno: “Manancial profundo é o Pai, a fonte é o Filho que alcançou o homem, e o00 ribeiro é o Espírito para dar de beber das riquezas de Cristo, até Deus obter Sua habitação no espírito”. Ele é riquíssimo, tem tudo, tem poder. O manancial profundo é infinito, debaixo da terra, mas o homem não tem acesso. Um dia Cristo veio à terra, como o próprio Deus, fazendo a ligação do manancial profundo com a terra.  

O Senhor Jesus é a fonte, conforme Ele mesmo revela em Jo 7:37-38. Jesus se encarnou como  homem e trouxe as águas para a superfície. Até hoje esta fonte jorra e forma os rios de água viva, alcançando as pessoas. Isto é o que levamos para as pessoas nas ruas por intermédio do  “Posso Orar por Você?”.  

A água que está no manancial é a mesma água da fonte, que é a mesma água do ribeiro. Na  essência, é o mesmo Deus, a mesma água. Ele é triúno para trazer essa essência a todos que  venham a crer. O Deus Triúno está fazendo todo este trabalho para edificar sua habitação na  igreja. Tudo que fazemos é para isso, para finalizar a habitação de Deus no espírito. Que Deus  abençoe cada um de vocês. Tivemos luz hoje, o Senhor está nos dando revelação. Ele quer voltar  rápido, tenho esperança de que eu irei encontrá-Lo ainda vivo. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *