Conferência Internacional M18 – Emanuel: Deus conosco

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 18. Emanuel: Deus conosco | Leitura Bíblica:Mt 12:28; Mt 21:31,43

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da igreja em Campinas, em 17/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Como Deus conseguiria enviar Seu filho, em forma humana, para salvar os humanos e não tomar o pecado? Nele não havia pecado, pois Ele nasceu de uma virgem, uma mulher, chamada Maria. Jesus não conheceu o pecado, mas veio tomar a forma pecaminosa. Deus já havia anunciado esse evangelho em Genesis 3, quando a serpente enganou a mulher. 

2 Co 11:3; Gn 3:15; Mt 1:16-18; Rm 8:3
A serpente, a personificação de Satanás, enganou a Eva pela sua sedução. Eva caiu, comeu a árvore do conhecimento do bem e do meu e deu seu fruto ao marido também. Assim o pecado entrou no mundo, e a morte entrou no mundo, no Homem. Todos pecaram. 

É possível que já tenham pensado no conceito machista de culpar a mulher pela queda do Homem. Hoje vamos redimir as mulheres, a salvação veio por uma mulher. 

Em Gn 3:15 Deus promete à mulher que foi enganada pela serpente que dela sairá o descendente que trará salvação e esmagará a cabeça da serpente. Isso é a semente da mulher, o homem não tem participação disso. Se o homem tivesse participado, Jesus teria pecado, mas Ele nasceu sem pecado. Em Mateus vemos que Maria ficou grávida do Espírito Santo, e não de José.  

Jesus veio em forma de homem, de carne, por meio de Maria, mas não participou do pecado. Jesus teve a semelhança do pecado, e Nele condenou o pecado na carne, mas ele não participou do pecado, somente da carne. Dessa forma, Ele pôde salvar-nos do pecado.  

 Gn 2:18-19
Por que a serpente encontrou  a mulher, e somente a mulher? Onde estava o homem? 

O homem precisa de ajuda, o homem sozinho não consegue se virar no mundo, ele precisa da ajuda de sua esposa. O homem é objetivo, focado, mas é bagunçado em muitas coisas. Deus deu a ele uma auxiliadora, que o ajuda a cumprir a missão. A mulher estava no jardim para ajudar Adão. Adão podia estar meditando, pensando em como servir a Deus, enquanto a mulher podia estar preocupada em como ajudar com todas as outras coisas para o marido servir a Deus. Agradeça a Deus pela sua mulher, irmão! Não culpem as mulheres pela queda, onde estava Adão? 

Pv 31:10
A mulher mostrada aqui se preocupa com tudo. Com uma mulher virtuosa, seu marido confia nela, a miséria não chega à casa, não deixa nenhum membro de sua casa sem mantimentos, é forte, vigorosa…
Por um lado, quero elogiar as mulheres com este capítulo de Provérbios, por outro lado, quero que já estejam cientes: a igreja precisa ser assim, precisa ser como uma mulher virtuosa.
Nós estamos dispostos a cuidar da casa de Deus? Estamos nos mostrando proativos a cuidar das pessoas, a trazer mantimentos a elas? Estamos nos preocupando com sua segurança?
O marido da mulher apresentada em Provérbios é um juiz, Cristo, o Filho, é o juiz (Jo 5:22). A igreja está sentada ao lado de Deus, e ela precisa se preocupar com seus filhos, cuidar deles, acudir as pessoas nas ruas, os famintos.
A mulher não tem preguiça no cuidado, mas é vigorosa e forte. Ela teme a Deus, e é recompensada por Deus. Sejamos assim!
Esse é, também, o papel da mulher. Talvez alguns considerem o papel da mulher como acessório, como secundário, mas não é assim. O papel da mulher tem muito valor, assim como o Senhor dá valor à igreja, pois ela o auxiliará para fechar esta eraNós, que somos a última geração, da última era, somos muito importantes para Deus, somos Seu exército. Está acontecendo esse milagre da aurora entre nós, Seu povo atenderá o chamamento. Fico impressionado em ver a inclusão dos nossos jovens e adolescentes nos serviços e atividades. Todas as gerações precisam ser úteis nas mãos do Senhor. 

Estou muito alegre, pois aquilo que o Senhor prometeu, sobre o descendente da mulher, aconteceu. 

Gl 4:4; Lc 1:26-35; Mt 1:22
Jesus foi nascido de mulher (não de José), o homem não tem participação. Maria achou graça diante de Deus. Ao ler a história de Maria, é muito fácil passarmos sem perceber todos os desafios que ela passou. Imagine você ser visitado por um anjo, o qual lhe diz que de você nascerá um ente. Como os outros entenderão isso? Quem vai acreditar nessa história? Mas Maria era simples e simplesmente disse “eis aqui a tua serva”. Sejamos simples, quando Deus nos dá a Sua palavra, vamos nos dispor! Ao receber uma palavra, não vamos ficar questionando, reclamando, mas simplesmente digamos “Sim e amém! Eis-me aqui!”. 

Aquele que nasceria da mulher seria “Emanuel”, que significa Deus conosco. O Homem caiu, pecou. Como Deus santo poderia ajudar o Homem pecador? Graças a Deus, Jesus veio por meio de uma virgem, Ele é nosso Emanuel. Nosso Deus quer estar com os homens. Desde esse momento, Jesus nunca mais deixou de estar conosco, hoje Ele está sempre conosco! 

Esse descendente da mulher vai pisar na cabeça da serpente, Ele vai salvar seu povo dos pecados, e ele trará o reino de Deus aqui para a Terra! O Filho de Deus tomará posse deste mundo que foi usurpado por Satanás.  

Ap 12:1
A mulher aqui é a totalidade do povo de Deus, que irá dar à luz o filho que irá reger as nações. Estamos nesse processo de nascimento do filho varão, que nascerá antes da grande tribulação. Esse filho é quem irá vencer aquele que engana o mundo inteiro, que enganou Eva e continua nos enganando. Como iremos derrota-lo? A única forma de vencer é sermos transportados do plano terreno para o celestial. No plano terreno, Beemote e Leviatã ainda estão na minha alma, eu preciso sair desse plano. Graças a Deus, Jesus conseguiu condenar na carne o pecado e crucificou o nosso velho homem (Rm 6:6), hoje buscamos e pensamos nas coisas lá do alto pois morremos com Cristo, e nossa vida está oculta juntamente com Deus. Quando Deus se manifestar, o filho varão será manifestado com Ele em glória. Queremos estar no filho varão, portanto não confie no seu velho homem, nem na sua capacidade. Fale ao Senhor que você não confia em nada neste plano terreno, e peça para que ele te alce todos os dias para o plano celestial.    

Sl 2:8-9
Nosso Senhor, por meio do filho varão, voltará a reinar sobre as nações e regerá (apascentará) as nações. Ele quer cuidar das nações. O reino de Deus é para produzir a paz, a justiça e a alegria. Deus está formando esse exército que conquistará as nações para Deus e que faz parte do filho varão; quem quer se alistar? Eu quero! Se você quiser viver uma vida cristã morna, despreocupada com a vontade de Deus, quando o Senhor voltar você vai passar pela grande tribulação. Precisamos cuidar das pessoas, orar por elas nas ruas, fazer a vontade de Deus. Talvez não sejamos tão corajosos quanto os colportores, que saem às ruas e lidam com várias adversidades, mas nós podemos sair e orar, cuidar pelas pessoas, ofertar… podemos participar de um jeito ou de outro.  

Is 7:1-14; Is 8:3; Mt 4:13-16; Is 9:1-6
O principal cumprimento da profecia aqui é o nascimento de Jesus, o qual nasceria de uma virgem. Esse rei nasceu para salvar Seu povo, e levou luz às pessoas. Nós estamos aqui pelo mesmo motivo: para levar a luz, para pregar o evangelho para quem vive na região da sombra da morte.  
Jesus começou a pregar o arrependimento, que não somente significa  mudar 180 graus, pois ainda permaneceremos vulneráveis aos ataques de Satanás. Nesse plano ainda precisamos lutar contra Beemote e Leviatã. Precisamos mudar de plano! O arrependimento é para reinarmos, ele quer nos levar aos céus e deixar que o reino dos céus nos governe.
A terra que estava aflita não continuará mais em obscuridade porque nós estamos aqui, trazendo a luz como o exército do Rei. 

O povo que andava em trevas verá luz, quem vivia na região da sombra da morte, resplandecerá a luz! Estamos espalhando isso para todos os continentes! Estamos pegando fogo aqui, mas levando para Europa, América do Norte… Temos centro de preparação de colportores dinâmicos em uma cidade no México, a partir da qual levaremos o evangelho para todo o país. Deus está formando um exército em todos os continentes, porque Deus tem pressa para tirar esse povo que anda nas trevas. Precisamos levar essa grande luz e libertar as pessoas! O Senhor tem multiplicado Seu povo, e aumentado sua alegria. Repartimos os despojos da pregação entre todos nós! O Senhor precisa de nossa ajuda, vamos trabalhar. “Não sei ser colportor nas ruas, mas posso cuidar, mas sei que há alguma porção para mim”. 

Quando tudo acabar, festejaremos com o Senhor no reino milenar. Se hoje lutamos para salvar as pessoas das trevas, naquele dia iremos reinar com Cristo durante mil anos e apascentaremos nações.  

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. 

Isaías 9:6-7
Graças a Deus irmãos, pois essa profecia está se cumprindo em nossos dias! Ele veio para reinar, e desta vez definitivamente. Ele está nos usando para essa luta, e nós não tememos os ataques do inimigo. Passamos por dias difíceis, muita luta e opressão das forças espirituais do mal, mas graças a Deus nós respondemos esses ataques com a pregação do evangelho. Temos um rei que se levantou. Quando o Senhor se levanta, Seus inimigos fogem; o que está conosco é maior do que o que está no mundo. Se você quer estar debaixo do governo de Deus, sua vida entrará em ordem. Trazemos ordem às pessoas que estão aflitas e exaustas nas ruas. Não há preço que pague pela ordem na vida. Graças ao Senhor o rei do reino dos céus chegou! 

Mt 2:6; Jo 3:16; 1 Jo 5:11; Rm 11:33-36
Jesus veio resolver todos os problemas de desordem nesta terra. Quando cremos no Filho que Deus nos deu, ganhamos a vida eterna. Isso é tremendo. A vida eterna está no Filho, o único acesso á vida eterna é por meio Dele, sem Ele nunca teríamos a vida eterna. Amemos a palavra “um filho se nos deu”! É muito preciosa. 

Ninguém consegue perscrutar tamanha sabedoria de Deus. Deus é o conselheiro maravilhoso. Dele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas. O Homem não tem o direito de roubar a glória de Deus, tudo é Dele e depende Dele. 

Gl 3:14 ; Jo 14:2-6,16
A promessa que Deus deu a Abraão chegou até nós, os gentios. Quando cremos no Filho, recebemos a vida eterna e o Espírito prometido, que nos traz a benção de Abraão, que é Deus conosco. A partir de então, Ele passou a viver conosco.
Jesus não quer estar longe de nós, Ele voltou a nós pelo Espírito. Nesse Espírito Ele conseguiria nos levar aonde Ele está, que é o Pai. O Pai nos deu o Consolador, que estará sempre conosco (Emanuel)O Espírito é a maneira de Deus estar conosco a todo tempo. O próprio Jesus, em forma do Espírito, está sempre conosco! 

1 Co 5:45; 2 Co 3:17; Rm 8:8-17
Ele se tornou o espírito que dá vida ao voltar após a morte. Ele é o ar espiritual, a realidade do ar material. Não o vemos, mas Ele está aqui conosco. Quando invocamos, Ele nos supre com vida, pois ele é o espírito que dá vida. 

O Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito há liberdade. Hoje Deus não está conosco mais em carne, hoje é muito melhor! Ele está dentro de nós a todo o tempo.  

Mudemos de plano, os que estão na carne não agradam a Deus. Precisamos estar no Espírito! Precisamos estar em Deus, aquele que habita em nós. Emanuel está no nosso espírito. Não somos mais guiados pela carne, pela nossa mente lógica, mas sim pelo Espírito de Deus, pois somos filhos maduros. Se somos filhos de Deus, devemos andar na esfera onde Deus está, e não no plano terrenal.  

Rm 14:17
Esta é a genuína vida da igreja, que é o reino de Deus: justiça, paz e alegria. Justiça é ser correto com os homens e com Deus. Somente Deus é justo, Sua justiça é o fundamento de Seu trono. Tendo justiça, há paz, pois há segurança., estabilidade. Tendo paz, há alegria, não há mais preocupações e incertezas; o reino é firme e sólido, nunca nos abalaremos nele. 

Mt 24:14; Mt 28:18-20; Mc 16:19; Ap 21:1-3
Vamos cumprir nossa missão hoje: pregar o evangelho do reino! Nosso rei já ganhou toda autoridade no céu e na terra. Quando a igreja sai para pregar o evangelho, o Senhor acompanha e coopera com a igreja! Ele não aguenta ficar longe de nós, Ele está conosco a todo o tempo, no fim, Ele será o Deus-com-os-homens!
Que a igreja possa ser essa auxiliador, que cuida da casa do marido, o juiz, cuidando dos filhos, do mantimento, para que o Senhor possa reinar um dia! 

Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 

Apocalipse 21:3 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *