Conferência Internacional M26. A Luta Espiritual Contra as Forças Espirituais do Mal

Palavra ministrada pelo ir. Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do Rio de Janeiro, Brasil, em 27/11/2022. Texto não revisado pelo autor

Ef 6:10

  1. Falaremos hoje um pouco sobre a luta Em Ef 6:10 vemos a expressão “Quanto ao mais” indicando que depois de ter descrito todas as bênçãos que Deus nos deu, há algo mais a nos falar. O rio da graça nos trouxe crescimento de vida, maturidade de vida, edificação da igreja, do Corpo de Cristo, a realidade. Nossa vida era cheia de vaidades, mentiras, ilusões. Quando cremos no Senhor Jesus, recebemos o rio da graça. Nós estamos sendo enchidos pela verdade. Se tirar Deus do universo não sobra nada. Somente Deus é a realidade. Quando o homem se afastou de Deus no Jardim do Éden, ele se afastou da verdade, da realidade.
  2. Um dia cremos no Senhor Jesus e recebemos a natureza santa de Deus. Passamos a receber do Rio da Água da Vida. Nossa vida começou a se encher da verdade. Não temos somente uma fachada, temos uma realidade Passamos a amar as pessoas. Deus é luz, hoje vivemos na luz e temos sensibilidade aos pecados. Estamos sendo trabalhados por Deus, para andar na graça, no amor e na luz. A palavra de Deus faz acontecer toda a obra de Deus. Passamos a praticar a imersão na palavra, que está mudando nosso casamento, nossa família, nosso trabalho. Todo o nosso viver humano foi normalizado. A igreja está prosseguindo. Existe algo mais a se atentar.
  3. Depois de descrever tudo o que o rio da graça executará em nossa vida, o apóstolo lembra- nos que estamos em uma luta espiritual. A graça nos salvou e nos tornou canais dispensadores da mesma graça para outras pessoas. Dispensamos a graça a outras pessoas por meio da pregação do evangelho, cuidando delas. Com isso crescemos e amadurecemos, e a igreja é Como resultado, estamos sendo enchidos por Cristo como a verdade, a realidade. Com as experiências mais profundas da graça, temos o amor. Nossa vida se tornou uma vida de doação e entrega para o próximo, e oferta e sacrifício de aroma suave para Deus. Deixamos de lado todo o egocentrismo para a realidade do amor em nosso viver e andar. Também passamos a viver na luz, sensíveis ao pecado e às obras das trevas. Na luz mantemos um coração puro e humilde e uma boa consciência. Dessa forma, pelo suprimento abundante de graça, verdade, amor e luz pelo Espírito, incorporamos toda a realidade espiritual em nosso viver humano: na vida conjugal, familiar e no relacionamento de trabalho. Fechamos todas as brechas para o inimigo de Deus e assim estaremos prontos para a luta espiritual.

Mt 12:26; Lc 11:18; Is 14:4,12; Ez 28:14; Jd 8-9

  1. Satanás tem um Jesus aqui reconhece que existe um outro reino, o reino de Satanás. Qual a origem disto? Na eternidade passada só existia Deus, mas aí houve a criação. Em Is 14:12 menciona um personagem que se chama Estrela da Manhã, Lúcifer. Ele era o filho da alva. Um dos primeiros a serem criados entre os seres angelicais. Foi designado para ser o cabeça sobre todos os anjos. Lúcifer tinha uma posição de destaque, de líder, era querubim da guarda, o que estava mais próximo de Deus. Miguel tinha uma posição inferior à posição de Lúcifer. Ele não queria fazer qualquer acusação contra ele. Isso mostra que Lúcifer tinha uma posição de destaque.
  2. Em Is 14:4 tem uma profecia sobre Nabucodonosor. Fala do fim da tirania de Satanás. Vamos libertar as nações da perseguição irreprimível com a pregação do evangelho. As estrelas de Deus aqui se referem aos anjos. Toda rebelião é promovida pela ambição pelo poder. Sempre começa pela capacidade de uma criatura. Lúcifer ambicionou ser igual a Deus e a iniquidade entrou em seu coração. Todas as rebeliões na Bíblia se referem à ambição pelo Quando você se acha muito bom, está a um a passo da queda, a rebelião.

Nm 12:1-2,6-8

  1. Em Nm 12:1-2 relata que falar da mulher cuxita era um pretexto pela insatisfação em relação à posição. Miriã e Arão queriam a posição de Moisés, de falar por Deus. Deus escolhe homens como canais para falar por Ele na terra. Moisés foi levantado para tirar o povo do Às vezes é difícil reconhecer isso e os homens querem disputar lugar com ele. Moisés era tão íntimo do Senhor que ele via a Sua silhueta. As rebeliões acontecem assim: não contentes que Deus fala por meio de alguém, aparece a ambição de ser como aquela pessoa. Não vamos cair nesta armadilha.

1 Pe 5:8; Ap 12:9, Ap 20:2, Gn 11:4, Gn 10:9-11

  1. Satanás tornou-se adversário. Nós estamos no meio de uma luta espiritual. Ele anda ao nosso derredor como leão, procurando alguém para devorar. Temos um adversário poderoso, capaz de enganar as pessoas e desconectá-las de Deus. A Torre de Babel é uma declaração do homem que não quer mais estar ligado a Deus, querendo tornar celebre seu próprio nome. Ninrode edificou cidades como Babel e Nínive, na Assíria. Tudo começou em Babel, onde Ninrode estabeleceu o primeiro reino humano. A raça humana já havia sido exterminada, há 150 anos. Quando Noé saiu da arca, deveriam existir muitos cadáveres espalhados por toda terra. Havia temor dentre o povo sobre a possibilidade de um novo castigo de Deus. Ninrode queria mostrar que o homem poderia cuidar de si Assim começou o primeiro governo humano na terra, oferecendo alimento, entretenimento, segurança. Assim ele inventou as cidades e, a partir daí, começou a declarar a independência de Deus. Assim surgiu o governo humano. Quem tem poder, tem dinheiro. Quem tem dinheiro, tem privilégios. Estamos lutando contra quem? Quem é nosso inimigo? Precisamos ter clareza de quem é nosso inimigo e de suas estratégias.

Sl 2:1-8

  1. Satanás influencia as nações, a liderança das nações, os príncipes, os reis, os O objetivo final do inimigo de Deus é tirar toda a ligação do homem com Deus. Ninrode partiu de Babel e foi até Nínive, que está na Assíria, estabelecendo cidades. O reino de Israel foi levado cativo para Assíria e o reino de Judá para a Babilônia. Por intermédio de Abraão, Isaac e Jacó, Deus estabeleceu um reino na terra. Mas, infelizmente, esse reino foi levado em cativeiro para a Babilônia e Assíria. A palavra de Deus foi dada por meio dos Dez Mandamentos para o povo de Sião, e isso influenciou o mundo. Depois o cristianismo também influenciou o mundo e o comportamento dos seres humanos. O governo humano, hoje liderado por Satanás, quer libertar cada vez mais de qualquer influência de Deus. Nós estamos indo justamente pelo caminho inverso e vamos introduzir o reino de Deus por meio da palavra de Deus.
  2. O homem pensa que sabe, que é poderoso, mas só de Deus mexer um dedo, tudo se confunde. Mas Deus irá restaurar este reino no final dos tempos, mas antes teremos a realidade da igreja. A luta do mundo moderno hoje é retirar toda ligação do homem com Deus e Seu ungido. Nós vamos introduzir o reino de Deus por meio de Cristo. O homem pensa que é poderoso. Nem Satanás sabia, mas Cristo já havia sido Jesus se tornou o homem e assim pode compreender a natureza humana. Cristo está acima de todo principado e poder. Os inimigos estarão sob o estrado de Seus pés. Deus está atendendo o que prometeu ao Filho

Sl 110:1-3 (KJA)

  1. O Filho pediu e o Pai atendeu. Deus tem Sua igreja na terra e pelo Seu evangelho salvou muitas pessoas. Os cristãos, os filhos de Deus, podem compor a Nova Jerusalém, mas poucos são os que estão dispostos a estabelecer o reino de Deus na terra. Muitas pessoas vivendo como ovelhas que não têm pastor, castigados, feridos. O Senhor precisa que pelo menos uma parte de Sua igreja seja Sião, que se preocupa com o reino de Deus, a igreja em Filadélfia, que tem pouca força, mas não deixa de lado o nome e a palavra. Andrew Miller disse que a igreja em Filadélfia teria os tesouros destrancados. Nós não somos capazes, temos pouca força, mas temos o nome e A palavra tem feito seu trabalho e esta é a arma de nossa vitória e ninguém poderá fechar a porta. Quando convocados, o fazemos voluntariamente. Essa convocação começou em 2020. Vimos que o orvalho não sabemos de onde vem e ninguém consegue fabricá- lo. Mesmo nos lugares secos, tem orvalho para regar. É a bênção de Deus! Na saída de ontem, vimos crianças intrépidas, adolescentes que amam pregar o evangelho e os jovens como valentes. Isso é um grande milagre!

Zc 4:6; Rm 10:17; Ef 1:19; Ef 6:11

  1. Precisamos ser fortalecidos na força do poder do Senhor: “Não por força, mas por poder, pelo poder do Espírito”. De onde vem nosso poder e força? A fé vem pelo ouvir a palavra. A fé na palavra nos dá o poder, nos dá a vitória. Vamos lutar com a suprema grandeza do poder de Deus que está disponível na palavra, quando cremos. Deus não nos tem privado de Sua palavra. Ele nos tem dado a palavra e a vitória vem. Se queremos vencer, temos o poder da palavra que é acionado pela fé. Não conseguimos lutar com nossos instrumentos humanos. É uma luta espiritual com alguém mais poderoso do que nós, que pode nos enganar. O inimigo não está contente. Quantas pessoas você pregou o evangelho, quantas receberam oração, quantas estão com a palavra nas mãos? Ontem muitos estavam no império das trevas e hoje estão no reino da Não temos medo das ciladas do inimigo. A palavra profética é uma candeia. Vamos estar no fluir do rio da graça!

Ef 1:26; Ef 1:23; Ef 2:19; Ef 5:25; Mt 16:18; Ef 1:9-10

  1. Paulo revela em Efésios que a igreja é definida por meio de vários itens: como Corpo de Cristo, como a obra-prima de Deus, como a família de Deus, a esposa de Cristo e como os valentes de Vamos vencer esta luta como guerreiros! A armadura mostra que temos uma luta espiritual entre reinos. A edificação da igreja é para derrotar as portas do Hades. Não precisamos esperar que a edificação da igreja esteja completa, pois já é uma luta. Já estamos na luta, fechando as brechas em nossa retaguarda, em nosso viver diário, nossa família, nosso casamento, nossos filhos. Nossas crianças estão tendo uma nova cultura pregando o evangelho. Nossos jovens e adolescentes estão seguindo o caminho do Senhor. Vamos fechar todas as brechas. Estamos quase no final, na era de nosso tempo acabar. Depois teremos o milênio. Quando Cristo encabeçar, Satanás terá sido expulso. Quando pregamos o evangelho, colocamos o governo de Deus na vida das pessoas. Podemos trazer muitos jovens para fazer CEAPE e participarem deste exército de Deus. Muitos estão por aí, descompromissados, desajustados. Vamos trazê-los ao convívio e à realidade.

Hb 1:13; Hb 2:5-9; Hb 10:12; Hb 8:1; Ap 2:5; Ap 12:11; At 20:24

  1. Deus não deu o mundo que há de vir, o milênio, para Lúcifer, mas para o homem. Na criação, os homens foram criados menores que os anjos, mas receberemos um lugar de destaque acima Deus prometeu toda autoridade para Seu Filho e vai cumprir. Ele se assentou à destra de Deus e está aguardando até que Seus inimigos sejam postos por estrado de Seus pés. Ele está acima de todo o principado e toda a potestade. Se lutarmos, seremos vencedores e libertos da grande tribulação e vamos reger todas as nações. A vitória é por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho. Por isso, hoje, não devemos considerar nossa vida preciosa para nós mesmos, não nos apegando a dinheiro, bens ou glória. Esta é uma atitude que dá 110% de si. Nós nos candidatamos ao time dos sonhos de Deus, o dream-team. Vamos participar deste time e fechar esta era.

Ap 19:7-13; Ap 20:4-6; Ef 6:12; 2Pe 2:11; Ef 2:2; Dn 10:12-13

  1. Em Apocalipse vemos que a noiva representa a igreja e que haverá este casamento, uma união nos céus. Assim, formaremos um exército e participaremos da última batalha de Armagedon, vencendo o inimigo de Deus e reinaremos com Cristo por mil Não tente lutar com sua força natural, ela não é capaz de vencer nenhum ser angelical. Pela fé Cristo nos ressuscitou e nos fez sentar nos lugares celestiais. Os principados e potestades ajudam Satanás governar sobre as nações nas regiões celestes. Onde estão estas regiões? As regiões celestiais em Cristo estão acima de todo principado e potestade, no ar. Satanás tem seus auxiliadores que dominam o mundo tenebroso. Estamos na terra, mas a luta é espiritual, nos ares. Estamos enfrentando muitos desafios no Brasil, mas precisamos ser fortes, confiar em nosso Senhor e em Sua palavra para nos fortalecer.

Cl 1:13, Gl 3:1-5; Gl 3:14; Gl 4:16-17 (KJA); 1Tm 1:3-7

  1. Sabemos que Paulo foi fiel em falar a palavra profética aos gálatas. Porém, os judaizantes vieram tentando distrair os crentes, falando coisas sobre a circuncisão e sobre a lei de Moisés, que era necessário fazer isto ou aquilo para serem Isso é heresia e mentira. Satanás não quer que vivamos pelo Espírito prometido. Viver por esse Espírito prometido é um míssil tremendo para derrotar as hostes do inferno. A artimanha de Satanás é isolar-nos com muitas distrações, mitos, fábulas, genealogias sem fim. O falatório inútil, por exemplo, não produz algo útil em nós. As táticas do inimigo de Deus são:
  • Isolar o profeta e
  • Promover muitas palavras e mensagens bonitas para fazer uma cortina de fumaça, agradar aqueles que têm coceira nos

2Co 11:3; 2Co 10:3-5

  1. Temos de identificar que aquilo veio de Deus, ser simples e obedientes, assim ganharemos bênçãos. Não vamos permitir que Satanás traga dúvidas. Não lutamos com armas humanas, e, sim, Nas últimas eleições tive de fazer um comunicado à igreja de modo a não perder o foco, pois não é nossa missão. Infelizmente a lideranças de muitos grupos cristãos entenderam que a luta era politizar a igreja, mudando a linha da educação, da cultura. Essa não é nossa luta. Nossa luta é pela palavra e deixar o Espírito conquistar terreno na vida das pessoas e na terra. Quantos quilômetros quadrados conquistamos na África, Porto Rico, Austrália? Restauramos Colômbia, Equador, Bolívia. Não vamos voltar atrás, mas lutar com a palavra, com o evangelho. A fé é para levar à obediência. Quem crê, obedece. Com a submissão da igreja iremos fazer Cristo encabeçar todas as coisas. Não lute no lugar errado e nem com a arma errada. Nossa luta é pregar o evangelho do reino, tirar as pessoas do império das trevas e trazê-las para o reino da luz, para a igreja. Levá-las para o CEAPE, para a colportagem, para ser um exército conosco. Vamos dar 110% de nós. Jesus é o Senhor!

Um comentário em “Conferência Internacional M26. A Luta Espiritual Contra as Forças Espirituais do Mal”

  1. Amei mais ainda o aplicativo, vida para todos.

    Antes tínhamos, apalavra falada, ódios, e gora temos apalavra inscrita.
    Que benção!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *