Conferência Internacional M28 – O Rei Cura a Paralisia

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 28. A Nova Lei do Reino dos Céus | Leitura Bíblica:Mt 7:13-29 

 

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da igreja em São Paulo, em 24/10/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Hoje estamos contando com a presença dos irmãos responsáveis pela região 8B, e após uma comunhão ontem, decidimos unir ambas as regiões 8A e 8B. A região 8 é agora estado de São Paulo e Triângulo Mineiro. Estamos em uma só comunhão, sem fronteiras e limites. Acreditamos que assim o Senhor vai avançar muito rápidamente com nossa unanimidade. Não há lugar para nossa glória hoje, “em nada considero minha vida preciosa para mim mesmo”. Não buscamos nosso benefício, mas o Dia de Deus. Queremos introduzir o povo vencedor na terra de Canaã. Cada vez mais nós estreitaremos nossa comunhão, pois a obra de Deus é uma só. As 12 tribos eram divididas por facilidade de administração, mas era um povo só. Eles não tinham jurisdições diferentes e autonomia, eram um. Nós também, precisamos nos ver como uma unidade para cumprir a vontade do Senhor. 

 Estamos vendo Mateus, e o Senhor nos revelou algo maravilhoso: o arrependimento não e somente uma mudança de direção, mas mudança do plano terreno para o celestial. Estamos indo ao reino dos céus, precisamos viver em outra esfera, não obstante nosso corpo viva na terra. Precisamos para viver nessa realidade precisamos ser os “bem aventurados os pobres em espírito porque deles é o reino dos céus”

Is 66:2 (KJA); Is 57:15 (KJA)
Se quisermos ser usados por Deus para fechar essa era, precisamos ser esse bloco de irmãos arrependidos, humildes de espírito, e que dedicam seu amor à palavra de Deus. 

Entramos na realidade do reino dos céus, estamos vivendo na era da igreja em Filadélfia. Entramos nessa realidade com espírito contrito, com coração arrependido. Dessa forma, atendemos todos os princípios de Mateus capítulos 5, 6 e 7. É falado no final do capítulo 7 que a árvore boa produz bons frutos e a árvore má produz frutos maus. Deus espera uma produção de nós. Houve um tempo em que estávamos muito focados na constituição da palavra, mas não dávamos atenção à produção. Deus precisa de frutos. A igreja é como uma vinha, Deus espera que de tempos em tempos Ele colha frutos da vinha. No antigo testamento, ele foi colher frutos da vinha, mas, pelo contrário, maltrataram seus servos. Na era do apocalipse queremos dar bons frutos o Senhor. A igreja não é somente um grande seminário, para nos aprofundar no conhecimento. A igreja recebe a palavra profética como uma ordem a ser realizada. Quem realiza a própria ordem da palavra é o próprio espírito. É necessária a condição correta para que o espírito produza em nós os bons frutos: a cooperação da igreja

 No capítulo 8 de Mateus, o rei vai a encontro das pessoas que Ele quer salvar, que quer curar. Ele cura um leproso e o servo do centurião. Nosso rei desceu do monte, e nós com Ele. Ele desce para achar seus seguidores, seus obreiros para fazer o que Ele quer aqui na terra. O leproso representava os judeus, os quais, como diz Números capítulo 12, tinham desobediência, rebelião (motivo por Miriã contrair lepra). Satanás fundou uma autoridade das trevas independente de Deus, e colocou no homem a natureza do pecado, que origina a rebeldia. Deus precisa curar nossa rebeldia e desobediência! Ele precisa nos curar e nos fazer ver que quem cura é a palavra. O centurião descobriu que a cura estava na palavra, pois sabia que ele tinha sob seus comando seus 100 soldados, mas tinha seus próprios comandantes. Ele recebe o comando e transmite o comando aos seus soldados. Ele percebeu que essa palavra que vem do comando tem autoridade e deve ser obedecida. Graças a Deus nós hoje entendemos que a palavra de Deus tem autoridade, e ela cura pois tem autoridade para curar. Essa palavra não é de homem, ela vem do comando do Deus! Essa palavra nos cura, nos dá direção.  

Jesus, então, vai com seus seguidores no barco, onde são atingidos por fortes vento e ondas, as quais Jesus repreende. O nosso Senhor está no barco, que é a igreja, e nós estamos com Ele. A igreja está nas águas no mundo, mas não estão dentro dela, a igreja está em cima. Por onde o rei passa, tudo é posto em ordem. Quando os colportores saem às ruas, as vidas são postas em ordem através das orações e dos livros. Com isso vai-se perpetuando a cura e a ordem.
Chegamos, assim, no capítulo 9 de Mateus 

Mt 9:1-10; Rm 12; Mc 2:1-5; Rm 3:9
O Senhor entrou em um barco, que é a igreja, e passou para o outro lado. Para o rei dos céus se locomover, ele precisa da igreja. Por isso em Romanos fala para ofertarmos nossos corpos como sacrifícios vivos. Deus precisa de Sua igreja para agir na terra. Se a igreja não for para a rua, Ele também não consegue ir. Ele precisa de nós! Nossos corpos precisam ser apresentados a Ele para que Ele consiga se locomover.
Ontem, fiquei muito feliz pois mais de 1000 mulheres saíram às ruas para orar por pessoas nas ruas! É assim que a igreja obedece a palavra de Deus e é usada como um barco para levar Deus aonde Ele quer ir. 
Jesus usou o barco e foi para “Sua própria cidade”, que é Cafarnaum. Lá Ele curou um paralítico e perdoou seus pecados. Deus precisa, principalmente, curar nossa paralisia. Por conta do pecado, somos incapacitados para fazer a obra de Deus. Deus quer nos curar da nossa paralisia.  

Jesus disse, em Mateus, que foi curada a paralisia e perdoados os pecados, o que são a mesma coisa: curar os pecados é curar nossa incapacidade de fazer a vontade de Deus. O pecado paralisa a humanidade de fazer a vontade de Deus. 

Em Romanos 3, vemos que não há justo, nem um sequer. Não há um que não seja paralítico. Esses pecadores não entendem nem buscam a Deus, como podem ser úteis a Deus? Eles estão incapacitados. Nós fomos inutilizados pelo pecado. Não há um que não seja paralítico, toda humanidade, por conta do pecado, foi tornada paralítica. Que Deus venha no curar da paralisia.  

Voltando a Mateus 9, quando Deus chama um povo, o homem caído infelizmente já pode ter caído em uma velha religião, ao invés de seguir o rei de uma forma viva. Os religioso são os do judaísmos no contexto de Mateus, eles sabiam que somente Deus podia perdoar os pecados, e não um homem. Sua própria religião os cegou do fato de que Jesus era Deus. Não perceberam que esse Jesus diante deles era o próprio Deus que se tornou homem para salvar os homens, e, portanto, tinha autoridade de perdoar os pecados e curar a paralisia para serem úteis a Deus. Quando saímos, não salvamos as pessoas somente por salvar, mas para torna-las úteis para Deus. É sempre o conceito de produzir frutos, de ser a mulher virtuosa que produz lucro ao marido. Deus quer capacitar o homem para nos fazer andar nos Seus caminhos para servi-Lo. Saímos para salvar, curar as pessoas, cuidando delas, para que cada uma delas façam a vontade de Deus. Quanto mais cedo essas pessoas participarem da pregação do evangelho, mais úteis serão ao Senhor.
Mateus era coletor de impostos e publicano, uma categoria de pessoas desprezadas. Deus foi chamar justamente esse desprezado pelos justos. Quando o Senhor diz “segue-Me”, o significado original dessa frase é um convite de honra. O rei passou por um dos piores pecadores, e lhe convidou para seguir. Mateus se sentiu muito honrado por receber esse convite, largou tudo e foi seguir o seu Senhor. Nós também, nos sentimos muito honrados por Ele nos ter chamado um dia.  

Lc 5:25-29
Vale a pena largar tudo para seguir o Senhor. Um dia Ele chegou a nós para segui-Lo, pois Ele quer capacitar o homem para fazer a obra de Deus. Mateus oferece um banquete, no qual vários publicanos estavam com ele à mesa. Os fariseus murmuravam contra eles, mas Jesus lhes disse que veio chamar os pecadores. Por isso ele também chamou Mateus. Graças a Deus por isso! Senão não teríamos o livro de Mateus. Ele pegou um dos piores pecadores e o tornou alguém útil, alguém que nos traz tanta revelação hoje. Não despreze quem Deus chama.  

Mt 9:10
Voltemos a Mateus 9. Muitos publicanos e pecadores estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Os fariseus se incomodavam com isso. Os judeus se achavam justos, mas eram arrogantes e não foram curados. Por isso é necessário ter um coração quebrantado, um espírito humilde e arrependido para receber cura. Com todo seu conhecimento e religião, sem isso você não vai fazer a obra de Deus. Nos humilhemos diante do Senhor, que Ele nos dê esse coração e espírito.  

Lc 18:9; Jo 2:24-25; Hb 4:16
Aqui vemos como é o coração de quem não é curado. Todo o que se considera justo despreza ao outro. Mas nós devemos ser como o pecador humilde nesta passagem. O Senhor usa os arrependidos e humildes de espírito.  

O homem acha que ele pode, com sua força, apresentar um sacrifício para Deus. Deus não quero fruto da força do homem, Deus quer te dar misericórdia. Ele sabe que você é incapaz, Ele quer te capacitar e te fazer util.  

Não há um aqui que seja capaz, graças a Deus reconhecemos isso. Não se considere um justo, um bom, desprezando o demais. Tenhamos um espírito contrito.  

O trono de Deus é de autoridade, mas para nós é o trono da graça. Deus quer nos dar graça, porque Deus é amor. Ele conhece nossa real condição. Não vá ao Senhor de forma arrogante, pois Ele te conhece. Ele quer te dar graça, então vá humildemente a Ele. A misericórdia Dele alcança o mais vil pecador, onde a graça não alcança. O homem, assim, é conectado à graça de Deus. Vamos nos achegar com humildade ao trono do Senhor, buscando Sua misericórdia. Dessa forma, Ele irá nos suprir com graça.  

Mt 9:14-17
João Batista era cheio de frescor. Saiu da velha religião, do judaísmo, saiu cheio de frescor do espírito e dizia a todos para se arrependerem e batizava as pessoas. Ele era totalmente avesso à velha religião. Todavia, quando ele começa a formar um grupo grande de seguidores, ele começou a ir para a velha religião.  

Enquanto estivermos com o noivo, vamos segui-Lo. Se Ele fala para jejuar, jejuamos, se é para pregar o evangelho, vamos, se é para cuidar das pessoas, cuidamos. Não temos uma religião! Somos seguidores do rei, fazemos segundo Sua palavra. Facilmente podemos caímos numa religião. Precisamos seguir o rei vivo, de uma forma viva. Temos já mais de 40 anos de obra, o que pode nos fazer cair em uma religião, cair na situação da igreja em Esmirna. No início é tudo com boas intenções, mas com o tempo vêm as competições e a ambição por cargos. Precisamos voltar para a estaca zero, e com arrependimento de espírito nos dispormos para sermos úteis às mãos do Senhor. Precisamos sempre nos renovar. Aprendamos a amar a palavra do Senhor, a nos dedicar com reverencia e a sermos simples para seguir a palavra do Senhor.  

Mt 9:18-26; Lc 8:40-50; Lv 17:11; Ef 2:11-12; Rm 11:25; Nm 15:38; Rm 1:5; Rm 16:26
Aqui duas histórias começam a intercalar. Jairo pede ao Senhor para ir à casa dele e reviver sua filha. Jesus vai, e no meio do caminho a mulher com hemorragia toca na orla da veste. Jesus chega à casa de Jairo e levantou a garota.  

Em Lucas 8, nos é dito que a garota dia 12 anos, e a mulher com hemorragia sofria da doença por 12 anos também. Para explicar rapidamente este caso, a mulher representa os gentios e a filha de Jairo representa os judeus. Quando a filha completou 12 anos, a mulher padecia de hemorragia pelo mesmo período. Aos 12 anos, a garota morreu, e a mulher encontrou Jesus para a cura. Quando os judeus rejeitaram Jesus, os gentios foram curados. Depois de serem curados, a filha de Jairo também será curada, mas somente no fim da era.  

O que é ter hemorragia? A nossa vida está no sangue. Hemorragia é a incapacidade do homem de reter a vida. Ao longo dos anos, a vida passa. Mas graças a Deus, com 12 anos perdendo a vida, encontramos Jesus, que nos deu a vida eterna. A salvação é pela fé; qual foi a porta de entrada dos gentios? A fé. Não nasci como judeu, mas posso entrar pela fé. Todos os gentios só podem entrar pela fé. Os judeus têm uma outra chance: no final dos tempos, os remanescentes serão salvos.  

Deus hoje espera que os gentios cheguem à plenitude, estamos nesse período de alcance de completude. Quando chegarmos lá, então virá a chance dos judeus novamente.  

Os gentios foram salvos tocando na orla da veste do Senhor. O que significa a orla da veste? Se refere aos mandamentos do Senhor que devemos cumprir; é a palavra do Senhor. Fomos salvos pela palavra, que deve ser cumprida. A vida vaza porque andamos conforme os nosso próprios corações, mas graças a Deus tocamos na orla da veste do Senhor, recebemos a palavra que devemos cumprir e obedecer. Essa é nossa benção. 

Não fomos salvos só para sermos salvos, mas para que, daqui para a frente, vivamos obedientes à palavra de Deus. Quando obedecemos a palavra, recebemos benção. Por causa da obediência hoje temos parte da herança dos judeus.  

Mt 9:27-34; At 15:16; 1 Co 12:1-2
Deus quer curar nossa cegueira, pois ela faz parte de nossa paralisia. Você não consegue fazer a obra de Deus por estar cego. Deus também quer curar nossa mudez. Você não fala, por estar incapacitado. Pela falta da visão espiritual, o homem se torna inútil porque foram cegados por Satanás.  

Nós éramos mudos, não conseguimos falar nada de Deus. Hoje, somos curados de nossa mudez. Invocamos o nome do Senhor porque somos curados de nossa mudez. Saímos às ruas para curar os mudos, os ajudamos a invocar o nome do Senhor. Hoje estamos cheios do espírito, louvamos e cantamos, fomos curados da mudez. Hoje pregamos o evangelho das ruasEu aprendi a praticar, eu aprendia  a deixar escapar o “Posso orar por você?”, fui curado da mudez!  

Mt 9:35
Jesus não ficou no monte, Ele desceu do monte e foi para todas as cidades e povoados. Jesus, o rei dos reis, tem esse desespero pela situação dos homens. Todas as pessoas, sem exceção, estão aflitas, como ovelhas sem pastor. Só não vê quem não quer. O rei vai para aonde as pessoas estão. Hoje estamos indo às ruas porque elas estão nas ruas, precisamos ir até elas como nosso rei! Tenhamos a empatia de Jesus, mesmo que eu seja tímido e não tenha coragem, não posso ficar com coração endurecido e não orar pelas pessoas aqui e ali no meu cotidiano.  

Precisamos de mais trabalhadores, mais colportores na rua. Se você tem o coração de ser um missionário, fale com os irmãos. Queremos que muitos façam o CEAPE. Precisamos de mais pessoas sendo aperfeiçoadas para atender a essa seara, que é grande. Em João 21, Pedro foi se preocupar com seu sustento e foi pescar com outros discípulos. Não pescaram nada, até que Jesus lhes disse onde lançar a rede. Deixe o Senhor cuidar do seu sustento. 

Se amamos o Senhor, vamos cuidar das multidões. Que o Senhor abençoe todos e faça da Sua igreja uma igreja produtiva. Vamos sair da paralisia, da inutilidade, da incapacidade! Se ainda não consegue fazer, peça misericórdia! E o Senhor terá misericórdia de você, Ele te dará graça e te fará útil! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *