Conferência Internacional M13 – O REINO DE DEUS: A RECRIAÇÃO (3)

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 13. O Reino de Deus: a recriação (3) | Leitura Bíblica:Gn 1:2-2:1-3

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 10/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Em comunhão com o Senhor percebi o desespero no coração de Deus com relação a incompreensão no coração das criaturas. Senti a dor no coração de Deus pois Ele quer abrir o Seu coração para nós. Ele criou os céus e a terra. Um Deus da eternidade, que estava nela, não precisou que ninguém o criasse, auto-existente de eternidade a eternidade. Mas Ele resolveu abrir um espaço para a criação. Não porque estava sem fazer nada, para distrai-lo. Deus é um Deus de propósito. No primeiro céu e primeira terra Ele criou um arcanjo, o qual chamamos de Lúcifer. Foi criado de maneira extremamente perfeita, sendo, provavelmente, a primeira das primeiras criaturas, os anjos. Foi criado no alvorecer da primeira criação. Deve ter governado o mundo de outrora por muito tempo e com muita competência. Mas um dia, por causa de sua formosura, algo aconteceu.

Ez 28:17
A extrema beleza desta criatura o fez ensoberbecer-se. Sua extrema sabedoria e capacidade o corromperam. A iniquidade entrou em seu coração e em Is 14 registra que Ele desejava subir mais. Não estava contente no lugar em que foi colocado. Queria ser igual ao Deus altíssimo

A primeira lição que aprendermos é: estejamos contentes no lugar em que Deus nos colocar. Nunca ambicione mais posição, mais e mais coisas que Deus não meu deu. Onde Deus nos colocar para servir estejamos contentes para servi-lo.

Pv 16:18
Se Deus nos deu muitos talentos e capacidades, cuidado com a soberba. Esta sempre vem frente a própria ruína. Foi isso que aconteceu com Lúcifer. Lúcifer queria ser o mediador entre Deus criador e as criaturas. Ele achava que Deus criador não tinha a mínima condição de entender como pensar as criaturas. Queria ser um co-rei, um rei adjunto que faria a mediação entre o Deus criador e a criatura. Mas Deus não o estabeleceu para isto. Deus possuía um outro plano, um plano muito superior. Este plano consiste em, a partir da criação, obter a Nova Criação. Lúcifer achava que podia ser útil a nível da criação. Mas Deus colocou Seu próprio Filho para ser Seu mediador, da nova aliança.

1 Tm 2:5; Hb 1:1-14
O Mediador é um homem e isto é vergonha para Satanás. Muitos judeus pensam que pelo fato de a lei ter sido enviada por meio de anjos, talvez eles fossem intermediários entre homem e Deus. Mas o escritor de Hebreus deixa muito claro que os anjos devem ficar no lugar deles. O Filho de Deus foi constituído herdeiro e mediador, e era um homem. O escritor de hebreus quer deixar claro o lugar dos anjos. Jesus se tornou muito superior aos anjos! Deus gerou algum anjo que se fez filho de Deus? Nenhum! Mas a Jesus Cristo Deus gerou na ressurreição! O lugar dos anjos é para adorar o Filho e Deus (Hb 1:6). Cristo Jesus é o único ungido, como ninguém! Nosso Senhor não se compara a nenhum dos anjos (Hb 1:12). Embora os anjos sejam muito superiores a nós em termos de poder, eles existem para nos servir, são nossos ministros. Os últimos dias foram dias de muita luta espiritual para mim, orei para que os Senhor nos guardasse de anjos maus e que os anjos acampassem ao redor de minha casa, e nós podemos fazer isso! Eles são para isso e nós podemos ordenar.

Hb 8:1-2, 8:6, 9:15; Hb 12:24
Deus precisa de um mediador, mas em outro nível. Um nível no qual Lúcifer era totalmente incompetente. A nova aliança Deus quer ganhar a partir da velha criação uma nova criação e Deus quer que recebam a promessa de uma eterna aliança. E nós seremos inseridos em Deus! Deus mesmo será nossa herança! Isso Lúcifer não possui a mínima condição para fazê-lo.

A bíblia não detalha como Deus criou aos anjos, mas sabemos que são maiores em poder e possuem mais capacidade do que nós. Mas tenho certeza que Deus não pensa em extrair dos anjos a nova criação. Ele quer extrair, a partir do homem. Por isso quando Satanás se rebelou o caos se instalou porque ele foi lançado para a terra. A terra referida no início e Gênesis não é o planeta na qual vivemos, mas o nosso sistema cósmico. Cientistas falam que nosso cosmos está em constante deterioração, o processo de entropia ou desordem continuada. Se não houver nenhuma ação positiva nosso universo se destruirá, porque foi amaldiçoado e contaminado pela rebelião. Mas Deus resolve, inclusive a primeira criação seguiram a Satanás nesta rebelião, julgar esta terra com as águas do juízo. Por isso em Gênesis 1:2 fala sobre uma terra sem forma e vazia, água em toda a sua superfície por causa da rebelião das criaturas pré- adâmicas. Mas Deus não desistiu de criar ao homem.

Gn 1:2; Hb 11:3; 1 Jo 1:5
Quando a criatura se desconecta de Deus pela rebelião de Satanás o mundo em que as criaturas vivem entra em desordem e confusão. Vivem em um mundo de vaidade. Mas o Espirito de Deus ainda atuava, pairava sobre as águas. Se não, não seria possível haver a mínima expectativa ou potencial de as coisas voltarem a existir. O universo não foi formado a partir de materiais preexistentes, bastava Deus falar! (Hb 11:3). A palavra hebraica para criar é BHARA, que significa criar do nada. Toda a criação saiu de Deus. As coisas invisíveis são de Deus. São a realidade. O que veio a existir é apenas sombra da realidade. Tudo que Deus criou foi a partir dEle mesmo. Deus é luz, é a realidade desta luz, a nossa luz criada são ondas eletromagnéticas, mas a realidade destas ondas é Deus! (1 Jo 1:5). Qual a mensagem Deus quer deixar a nós com isso? Ele quer dizer que Ele ao criar tudo o que vemos, que veio do que é invisível, Ele quer extrair do visível algo para levar de volta para si. É este trabalho que está fazendo em nós.

Tudo isto é simbologia para o que Ele quer produzir. Ao desfrutarmos do Cristo como boa terra, Ele produz algo invisível, de realidade, dentro de nós. Até que a igreja se torne a plenitude das riquezas de Cristo. 

Gn 1:14-18
Era bom porque finalmente Ele pode conectar novamente a criação com Ele mesmo. O que Ele fez estava conectado com Ele. Mas porque Deus tinha que fazer luzeiros no quarto dia se já no primeiro havia luz? A luz do primeiro dia deve chegar até nós para fazermos discernimentos entre luz e trevas. Se até hoje não conseguimos diferenciar estas coisas, nossa vida cristã está mal. É pelo evangelho que levamos luz para as pessoas. Elas não tem noção de como separar luz e trevas, uma confusão, mas quando chegamos com o “Posso Orar por Você?” a luz entra, a pessoa não sabia o que era luz mas passa a ver!

Mas ainda precisamos da luz do quarto dia. Precisamos levar o luzeiro que governa. Nós precisamos deste luzeiro. O Sol que governa o dia. A Lua que governa a noite. O Sol governa sob re a fotossíntese, a evaporação, etc. Isso mostra que nosso Senhor Jesus, o Sol da Justiça, deseja governar! Enquanto vivermos na era da noite Deus precisa da Lua para governar, e a Lua é a igreja! Nós estamos na noite, mas não somos da noite. A Lua olha para

o Sol, para a Lua não falta luz do sol. A terra está vivendo a época da noite, mas a Lua está olhando para o Sol e reflete a luz do Sol para a terra! A Lua é quem governa a noite. Nós saímos com autoridade. Deus quer trazer governo na terra. Sem governo tudo vira uma confusão, a entropia age. Mas quando a igreja aparece tudo entra em ordem!

A lua governa o movimento das marés, da ceiva dentro das plantas. Existem estações da lua que são boas para plantio, para a poda. Os luzeiros não fazem apenas separação, mas para sinais, estações, dias e anos (Gn 1:14).

Sl 136:7-8
Todos os processos ocorrem pela misericórdia de Deus. Deus colocou isto fisicamente para governar a natureza, para não virar um caos. Todos os dias possuem governo por causa do Sol e da Lua. E tudo isso é refletido no mundo espiritual. Nós somos a Lua que governa a noite. Os colportores estão fazendo diferença nas ruas. Foram eles que balançaram as portas do Hades.

A palavra profética tem saído do Brasil e indo para o mundo todo, o Brasil, o deserto. Satanás está lançando misseis, mas temos armas mais poderosas que as dele. Deus é quem faz o trabalho, não por força ou poder mas pelo Espirito! Ele é quem luta e quem coloca o exército nas ruas. Não devemos ter medo porque temos anjos acampados ao nosso redor.

2 Pe 1:19
Estamos na noite mas temos luz, como uma candeia. Enquanto não vem o Sol somos governados pela Palavra Profética. Nós governamos este mundo por meio de sermos governados pela Palavra Profética. Recebemos a Luz do Sol para governar e esta luz é pela Palavra Profética.

Jo 12:31
Através do governo da igreja expulsaremos aquele que usurpou o governo deste mundo e já estamos ocupando esta posição no lugar em que estamos. Onde a igreja chega, o Reino dos Céus chega.

Ef 2:1-3; Cl 1:13; Rm 13:11-14; 1 Ts 5:4-10
Nós, antes, não eramos páreo para o Beemote e o Leviatã. No nível da carne e do pensamento não somos tão fortes ou capazes, como Jó que serviu de exemplo para nós. Mas como nova criação, na esfera do espírito podemos vencer aquilo que há dentro de nós. Nós não estamos mais debaixo da autoridade das trevas mas debaixo do reino do amor do Filho de Deus. Não nos sujeitemos a autoridade das trevas, mas a Cristo, o Rei do Reino dos Céus. Não sejamos enganados (Cl 1:13). Estamos no meio da maior escuridão da noite, mas vem chegando o dia. Para os especialistas, a aurora já está chegando. Todos os sinais comprovam a confirmação da Palavra Profética. Mas ainda devemos tomar cuidado com contendas e ciúmes, que ainda são armas de Satanás. Vamos sair do nível da carne, ainda o lado bom da alma é perigoso (Rm 13:11-14). Nós não aguardamos o dia da vinda do Senhor em publico mas aguardamos a vinda secreta, o momento em que Ele levará os maiores valores, aqueles que tem mais do ouro puro agregado a nossa fé. Que sejamos nós os vencedores levados pelo Senhor, que o deixaram produzir o invisível no visível, a nova criação na velha criação (1 Ts 5:4). Você que se acha imaturo para ser um vencedor, ainda pode mudar de estado por amar a vinda do Senhor, passa a viver com sobriedade e vigiar. Basta ter coração para ser um vencedor.

Ml 4:2; Lc 1:78-79
Quando o Sol da justiça chegar pularemos de alegria, pois Ele traz salvação nas Suas asas. E estamos levando as pessoas para o caminho da paz. Devemos levar a luz para as pessoas.

Gn 1:20-23; Is 40:28-31; Ex 19:4; Dt 32:11-12
No quinto dia Deus disse que era bom porque Deus conectou a criação com Ele. No quinto dia surgiram os peixes, que representam a vida animal de baixo nível de consciência. As águas salgadas tipificam o mundo, mas os peixes conseguem viver nela, pois têm vida. Os peixes podem ir no sentido contrário da correnteza porque tem vida. Podemos ir contra o curso deste mundo. E fazemos parte de uma espécie de aves, um nível de vida superior ao dos peixes,

transcendem as águas da morte, são como águias e não estão sujeitas as canseiras e fadigas da terra (Is 40:28-31). As aguais não usam muita força para bater as asas porque aproveitam o ar ascendente, elas voam descansando. Nós também estamos aqui trabalhando mas também descansando. O Senhor é quem manda o vento para nos levar para cima e nos fazer continuar voando, a igreja, Seu povo. O Senhor nos levará até entrar na Boa Terra de Canaã. Só não entrará a velha geração incrédula e desobediente. Contudo, basta ter o espírito de Josué e Calebe para poder entrar! A força e o vigor ainda são de um jovem! Vendo tudo o que o Senhor tem feito não há como ficar apático!

Gn 1:24-28
A criação do sexto dia estava conectada com Deus. E veio o homem, especial. Só ele foi criado a Imagem e Semelhança de Deus. Ao homem foi dada a incumbência de governar a terra por Deus. Alguém deveria tomar espaço na terra. Os animais geralmente são quadrupedes, e para que servem? Alguém precisa conquistar a terra. É preciso pisar para conquistar. Em uma guerra a artilharia pode derrubar a fortaleza do inimigo, mas a infantaria precisa avançar para ocupar espaço. O Reino dos Céus chega onde nossos pés chegam. Chega de usurpação e estrago pela parte de Satanás. Nós somos a Lua e devemos governar esta noite. Conquistar esta terra para o Senhor.

O Céus governam a terra onde estivermos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *