Conferência Internacional M28 – Os canais do rio que alegram a cidade de Deus

Palavra ministrada pelo ir. Pedro Dong, transmitida em 11/12/2022 pelo Instituto Vida para Todos diretamente de Torres Vedras, Portugal, em 09/12/2022. Texto não revisado pelo autor.

  1. Desde 2019 a colportagem dinâmica mudou o nosso cenário. Milhares de pessoas são contatadas todos os dias. Esses irmãos ceapistas e colportores têm experimentado uma vida totalmente sobrenatural. Quando eles ficam em seu estado natural, a pregação do evangelho não flui. Isso os obriga a ficar todo o tempo no espírito. Esse ano eles descobriram mais um aspecto dos recursos dessa ferramenta, que é a imersão na palavra profética. Não temos capacidade para fazer a obra de Deus, pois só Deus pode realizá-la. Achávamos que podíamos acrescentar nosso conhecimento e habilidade à palavra que Deus falava, mas não havia avanço expressivo na expansão.
    1. No final de 2020 orei ao Senhor e senti que a Europa não podia ficar como estava. Falei então com um jovem, que se dispôs a ir ao Brasil para ser aperfeiçoado no CEAPE em Lorena e no PAC. A partir daí, mesmo sem estrutura para sediar um CEAPE, uma equipe começou a circular a partir de Madri, Lisboa, Porto, Roma, e o cenário começou a mudar. Agora entendemos que o lugar que o Senhor está nos dando em Torres Vedras poderá ser usado como CEAPE, PAC e as igrejas frequentarem, para terem experiências de colportagem e imergir na Palavra. Essa experiência nos ajuda a perceber que, quando desistimos de nossa força humana para servir ao Senhor, é que a obra de Deus começa a ser feita. Se continuássemos em uma postura acomodada, apenas ouvindo mensagens e participando de reuniões, não levaríamos esse evangelho do reino a toda terra. Graças ao Senhor, nossa sorte foi mudada. O Senhor precisa dos jovens, que não podem ficar no fundo sem funcionar. Todos os jovens precisam estar na frente, assumindo sua função.
    1. Em 2 Crônicas 20 vemos que a peleja não é nossa, mas de Deus. A nós cabe tomar posição, ficar parados e ver o Senhor fazer. Tudo isso é direcionado pela palavra profética. Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e prosperareis. Não é preciso nossa força para fazer a obra de Deus, mas é necessário que nós creiamos. Isso é para todos os irmãos de toda a terra. Mesmo nos lugares em que já há igreja estabelecida há muito tempo. Não viva de forma saudosista. Estamos percebendo que o Senhor está às portas e a igreja precisa cooperar com ele. Deixemos de ser uma igreja morna, ouvindo e avaliando mensagens. Vamos mergulhar nesse rio!
    1. Falarei novamente nas mensagens seguintes sobre Ezequiel 47. O homem nesse capítulo que manda passar pelo rio é Cristo. Quando a água está rasa, até estar nos lombos e ombros, ele manda passar, mas quando o nível da água sobe um pouco mais, já não mandou passar, mas mergulhar. Mergulhar significa que você não tem mais forças para fazer a obra de Deus. É o Espírito quem faz. Não é por força ou poder, mas pelo Seu Espírito (Zc 4:6). É esse exército que trará o Senhor de volta. Contudo, se você é da antiga geração, acostumado com a etiqueta da reunião, estranhando tudo que está acontecendo, chegou o momento de mudar a mentalidade. Entre no rio. Saia do seu natural e deixe o Espírito ter liberdade em você. Quando você entra nesse rio sua pessoa muda completamente.

     

    1. Em cada livro da Bíblia que estamos entrando, o Espírito está nos conduzindo por um caminho orgânico. Enquanto a palavra flui, temos um caminho para prática. Não é uma maneira doutrinária de estudo-bíblico. A realidade está vindo para nós a partir da Palavra. Nunca havíamos visto que Efésios 1:3 relata sobre Deus nos disponibilizar um rio da graça que vem de Deus Pai. Ele nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nos lugares celestiais. Há um rio que flui do céu para nós. Não é um rio que vem da terra. O caminho para a árvore da vida foi fechado no jardim do Éden em Gn 3:24. Possivelmente, após a queda do homem, o jardim do Éden tenha sido recolhido para a dimensão celestial. Contudo, o rio que o regava e dele saía não foi barrado. O Pai abriu as comportas da graça e tudo fluiu. O livro de Efésios mostra o que desceu dos céus, quando Deus abriu as comportas do rio. Em Genesis 3 o jardim foi recolhido, mas em Ef 1:3 o rio voltou a fluir para nós. Vamos mergulhar no rio. Essa é a nossa solução. Não é ser um cristão certinho, mas a graça vem com a verdade, justiça e santidade. Tudo isso não vem por nos educar e mudar nosso comportamento exteriormente, mas vem por meio desse fluir da graça. São itens espirituais que não estão disponíveis no plano terreno.
    1. A graça vem e nos salva. Estamos mortos em nossos delitos e pecados. Como Deus faria Sua vontade na terra cheio de mortos ambulantes por aqui? Mas esse rio vivifica o homem, tirandoo da condição de morte e o coloca na igreja, como um membro funcionante no Corpo de Cristo. Esse rio da graça nos fez a família de Deus e conseguiu unir os judeus e os gentios crentes em um só Corpo. O rio da graça derrubou a parede de inimizade que havia entre os povos. Esse rio da graça faz edificar-nos como o lugar de habitação de Deus.
    1. Em Efésios 3 Deus mostra que na terra é preciso haver canais para fluir a graça que Ele liberou no céu. No dia de Pentecostes Deus começou a usar Pedro e no tempo do livro de Efésios, Deus usou Paulo. Ele usou esse canal para trazer esse rio até nós por meio da Palavra. Ao abrir a boca, o apóstolo ministrava a palavra e esta começou a gerar e edificar a igreja, que passou a crescer e amadurecer. Hoje continua sendo a palavra que faz tudo isso.
    1. Em Efésios 4 vemos a edificação da igreja executada pelo próprio Corpo. Deus deu homens dons como apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres não para substituir os membros do Corpo de Cristo, mas para a edificação. Ninguém pode ficar sentado no fundo sem participar. Todos somos membros do Corpo de Cristo.
    1. Em Efésios 5 vemos que, do modo como Cristo amou a igreja e se entregou por ela, ele deseja santificá-la pela lavagem de água pela palavra. É a palavra que continua operando em nós, lavando-nos de todos os elementos velhos que são a causa de nossos problemas. Imundícia, caráter do velho homem, pecados, são levados pelo lavar do rio da graça. Esse fluir está removendo nosso velho homem e substituindo pela própria realidade, a verdade. Jesus é a própria palavra que se fez carne cheio de graça e realidade. A palavra está nos enchendo de realidade. Temos muita fachada e aparência de um bom cristão, alguém conhecedor da Bíblia, mas sem realidade. Jesus Cristo está nos enchendo com a realidade, a verdade. Estamos tomando outra consistência. Não somos ocos por dentro com uma bonita fachada por fora. Ele está nos enchendo com Sua realidade até a plenitude de Deus. Com poucos minutos de imersão na Palavra os elementos de Cristo estão sendo incrustrados em nós removendo os elementos naturais de nós. A palavra está nos lavando. Cheios de barreiras e diferenças entre nós não poderíamos ser edificados juntos, mas a verdade e a realidade estão nos enchendo.
    1. Na sequência da verdade vem o amor. Se fosse apenas verdade, poderia ser aplicado apenas como a retidão da justiça, mas a verdade vem com amor, porque Deus é amor e luz. Há um equilíbrio entre amor e luz. Graça e verdade se equilibram, assim como amor e luz. Por fim, nós nos enchemos do Espírito falando entre nós. Hoje estamos seguindo a palavra de Paulo, fazendo imersão na palavra. O viver matrimonial será transformado por meio da imersão na palavra. É pelo fluir da graça, da verdade da realidade, do amor, da luz e se enchendo do Espírito que a vida matrimonial e familiar começa a mudar. Toda a vida humana começa a ser ajustada.
    1. Então, em Efésios 6, entramos na batalha espiritual. Satanás nos tem atacado porque estamos resgatando as pessoas de debaixo do império das trevas. O alvo de seus ataques são a palavra profética. Ele quer tirar a credibilidade da palavra. Mas graças ao Senhor, a noiva é um guerreiro feroz contra o inimigo. O nosso general é Cristo, seguimos os seus passos e nenhum inimigo nos resistirá. Não lutamos com nossas forças, pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades nos lugares celestiais. Não podemos subir lá para lutar contra eles, mas lutamos ficando firmes, tomando toda a armadura. Essa armadura vem do fluir da graça. Enquanto estamos no fluir da graça Deus está nos equipando com a armadura.
    1. Basta-nos ficar firmes praticando a palavra profética. Estamos indo às ruas ganhar as pessoas. O Senhor é quem faz as coisas. Em 2 Crônicas 20 o rei Josafá não tinha a menor condição de vencer os exércitos inimigos. Nós também não temos como vencer nas regiões celestes. Mas o Senhor venceu a batalha pelo rei Josafá e a vencerá quando permanecermos firmes. Daniel também viu a luta espiritual e ficou sem forças. Isso indica que não por nossa força. Ele orou e o anjo Gabriel veio em seu auxílio. Para que Gabriel viesse, ficou retido pelo príncipe da Pérsia, um general de Satanás. Miguel é o arcanjo protetor de Israel. Gabriel é também um dos principais anjos de Deus. Foi ele quem anunciou a José que Maria estava gerando alguém do Espírito Santo. Temos esses exércitos nos lugares celestiais. Nossa luta não é ir no meio dos espíritos malignos. Nossa luta é imergindo na palavra e pregando o evangelho. A maioria dos itens da armadura são para nos defender, mas a espada é a Palavra de Deus. Vamos continuar amando a palavra profética.
  2. MENSAGEM 28

  3. Gn 2:9-10; 2 Co 3:5-6; Ap 22:1; Ef 1:9-10; Sl 46:4-5

    1. No jardim do Eden Deus disponibilizou acesso a Ele por meio da árvore da vida, que é o próprio Cristo. Escolhendo Deus, bastaria que o homem comesse da árvore da vida e teria acesso a Deus. Contudo, Satanás tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele é capaz de nos enganar e enganou Eva, oferecendo-lhe a capacidade de ter juízo próprio do que é bom e mal, certo e errado. Isso é tentador e se tronou o maior veneno para o homem. Mesmo no cristianismo, muitos líderes se acham capazes e falam uma bonita mensagem baseada no mero conhecimento bíblico, que provém da árvore do conhecimento do bem e do mal. Em 2 Co 3 Paulo diz que não somos capazes sequer de pensar alguma coisa. Não é nosso pensamento ou planejamento que geram a obra de Deus. Nada parte do homem. A obra de Deus deve partir de Deus. A nossa suficiência vem de Deus.
    1. Quanto mais capacidade e experiências o homem adquire, mais difícil de ele ser simples. Por isso, Paulo diz que Deus nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito. Se fosse ministério da letra, sua execução dependeria da capacidade de cada um. Os mais capazes de aprender o texto bíblico teriam mais chance, mas por ser ministério do espírito, todos estamos no mesmo ponto e a única diferença é o quanto damos liberdade ao Espírito para trabalhar. Alguém que tem muita capacidade, com seu conhecimento pode não dar liberdade ao Espírito, mas alguém que deixa o Espírito atuar, realiza a obra de Deus.
    1. A primeira função do rio do Éden era regar o jardim, mas ele saía dali após cumprir essa função primária. Deus fez com que esse rio se repartisse em quatro braços para nos alcançar. Mesmo após expulsos do jardim e estarmos mortos em nossos delitos e pecados, Deus tem esperança. O rio está em toda a Bíblia. Genesis 2 tem um rio e em Apocalipse 22 também tem um rio. Sua função agora é alcançar o homem. Esse rio é o rio da água da vida que sai do trono de Deus e do Cordeiro, brilhante como cristal. Esse rio vem da autoridade de Deus e do Cordeiro e visa suprir graça ao homem. O objetivo de tudo isso é colocar todas as coisas debaixo do encabeçamento de Cristo (Ef 1:9-10). O mundo está caótico por falta do encabeçamento de Cristo. Por isso é a autoridade de Deus e do Cordeiro.
    1. A palavra “correntes” em Sl 46:4 pode ser traduzida por “canais”. Todos somos canais. O rio de Gn 2:10 está em Salmo 46, também em Ez 47 e tudo estará concluído em Ap 22, quando vemos o rio na conclusão da vontade de Deus.

    2  Co 11:3; 10:4-6

    1. Hoje estamos voltando à simplicidade para com a Palavra de Deus. O que nos faz duvidar da palavra de Deus é a nossa capacidade de julgar as coisas, que recebemos no engano da serpente. Uma vez que a palavra de Deus chega até nós, não devemos ser complicados. Não podemos fazer a palavra passar pelo filtro do nosso juízo. No Jardim do Éden o homem era muito simples e vivia pelo que Deus falava. Em Mateus 4:4 o Senhor Jesus mostrou que o homem vive por toda palavra que sai da boca de Deus. Não precisamos ficar julgando se a palavra de Deus é certa ou errada. Precisamos voltar à simplicidade. Quando os tessalonicenses identificaram que Deus estava falando por meio de Paulo, eles acolheram com simplicidade essa palavra como palavra de Deus (1 Ts 2:13). Essa palavra operou eficazmente em quem creu. Voltemos para o caminho simples da fé de volta ao jardim do Éden. Sejamos simples e obedientes.
    1. Pelo conhecimento do bem e do mal, o homem passou a criar fortalezas em sua mente por sua razão. A palavra de Deus é essa arma que destrói fortalezas e leva todo pensamento à obediência de Cristo. Devemos essa simplicidade e obediência a Cristo e à Sua palavra. O rio que saía do Éden se repartiu em quatro braços, indicando que Deus quer alcançar o homem em qualquer lugar. Por meio de latitude e longitude é possível localizar alguém em qualquer ponto da terra. Esse rio nos localiza e alcança onde quer que estejamos.

    Sl 46:1-4; 47:2, 7

    1. Os salmos 46 a 48 falam da grandeza de Jerusalém, a cidade de Deus. No Novo Testamento isso se refere à igreja. Esses salmos louvam a grandeza de Deus em Sua cidade. Uma vez que somos Jerusalém, o povo de Deus, vivemos em meio ao domínio do príncipe desse mundo, o diabo. A igreja é uma ilha em meio ao domínio do império das trevas. Por isso, Satanás não nos deixa tranquilos. Sempre estamos sendo atribulados. Entretanto, essa cidade é de Deus. Ele é a nossa garantia e segurança (46:1-3). Não temamos em meio aos ataques do inimigo, pois estamos na cidade de Deus.
    1. Apesar dos ataques há um rio nessa cidade. Ele aparece na terra justamente na cidade de Deus (Sl 46:4). É na igreja que Ele aparece. Ele está aqui e somos canais deste rio. Quem alegra a cidade de Deus são os canais desse rio. Não somos como mar morto, que não fluem a água que recebe, mas estamos fluindo a graça a outros, por isso alegramos a cidade de Deus. A igreja é o lugar de habitação de Deus (Sl 47:2, 7-8). Ainda que a terra seja controlada pelo império das trevas, Deus é o Rei de toda a terra e deu a nós o domínio sobre as nações (47:3-4).

    Sl 47:4; Ef 1:13-14, 18; 1 Co 15:45; Jo 7:37-39

    1. Essas porções da Bíblia que falam do rio têm total conexão com Efésios. A razão de Deus estar presente na cidade é porque o rio saiu do trono de Deus e do Cordeiro e traz a presença de Deus e Seu reino. Quando você é um canal desse rio nas ruas, está levando a presença de Deus e Seu trono para colocar em ordem a vida das pessoas. Esse rio está fluindo na igreja, a cidade de Deus, para alcançar as pessoas.
    1. Em João 14 o Senhor Jesus disse que precisaria ir e voltar para que pudesse levar-nos para o Pai. Ele disse que, para isso, rogaria ao Pai e este enviaria o outro Consolador, o Espírito da verdade (vs. 16-17). Esse Espírito é o próprio Senhor Jesus, que habitava com eles naquele tempo e, após morrer e ressuscitar, passou a estar dentro dos discípulos. Esse rio hoje está na cidade de Deus. O Espírito que receberam, os que creram no Senhor Jesus, é neles rios de água viva que fluem. O Senhor Jesus foi glorificado como homem após Sua ressurreição. Agora, como filho primogênito de Deus, está conduzindo os muitos filhos de Deus à glória. Em João 4 ele disse à mulher samaritana que quem Nele cresse teria uma fonte a jorrar para a vida eterna. Ao crermos Nele nos tornamos os canais do rio da graça!

    Ef 1:9-10

    1. Esse rio é para realizar a vontade Deus, que é estabelecer Cristo como cabeça sobre todas as coisas. O mistério da vontade de Deus é encabeçar todas as coisas em Cristo. Esse Cristo, que está assentado à direita de Deus nos lugares celestiais acima de todo principado, potestade, poder e nome, foi dado por Deus à igreja. Assim, a igreja pode executar o mistério da vontade de Deus. O rio sai do trono de Deus e do Cordeiro e nós, enquanto estamos imergindo no rio da graça, passamos a ser governados por Cristo. Cada vez temos menos liberdade em nós mesmos e, sem perceber, estamos sendo mais encabeçados por Cristo e Deus tem esperança de fazer Sua vontade na terra.
    1. Esse fluir traz os atributos divinos como a justiça, santidade, glória, amor luz e todas as virtudes humanas de Cristo para vivermos em nossa vida humana. Assim, os vários aspectos de nossa vida vão sendo ajustados. Tudo isso acontece pelo fluir da graça e podemos lutar com Cristo para estabelecer Seu reino na terra.

    Sl 45:6-7; 2:6; 2 Sm 5:6-10; Hb 12:22-23

    1. Ao falar do rio, Deus sempre está preocupado com o trono. Nós desfrutamos do rio, mas Deus está falando de quem irá governar, quem irá encabeçar. Como a igreja, somos responsáveis por executar esse reinado pelo fluir do rio. Ele é o rei sobre o monte Sião. Esse monte representa a parte mais forte da cidade de Jerusalém. Nem toda igreja está pronta para lutar, mas Deus nos colocou em Sião. Dentre toda a cidade de Jerusalém, que representa a igreja como um todo, Deus precisa de Sião, que representa os vencedores, os que se preocupam com o reino, aqueles que se preocupam em fazer a vontade do Pai, que é fazer Cristo encabeçar todas as coisas.
    1. Davi, que representa Cristo, se estabeleceu na fortaleza de Sião, que tinha a função de defender o reino na luta contra outros reinos. Deus precisa de você não apenas como parte da igreja. Deus quer você lutando. Não fique apático, morno e indiferente a tudo que está acontecendo. Venha fazer parte de Sião!
    1. Não sejamos parte apenas de Jerusalém, mas da igreja dos primogênitos. Aparentemente, Satanás havia conseguido derrubar o que o Senhor fez no primeiro século. A situação caiu até o fundo do poço no período da igreja em Tiatira. Houve uma reação com a igreja em Sardes, mas logo esta se contaminou com as mesmas coisas que Tiatira. Deus precisa da igreja em Filadélfia, porque a igreja em Laodiceia também caiu na velhice. É muito fácil deixarmos de ser Sião. Deus precisa de nós como a igreja em Filadélfia. Deus está conseguindo levantar uma igreja que luta por Seu reino. Ele quer a igreja dos vencedores.
    1. Os vencedores representados por Sião são a realidade do Corpo de Cristo, eles trabalham nas igrejas para a edificação do Corpo para consumarem na cidade santa, a Nova Jerusalém, o lugar de habitação de Deus pela eternidade (Ap 21:1-3,22; Ef 2:20-22).
    1. Apocalipse 2:7 revela que o paraíso onde está a árvore da vida estará na Nova Jerusalém, às margens do rio da água da vida (Ap 22:1-2). Podemos recuperar novamente o desfrute da árvore da vida. Hoje já está disponível para quem desfrutar do rio da graça, e que será o galardão no milênio para os vencedores. Nós já estamos desfrutando a realidade da árvore da vida na vida da igreja.
    1. Em meio às lutas, os que se dispõem para serem canais dispensadores do rio da graça, vencerão pelo suprimento da bênção espiritual e celestial. Parece inacreditável, mas se seguirmos o caminho simples da imersão na Palavra, seremos vencedores.
    1. Na era final, em momentos da luta decisiva, Deus nos revela que há um rio, cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo (Sl 46:4). Deus tem sido fiel conosco, destrancando os tesouros da palavra profética para a igreja em Filadélfia, Ele abriu diante de nós uma porta aberta que ninguém pode fechar (Ap 3:7-8). O grande segredo da vitória da igreja em Filadélfia é a palavra profética. Por isso, a imersão é na palavra, a colportagem é baseada na palavra, a direção da igreja é baseada na palavra. É a palavra que nos fará vencedores.
    1. O Senhor nos revelou que o livro de Efésios fala da graça como um rio, a fim de fazer a obra de Deus, a edificação do Corpo de Cristo. Muitos estão se engajando, sendo simples e obedientes à Palavra de Deus, como canais dispensadores desse rio da graça, pregando o evangelho nas ruas, semeando livros que contêm o evangelho do reino, cuidando das pessoas. Isso está produzindo muita alegria nas igrejas, e todos estão saindo de seu modo convencional, para provarem as muitas experiências de salvação e de milagres em suas vidas. Estamos alegres e não queremos voltar ao passado.

    Sl 47:2-4,7-8; 48:1-3; Sl 68:15-16; Is 2:2-3

    1. Essa é a luta que trará o reino de Deus, pois Deus é o Rei sobre toda a terra, Deus reina sobre as nações; Deus se assenta em Seu trono (Sl 47:2-4,7-8). Por fim Deus será engrandecido e louvado em Sua cidade. O Seu santo monte, belo e sobranceiro (em condição superior, que domina, sobrepuja pela altura) é a alegria de toda a terra; o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei (Sl 48:1-3). O monte Sião é o mais elevado. Fisicamente, esse monte não é o mais elevado, mas para Deus sim, era (Sl 68:15-16; Is 2:2). Podemos não ser grandes aos olhos humanos, mas para Deus somos os mais importantes! Por isso é o monte mais elevado. Nos últimos séculos esse monte foi humilhado, mas nos últimos dias, no tempo dos trabalhadores da última hora, esse monte será elevado. Ele já está aparecendo. Hoje estamos fazendo a diferença nas ruas.
    1. A palavra do Senhor está saindo de Sião. Muitos estão acompanhando as palavras pelo Instituto Vida para Todos e querem nos encontrar e reunir conosco. Somos os canais que alegram a cidade de Deus. Todos estão convocados. Ninguém fique fora de Sião! Venham todos lutar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *